Governo vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos
A mobilidade elétrica tem sido uma prioridade para os vários Governos. Nesse sentido, tem havido interessantes apoios para quem quiser adquirir veículos elétricos. O Governo atual vai dar 4.000 euros para compra de carros elétricos, mas atenção, vai ter de cumprir um requisito.
O Governo vai dar um apoio de 4.000 euros na compra de um veículo elétrico ligeiro de passageiros até 38.500 euros. No entanto, para quem tal seja possível será necessário que faça o abate do atual.
Segundo revela a Lusa, esta é uma das medidas quer será hoje aprovada pelo Conselho de Ministros. De referir que o Conselho de Ministros reúne esta sexta-feira no Entroncamento, no âmbito do Pacote Mobilidade Verde, para a melhoria da mobilidade de passageiros e mercadorias.
Segundo documento a que a Lusa teve acesso, está previsto um apoio total de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos de emissões nulas, que podem ser ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.
No caso dos ligeiros de passageiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros como para o consumidor final, com uma majoração de 5.000 euros.
Para o valor médio de um EV, uma verdadeira fartura.
E… vai a maioria do €€ para as empresas
Precisamente. A regra deveria ser essa – ser para comtribuintes pessoa singular. Se não, já se sabe o que acontece… Na verdade a compra deste tipo de veículo não deveria ter qq incentivo fiscal porque estamos todos a pagar para poucos usufruirem. Utilizador/pagador deveria aplicar-se à maioria dos casos.
Mesmo pessoa singular pode ser TI. E deduz o IVA. A pensar. Mas talvez não. É tal e qual as promoções: “poupe 15% na compra de X”. Se estiver a necessitar, poupa. Se quiser aproveitar a promoção só porque sim, gasta.
Dacia Spring, a partir de 20.405 €
Citroen C3, a partir de 23.300€
Renault Twingo, a partir de 27.025€
Fiat 500e, a partir de 28.350€
Opel Corsa-e, a partir de 29.990€
BYD Dolphin, a partir de 29.995€
MG MG4, a partir de 31.969€
Renault Megane, a partir de 32.995€
MINI Cooper E, a partir de 34.800€
MG ZS EV, a partir de 34.969€
Smart #3, a partir de 38.002€
Smart #3 a partir de 38000€, diz-me onde que compro já dois. Enfim…
Preços sem IVA?
Preços para empresas?
Desde 7950 com iva…esta na pagina
Esse preços são sem papelada e sem transporte. Acho que papelada é cerca de 100 euros e o transporte, acho que são 20 euros por km (no mínimo)
Faltam aí as despesas administrativas e de transporte, que são mais uns 1500 a 2500 euros, dependendo do modelo e da marca.
Além disso, estão aí muitos carros que não servem, de todo, para ser um carro para uma família. Não têm dimensões nem autonomia suficientes para tal. Servem é para quem tem guito para gastar num segundo carro para passear só na cidade e arredores.
Mas a maior parte destes subsidios vai ser mamado pelos empresários, tal como foram os anteriores.
Não quero contrariar a sua perspetiva até porque concordo mas
A nova versão do Dacia Spring começa nos 17k
O melhor é o pessoal comprar porque têm de trocar de carro e não estar a espera de receber do incentivo.
Nem mais.
Carros, o pior “investimento” que se pode fazer.
Tens que ver as minhas shitcoins. O meu carro por mais que desvalorize ainda nao fez um “rug pull” e fugiu com dinheiro!!!
Nem sequer é um investimento!
Depende. Se for ferramenta de trabalho, é um investimento, sobretudo um modelo que te faça poupar, maximizando as margens do rendimento do trabalho.
Logo a seguir às mulheres…
Atribuir o Rendimento Básico Incondicional que isso dos EVs se pagam automaticamente.
Se queres rendimento, trabalha. Depois, há que ver o rendimento que aporta fruto do trabalho. Essa é outra questão. Agora, o lema do LIVRE não lembra nem ao careca.
Cuidado GM que o trabalho no duro vai dando cabo do planeta, tens que começar a sair da caixa e equacionar novas maneiras de estar no mundo, andam a dar cabo do planeta só porque não querem distribuir justamente a riqueza.
