Agora é a vez da Huawei levar a Samsung a tribunal
As lutas das gigantes das tecnologias vão muito para além dos mercados e das vendas. Decorrem muitas vezes nos tribunais e pretendem garantir que a concorrência não consegue ter sucesso com os seus produtos.
Depois das épicas batalhas entre a Apple e a Samsung, é agora a vez da empresa coreana ser levada a tribunal por uma rival chinesa. A Huawei colocou em tribunal a Samsung, mais uma vez por violação de patentes.
Apesar da Samsung estar constantemente em batalhas por violações de patentes, quer como arguido quer como vítima, é agora a hora de ser colocada em tribunal por uma empresa que normalmente está afastada destas batalhas.
A Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, instaurou dois processos em tribunal contra a Samsung tanto nos Estados Unidos como na China. E como seria de esperar, o que está em causa são violações de patentes, neste caso da tecnologia 4G.
Mas ao contrário do que é normal, a Huawei não quer ser compensada monetariamente ou que a sua concorrente coloque fora do mercado os seus equipamentos. O que espera como compensação é o acesso a patentes da Samsung e um acordo de partilha destas.
Também curioso neste caso é que a Huawei não apresentou de forma clara quais as patentes que foram violadas, mantendo essa informação em segredo para o decorrer do processo em tribunal.
O mais certo é que surja um acordo entre as duas empresas e que a vontade da Huawei prevaleça, garantindo à empresa o acesso às patentes da concorrente.
Até agora a Samsung não se manifestou sobre o caso e nem se aceita as propostas da Huawei para resolver esta contenda.
Este artigo tem mais de um ano