PplWare Mobile

Guerra na Ucrânia: Imagens de drones ajudam a revelar prejuízos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Antonio Duarte says:

    Esta propaganda Pró um único lado é patética e incompreensível pelos MEDIA !!! (seja Russo ou Ucraniano)
    Não deviamos estar a ligar a esta Guerra, existem mais 3 neste momento, e porque não são pessoas brancas ninguem quer saber !!! Morrem mais pessoas no Brasil por crimes do que nesta Guerra.
    PATETICO !!!!!!
    A ucrania tem problemas desde 2014 !!!! Mudem de canal já ninguem quer saber desta GUERRA !!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=9TjeW5pPHg0

    • o consciente says:

      O povo brasileiro é que escolhe os seus líderes e faz a “sua cama”. Os países do norte da Europa têm uma boa economia, governos e estabilidade social porque fazem por isso. Os países como Canadá, Austrália, EUA têm muita estabilidade porque fazem por isso.

      Outros não a têm porque não a fazem e culpam outros países; a Ucrânia, um país independente e com um governo próprio não pediu a guerra da Rússia, por isso casos ZERO comparáveis.

      • jorgeg says:

        O POVO brasileiro escolheu e Muito bem o Grande Boslsonaro tomara ao tuga ser como o povo Brasileiro na altura de escolher o seu governo.

        Para iluminado ignorante a taxa de homicidio desceu e bastante desde que Bolsonaro Governa o Brasil, deixou de proteger os criminosos e passou a proteger o povo.

    • Adeus says:

      Tens razão em relação às outras guerras ignoradas. Mas não se pode apoiar a Rússia. Ainda mais com a desinformação que existe nos canais não oficiais.

    • PovoManso says:

      Mas que comentário mais sem sentido: “morrem mais pessoas no Brasil por crimes, do que na Guerra da Ucrânia”!

      Se morrem pessoas no Brasil por causa de crimes, são os brasileiros que devem resolver esse problemas nas URNAS, os brasileiros tem a LIBERDADE de VOTAR nas suas orientações politicas para o destino do país, mortes por crimes, são problemas internos e devem ser resolvidos internamente.
      O Brasil é um pais livre e independente à mais de 200 anos. Mais… os problemas no Brasil não devem, nem podem ser resolvidos por países da Europa!

      A guerra na Ucrânia é uma guerra entre nações, ideologias, soberanias. É a liberdade dos Ucranianos que está em causa. É um problema da Europa deve ser resolvido pelos Europeus e os seus aliados.

      Tu és Brasileiro, a ti não te interessa a Guerra na Ucrânia, mas eu sou Português e europeu, e sim quero saber da Guerra da Ucrânia.

      Gloria à Ucrânia, viva a liberdade.

      • Filipe says:

        Acabaste por te contradizer. Ora se “Se morrem pessoas no Brasil por causa de crimes, são os brasileiros que devem resolver esse problemas”, por essa ordem de ideias, “Se morrem pessoas na Ucrânia por causa de crimes, são os ucranianos que devem resolver esse problemas”. Estou certo da tua ideologia?

        Para quem fala em propaganda e desinformação do lado russo, não se esqueçam que do nosso lado também a estamos a ter todos os dias. E ninguém quer saber. Numa guerra não há inocentes, até porque não se faz sozinha. Já é altura de acordar. Estamos em 2022 e muitos de vós já têm idade mais que suficiente para saber pensar por eles próprios.

        • PovoManso says:

          Não amigo! Não estás a perceber ou então tens algum problema em perceber o obvio. Tu pelos vistos não sabes ou não queres respeitar a soberania dos países e as leis internacionais!

          No Brasil não existe nenhuma invasão por nenhum país militarmente!

          Na Ucrânia SIM, existe uma guerra real, estão a invadir um país para condicionar a liberdade do povo… a Ucrânia está a ser invadida porque o povo quer uma democracia!
          Esta invasão é contra a liberdade e a democracia.
          Democracia essa tal e qual como existe no Brasil, o povo é livre de votar! Na Rússia não!
          Os teus comentários revelam uma falta de noção de democracia e regime autoritário.