Observação interessante.
O que é distribuir justamente? É uns trabalharem, e outros receberem incondicionalmente??
As maquinas trabalham, todos recebem incondicionalmente alguns trabalham temporariamente e ninguem acumula grandes foturnas, o dinheiro circula como sangue para nutrir as necessidades humanas.
Por acaso, no meu caso, as máquinas trabalham, operadas por mim, nomeadamente o PC. Mas é uma mera ferramenta, eu é que desenvolvo o trabalho intelectual.
Não têm ideias para usar os fundos. Simplesmente atiram-no, medida que serve apenas para inflacionar o preço em 4000 euros.
Exato
Lol, com 4000 euros compro um diesel usado para fazer mais 150 ou 200 mil quilometros.
Eu acho que o titulo do artigo devia ser: Impostos dos portugueses sao usados para financiar os carros de uma minoria da populacao!
Uma idea meia estupida, e que tal nao cobrarem esse dinheiro aos contribuintes e deixa-los escolher o carro que quiserem?
Nem para salvar o planeta queres pagar impostos? preferes morrer ou matar as gerações futuras só para guardar alguns trocos no banco?
vais savar o planeta tu com o teu carro eletrico?
Achas que portugal, um pais minisculo ccom 0.125% da populaçao mundial tem algum impacto no ambiente?
Posso-lhe responder com outra pergunta. Quem é mais amigo do ambiente, um rico que troca de eletrico todos os 5 anos, ou um pobre que usa o seu carro a combustao durante 30 anos?
O rico (ironia). Porque é “amigo” do ambiente, e sobretudo amigo da economia e dos fabricantes.
EVs salvam a vida de humanos e animais, salvar o planeta tambem passa por isso. Vivo em Portugal é aqui que começa a minha acção depois o mundo. Os ricos nunca tiveram juizo mas os EVs já deviam de estar dessiminados à muito, tenho pressa que o futuro chegue.
Tudo bem, se acha que é melhor ter um eletrico deve pagar por isso. Nao deve usar o dinheiro dos outros contribuintes para realizar os seus desejos.
Por falar de injustiça social, porque é que os eletricos que sao mais pesados e desgastam e destroem mais as estradas nao pagam IUC que em teoria é usado para a manutençao das vias?
Andam os pobres dos carros fumarentos a pagar, ja que os donos dos Teslas de 75 mil euros nao podem porque estao ocupados a salvar o mundo?
Ao falar em salvar vidas, nao se deve estar a referir às vidas das pessoas e crianças que trabalham nas minas em africa que excavaram os materiais necessarios para produzir a bateria de Litio
Pois mas com 80% da população a receber menos de 900 euros e os preços da comida cada vez mais altos certamente preferem mais o carro a combustível do que ter que “fechar a porta da cozinha e a da casa de banho”.
@Outro trolha “Nao deve usar o dinheiro dos outros contribuintes para realizar os seus desejos.” Em tempo de guerra ou quando a sobrevivencia está em causa temos que ir buscar as gorduras dos ricos e depois dos semi ricos etc..
@Gringo Bandido Que tempo de guerra é que esta a falar?
Eu conduzo um clio de 92, e pago impostos para ver riquinhos no seu eletrico que nem IUC pagam.
O dinheiro dos imposto deve ser usado para o bem comum e nao para o bem de alguns. Ou dao eletricos a todos ou nao dao a ninguem.
Voce fala de tirar as gorduras ao ricos. Eu vejo isto como tirar sardinhas aos pobres para dar caviar aos ricos.
E essa minoria encontra-se completa por pessoas que ganham bem.
É um eu sou do tempo de 4o e tal mil euros por um carro não era para qualquer um.
E continua a não ser para qualquer um. Quem come estes subsídios todos são os empresários, que depois até vão recuperar o IVA.
Este limite de até 38.500 euros, é mesmo que não dar incentivo.
Artistas anteriores inventavam medidas, estes continuam.
Dão com uma mão, tiram com outra
O limite devia até havia era de baixar assim obrigava os stands a baixar os preços.
