PplWare Mobile

Google quer obrigar Microsoft a retirar a sua aplicação YouTube

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rui says:

    Estas guerras entre os 2 gigantes começam por prejudicar os utilizadores e terminam em resultados negativos para as companhias…estas atitudes são contrárias á evolução e ao desenvolvimento, os 2 pilares das tecnologias.

    • helder silva says:

      x2
      Engraçado que agora ninguém se lembra do que tanto se falava a 2/3 anos… Que a google estava a criar um monopólio!!
      Agora que a Google começa a usufruir do seu monopólio, ninguém critica!
      Ninguém critica a Google, pela invasão de privacidade que faz ao utilizador…. E a Google é sempre a maior!
      (apesar de ter 2 androids tablet e smartphone, começo a pensar que o melhor é meter a google no lugar dela! no motor de busca!)

      • eduardo says:

        acho que hipocrisia da Google vai mais longe do que isso pois nunca teve grandes problemas em usar o que era disponibilizado por outros na internet [notícias, etc] para fazer os seus serviços agregados, sem lhes pagar nada ou achar que tinham direito de reclamar – até lhes fazia um favor!

      • Chico Pistolas says:

        Bem, sem querer defender a Google, creio que a Microsoft esta a comer o seu próprio veneno. Ironia do destino!

        Resta uma pergunta, quem ira dar de comer, o veneno que a Google esta a produzir, daqui a uns anos?

      • Hugo DC says:

        Eu continuo sem perceber de onde as pessoas tiram ideias tão absurdas…

        As “plataformas” que a MS critica a Google de ter disponibilizado APIs que não disponibilizou a mais ninguém é o iOS e Android, o que na verdade é tanga pois não disponibilizou absolutamente nada, quem desenvolver uma app para youtube nessas plataformas só o fará usando a public API do google (tal como acontece com as milhentas apps de youtube no Android). Agora, a APP do PRODUTO youtube, produto da google usa API própria… e é normal, é O PRODUTO deles, é A MARCA deles, produto próprio.
        Não confundir o facto de que a google disponibilizou uma API para desenvolverem APPs e colocarem videos do youtube embebidos nos sites com o facto de que o youtube tem todo o direito de lançar produto próprio para as plataformas que quiser. É o brand deles, é o produto deles, ponto final.
        Aqui neste caso a MS simplesmente ignorou os Term Of Service, e ainda veio com desculpas que perde-se 5 segundos com a API e vê-se que o que eles dizem é tanga, os ads estão lá (dizem que não estão por isso é que não mostram… giro, devem estar a ligar-se a uma API diferente dos restantes cidadãos do mundo que usam essa API).

        E quanto à questão da privacidade… Mas quem é que encosta uma pistola à vossa cabeça para vos forçar a usar o google? Pesquisa? DuckDuckGo… Browser? Opera, Firefox, IE.. Email? Xiça, tantos, se quiserem defender a MS usem o outlook.com… Mapas? OpenStreetMaps, bing… Video? Vimeo, etc… E por outro lado, não estou a ver onde é que há invasão de privacidade… posso desabilitar cookies e afins do chrome, posso desactivar funcionalidades mais intrusivas no gmail e afins, a política, na generalidade, é de opt-in (e não de opt-out como a MS e Apple).

        Sério, faz-me confusão como nesta altura em que o acesso à informação é tão fácil ainda haja quem emprenhe pelos ouvidos… ou olhos.

  2. Ridelight says:

    A sério?
    É triste, mais uma vez a Google usa de toa a arrogância, e demonstra a falta de respeito pelos utilizadores, esta atitude em nada engrandece a empresa, muito pelo contrário, enfim, atitudes picuinhas, que começa a demonstrar algum pânico por parte da Google, relativamente à nova atitude da Microsoft, depois leva a estes erros de estratégia.

    • Helder Monteiro says:

      Acho que a Google fez muito bem…
      Com o devido respeito pela sua opinião, deixe-me discordar e dizer-lhe que a Microsoft não é santinha nenhuma!
      Passo a explicar:
      A Microsoft é das empresas que mais lucra com o sistema operativo Android, porque à custa de umas patentes (muitas delas sem sentido) cobra uma quantia por cada smartphone vendido pelos fabricantes!
      E porquê ameaçar os fabricantes com processos e não a Google? Resposta simples… é mais facil! A maioria dos fabricantes nao tem condiçoes de aguentar um processo contra a Microsoft, e para não verem os seus produtos banidos dos EUA, pagam!

      Acho normal que a Google não colabore em nada com a Microsoft, porque com amigos destes….

      Nao sou G-Fan, pois nem tudo o que a Google faz é correcto, mas a Microsoft… bem… tinhamos muito que escrever…

      Cumptimentos,

  3. ME says:

    É…

    Parece-me que, depois desta resposta da Microsoft, a Google vai ter que engolir o sapo…

  4. Tiago says:

    Tenho de dizer algo que não dizia há muito tempo…
    Microsoft 1-0 Google 😀

    • Ridelight says:

      Infelizmente nem toda a gente se rege por princípios e valores, e os G-Fans acharão uma atitude correta.
      É já o medo….

      • Hugo DC says:

        E não é? Vamos lá a analisar as claims da MS:

        1) Argumenta que a Google disponibiliza a API do youtube ao iOS e ao Android de forma priveligiada (por causa das features).

