PplWare Mobile

Google não vai desenvolver aplicações para o Windows 8

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Nuno Gonçalves says:

    E acho muito bem, a meu ver o Windows 8 não tem futuro nenhum!

    • fornost says:

      concordo, e é bom o google não estimular o uso desse OS também.. nem a versão desk … não gostei nada dos “aplicativos” que testei até agora… a exemplo da comparação do desktop x aplicativo do skype

    • Scheldon says:

      Curioso que é só o Windows com a aceitação mais rápida da história.
      Procurem se informar antes de falar, evita situações constrangedores como a que vocês estão a passar 😉

      • Daniel says:

        Desculpa? Um mês após o lançamento tem menos usage share que o Windows 7 no mesmo período de tempo (tem pouco mais de 1/4 da usage share do windows 7 no mesmo período de tempo de lançamento, e isto a contar com as cópias ilegais e com as “legalizadas” via instalação do pack do media center e respectiva licença), e dizes que é o Windows com a aceitação mais rápida? Oh credo, queres ver que Steve Jobs faleceu e deixou o distortion field em Redmond?

    • Diogo says:

      Não compreendo a vossa situação. Acho que o Windows 8, a meu ver, é um bom sistema operativo. Posso não perceber muito de computadores, mas o meu ficou 3x mais rápido com o Windows 8. Gosto também do novo design que implementaram que faz com que os clientes do Win8 se sintam no séc. XXI como já deviam estar. Os outros sistemas evoluiram de tal forma que o Windows precisou desta mudança. Quem não gosta da interface Metro também não percebo o motivo. É algo que faz com que pessoas que não percebam tanto de computadores possam sentir-se “em casa”. Digo isto porque a minha avó, entrou no meu computador, criou uma conta, viu o mail, notícias, receitas, etc sem sair da interface Metro. Acho que foi um passo em frente para a Microsoft. Todos os meus aplicativos que funcionavam no Win7, funcionam no Win8 e sinto-me bem com isso. Não gosto que as pessoas tenham de estar sempre contra aquilo que é novo. Pode ser novo mas também bom. Tentem abrir as vossas mentes em relação a isso. É UM SISTEMA TÃO OU MELHOR QUE O WIN7. PORQUE NÃO PODE TER UM FUTURO?

  2. Carlos says:

    Não demora muito ate reverem essa situação, interessante que há serviços que já têm apps windows 8 e nunca tiveram para as outras plataformas e daria imenso jeito.

  3. Serginho M says:

    A Google esta a ficar incomodada, com o rápido crescimento do ecossistema Microsoft. Isso é um facto e, como são concorrentes, à que atrasar o crescimento do adversário. Eu tenho um Windows Phone (Lumia 800) e, sinceramente, já não preciso de nenhum dos serviços da Google (Excepto o motor de busca) por enquanto! Com os Mapas da Nokia, Outlook, Skydrive e por ai adiante, cada vez começo a sentir menos falta, dos serviços da Google. Com essa tomada de posição, só tem a perder.

    • Aquila Cunha Freitas says:

      100% de acordo!

    • Fábio Marques says:

      True, muitos dos novos utilizadores do Outlook.com são antigos utilizadores Gmail. Na minha opinião a Google é a Microsoft de há 10 anos atrás, a fazer de tudo para manter a sua posição.

      • Serginho M says:

        Eu sou um desses utilizadores! Sempre usei o Gmail, com a renovada interface do “Live” para o Outlook, tudo ficou mais funcional, quer ao nível do email, quer ao nível da gestão dos contactos. Neste momento só uso o google (motor de busca no PC), no meu Lumia já uso o Bing. Neste momento, não estou dependente de nenhum serviço da Google. A Google, com estas medidas, só se esta a espetar…

        • Fábio Marques says:

          Infelizmente o Bing continua beta aqui, pois o facto de pesquisar nas redes sociais é interessante (Apesar de não ter Facebook).
          O Bing já me surpreendeu com certas pesquisas que não encontrava o que queria no Google e encontrava no Bing. É claro que quando não aparece no Bing aparece no Google. Portanto não prefiro nem um nem outro, são os dois bons.

        • Fábio Marques says:

          Já o Facebook é outro que começa a saturar daqui a uns tempos. Para o ano estão para implementar videos publicitários que começam a dar automaticamente (sem som, claro). Se és uma pessoa que gosta de alcool, recebes videos da Bacardi, se gostas de carros, videos da BMW.

          Para além de estar para comprar um dos serviços da Bing para ter uma plataforma tipo AdSense.