          O ataque à soberania de uma país democrático como aquilo que está acontece na Ucrânia, é também um perigo para os outros países democráticos como no resto da Europa, e como também no Brasil.
          Se não entendes isso, imagina que a Rússia resolvia invadir o Brasil!
          Percebes ou vais continuar a comparar coisas completamente diferentes?

        • jota says:

          No entanto tu pensas que estás a pensar por ti e a afirmas que crimes cometidos por brasileiros no Brasil, é igual a crimes cometidos por russos na Ucrania. Será que não te estás a contredizer?

          • Profeta says:

            PovoManso ninguem quer saber desta guerra. Se estao em guerra que resolvam isso sozinhos. Mas claro que havera sempre politicos a aproveitarem-se da ignorancia das pessoas, entao toca de dar a ilusao que a Ucrania tem de ser protegida porque e um dos celeiros do mundo. Nos tambem temos cereais mas pronto so nao ve quem nao quer ver. Estes jogos politicos devem ser discutidos por quem de direito. Se a Europa vai perder com isto ou nao, que abrissem os olhos mais cedo. Nao vale a pena chorar em leite derramado. E sim na guerra ha mortos e sobreviventes, sempre foi assim, nao sei porque temos de dar atencao a uma guerra que nao nos diz respeito mas sim aos seus intervenientes politicos que gostam muito de continuar a enganar o povo e tirar proveito disso. Depois da guerra vem a escasses de agua haha. E so rir.

          • PovoManso says:

            @Profeta fala por ti pá!
            Sim eu quero saber desta guerra SIM, porque eu sou pró europeu. E pelos vistos tu és apenas mais um hipócrita.

    • Duarte says:

      Eu quero. Não quero é que deixem de falar ou comentar, pois isso é do interesse da Rússia e dos seus lacaios.

    • Darth says:

      Interesso-me mais por o que acontece à minha porta.
      E esse raciocínio só tens porque queres que não se fale na agressão russa, e desviar a atenção

    • David Guerreiro says:

      Mas o que tem a ver a situação do Brasil com a situação na Ucrânia? A Ucrânia foi invadida por um país estrangeiro que pretende derrubar o seu governo eleito democraticamente e implantar um governo ditatorial, com a desculpa que vai libertar o povo ucraniano dos fascistas. Povo ucraniano esse, que nunca pediu qualquer intervenção internacional e elege os seus líderes como as outras democracias. O Brasil tem um problema de criminalidade violenta e constante, é bem diferente.

      • Nuno V says:

        “seu governo eleito democraticamente”

        Sim, muito democrático, tendo em conta que em 7 anos baniram 16 partidos. E os ucranianos elegeram o seu presidente da mesma forma que a Rússia, porquê que um é uma democracia e outro é uma ditadura?

        • PovoManso says:

          @Nuno V : Mas tens alguma duvida? Vai à Ucrânia ver se não foi democraticamente!
          Tu achas mesmo que o povo Ucrânia anda a matar e a expulsar Russos porque são obrigados?

          Não tens a mínima consciência do que se passa na Ucrânia muito menos dos comentários que fazes por aqui!
          És espirito de contradição, só contradizes as pessoas só porque sim, mesmo sabendo que não tens razão, fazes isso por gosto? Ou não tens mais nada para fazer?

          Se não fosse democraticamente achas mesmo que os Russos já não tinha invadido a Ucrânia toda?
          Os Russos mal invadiram a Ucrânia levaram uma COÇA que nunca viram na vida deles, continuam a levar e ainda vão levar muitas mais. Até tenho pena dos Russos!

          Gloria à Ucrânia!

    • jorgeg says:

      +1 mas se falas desde 2014 aqui os iluminados nao gostam muito de falar!
      Eu sou contra batalhao Azov nazi “Russo”

      • joaomatos says:

        O batalhão de Azov é apenas um dos batalhões nazis na Ucrânia..
        Kraken,Dnipro,Tornado,e muitos outros fazem parte das forças nazis..
        O Azov, Dnipro e o Tornado tinham campos de concentração, onde eles torturavam, violavam, e por fim matavam os étnicos Russos.
        Mas eles ainda vão pagar pelos crimes que cometeram…deixa que a Rússia vai limpar-lhes o cebo!

