Hackers tentam “raptar” computadores do Estado Português
Há um grupo de hackers que tem "sequestrado" computadores do Estado Português e não só. Conhecido como Ransomware, o ataque começa com o envio de um e-mail que contém um anexo e acaba com um pedido de resgate (monetário) para que o utilizador volte a ter acesso a toda a informação que tem no seu próprio computador.
O Ransomware é uma ameaça informática que nos últimos tempos tem vindo a “assombrar” milhares de utilizadores em todo o mundo. O ataque é de tal forma eficaz que consegue cifrar os ficheiros dos utilizadores, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes. Neste momento as ferramentas para decifrar a informação são quase nulas, o que eleva o nível de desespero.
Este fenómeno tem vindo a afectar máquinas do Estado Português e foi recentemente confirmado pelo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, José Carlos Martins, ao Jornal de Notícias. Segundo revela o coordenador, a maioria dos ataques têm sido controlados e os 'hackers' têm sido impedidos de cumprir os seus objetivos.
O Estado não negoceia com os 'hackers' e acabar por libertar os computadores "reféns" recorrendo a ferramentas específicas de que dispõe o CNCS, mas a julgar pelos valores pedidos a privados, os resgates exigidos não são em montantes inferiores a 500 euros, refere o JN. Tal como acontece em outros ataque semelhantes, o valor aumenta consoante o tempo que o alvo demore a pagar e não há garantias que o conteúdo volta a estar disponível.
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Deviam era raptar os politicos e deixa-los em parte incerta…!! 😀
já dizia o outro.
“apresenta-me uma prostituta virgem que eu apresento-te um político sério”
sim num local de onde eles não saissem mais de preferência…
Eu não pagava para os reaver
Hahaha nem mais!!!!
e governava quem? os políticos sao cidadãos como tu, vem do mesmo bairro e tem os mesmos defeitos que qualquer cidadao… os defeitos que lhe apontas, tambem tens
Só que normalmente os cidadãos como ele que são do mesmo bairro e com os mesmos defeitos normalmente vão presos, no caso dos políticos vão para Primeiro Ministro.
Se tivessem o kaspersky instalado nos pc´s era quase certo que isto não teria acontecido,o System Watcher não deixaria…
Claro João Oliveira, ter anti-virus é antídoto para qualquer malware. Não mandem assim postas, sff
QUASE certo… já vi casos em empresas em que nem o Kaspersky valeu…
Inclusive… A própria Kaspersky!
Isso é como tudo, nada garante uma boa segurança hoje em dia, nem o melhor anti vírus. São coisas que acontecem xD
Isso é para quando tiverem PC’s decentes e não os que têm 512Mb de RAM com um DualCore, qualquer antivirus vai fazer com que os nervos do pessoal que lá trabalha fique a 110% 😛
Estar a dizer algo que é falso pode levar a desleixo por parte de algum utilizador e acabar por sei apanhado em algo semelhante.
Não há presentemente antivírus ou algo semelhante que proteja eficientemente contra ransomware.
Para não ser apanhado basta ter backups actualizados de todo o que esta no sistema, tendo o cuidado de os ter seguros para não serem infectados.
isto, KES10 é muito bom nesse aspecto, o problema é que o System Watcher é pesado, e em muitos computadores não é muito recomendado se quisermos ter o computador apto a trabalhar…
Eu conheço a realidade de algumas instituições, não tivese eu mesmo configurado o KES por lá, e é certo que na maioria dos casos os pcs arrastam-se com o System Watcher infelizmente…
a melhor solução continua a ser migrar para linux, e claro ter admins capazes… que no estado também é complicado….
quanto ao Centro Nacional de Cibersegurança, tem gente muito capaz, está em boas mãos…
Ora nem mais…
Claro, se calhar o problema é esse. O Glink configurou o KES nas instituições do estado e foi o descalabro. Quanto ao ter administradores capazes estamos conversados, na minha não queria um tipo Glink.
se tivessem PCs com linux
Cada vez gosto mais do “Pinguim” e do BSD
…ou então Macs 🙂
infelizmente não é possível devido a factores óbvios xD
e da maneira que conheço o sector publico, mais vale usar papel e caneta e mesmo assim eram infectados com virus xD
Eheh!
hahhaaaaa
Para isso era necessário que todos os ‘programas’ e sistemas fossem todos web-based, pois 99% são para Windows.
por acaso não, grande parte roda com java ou são webbased…
Na minha escola os professores têm de usar Linux para abrir uma VirtualBox com Windows 7 para escreverem os sumários. Resultado: quando querem fazer uma apresentação longa é sempre ir preciso ir ao Windows porque o Linux corta metade do ecrã no projetor, desformata os documentos todos (powerpoint, word, etc), não reconhece muitas pens e o som deixa de funcionar sem motivo nenhum.
Linux é só para diminuir a produtividade.
Usem Office 365 ou iCloud com as apps do iWork…
O Windows e o Office 2010 que se usa lá na maior parte dos PCs não está ativado. Se não conseguiram isso achas que têm dinheiro para o 365 ou pagar um balúrdio por um iQualquer coisa? Para nem falar da net lastimável que se tem lá.
Diz antes assim: na tua escola não há pessoas formadas nem que querem aprender a mexer em alternativas.
Pois não. Mas podes culpá-los? Quase todos os meus stores deitam-se depois da 1h de manhã e levantam-se às 7h ou antes. Têm testes, trabalhos para corrigir ou fazer. Onde é que eles têm tempo para se formarem? Se sabem usar em Windows porque não usar o Windows?
..se não tivessem pcs.. LOL
Isso geraria uma confusão de todos os tamanhos, não teriam tanto espaço para tanto papel
Não vejo no artigo a indicação que sistema operativo estava nas máquinas atacadas!
Comentário como resposta no local errado… 🙁
Windows. Somente.
Ainda não há ramsomware para Linux.
Tens a certeza? Tenho a ideia que já li artigos que não o atribuem o ramsonware somente ao Windows e que tanto Linux como OSx poderiam ser atacados.
Conheço pouco este problema, só estou a falar do que li.
Aliás, fui pesquisar agora e no site Linux.org está lá um tópico sobre isso.
Mikes, certeza não tenho, mas já “abri” alguns em Linux e passou incolume.
Se usassem folhas de papel…
raptar algo que já raptou milhões é de dar valor lol
Se o sistema antispam P2T já existisse, haveria uma enorme probabilidade de nem sequer este tipo de emails poder serem difundidos, quanto mais recebidos.
Mas os gajos já tem forma de desbloquear esse ransomware?
Se sim, deviam era libertar isso para o público em geral que há muita gente com os dados perdidos.
Deviam olhar para a IBM e mudar tudo para MacBooks e servidores PowerPC da IBM.
Assim, era produtividade!
É de estranhar que não estejam todos escandalizados… se entra programas malignos para tentar pedir resgates pela informação encriptada… o que mais pode lá haver que nem dá sinais!!!
Acho que é muito grave computadores que muitas vezes tem dados pessoais altamente sensíveis, ou acesso a estes, estejam assim tão vulneráveis!
Deveria o estado passar a ter tudo em HTML5 e ter um sistema operativo próprio que reduzi-se a plataforma de ataque ao mínimo indispensável para tornar-se um alvo muito difícil.
Se um programa maligno afectar o meu computador quanto muito eu é que me tramo… agora colocar em risco os dados de milhares ou milhões de pessoas é inaceitável.
a informação do estado não está nos pc’s dos funcionários públicos, está em datacenters devidamente protegida! os pc’s são só os frontends de acesso!