      • Alexandre Amaral says:

        Eu também sou um desses utilizadores, a Google está a sentir-se apertada com o potencial que o ecossistema Windows poderá ter. Prova disso é a exclusão do protocolo exchange no gmail.

        • Fábio Marques says:

          Sim, dizer que é por causa do dinheiro que pagava a Microsoft pelo EAS é treta, se assim fosse tinha feito um comunicado antes.

          É claro que a Microsoft aqui tem culpa e não a Google, pois devia desde inicio suportar a alternativa.

          • Alexandre Amaral says:

            A verdade é que não existe uma alternativa tão boa ao exchange multiplataforma, o push-imap é uma não alternativa (funciona mal). Conclusão quem fica a perder é os utilizadores, a boa noticia (ao contrario de anos anteriores) e que já existem alternativas de qualidade.

    • Carlos Carvalho says:

      Boa tarde ,

      Penso ser uma atitude lamentável por parte de uma empresa que tem de pensar global e não no seu quintal , por muito que goste dos produtos Google e gosto de facto , a minha critica a esta tomada de posição é muito clara .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    • Miguel Ângelo says:

      Exactamente. Esta Posição da Google tem que ver com os interesses da empresa, enquanto concorrente da Microsoft, de criar um sistema operativo capaz de concorrer com o Windows 8 (tirando-lhe mercado e prestígio), ao contrário do que o director da google argumenta: ” A razão para esta tomada de posição prende-se com a falta de interesse dos seus clientes nestas plataformas”. Estes líderes sobrepões os Lucros ao Bem comum. Tenho dito!

  4. João Tavares says:

    Ainda bem que não vai! Windows mobile sucks!

  5. Emanuel Alves says:

    Quando o Windows 8 começar a ganhar mercado – e quando isso se tornar visível nas estatísticas online – a Google irá, certamente, mudar de posição. É certo 🙂

  6. Também acho que não vai demorar muito a mudar de posição, até porque as mesmas soluções da microsoft não são piores, como aconteceu no passado. O bing não é mau, o skydrive está ao nível do Google Drive e por exemplo ainda esta semana, pela primeira vez dei por mim a associar domínios ao outlook e não ao Google Apps como fiz durante anos. Outra desvantagem que vejo é que a google não está a dar grande importância ao conceito de “ecosistema”, ou seja existe muita gente com uma maquina a correr Windows, com uma conta Gmail, ou Google Drive, que mais dia menos dia, compra um dispositivo com WP8 ou W8 RT e não vai conseguir usar esses mesmos serviços em todos os dispositivos. Se no caso do mail o mesmo não será problema, no caso do drive ou mesmo maps, não vai haver grande alternativa a render-se ao que vem nativo nesses mesmos sistemas…

    • Daniel says:

      Não digas isso… nem mesmo a empresa mais fechada e protectora do seu ecosistema (a Apple) atreve-se a fechar-se ao Google.
      A MS não tem nem por sombras o ecosistema que a Apple tem, fechar-se seria suicídio.

      Para WP8 ou W8 RT há sempre a versão web do google drive ou google maps, é criar um atalho e pronto (só não tem sync no drive, isso sim é chato). Para gmail qualquer client email serve (é só activar pop3).

      De resto, se é errado da parte da Google? Eu sinceramente não creio. A Google matou diversos projectos próprios por não terem interesse e os números actualmente mostram que há muito pouco interesse no WP (7/7.5/8) e Windows 8 em geral (anedóticamente, uns jornalistas afectos a uns media associados aos news da yahoo estiveram numa loja microsoft o dia todo para entrevistarem a primeira pessoa que comprasse um surface na black friday e sairam de lá ao final do dia sem que um único surface fosse vendido…. na black friday!!!).

      E ecosistema… ecosistema é o que a Google tem, é o que a Apple tem, era o que a RIM tinha, não é o que a MS tem. Com uma share de mercado móvel de 3.5 no final de Q3, não se pode comparar ao ecosistema do google que tem serviços no android e no iOS, que essas pessoas depois têm um Mac ou PC e têm também acesso às apps lá (quer apps “nativas” quer via web). Serviços? Youtube, blogger, search, news, picasa, maps, mail… E estes serviços estão cada vez mais integrados entre si (um real ecosistema, a par com a Apple com o dele, de novo reitero: a MS não tem ecosistema algum, quando visto em comparação, excepto no enterprise – mas é mais tie-in – em que para tudo tem que se usar produtos MS caso se queira ter sharepoit ou exchange… SO Windows Server, MS SQL Server, etc etc etc, é o único ecosistema e é fragmentado, só o identifico como ecosistema pois é o que mais parecido a MS tem de um).