    • Jane Doe says:

      Esta Guerra não tem nada a ver com as que referes. Isto é uma invasão, a Ucrânia não disparou um unico tiro na Rússia. Se a Rússia parar, a guerra desaparece, se a Ucrânia parar, a Ucrânia desaparece. Não é dificil de entender, basta querer.

  2. David Guerreiro says:

    Essa da Rússia will pay, faz lembrar o outro: México will pay. Quem vai pagar são os países ocidentais e a economia ucraniana quando voltar a funcionar.

  3. Secadegas says:

    A UE e os EUA já investiram o futuro dos próximos 40 anos no regime fascista de Kiev. São mais de 200 biliões em dinheiro, armas e outros. Continuem a apoiar um regime que não só tem sido pago para continuar a guerra, como antes da guerra andou a lavar muitos biliões para os EUA e Inglaterra, que são os maiores investidores em armamento e treino militar desde 2008…

    • o consciente says:

      Tu e o David Guerreiro são muito curiosos, não entendo porque não vivem na Rússia ou China e já está. Se a UE, EUA e UK são todos tão maus, o que fazem a disfrutar da liberdade e economia e direitos deles?! Se são tão maus porque é que as pessoas têm uma qualidade de vida (e recalco … direitos) muitíssimo superior e fazer o que lhes apetece do que na Rússia ou China?

      Basicamente a vida nos países da NATO (ou simpatizantes) é incomparavelmente superior à maioria dos outros, por isso é que nos outros o regime é uma ditadura e as pessoas presas a ela. Mas sim, falar mal é sempre bom não é?… coitadinhos.

      • PovoManso says:

        +1 Concordo plenamente!

        Confesso que também percebo este tipo de pessoas, mas conheço várias assim. São o género de esquerdistas caviar.

      • Nuno V says:

        Apenas os ignorantes vêm o mundo a preto e branco. Não ser a favor do governo Ucraniano, não significa ser, automaticamente, a favor do governo Russo.

        E essa de, vai viver para outro país, já é velha, bem como pode-se aplicar também a ti. Se a Ucrânia é assim tão maravilha, vai para lá viver. A verdade é que não é uma maravilha, muito pelo contrário, algo que saberias se alguma vez tivesses posto os pés la. Quando ocorreu a dissolução da união soviética, a Ucrânia sofreu um retrocesso enorme no desenvolvimento sócio-económico, que mesmo passado 30 anos ainda não o conseguiu recuperar. Não é por nada que é país mais pobre da Europa. Também é o país mais corrupto da Europa, não é por acaso que o nome do seu presidente aparece nos Pandora Papers.

        Portugal é um dos membros fundadores da NATO, e tal ocorreu em 1949. Ou seja, a NATO conviveu muito bem com a ditadura fascista portuguesa durante 25 anos. Portanto não fales como se a NATO fosse anti-ditaduras porque esta, bem como vários dos seus membros, têm um historial bem cumprido de apoiar regimes ditatoriais de teor fascista. Nomeadamente, existem vários documentos de reuniões de altos oficiais da NATO, que demonstram, que esta organização teve mão na crise que a Ucrânia sobre desde 2014.

        Em cima disseste que o governo Ucraniano não pediu a guerra com a Rússia, no entanto o governo anterior, tal como o atual, bombardearam constantemente parte do seu próprio território, onde a maioria dos seus habitantes são russófonos, durante 8 anos, bem como desrespeitaram os acordos assinados em 2014/2015 com a Rússia. Bem como a Rússia entendeu a possível junção da Ucrânia à NATO uma ameaça às sua fronteiras. Isto dá razão à Rússia nesta Guerra? Claro que não. Esta Guerra é criminosa? Claro que sim. Agora não me digas que isto é uma guerra entre bonzinhos e mauzinhos. Os únicos bonzinhos nesta história são os povos, pois são estes que sofrem as consequências da guerra.

        • PovoManso says:

          @Nuno V : Não és Ucraniano não tens que ser a favor do governo Ucrâniano, tens é que respeitar a decisão do povo Ucraniano!

