Hackers russos roubam informação secreta de defesa dos EUA
Segundo informações veiculadas numa investigação da Associated Press, piratas informáticos russos terão obtido acesso a "segredos" da Defesa dos EUA.
Através de malware, os hackers terão levado a que, pelo menos, 87 funcionários externos importantes do Departamento de Defesa caíssem em esquemas de phishing nos seus e-mails e expusessem material sensível que tinham no e-mail.
Fancy Bear russos recorreram ao Phishing
Uma investigação da Associated Press revelou que piratas informáticos russos, que procuravam informação secreta sobre drones militares e várias outras tecnologias da Defesa dos Estados Unidos, tivessem acesso a dados importantes e secretos após comprometerem os e-mails de funcionários externos ao departamento, mas que eram importantes em vários processos ligados a tecnologias militares.
A dimensão do roubo ainda não é conhecida, contudo, as informações agora reveladas deixam perceber que os hackers tiraram proveito de uma fragilidade nacional no que toca à matéria de cibersegurança: as contas de e-mail mal protegidas.
Este grupo de hackers, conhecidos como "Fancy Bear", são apontados como intervenientes nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016. O esquema usado pelos piratas terá iludido pelo menos 87 pessoas que trabalham com drones, mísseis, morteiros, aviões de combate secretos, plataformas de computação na cloud e outros projetos de atividades sensíveis.
Empresas terceiras de material militar e aeronáutico
Estes funcionários estarão ligados a pequenas mas também as empresas gigantes da defesa como a Lockheed Martin Corp., Raytheon Co., Boeing Co., Airbus Group e General Atomics. Todas estas gigantes foram alvo dos hackers. Estão também na lista funcionários que trabalhavam para grupos comerciais, empreiteiros em países aliados dos EU... entre outros.
A investigação da AP deu a conhecer que pelo menos 40% desses funcionários abriram os links com malware e com essa ação "deram acesso" ao sistema de ficheiros.
Este artigo tem mais de um ano
Dos funcionários da Critical ninguém quer saber, esses é só uma boa noite de copos na noite de Coimbra que a coisa acontece 😀
Esses aí talvez até tivessem meia dúzia de APIs ou SDKs que pudessem ser utilizados para explorar vulnerabilidades e traçar vectores de ataque.
Mas para quê se o “good old phishing” resulta como a notícia mostra?
A Critical, segundo sei, teve contractos com a NASA e a USAF. Este ataque aqui apanhou gigantes da aeronautica, tipo Lockheed Martin, Boeing, Northrop Grumman, General Dynamics…
Estamos em pleno século XXI e a engenheria social continua a ser o melhor asset dos hackers.
E ñ esquecer que todo o software que sai daqui é posteriormente modificado antes da fase de deploy.
Nós nesse aspecto funcionamos ao contrário. Assim em off e aqui que ninguém nos vê, posso-te confidenciar que o software que gere a base de dados do INML (Instituto Nacional de Medicina Legal) da região centro (Coimbra) foi adquirido ao FBI (sim, o Federal Bureau of Investigation) e implementado na hora e isto aconteceu mais ou menos na altura do Snowden.
Aqui já vou entrar na pura especulação mas quer-me parecer que backdoors ali, devem ser ás centenas.
A culpa não é dos hackers é dos idiotas dos funcionários e de quem lhes confiou a informação, tanta inocência…
+1
Pequena correcção:
Onde se lê “Atomics Geral” será https://en.wikipedia.org/wiki/General_Atomics ?
Falso
Os gajos da europa de leste são simplesmente geniais. Autenticos craneos tecnológicos, as melhores mentes do mundo.
Errado!Ás melhores mentes do mundo estão na América.
Os Russos e Chineses ,através desses métodos,tentam é roubar,o trabalho dos génios,
que vivem na América.
lool,
Vai dizer isso á Airbus Europeia,
Que passou décadas a desenvolver tecnologia para ser roubada pelos Americanos..tudo porque os ingénuos na Europa Usavam um Satélite Alugado, que pertencia a uma Empresa Americana…
Essa já não pega…toda a gente conhece a Palavra Snowden…e aquilo que se tem revelado dos Roubos em massa Americanos por todo o mundo..
O que chamas mentes Brilhantes, eu chamo criminosos, maioritariamente.
+1
As mentes brilhantes que os EUA têm são todas provenientes da europa, russia, israel, coreia do sul, japao, etc.
Devo relembrar a historia dos americanos, foram em busca de um pedaço de terra, mataram os indios todos para ficar com os seus terrenos e depois matavam-se uns aos outros, prosperaram como criminosos e oportunistas, e muitos que lá estão hoje são seus descendentes, desses não se pode esperar muito, o resto foi tudo importado.
Na muche…
+1
Von braun uma das mentes mais “brilhantes” importadas pelos EUA…
o Trump trata disso ele tem a solução milagrosa, pede ao camarada Putin é pá para lá com a brincadeira
Como eu costumo de dizer, se a informação não fosse valiosa, os serviços de informação/serviços secretos não a classificavam de cofidencial
Não funciona assim, tens de perceber de gestão documental e classificação de informação para entender que a classificação é dada com base em parâmetros que muitas vezes são só pela ownership e não pelo content.
Porque ao contrário não acontece e é politicamente incorreto. É justificável acontecer o mesmo aos russos mas aos gringos já não.
Ainda a pouco tempo foi descoberto o esquema que os Estados Unidos usavam para fazer espionagem industrial, através dos seus satélites de comunicações.
Roubar é com a NSA!
+1
A AirBus foi vitima desses esquemas.
E os EUA a espiar as comunicações dos chefes de Estado?
Essa foi demais a merkel muito indignada….lool
Até parece que os americanos não andam há anos a espiar tudo e todos, inclusive governos e governantes europeus (perguntem ao Snowden).
Pesquisem e vejam,quais são ás melhores universidades do mundo.