      • Acho que estás a fazer confusão com aquilo que disse. Falar da cota de mercado de android e esquecer a cota de mercado de PCs? É ai que as pessoas sentem as reais necessidades, que optam por Gmail, ou Hotmail, por Google Drive ou Skydrive e não por terem comprado um android de 100€ em que possivelmente vão usar apenas para fazer chamadas…
        A proposito, comparar “Youtube, blogger, search, news, picasa, maps, mail” aquilo que se tem no iCloud por exemplo, sinceramente não podemos estar a falar da mesma coisa. Ecosistema para mim vai muito para além disso e o ecosistema que falas do Google neste momento funciona bem num tablet e num smartphone, mas não será tão transversal como a solução da apple ou da microsoft neste momento…

      • Serginho M says:

        Ecossistema?! Produtividade: sistema operativo para desktop, sistema operativo para tablet e smartphone. Outlook, Skydrive, Bing, Bing maps, X-Box, web browser, Office, Cliente de email, Skype, Antivirus, etc… Qual é afinal o mais completo ecossistema? Sabes do que estas a falar? Provavelmente não… 🙂

        • Daniel says:

          Sei pois, e tu desde exemplos de aplicações isoladas que em muito pouco se interligam para criar um ecosistema. Um aquário com pedras, àgua e umas plantinhas não faz um ecosistema. O facto de passares de um para o outro seemlessly (é a palavra chave) faz um ecosistema. Demasiado fechado e restritivo é o que se chama hoje em dia de “walled garden”, mas não deixa de ser um ecosistema. Diz-me, de onde tens passagem de contexto entre essas aplicações isoladamente? Tens no Outlook com exchange e lync/communicator, mas não tens no resto (e isto só em empresarial e se TU tiveres os serviços de backend instalados, o que não é para o comum utilizador, mas é tal como eu disse antes só em empresarial é que a MS tem algo que se assemelhe a ecosistema mas só se o cliente instalar tudo).

  7. Marcos Fagundes says:

    É assim que a google vai dar mais hipótese para o bing melhorar, acho mal por parte da google!

    • Daniel says:

      Não sei se a Bing melhorará muito… Uma coisa que a Google sempre fez bem e agora está a atacar essa vertente ainda mais é a interligação entre serviços. Exemplos disso é a indexação, categorização e search no gmail, coisa que levaram do que haviam aprendido no google (search) e aplicaram ao gmail. Ou o picasa e o google maps ou o google maps e search, ou search e news, e por aí em diante. É o criar sinergias e integrar os serviços, coisa que o Bing não pode dizer que tem. Pegando num exemplo simples que resume bem as sinergias que a google obtem dos seus serviços e a MS não: google now. É algo básico e funciona perfeitamente.

      Eu bem que gostaria de acreditar que o bing melhoraria de um momento para o outro e colocaria a google a pensar duas vezes, sempre promoveria concorrência e ambos teriam de melhorar, o problema é que o bing é um sangramento para a MS e duvido muito que se ponham a investir muito mais do que já fazem.

  8. Gerardo says:

    Nem faz sentido fazer. “A Google” funciona via browser e é assim o futuro. As apps são uma coisa transitória enq

    • Gerardo says:

      enquanto os browsers não têm capacidade para correr certas coisas. É como quando inventam uma nova memória e durante algum tempo existem board’s a suportar 2 tipos (o antigo e o novo). A apps são passado, o browser o futuro…

      • Alexandre Amaral says:

        Eu como programador Web concordo em parte com o teu comentário, acho realmente que a base aplicacional vai estar toda assente na Web, o que vai divergir realmente é a interface para o utilizador. Ou seja, vai variar entre uma aplicação para telemóvel, uma aplicação Metro até a um Website dito banal.
        Existe espaço para isto tudo, por isso é que nos dias de hoje é que vemos cada vez mais aplicações multi-plataforma…a facilidade no desenvolvimento é muito maior face à decada de 90 por exemplo, basta ter uma base estável na Cloud para permitir tudo isto.