          Estás a comparar coisas incomparáveis. Primeiro falas no Estado Novo mas omites que o presidente da República Portuguesa era eleito democráticamente e para além disso Portugal vinha de um conflito entre Monarquia e República, por isso comparar Portugal à Ucrânia é no mínimo “parvo”.

          Outra coisa… a NATO é uma organização! Os países são livres de aceitar os termos da NATO, não tem nada haver com “conviver”, têm sim haver com “respeitar”. Um país que faça parte da NATO não pode invadir outro país membro… entre outras coisas. Pacto de não agressividade sabes o que é?

          A crise da Ucrânia em 2014 não tem nada haver com a NATO (não inventes) o povo manisfestou-se na praça pública e o presidente da altura (amigo do putin) FUGIU PARA A RÚSSIA! A minha namorada é Ucrâniana e estava lá, sabe melhor que tu ou não? Por acaso sabes onde está o presidente que fugiu? Queres ver que também foi a NATO que o fez desaparecer!

          Sim os únicos bonzinhos são o povo, e o povo Ucrânia é que manda na Ucrânia, não é o Putin. Liberdade ao povo, liberdade à Ucrânia.

          • Nuno V says:

            Realmente seria parvo se tivesse comparado o Estado Novo com o governo Ucraniano. Mas como não fiz tal comparação, a parvoíce fica do lado de quem fez a acusação.

            No entanto é factualmente parvo afirmar que as eleições na ditadura fascista eram democráticas. Por onde pegar. As eleições de 28, 33, de 35, e 42 apenas tiveram Carmona como candidato. Em 49 após Salazar recusar a liberdade de propaganda e do ato eleitoral Norton abandona as eleições deixando novamente um único candidato, Carmona. Em 51, a candidatura de Ruy Luís é recusada pelo concelho de estado, pelo caminho fica Quintão Meireles, indo novamente apenas um candidato às eleições Craveiro Lopes. Em 58, pela primeira vez, existe mais que um candidato nos boletins de voto, Américo Thomaz e Humberto Delgado (o primeiro e único candidato nesta lista, incluindo os que desistiram, que se opunha ao regime da ditadura), estas eleições ficam marcadas pela fraude eleitoral vergonhosa, que até regimes próximos de estado novo confirmaram que houve fraude. E para evitar que tal tornasse a acontecer deu-se a revisão constitucional de 59, que determinariam que o presidente da república deixaria de ser eleito por voto direto, em que apenas os membros da união nacional votavam e desta forma Thomaz foi reeleito em 65 e 72. Resumindo, em 8 eleições, apenas houve uma em que realmente houve um candidato oposto à ditadura fascista, esta eleição é marcada por fraude e como resultado deixam de ser realizadas, realmente muito democrático. O meu ponto era como é que a NATO pode ser anti-ditadura e anti-fascista, isto quando um dos seus membros fundadores estava sobre o jugo de um regime ditatorial fascista.

            A NATO é um bloco político-militar, especificamente um instrumento de expansão do imperialismo Norte Americano. A NATO também têm feito um trabalho esplêndido a respeitar os países não alinhados a esta, será que é preciso colocar aqui a lista de intervenções militares desta organização apenas, sem incluir a dos seus países membros, a países soberanos, bem como o número de mortes nessas intervenções?

            Lamento, a tua namorada até pode dizer que acredita no pai natal, no entanto, os vários leaks de documentos da NATO contradizem o que tu e ela dizem. Que a NATO esteve diretamente envolvida no apoio e instigação das manifestações para depor o presidente Yanukovych a partir do momento que este disse que iria abandonar a entrada à UE por parte da Ucrânia. Lamento também informar, mas o governo atual da Ucrânia é fascista, se não, não se rodeava de fachos. E já agora pergunta à tua namorada se os governos de Zelensky e Poroshenko bombardearam, ou não, a zona de Donbas durante 8 anos.

            Sim, o povo Ucraniano é que manda na Ucrânia. A título de curiosidade, o povo Iraquiano, Sírio, Iemenita, Palestiniano,… apenas para mencionar alguns. Estes também mandam nos seus países? Se sim, porque razão nestes encontram-se tropas de alguns países membros da NATO e de seus aliados como Israel, Arábia Saudita,… sem qualquer pedido da população ou dos seus governos? Já sei, só é mau quando são outros a fazer.