        Mentira. O que acontece na verdade é que tanto no iOS como no Android a Google lançou app oficial, e como tal não está limitada à API pública que disponibiliza para todos. E para deixar isso bem claro, até ao lançamento da app oficial do Youtube no iOS, a existente era uma valente trampa.

        2) A MS diz que o motivo pelo qual não mostra ads é porque a API não tem.

        Mentira. A MS simplesmente ignorou os Term Of Services (TOS) de uso da API do Youtube. Será que o facto de permitir o download, e de novamente violar os termos de serviço, também é por causa da API?
        Nisto tudo a verdade é que a info dos ads estão lá e são retornados devidamente (o que corre na comunidade dev é que a API devolve como HTML snippet, e o WP é péssimo a interpretar aquilo, está por demais broken nessa camada, mas isto são diz que disse, não sei).

        3) A Google recusou-se a fazer uma app para o WP.

        Verdade. Da mesma forma como se recusou a fazer uma app para o iOS durante 5 anos (só lançou app oficial em Setembro de 2012). Nada a obriga. No entanto não impediu a Apple de fazer uma app de Youtube e de conseguir, usando a API, respeitar os termos de serviço.

        Dito isto, que príncipios e valores achas tu que foram violados então? O de não levar a MS ao colo? Isso não é valor nem príncipio a não ser em Redmond.

    • CF says:

      Mais nada! Embrulha Larry! 1-0

  5. Joji says:

    Esta ação da google aconteceu após a actualização da app Youtube para WindowsPhone, que ficou soberba por sinal..

  6. mc says:

    Convém referir que outras aplicações de terceiros para Windows Phone bem como outras plataformas também permitem ver os videos sem publicidade, e ate efectuar download. Desses a Google não se lembra.
    A Google foi entalada uma vez que nunca permitiu acesso pleno à API do youtube à Microsoft como o faz com outras empresas, e agora queixa-se que a aplicação não respeita os termos do serviço.
    Just got yourself Scroggled…

    • Hugo DC says:

      Entalada? Conta lá essa história que só tu sabes…
      A Google não foi entalada em nada, ignorou por completo a MS na história que a MS dizia que não conseguia fazer nenhuma app com aquela API, giro é que a Apple fê-la durante mais de 4 anos. Não lhe ligo peva, e a MS finalmente lançou uma (tanto choradinho da Google não a ajudar, de que a API não dava, e afinal até dava e sem ajuda… na volta não sabem é programar na própria plataforma), e isto sem a Google alterar o que fosse.

      Não estás a confundir com o caso do Google Maps, que a Google, por uns tempos, bloqueou o browser-agent dos WP? Ai a fome, a fome. 😛

  7. miguel says:

    Ui agr não tarda vem outra guerra estilo Apple vs Samsung, Microsoft vs Google …. Querem ver?

  8. DeuX says:

    Nao tem nada que saber. A Microsoft está a infringir o TOS imposto pela Google. Bastaria a Microsoft remover a possibilidade de se fazer download dos videos, impedir que certos videos sejam visionados nos smartphones (regra imposta pelos donos dos videos) e permitir a publicidade (que muitas vezes é sustento das pessoas que fazem upload dos videos) e tudo estaria bem…

    No entanto penso que isto seja apenas uma jogada da Microsoft para dar um look de “evil” a Google. Ou forcar a Google a criar uma aplicacao nativa para WP.

    • JJ says:

      Como a Microsoft pode fazer isso, se não tem acesso aos APIs do YouTube para o efeito?

      E as dezenas de apps que existem, incluindo no Google Play, que fazem o mesmo que a App da Microsoft faz? Se estão no Google Play foi a Google que aprovou…

      • DeuX says:

        Nao precisa de acesso aos APIs para cumprir com o TOS, basta remover a opcao de fazer download dos videos e flagar os videos que sao para ser visiveis apenas em desktop e nao em dispositivos moveis.

        • JJ says:

          A parte de fazer download até é possível fazer esse ajustes, porque é da algo da propria App.

          Agora, explica lá, como é que a App sabe qual é o video que pode passar ou não (por ser para desktop e não para mobile) sem ter uma API que defina essa característica?

          Esta App não utiliza as API que outras Apps utilizam. Pois a Google bloqueou as API ao sistema WindowsPhone. São as API que definem essas regras.

          Alem do mais a Microsoft fez uma App igual a dezenas de outras, que a própria Google aprova para a sua loja de apps. A Google não pode ter uma TOS para cada sistema operativo. Ou o TOS é só para ser aplicado a Microsoft e os outros programadores não tem de o aplicar?

          • Hugo DC says:

            Erm, errado, a API não está barrada aos WP. Tanto não está que a queixa de infringement é sobre o TOS da API.

            Isso da API estar a ser barrada aos WP é história da MS que dizia que a API estava bloqueada pois não tinha as mesmas features que a app OFICIAL do youtube tem no android e no iOS (erm, é a app oficial, é produto próprio da marca que tem esse serviço!).

