Grécia irá receber mil máquinas ATM de Bitcoins
A profunda crise instalada na Grécia tem provocado fortes limitações na circulação de capitais desde o passado mês de Junho. Desde então a moeda virtual Bitcoin ganhou uma grande expressão no país.
Agora, fruto de uma parceria entre a empresa de moeda digital BTCGreece e o serviço de criptomoeda Cubits, é espectável que o país venha a receber mil ATMs de dispensa de Bitcoins.
Apesar de se começar a assistir a um entendimento entre a Grécia e os credores, a verdade é que a crise instalada no país está longe de ter fim à vista e a generalidade dos clientes dos bancos gregos está sujeita a fortes medidas de controlo de capitais, quer em levantamentos, quer em transferências para o estrangeiro.
Neste contexto, tem sido a moeda virtual que tem vindo a ganhar terreno no país como forma de investimento. Assim, as empresas ligadas ao sector parecem quer tirar partido deste cenário.
A BTCGreece, a empresa de Bitcoins da Grécia, e o serviço de criptomoeda Cubits irão investir, em parceria, na instalação de mil máquinas ATM de bitcoins.
As máquinas irão, numa primeira fase, contemplar apenas o sector do comércio electrónico e do turismo, segundo Thanos Marinos, fundador da BTCGreece. Em Outubro deverão ser instaladas as primeiras máquinas que já foram solicitadas por cerca de 300 lojas.
Actualmente, o valor do Bitcoin encontra-se bastante elevado com 1BTC a valer 206,7€ (no momento de redacção deste artigo. Conferir valor actual em preev.com).
Fonte: Business Insider
Este artigo tem mais de um ano
…acho que a a bitcoin afinal vai ficar por mais uns tempos…
Mais uma maneira dos ladrões de la roubarem mais uns milhares e troca los por biscoitos. Assim já não há rasto do dinheiro, e o salgado não pensou nisso lol.
Espantei-me com o valor de um bitcoin e com o “castigo” da Maria Inês por trabalhar hoje. 😀
Realmente uma moeda que já esteve valorizada em $600, e que tem vindo sucessivamente a perder valor é mesmo uma boa aposta…! Só se for para os gregos, que já nos habituaram à sua má gestão de recursos e políticas.
https://pplware.sapo.pt/informacao/bitcoin-subida-abrupta-passa-barreira-dos-2-mil-dolares/
Esta notícia não é muito boa para nenhuma das partes, Grega e Bitcoin. Na Grécia, o Syrisa fez o favor de destruír os Bancos com o controlo de capitais. Para terem uma ideia, qualquer banco grego está pior do que estava o BES quando entrou em colapso (por falta de dinheiro fresco). Aliás, sem ajuda do BCE, os bancos gregos não tinham dinheiro para funcionar, devido à fuga de capitais gigantesca que ocorreu antes do controlo de capitais.
De facto já se esperava uma introdução de uma espécie de moeda paralela no sistema, de forma a limitar o problema da falta de euros, mas ao escolherem os bitcoins que não passam por nenhum sistema normalizado do estado ou regulado pelo Banco da Grécia, pergunto eu se não vão criar ainda mais problemas na cobrança de impostos e no aumento da economia informal!? 🙂