          • PovoManso says:

            @Nuno V : Muita parra, pouca uva! Estamos a falar da Ucrânia não tenho tempo nem paciência para rever a historia de Portugal, e ou, outros temas até porque não tenho a tua vida!

            Ainda bem que percebes que o povo Ucraniano é quem manda na Ucrânia!
            Não respondeste à minha pergunta: Onde está o antigo presidente da Ucrânia: Viktor Ianukovytch?
            Se não sabes não vale a pena falar contigo sobre a Ucrânia!

            O povo Ucraniano quer fazer parte da União Europeia e da NATO é o povo Ucraniano que manda, e que decide, não és ninguém para influenciar ou julgar a decisão de um povo. Falsos moralista está este mundo farto. Um bem haja.

          • Nuno V says:

            Pois, em vez de corrigires o que afirmaste, que os presidentes da república durante o fascismo eram eleitos democraticamente, dizes que não tens tempo, isto para esconder que o que afirmaste é uma parvoíce, eu diria até uma idiotice, independentemente, é um autêntico desrespeito pelas pessoas que perderam a vida durante este tempo.

            Se o povo Ucraniano queria assim tão fervorosamente fazer parte da UE, porque razão a NATO interferiu em matéria claramente interna, que dizia respeito apenas aos Ucranianos.

            Também noto que ignoraste convenientemente vários pontos da minha conversa, nomeadamente as várias intervenções e presenças militares ilegais que presentemente decorrem, perpetraras por membros da NATO e seus aliados. Bem como outros pontos, mas já sei, não tens tempo! Pena entretanto teres gasto, múltiplas vezes, tempo a fazer perguntas irrelevantes como, onde está Yanukovych, quando tal é irrelevante? Se este tivesse fugido para um país da UE ou NATO, ou qualquer outro país que pudesse ser extraditado para a Ucrânia, apenas demonstraria que era um idiota. Mas tens toda a razão, falsos moralistas estás o mundo cheio, e tu tresandas a hipocrisia. Passa bem.

          • PovoManso says:

            Nuno V : Tens conhecimento! Tens as tuas convicções!
            Mas mesmo assim VIVES e TRABALHAS num país que pertence à União Europeia, foi um dos fundadores da NATO, e ainda tens a lata de vir para aqui criticar o governo Ucraniano, a NATO, a história de Portugal, e depois eu é que sou hipócrita? LOL

            Acredita, não tenho mesmo tempo para ti. Se estás mal muda-te!

          • Nuno V says:

            Ou seja, como vivo e trabalho num país pertencente à NATO e a EU, e se tiver uma visão critica destes, ou da história do meu país, significa que sou hipócrita? Espero que alguém te dê um prémio pelo argumento irracional do século.

            “Se estás mal muda-te!”
            Quando vens para aqui defender o atual regime ucraniano e sendo a tua namorada Ucraniana. Eu se fosse um idiota como tu sugeria então, já que lá é assim tão democrático, que esta fosse recambiada para o seu país.

            Estás visto que o teu argumento é mais vazio que o vácuo do espaço. Quando tiveres aprendido alguma coisa de valor chama-me. Até lá, passa bem!

          • PovoManso says:

            Nuno V : Exatamente isso, é isso mesmo que significa! Estás a ver como até percebes-te, não foi difícil perceber pois não?! Agora que percebes-te estás no caminho certo, primeiro tens que perceber, depois tens que agir.

            Típico dos ESQUERDITAS CAVIAR, criticam criticam, mas depois tem iPhones, tem Teslas, vivem rodeados de capital. Típico dos meninos mimados, muito típico, por isso mesmo não vale a penas perder tempo, contigo. No mundo ocidental: tempo é dinheiro, e contigo é só mesmo para perder tempo! Queres atenção? Falta-te miminho? queres uma mesada? Queres um carinho?