            Nas próprias palavras Dave Heiner (VP & Deputy General Counsel da MS): “Google continues to prevent Microsoft from offering consumers a fully featured YouTube app for the Windows Phone […] in the same way that Android phones and iPhones do.”. E isto era no contexto de “metadata”, não da API pública (ou seja, o que queriam era ter acesso às features que existem no produto oficial da marca, e não o acesso que é dado, livremente, a todos que queiram desenvolver para ter acesso ao serviço, espertos).

      • T. Castro says:

        +1 – Aprova para uns e não aprova para outros?! Estranho…

  9. André Gouveia says:

    eu até comentava mas vá se la saber porquê apagam me os comentários todos…

    pronto não comento mais nada…

  10. André says:

    A microsoft já veio dizer que irá trabalhar numa forma de incluir publicidade na sua aplicação.
    Apesar de ir contra a politica de utilização do YouTube, esta foi a única maneira de o trazer para o windows phone

  11. JB013 says:

    Guerrinhas que não fazem sentido nenhum,a google aproveita-se da sua hegemonia em certos produtos,depois admiram-se que as pessoas cada vez mais estejam fartas das suas politicas e métodos… Enquanto não aparecer outro gigante com capacidade para lhes fazer frente ao nível de alguns produtos (principalmente o motor de busca,porque o bing ou outros ainda estão longe)isto vai continuar e enquanto isso eles fazem o que querem com os dados dos usuários.

  12. JJ says:

    Infelizmente, a Google esta a começar uma guerra sem sentido, com uma empresa que até a data não tinha feito nada contra a Google. Não estou a dizer que a Microsoft é uma coitadinha…

    O ponto é que a Google esta a utilizar técnicas muito mais radicais do que a própria Microsoft uso para combater a concorrência.

    A Microsoft nunca limitou o acesso o proibiu o acesso aos seus produtos pela concorrência, antes obrigava a concorrência a pagar para usar os seus produtos. Recaia sobre a concorrência decidir se queria pagar por aquele produto ou não, para o ter disponível na sua plataforma. Por exemplo, a Microsoft foi multada pela UE por causa do IE, mas a Microsoft nunca proibiu nem limitou a instalação de outros browsers no seu sistema operativo, o que outras empresas fizeram.

    A Google, simplesmente esta a limitar o acesso aos seus serviços por parte dos produtos da Microsoft. Coisa, que a Microsoft nunca fez.

    Na minha opinião, a Google esta a prejudicar-se a si própria ao fazer estas restrições. Porque se olharmos bem, que serviço a Google presta que a Microsoft não presta ou não tem capacidade de prestar?

    Google > Bing | GMail > Outlook | Maps > Maps Bing | Drive > Skydrive

    É certo que alguns serviços da Google são melhores que os da Microsoft, mas gradualmente a Microsoft vai melhorando os seus serviços ou pode melhorar, ao ponto de se tornarem muito melhores que os do Google. Exemplo disso é o Office Web, que em muito superior ao serviço Google Drive.

    Não conhecia a Google como uma empresa deste tipo de estratégias… esta a começar a ficar afectada com a guerra que já trava com a Apple a 2/3 anos…

    Mas a meu ver… na guerra Google vs Microsoft… a Microsoft ganha e talvez com boa vantagem…

    • golias17 says:

      O site que eu saiba não esta bloqueado, guerras a parte acho que a google não é obrigada a fazer a app, não sei quem é o santo no meio disto tudo, mas a app que a Microsoft fez, foi simplesmente para chamar a atenção, fora todos os outros ataques.

      • JJ says:

        O que esta bloqueado são as API. O bloqueio das API não afecta apenas as app feitas pela Microsoft. Todos os programadores que queiram fazer apps para o Windows não podem usar os APIs dos serviços Google porque estão bloqueados aos produtos Microsoft.

        Acha isto correcto? Bloquear para uns e para outros não?

        A Microsoft, não pediu e nem precisa de pedir, para ninguém fazer apps para o seus SOs. Eles tem programadores para fazer isto mesmo. O que a Microsoft pediu foi acesso as APIs, como tem todos os programadores que programa para IOS, Android, Linux e afins…

        Visto não ter acesso a essas APIs, a Microsoft fez uma App com as características possíveis, com base nas funcionalidades do site.

        A app da Microsoft é igual a milhares que existem no Google Play, autorizados pela própria Google, que não cumprem o TOS…

        Imagina que vives numa cidade que apenas tem um poço de agua. O poço tem um dono, mas ele deixa que todos usem a agua do poço, e tem uma bomba de agua que ajuda a tirar a agua do poço, e todos podem usar. Mas tu, quando chegas lá, ele diz: “Não podes usar a bomba, se quiseres tira agua com um balde e uma corda”. Achas que era justo?

        A Google tem o YouTube, um dos maiores portais de videos. Todos do mundo das tecnologias podem usar o potencial do YouTube, mas a Microsoft é a única que não pode usar. Achas isso justo?

        Mas pronto como a Microsoft é rica, tem que se aguentar. Se a Microsoft cria um serviço de vídeos, depois quero ver se a historia é a mesma. A Google só esta a procura de ganhar uma concorrente bem forte. Acordem o monstro adormecido, e depois queixem-se.

