Google vai trazer para o Android umas mais controversas funcionalidades do iOS 14
Quando apresentou o iOS 14, a Apple focou-se num ponto importante que essa versão ia trazer. Terminava ali a possibilidade das apps de recolherem dados dos utilizadores, se estes assim o entendessem.
Agora, e num movimento surpreendente, a Google vai seguir o mesmo caminho. Em breve e no Android acaba também a recolha descontrolada de informação dos utilizadores. A segurança sai reforçada no Android, como seria esperado.
Todos conhecem e recordam a complicação que foi à Apple implementar uma da suas mais recentes medidas de segurança. Empresas como o Facebook estavam contra e queriam que os utilizadores aceitassem a partilha de dados.
Este cenário parece agora prestes a ser alargado ao Android, de acordo com um primeiro rumor, mais tarde confirmado pela Google. Esta irá seguir o caminho da Apple e restringir o acesso a informação de utilização às apps, dependendo sempre da autorização dos utilizadores.
A grande diferença no caso do Android é que esta estará focada na apresentação de publicidade. O utilizador do sistema da Google terá de autorizar o acesso ao seu identificador único, e caso recuso este retornará apenas zeros.
Por agora, e nas versões atuais do Android, o utilizador pode escolher se quer ou não a publicidade dirigida. No entanto, qualquer app pode requerer um novo identificador para o utilizador, que passa novamente a fornecer dados seus às apps.
Segundo a Google revelou, esta mudança deverá tomar forma no final de 2021 para os smartphones que corram o Android 12. Para as versões anteriores, esta mudança deverá chegar no início de 2022, com uma atualização da Play Store.
Tal como aconteceu com o iOS, espera-se que empresas como o Facebook se manifestem contra esta medida. Vivendo da publicidade e da informação que recolhem dos utilizadores, é natural a sua resistência a estas medidas que as impedem de recolher informação destes.
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Fogo de vista, já que se é apenas isto, tal não é suficiente para impedir a prática – não é muito complicado para as redes de publicidade encontrarem alternativas ao identificador.
A grande controvérsia com a Apple vem por a Apple ter criado regras para os programadores que vão além duma permissão no sistema! É ter uma criado uma política de privacidade que permite expulsar aplicações que tentem enganar o utilizador.
Ora se a Google recolhe os dados para publicidade e a Apple envia os dados dos utilizadores para a China, de que é que isto serve mesmo?
“Apple envia os dados dos utilizadores para a China”
olha o português… Dados de utilizadores chineses na China ficam em servidores na China, o que é diferente de enviar dados para a China!
Boa piada… quase que me ri.
riste-te de ti próprio?
Primeiro ficam na NSA, só depois é que são destribuidos
Essa implementação não vai com certeza abranger as apps do universo Google, essas continuarão a ter acesso total, para a Google manter o seu ganha pão.
Viva,
Sobre isto que escreveram: “A grande diferença no caso do Android é que esta estará focada na apresentação de publicidade. O utilizador do sistema da Google terá de autorizar o acesso ao seu identificador único, e caso recuso este retornará apenas zeros.”
Isto não é verdade, não há diferença. A apple não impediu a recolha de dados, apenas impede o acesso ao identificador de publicidade (advertising identifier) caso o utilizador não dê permissão.
Como tal, esta informação também não está correcta: Terminava ali a possibilidade das apps de recolherem dados dos utilizadores.
A semelhança é tal, que no caso do iOS também são retornados zeros caso seja feito o acesso a esse identificador (https://developer.apple.com/documentation/adsupport/asidentifiermanager/1614151-advertisingidentifier)
As coisas também não são bem assim! Isso é um ponto comum mas há muito mais coisas envolvidas.
A Apple mudou também as regras para os programadores, não é só vedar o acesso ao identificador! Têm que ter autorização expressa do utilizador para qualquer método de tracking entre aplicações, sob o risco de verem as suas aplicações removidas da loja! Tentem contornar as regras e sofrem as consequências. Não têm acesso/autorização a tracking até que apresentem um pedido ao utilizador, de modo que tracking é opt-in.
Pese embora ainda se saiba pouco sobre o que a Google está a planear, a forma como isto é anunciado, dá a entender que a Google não vai forçar os programadores como faz a Apple. Na verdade, até pela linguagem usada (“when a user OPTS OUT of interest-based”), parece-se mais com aquilo que era a prática anterior do iOS, em que o utilizador tinha a opção de fazer o opt-out do tracking, o que tornava nulo o identificador. É algo ridículo como a Google nem sequer permitia isso no Android até agora.
A publicidade é a praga da nossa era.
Antigamente a net era lenta e uma pessoa demorava 30segundos para que a página abrisse, agora demora 30 segundos a levar com publicidade antes de ver um artigo.