            Sim a UCRANIA é democrática (regime tens tu na cabeça), e sim a minha namorada costuma lá ir visitar a família e amigos, mas caso ainda não tenhas reparado, lá está acontecer uma guerra provocada por hipócritas, pessoas tal e qual como tu, por isso é que ela está em Portugal.
            Porque ela quer viver num país livre que pertença à UE, que pertença à NATO, e olha que ela dá muito mais VALOR a essas coisas do que tu, por isso acho que ainda tens MUITO, mas mesmo MUITO para aprender sobre valores, eu disse valores.

          • Nuno V says:

            Ou seja, eu como vivi durante o fascismo significa que não podia criticar este? Que raciocínio, no mínimo, palerma.

            Foge lá com o rabo á seringa. És um ignorante e a tua única maneira de salvar a cara é fugir com o rabo á seringa a dizer que não tens tempo para responder ao quer que seja.

            Ou seja, não percebes nada de história, não percebes nada de geopolítica, e fica agora demonstrado que não percebes de português. Vai à ciência política procurar qual o significado da palavra regime. Até a definição coloquial deste termo referente a este tópico não é aquilo que tu pensas. De acordo com o Priberam este é:

            -Forma de governo.
            -Governo, direcção.

            Eu não disse para a tua namorada ir visitar os amigos, disse para ela se mover para lá, permanente.

            E a guerra não é causada por mim, mas sim pela Rússia que se encontra a travar uma terra por procuração com os EUA em solo Ucraniano. Se queres culpar alguém, culpa estes intervenientes, bem como os seus lacaios que não estão interessados minimamente na paz, mas sim na guerra porque esta é extremamente lucrativa.

            Falas também como se eu vivesse sempre no regime democrático Português do presente, no entanto, como disse em cima, eu vivi durante regime fascista, passei muitas dificuldades, bem como perdi familiares, entre estes, o meu pai. Se calhar o teu argumento aplica-se mais a ti, um miúdo ignorante que não sabe do que fala.

          • PovoManso says:

            Nuno V : Se o teu pai fez o juramento da bandeira, assim como fez a minha família em Angola, então devias era de ter vergonha, pois não és nem um terço daquilo que foi o teu pai, e o meu!

            Queres que tenha pena de ti porque vives-te durante o fascismo? Pois olha que eu nunca cheguei a conhecer o meu pai!
            Podes ser mais velho do que eu, mas ao meu lado, o miúdo és tu!

          • Nuno V says:

            O meu pai foi morto pelo regime que tu descreveste como sendo democrático. Passa bem que não há paciência para tanta ignorância. Fica lá com o tua paixão pelos fascistas.

          • joaomatos says:

            Nuno V,
            Entendo a tua posição quer em relação á Guerra quer em relação ao nazismo em Portugal.
            O meu Avô também foi vitima do nazismo em Portugal, há muito tempo atrás foi preso e acabou morto na prisão, tudo porque era um homem que defendia o direito á liberdade!
            Por isso sei bem do que falas, e acho que estás correcto!

      • David Guerreiro says:

        Mas viu-me alguma vez a apoiar a Rússia ou a China? Deve ter feito confusão com a pessoa…

    • Duarte says:

      Olhe que a Rússia e o seu grupo terrorista Wagner não fica atrás. verifique em quantos países estão activos. Depois pode voltar a comentar.

    • Jane Doe says:

      E no entanto, bastava a Rússia ter permanecido no seu próprio país para esta guerra não ter ocorrido… curioso, não é?

      • Secadegas says:

        Também bastava ao regime fascista de Kiev não cometer genocídio em Donbas… Curioso, não é?
        Calado eras um poeta.

      • joaomatos says:

        A Guerra dura desde 2014, a Russia juntou-se em 2022.
        A Russia não podia mais ficar a ver os nazis a matar inocentes em Donbass…tens que perceber isso é até muito fácil de perceber…para pessoas com um cérebro adulto.

  4. Emanuel says:

    Sabem o que é absurdo? Um casal que ganhe dois ordenados minimos e têm que pagar a contribuição audiovisual para alimentar os ordenados milionários do Fernando Mendes e Catarina Furtado, num canal com receitas de publicidade. É uma amostra do país em que vivemos. Tenho dito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.