        • Hugo DC says:

          Mas bloqueado onde?! Nem sequer a MS diz, ou alguma vez disse, que as APIs estavam bloqueadas, disse sim é que as APIs existentes não têm as features todas, features essas que existem nas apps oficiais (enfase no facto de serem apps oficiais!!) em Android e iOS. É esse “bloqueio” que referem, não às APIs, pois estas em causa são públicas (as pretensas APIs que a MS poderia alegar estarem bloqueadas são as do produto oficial, usadas pelo detendor do serviço e produto).

    • darksantacruz says:

      Concordo plenamente!

  13. JP (djlinux) says:

    “Guerra” de crianças…

    A Google faz birra e diz que não quer que o Janelas tenha x aplicação…
    A M$ decide fazer uma que viole as leis da Google e ainda tenta fazer com que a unica a ficar mal vista seja a Goolge…

    Tomem lá 20 cêntimos e comprem uma pastilha gorila para cada um…

    • Dumitru says:

      A criança aqui axo que es tu, a MS pediu a google para fazer uma app para o windows phone, tall como fez para o android, para nao houver casos destes, mas a google recusou, logo a MS tinha que fazer algo nao?! mas se a MS nao tem acceso as API’s nao pode fazer que tudo seja correcto, portanto nesta parta a MS leva 1 e a google leva 0. E como outros dizem, dezenas de app’s no android fazem isto, dezactivar a publicidade, e fazer download’s, agora que a MS fez isto, pode ser que quis fazer, ou foi um erro, por causa das API’s, a google foi logo embirrar com a MS, pfff, a google ta é com medo, estava com medo da Apple, agora começa o medo com o MS, ve o windows phone crescer, e a google começa a entalar o rabo.Eu proprio começei a utilizar cada vez mais serviços da google, por esta começar com muitas politicas, e por entrar muito em conflictos com os outros, por muito que gostava do gmail, fui para outro mail, agora nem lembro o gmail, e estou muito satisfeito sem ele!

      • JP (djlinux) says:

        Bem, devo mesmo ser uma criança…Pois não percebi nada dos teus gatafunhos…

        • quimkaos says:

          nem eu… lol

        • carlos carvalho says:

          Boa tarde ,

          Só digo uma coisa e nem quero saber dos comentários que vierem a seguir , eu apoio a Google , só não vê quem não quer , a Google OFERECE todos os seus serviços gartuitos baseada num modelo de negocio que a toda poderosa Microsoft tem um totalmente oposto .

          Se a Microsoft quer criar o seu próprio ecossistema que invista o seu dinheiro nele , que não use o dos outros , que como o @djlinux referiu têm no youtube o seu ganha pão precissamente da publicidade desses vídeos .

          Esta guerra mais cedo ou mais tarde tinha de se dar , a Microsoft vende todos os seus produtos e não são baratos a Google OFERECE uma gama de produtos que são inegavélmente os melhores do seu sgmento sem penalizar o utilizador final .

          Agora a Microsoft sente-se ameaçada pela Google como é evidente , o seu SO móvel domina o mercado Mundial e cada vez a diferença vai ser aior para todos os seus concorrentes incluindo a Apple que mesmo que venda mais dispositivos que no ano passado a verdade é que no rácio a sua cota de mercado desce e a Microsoft quase que apostou tudo no W8 de forma a que o SO movél estivesse mais em evidencia colocando mesmo em perigo o mercado domestico como se está a verificar , mas a verdade é que W8 mobile não tem qualquer expressão já para não falar na arquitectura x86 ou x64 , é o que acontece a empresas que têm a barriga cheia e de repente quando olham para o lado estão completamente encurraladaos .

          Estas guerrinhas ultrapassam muito a aplicação do youtube como é evidente , ainda ontem quando via a keynote da Google percebi que esta empresa tem uma filosofia que de facto se aproxima muito do Mundo OPENSOURCE , reparem como a Google apesar de ter o Chrome como Browser se permite ser o maior patrocionador monetário da Mozilla e como ontem sem qualquer problema afirmaram que a equipa da Mozilla tinha descoberto um novo protocolo que permite que os Browsers possam ter 2,4 x mais performance , OUTRA VEZ REFIRO O ANDROID É GRATUITO TEM O SEU CÓDIGO ABERTO , será que a Microsoft alguma vez pensou em fazer isso , nem as APIs da sua suite de produtividade revelam , tendo já empurrado quase todos os governos Europeus e de grande parte do Mundo a adoptar o formato de codigo aberto das suites de produtividade do Mundo Linux .

          Resumindo o modelo de negócio da Microsoft está morto , está na hora de inventarem um novo , mas não venham culpara a Google por isso .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

          • Headbanger says:

            Aplausos!
            Não sou fanboy do Google, gosto muito de alguns serviços (Gmail, maps, tradutor, blogger e youtube), mas outros nem tanto (Docs, etc.).
            De qualquer forma, só me restou concordar com o teu comentário.

          • JJ says:

            O modelo de negocio da Microsoft não é culpa da Google, logicamente. E a certo ponto concordo com o que disseste.

            Mas, falando deste aspecto do YouTube e é isto que critico é o seguinte:
            A Google cria apps para o sistemas operativos que quiser, concordo perfeitamente. A Google tem APIs publicas que qualquer pessoa tem acesso, perfeito. Isto quer dizer que qualquer pessoa que queira fazer alguma APP pode usar essas APIs. Assim programadores para OS Linux, para Android, para o grande rival IOS… mas para Windows a historia é outra. Ninguém pode usar APIs do Google, porque elas simplesmente não funcionam em sistemas Microsoft.