Baixar os limites, estão a afastar-se do objectivo de abater carros. Como não e objectivo, cria-se este pseudo subsidio.
Quando se abatia carro, deveriam dar um vale de 4000 para comprar um eléctrico, qualquer seja.. Alem do mais reduzia-se burocracia que adoram criar.
JL tens algum em fim de vida para vir papar mais um subsidiozito?
Os Portugueses para além de terem de pagar as rendas das casas dos outros, os créditos para habitação contraídos por outros, mais os subsídios para os negócios/empresas privadas que não fazem nada e não querem trabalhar, agora vão também continuar a pagar os carros dos outros, com a Classe-Média Portuguesa a sustentar todo este chulanço.
As fronteiras nao estao fechadas.
Em espanha os impostos sao 15% do PIB, deste lado da cerca sao 23%.
Mais uma vez o engano e manipulação de mafia PS=PSD
Lá vão as vendas de EV’s subir dando a ilusão aos políticos de que a adesão dos particulares está de vento em popa. Mas na verdade quem vai papar estes subsídios todos são os empresários que metem a despesa do carro na empresa e ainda vão buscar o IVA. Depois vêm para aqui (e não só) dizer que não é nada caro comprar um EV, que só não compra quem não quer.
EV por 38.5k … ha-de haver muitos. Quanto muito isto ira servir para empresas … o particular nao tera grande hipotese. Qq eletrico custa praticamente acima de 40k.
Mas que insentivo e este tenho um carro com 5 anos vou avater carro com 60.000 km para ter 4.000 isto é gozar
Creio (ouvi de passagem, não confirmei) que é para viaturas com idade superior a 10 anos.
Dito dessa forma, fica a impressão que uns trabalham, e os restantes recebem a distribuição. Não combina comigo.
La por nao gostar, nao deixa de ser verdade. Os subsidios sao pagos com dinheiro dos impostos. Para uns receberem outros têm de pagar.
Exagerando um pouco, se subsidios aos eletricos é muito bom, porque é que nao se aumenta o subsidio? Pk nao se sobe o subsidio para 30 mil? Nao cabe no orçamento? Nao faz mal sobe-se os impostos ou pede-se emprestado.
Nao temos dinheiro para pagar aos professores, médicos, enfermeiros, bombeiros ou policias, mas para eletricos ha sempre asubsidios.
Mais uma machadada num futuro incerto. Apenas vai gerar um acréscimo do valor “real”. Vai ainda ajudar na cada vez mais acertada escolha por um combustão. Ainda recentemente adquiri o A5 3.0 TDI e não o troco por nada.
Tão amigo do ambiente que este governo é, tão preocupado com o futuro.
Daqui a 10 anos vendem Portugal à Espanha. Este pais está cada vez mais rebentado. Destroem todos os sectores públicos.
Em 2023, diz o ACP:
“Os particulares que adquirirem após 1 de janeiro de 2023 um carro 100% elétrico podem candidatar-se [no Fundo Ambiental] a um benefício no valor de 4.000€ (…). O automóvel tem de ser novo e o preço não pode ultrapassar os 62.500€ com IVA e demais despesas.”
Em 2024, este apoio estava parado e é agora retomado. O que muda – o preço máximo do veículo que baixa para 38.500 euros, quase metade.
Pelo menos agora os contribuintes não têm contribuir para a compra de SUVs.
Dar? Ahahahahaha
Tbm vai oferecer uma casinha com garagem para se carregar a viatura? A todos? É q sem isso é só uma ideia estapafúrdia ter carro elétrico!
Tenho um vizinho meu que já vendeu o seu elétrico, porque sem garagem… Não tinha meio de se deslocar. Comprar um EV sem garagem, nem vou aqui qualificar!
Alguém sabe se este incentivo é extensível aos carros usados?? (No anterior governo estava previsto ser possível atribuir esse subsidio a carros elétricos até 4 anos… mas não veja nada disso nas notícias que saíram…).
Mais dinheiro gasto desnecessariamente. O mercado não quer carro elétricos, está mais do que visto. Com tanto beneficio fiscal e ainda são menos de 5%.