            A Google não esta a bloquear a Microsoft, esta a bloquear o acesos as APIs a todos os programadores que queram fazer Apps para o sistema Windows.

            Então a malta do Linux, critica a Microsoft porque faz exigências de hardware que bloqueia o acesso fácil a outros SOs. E agora, a Google, faz o mesmo é aplaudida. Quando se critica uma atitude, tem de ser igual para todos que a praticam e não só para alguns.

            Se as principais fontes de receitas são as publicidades, então que dê essas APIs a Microsoft e pronto.

          • luislelis says:

            Os meus parabéns, longo mas correcto”modelo de negocio.
            A microsoft quer fazer o que em relacao ao app do office?
            Memoria curta e a guerra continua.
            Aquele abraco

      • Hugo DC says:

        A Google recusou fazer uma app para iOS durante 5 anos. Tudo o resto que escreveste a partir daí cai por terra…

  14. Dumitru says:

    E a google sim esta a fazer as birras, esta é com medo, podia era mandar esta mesma carta a google, mas a pedir para que corrigam o erro em comun, se a MS nao consegue sozinha, mas nao que esta a remova -.- ! Google pode ser gigante, mas começar a estar com medo da concurrencia!

  15. Rui Pedro™ says:

    A Microsoft a provar do proprio veneno…
    Claro que neste caso tem razão. Se infringe é porque a Google não permite que não infrinja.
    Mas a Microsift não é nenhuma santa.
    Já fez muito disso a outras empresas, principalmente as que trabalham para linux.

    • JJ says:

      A Microsoft não proíbe… permite mas se pagar… o que é diferente.

      • okapi says:

        Essa a razão das trocas comerciais e acordo entre a MS e a Novell, mas isso poucos sabem ou esqueceram-se.https://www.suse.com/company/press/2011/7/microsoft-and-suse-renew-successful-interoperability-agreement.html

        • JJ says:

          Eu por acaso não sabia disso.
          Então a Microsoft apoia empresas que desenvolvem SO Linux!? Não percebo o porque que os da comunidade Linux dizem que a Microsoft faz tudo para não deixar o Linux crescer.

          Mas o ponto deste artigo é outro.
          E o que a Google esta a fazer, que é “proibir” o acesso de forma adequada aos seus serviços, por aplicações e software Microsoft, sem dar a possibilidade de pagamento de licenças para o efeito. Algo que a Microsoft não fez.

          • Carlos says:

            A Microsoft não só apoia empresas que desenvolvem para Linux (ou pensam que o Mono caiu do céu e não teve nenhuma ajuda da Microsoft?) como é parte ativa no desenvolvimento do Linux propriamente dito — se forem ver a lista de quais empresas contribuem para o Linux (que para os menos atentos é só o kernel), a Microsoft está lá.

            Dirão que é por razões egoístas, porque é por causa da integração com o Hyper-V mas bom, o mesmo se poderia dizer então da VMWare que também só se preocupa com a integração com o VMWare.

        • carlos carvalho says:

          Boa tarde ,

          Foi por este acordo fantoche que certamente a Microsoft resolveu dificultar a vida ao Linux com a historia do boot seguro ou UEFI como é conhecido , a Microsoft que não came o Bill Gates outra vez que está a levar um caminho que de um momento para o outro vai tornar a Microsoft uma empresa completamente irrelevante , e não sou eu que digo existem já vários estudos , alguns deles publicados aqui no pplware que abordam esse tema

          Carlos Carvalho

          • JJ says:

            Critica-se a Microsoft dificultar a vida ao Linux…
            Mas a Google dificultar a vida a Microsoft já não há problema. Alias, todos tem de ter a vida facilitada menos a Microsoft.

            90% dos que escrevem neste blog, se não fosse a Microsoft, nem metade do que sabem de informática, sabiam… mas enfim a Microsoft é o pior cancro que existe na Informática! O mundo era muito melhor sem a Microsoft… ela não faz falta nenhuma ao mundo da tecnologia.

            Francamente…

          • JJ says:

            PS.: Essa historia do UEFI é da responsabilidade de todas as empresas de fundações, incluído ligadas ao mundo linux, que aprovaram. Alem de ser da responsabilidade dos fabricantes de hardware a forma de implementarem esse sistema. Se as fundações linux não defende os seus utilizadores, mudem de fundações!

          • okapi says:

            Este acordo pelo que me recordo foi feito no tempo do Bill, salvo erro em 2006/07 e apesar de ter havido muita contestação mas a Novell beneficiou com os licenciamentos e com a suas aplicações do SuSE empresarial. Se assim não fosse nunca tinha renovado em 2011 ,cinco anos depois do 1º acordo.Já agora o acordo não ten nada com o UEFI, mas sim em outras coisas bem diferentes.
            http://sejalivre.org/suse-e-microsoft-renovam-acordo/

          • carlos carvalho says:

            @JJ ,

            Este meu segundo post não fala sobre a Google fala do suposto acordo que a Microsoft fez com a OPENSUSE que é da Novell que é também a propriétaria da Red HAt que é só quem produz software para o exercito Americano , sim o Opensuse é Linux sim o Red Hat é Linux , o que interessa é perceber que a Microsoft ao colocar as limitações que colocou no boot seguro dificultou muito os sistemas em dual boot que visam como é evidente o Linux , porque não podes instalar Mac OSX num PC ou por outra podes mas um hackintosh com imensas limitações , é disto que eu falo no meu segundo post a Microsoft pelo facto de ter feito o acordo com a Novell só visa poder participar um pouco mais no projecto militar que esta empresa dirige , por vezes é precisso perceber que estamos na floresta e que não podemos só ver as arvores a nossa volta é precisso perceber toda a dimensão dela .

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

          • Carlos says:

            Essa história do boot seguro do UEFI foi um ataque de FUD muito bem orquestrado, e tu pelos vistos caiste que nem um patinho.

            1. O Windows 8 não precisa de UEFI para nada; Funciona perfeitamente com o velhinho BIOS;

            2. A Microsoft não obrigou nenhum fabricante de PCs a incorporar UEFI nos seus PCs novos;

            3. Apenas no caso dos fabricantes de PCs quererem ter o selo “Certified for Windows 8” — um selo que é atribuído pela Microsoft — é que têm de seguir as regras da certificação.

            4. Obviamente se é a Microsoft que faz a certificação, é a Microsoft que decide quais os critérios de certificação. Havia de ser quem a fazê-lo, o gato das botas?

            5. Um dos pontos da certificação obriga o PC a ter UEFI com secure boot e ter o secure boot ativo.

            6. Em lado nenhum da certificação dizia que o secure boot não podia ser desligado.

            7. Depois do ataque de FUD a Microsoft, num gesto de boa fé, alterou o critério de certificação para dizer que o secure boot tem obrigatoriamente de poder ser desligado pelo utilizador.

            8. Vale a pena lembrar que com o secure boot ligado também não é possível instalar outras versões do Windows, incluindo o Windows 7.

            Porque raio ainda se fala nisso?

        • Headbanger says:

          Maior mancada da Novell.

          • okapi says:

            Será? Se assim fosse não teria renovado. É preciso saber o que foi incluído nesse acordo…a nível empresarial trouxe vantagens para ambos os lados.

    • eduardo says:

      pode-se dizer o mesmo para a Google, dado que nunca teve grandes problemas em aproveitar o trabalho dos outros para seu próprio benefício. É ver o caso dos jornais, dos livros impressos, e até fez isso inicialmente com a música

  16. Scheldon says:

    Nem vou citar as outras apps para iOS e android que fazem o mesmo e o Google não liga.

    • David says:

      Mas nao sao relevantes para a Google, por causa do número de utilizadores que tem… Muito menos gozam com a Google por causa do Google Docs

      • JJ says:

        A Microsoft começou a usar esse tipo de abordagem publicitaria, apenas depois da Google quer torna-se tão rival como a Apple é da Microsoft.

        Pois… a Google, pensou “como nós já temos tantas guerras com a Apple, estão ao mesmo nível de uma Microsoft, então pronto a partir de agora a Microsoft é tão rival minha como é da Apple…”

        Espera… a Apple já não é rival… é amiguinha porque fizeram uns acordos. Talvez nesse acordos envolvia a Google fazer frente a Microsoft…

        Vamos ver se o vencedor destas guerras parvas, não tem o mesmo vencedor que teve a uns 15/20 anos atrás…

  17. Headbanger says:

    Por mim a Micro$oft tem mais é que falir. Quantos anos de completo descaso com os consumidores? Lançando produtos que além de caros nunca funcionam direito. Alguém aqui compra um carro zero quilômetro que não funcione direito? Chega desses abusos da Micro$oft, tá mais do que na hora de derrubarem ela. Gostaria que fosse o Steve Jobs, mas agora que ele já morreu tanto faz.

    A Micro$oft só está colhendo o que plantou.

    • ev says:

      Fanboy alert. Muita coisa no mundo tem de se agredecer ao desenvolvimento por parte da Microsoft, Google, Apple, IBM e outras…

    • JJ says:

      A melhor suite de produtividade do mundo, digam o que dizerem é da Microsoft. Se tudo o que ela lançou é funciona mal… porque é que ainda nenhuma empresa consegui fazer um “Excel” tão bom o melhor que o da Microsoft.

      • Headbanger says:

        Vou retificar. Não estou dizendo que a Microsoft nunca deveria ter existido. O que eu critico é persistirem sempre nos mesmos erros.

        Depois do XP, que era bem aceito e bem remendado, e dava certo, lançam o Windows Vista todo cheio de bugs. E tem que comprar pra usar. Não sei como tá o desempenho do Seven e do Windows 8, porque não uso, mas tenho que dizer que são comilões de hardware, e no netbook da minha esposa (que não é dos mais fracos) era um verdadeiro dinossauro. Agora com Linux Mint (que também não é dos mais leves) roda muito mais leve.

        Enfim, o que quero dizer é: a Microsoft tem toda força do mundo na hora de cobrar por seus produtos e isso é normal, todas as empresas fazem. Mas não tem a mesma força pra lançar produtos estáveis e confiáveis. Isso é um descaso com o cosumidor, que paga para ter esse produto.

        Até hoje não resolveram a tradicional perda de desempenho que acontece no Windows depois de algum tempo instalado.

        O problema da Microsoft não é o que ela foi, mas o que ela insiste em continuar sendo, prezando mais pelo lucro do que pela qualidade.

        Depois criticam a Apple por cobrar caro por seus computadores. Pelo menos a coisa funciona.

        E nossas amadas distribuições Linux? Oferecem sistemas muito mais robustos e confíaveis, e de graça.

        E vá me desculpar, mas eu estou achando a atual versão do Libre Office no mesmo nível do Excel para a quase totalidade das funções.

        Um abraço aos amigos, vou almoçar!

        • Fernando Andrade says:

          o problema não é arranjarem software melhor que o Excel, o problema é educar as pessoas no sentido de que existem alternativas 😉

      • ac says:

        Não foi a m$ q

      • ac says:

        Não foi a m$ que desenvolveu o excel. Comprou.

        • quimkaos says:

          Comprou nada… o word e o excel foram criados pela microsoft a pedido da Apple. Foi nesta altura que a microsoft roubou o código do sistema operativo da Apple e criou as primeiras versões do windows.

  18. Gonçalo Damas says:

    Acho que já é tempo de a Microsoft comprar ou criar um serviço de vídeos.

  19. Maxx says:

    Vimeo e não seria necessário youtube para nada. E era um “balde de água fria” para os “googlianos”.

  20. Ze says:

    Só vejo a Nokia a afundar-se…

    • JJ says:

      E depois dizem que é a Microsoft a manipuladora de mercado… que destrói a concorrência.

      Porque com esta historia, as empresas de telemóveis, pensam duas vezes antes de fazer equipamentos com WP.

      Acho que a Microsoft devia fazer uma queixa da Google a UE por causa desta atitude. A espera a Microsoft não é “gosta” dessas coisas de batalha tipo Apple e Google.

      Eu até gosto e uso produtos Google, mas não concordo com esta postura da Google.

      • Hugo DC says:

        Desculpa lá, mas quem foi a empresa que celebrou um acordo de parceria com a Nokia, com direito a “exclusivos” e a “apoios”, e depois foi dar essas mesmas benesses à HTC, sem acordo algum celebrado?
        E que houve mais pompa e circunstância no lançamento do WP da HTC do que nos eventos WP da Nokia?
        Pois, MS.

        E quem é que deixou os oem, parceiros de negócio, na mão com os surface, que tinha dito que só os iria vender online ou nas lojas da marca (lojas MS) para apaziguar os ânimos junto dos oem, e depois colocou à venda em todos os major retailers?
        Pois, novamente MS.

        Faça a queixa que quiser. Eu estou desejoso que faça mesmo.

    • Rodrigo Quiterio says:

      Nao tens vistos os valores de smartphones lumias no mundo pois nao!? 🙂

    • Nosferatu Arucard says:

      Mesmo com as vendas modestas dos Lumias, ainda nunca recuperou as perdas devido ao abandono subito da plataforma Symbian nos smartphones de topo, que e´ comparar entre 5 a 50 milhoes de smartphones por ano!
      Nao digo que esteja a afundar-se, mas a Nokia alienou uma boa quota de mercado ao mandar o sistema operativo Meego para o lixo quando ja´ estava pronto para ser comercializado. O facto e´ o N9 chegou a vender mais que muitos modelos de Lumia e s´o foi ultrapassado em numero absoluto pela serie 900 (e o n9 ja´ nao se fabrica…)

      Agora e´ pouco provavel que a Nokia crie algum modelo Android, ou alguma serie Android, visto que seria mais provavel adoptar o Replicant (um fork do Android sem as componentes da Google) ou enxertar o Replicant no Tizen (Sailfish OS) do que adoptar vis-a-vis alguma versao do Android num Nokia…

  21. Serginho M says:

    E se a Microsoft banir todos os serviços da Google, dos seus sistemas operativos! Quem saíra a perder mais? (tirando os utilizadores que não tem culpa nenhuma, claro)

  22. Serginho M says:

    Se não fosse a Microsoft, metade do pessoal que esta aqui a comentar, nunca teria um computador e sabido o que é a internet. Tenho dito: quem perde a humildade perde tudo.

    • JP (djlinux) says:

      WTF?

      Com todo o respeito… Se a tua mãe não tivesse conhecido o teu pai, tu nunca terias nascido… !?

      Quem te ler ainda pode pensar que foi a M$ que inventou a Internet ou os computadores…

    • Nosferatu Arucard says:

      Se nao fosse a Microsoft seria a IBM, a Xerox, a Apple, ou ate´ mesmo a Commodore!
      E´ um bocado limitado criar cenarios alternativos, sem conhecer a fundo os seus rivais.
      Era mais provavel actualmente nos usarmos um descendente do Commodore Amiga ou do Acorn Archimedes, se a Microsoft ou a IBM nao existissem… Mas tinhamos a Internet e um sistema operativo com interface grafica, so´ que se chamaria Amiga OS ou RISC OS, ou mesmo modernizados contendo um kernel Linux…

  23. ac says:

    Preciso encontrar onde se demonstre que a google não permitiu à m$ o acesso à API do youtube. Alguém conhece?

    • Hugo DC says:

      Não existe, nem nunca a MS disse que a API estava a ser bloqueada, deixou subentendido ao dizer que a MS (através da API disponibilizada a todos) não tinha acesso às (mesmas) features que as apps (oficiais) em android e iOS (por estas serem apps oficiais, por serem produto da marca).

      Agora, para se ver os erros de interpretação, que a MS muito espertamente tenta deixar subentendido, retira tudo o que está escrito entre parentesis a seguir a “deixou subentendido ao dizer que” e tens a afirmação de que a google não dá acesso à API.

  24. hugo says:

    Só mesmo quem nao conhece alternativas é que inda usa essa coisa horrivel de nome Microsoft

  25. z80 says:

    “and your application takes away that control”… WHAT??

    Vamos lá ver:
    – retira o LIXO que é a publicidade
    – permite DOWNLOAD (algo que devia estar disponivel no YT desde o início)
    – permite ver os vídeos em qq device

    Como é que isto RETIRA CONTROLO? DÁ CONTROLO **AOS USERS** que sao o CENTRO da plataforma. Era assim que devia ser o YT mas os MONOPOLISTAS estao sempre a cortar no que interessa e a arranjar maneiras de nos vender como gado.

    Por isso… MUITO BOA APLICACAO! Óptima iniciativa, seja microsoft ou seja dos gelados Olá, tanto me faz. Só pela confusao gerada já valeu a pena.

    Venham muitos mais anos de Microsoft, sempre vai fazendo concorrencia ao big brother google, mesmo nao sendo melhor que ele…

      • Carlos says:

        Concordo com o facto da app microsoft ser melhor e ter mais vantagens pro utilizador, isso é certo, mas:

        1º- o youtube é da google (também só o usa quem quer), logo a microsoft ou até mesmo nós users temos que seguir as regras do youtube, quer gostemos ou não.

        2º- Este tipo de publicidade negativa, que a microsoft tem usado e abusado nos ultimos meses, para atacar a google começa a saturar, faz-me lembrar a publicidade da apple á uns valentes anos: mac guy vs pc guy.

        A microsoft quer mostrar aos users, que é melhor que a google? tudo bem, façam produtos melhores e publicidade positiva acerca dos seus proprios produtos, o resto virá naturalmente. Criar ódio entre users das diversas plataformas não é benéfico para ninguem. Se a apple também ja aprendeu em rejeitar esse tipo de publicidade, esperemos que a microsoft aprenda depressa.

    • Fernando Andrade says:

      contudo retira aos USERS do YOUTUBE, os que a google ‘defende(?)’ esse controlo, se eu faço um video e não quero que esse vídeo seja visto num pais qualquer(não sei porquê é que alguém assim poderia pensar, mas…) eu como utilizador do youtube devo ter esse controlo 😉

  26. Carlos says:

    Sim, o site não está bloqueado.

    A parte curiosa é que na versão mobile do site (para onde se vai sempre no IE do Windows Phone) também não há publicidade.

    E claro, das dezenas (talvez mesmo centenas) de aplicações para o YouTube que há no Google Play e na Microsoft Store extensões para o Firefox e aplicações “desktop” Windows, também não há publicidade, e algumas, as melhores, também permitem sacar os filmes para ver offline (ver vídeos offline dá jeito num telemóvel ou num tablet, por razões que me parecem óbvias).

    Claramente o problema da Google não é nem a aplicação da Microsoft não mostrar publicidade nem permitir ver vídeos offline. O problema é ser da Microsoft.

    E revela bem o cinismo da Google, que AO MESMO TEMPO fala em acabar com guerrinhas estúpidas e promover a interoperabilidade. Fica claro que “interoperabilidade” para a Google quer dizer “nós podemos usar todos os vossos recursos gratuitamente; vocês não podem usar os nossos”.

    O resto é conversa.

  27. Roberto Carlos says:

    A Google é do pior, o Chrome browser andava a espiar todos os utilizadores e mandava informações a google…
    Eles querem tudo mas não dão nada, as aplicações deles têm sempre a finalidade de recolher nossos habitos de navegação e escolha, para empurrar banner e publicidades…
    Agora já falam em cobrarem pelo Youtube e pela propria engine de busca. Eles conseguiram um monte de utilizadores, agora vão bloquear e pedir dinheiro…
    Fogem da google… há muitas alternativas (duckduckgo.com e etc…)
    Fiquem bem e quando a esmola é muita o santo desconfia!

    • Joao says:

      Sabes que é pior que isso?
      Pagares pelos mesmos serviços e seres espiado na mesma pela MS.. Ou achas que eles sao santos? Sao tao santos que a nao ser que tu desactives (num menu muito bem escondido) envias “informaçoes anonimas” dos programas que instalas e da maneira que usas o teu computador para a MS… E no entanto pagas e bem pelo SO, usando depois a MS os teus dados e os teus habitos para ganhar €€€… E ainda falas da Google? Pelo menos eles admitem, informam e nao cobram por isso. Na MS escondem, mentem, enganam e cobram bem por isso…
      Por isso da tua ideia so se pode tirar uma conclusao…
      Pagar para ser espiado tudo bem, agora ser espiado mas utilizando os serviços de borla é que ja nao…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.