        • Daniel says:

          Vocês estão a esquecer-se que a Google e uns quantos outros efectivamente inventaram o conceito de cloud como o conhecemos e usamos hoje. Esquecem-se também que a Google já leva um par de anos à frente de qualquer competidor que desenvolva soluções para/em cloud, inclusivé um SO. E esquecem-se também que por via de aprender com os erros já nem sequer as apps google para os chromebooks são totalmente cloud, permitem gravar cópias locais da informação necessária para continuar a trabalhar/jogar/coçar a pevide offline (porque nem sempre é possivel estar online). Mas não é só as apps para chromebook: google docs; google maps (descarregar os mapas para usar em offline) e uma panóplia de cloud apps que passaram a ter também modo offline. E isso pura e simplesmente mata o conceito de “always on” até ao dia que seja possivel estar 24/7 online seemlessly (o que não o é ainda possível, e quando não é lá se vai a possibilidade de ter o que quer que seja assente na web pois não se consegue aceder).

          • Gerardo says:

            Mas o facto de as aplicações permitirem modo offline não invalida o meu ponto de vista. A Google só desenvolver uma app para Windows, o Chrome. Tudo o resto será suportado pelo Chrome. Até o acesso remoto ás máquinas é feito no Chrome. A google têm uma visão muito clara do que quer e do caminho que tem seguido. Tudo o que desenvolvem fora do Chrome são soluções temporárias enquanto não é possível migrar para o Chrome.

            Passa na página da Wikipédia “List of Google products” e vê as “desktop aplications”, é ridículo de tão pouco e interessante. A mais usada o Google earth, é uma questão de tempo e tecnologia até ser descontinuada e migrar para o browser.

      • Pedro says:

        Estás a falar das apps que foram inventadas em 2008 e dos browsers que existem há 20 anos? Não percebi lol

      • Fábio Marques says:

        Tens muita razão em parte no que dizes, mas continua a ser mau para a Google o que tem feito ultimamente em relação à Microsoft (É bem feito para a Microsoft pois fez muito parecido em relação aos dispositivos Android). O futuro, possivelmente, será isso, mas não é agora, será daqui a 10 anos talvez.

    • Pedro Raposo says:

      Por isso é que o Facebook, está a reprogramar as aplicações em html5 para nativas nas varias plataforma, “não é?”, android , ios.

  9. Paulo Bastos says:

    Gostava era que saísse o Windows 7 SP2.

  10. xPTO says:

    Não deixa de ser curioso a Google vir com esta conversa precisamente na altura em que o ecossistema da Microsoft está a ganhar tracção.

    O Windows 8 é provavelmente o melhor OS que a MS fez e o Windows Phone é sem dúvida o futuro dos smartphones.

    Nota-se aqui algum receio por parte da Google e nada melhor que tentar atirar areia para a engrenagem com declarações deste estilo.

    A verdade é que desde que tenho o Win 8 e um HTC 8X com o WP8, nunca mais precisei de usar google contacts, gmail, greader, gdrive ou outro “G” qualquer.

    Enfim, os cães ladram….

    • Serginho M says:

      Plenamente de acordo! Tenho um Lumia 800 e Windows 8 e, neste momento, não sinto nenhuma falta dos serviços da Google. Outlook, Bing maps, bing, skydrive, Office e por ai adiante, satisfazem muito bem as minhas necessidades.

    • Daniel says:

      Explica lá essa de “ganhar tracção”. Ora bem, o Windows Phone não é de agora, já vem desde o WP7, passando pelo 7.5 (Mango) e agora o 8. Da última vez que vi não estava famoso. E agora o Windows 8 tem uma app store também, o que é maravilhoso pois uma store com a “tracção” das cópia que alegadamente venderam só tiveram uma milestone (miserável) para apresentar ao fim de um mês: 25 mil doláres de facturação em algumas apps (só são necessárias 5000 compras de uma app de 5 dolares para chegar a esse valor, é completamente descabido não se conseguir mais com o volume que diziam ter de licenças, mais curioso ainda foi dizerem que eram licenças vendidas e não licenças activadas, pois aí não podiam contar as licenças que enviaram para as OEM nos meses que antecederam o lançamento do windows 8 e que ainda estão por activar).

      E receio por parte do Google em relação à MS? Sério? Que medo há a ter de uma empresa que faz uma parceria com outra (a Nokia), que garante “exclusivos” e depois aparece ao lado do lançamento de phones da HTC, com quem não tem parceria oficial (e garantidamente não tem como tem com a Nokia) e a oferecer exclusivos de igual forma? Desespero é tanto que já pisca os olhos a todos quando viu o barco Nokia/WP a afundar. No final deste mais de um ano da aposta no WP a MS tem menos share que uma defunta RIM ficando com cerca de 3.5% de market share… e o único share que tem ganho é à custa da RIM aparentemente.

      Mas parabéns por nunca mais teres necessidade de usar os produtos da google, mas devo-te dizer que aparentemente estás num grupo muitíssmo restrito e reservado de pessoas, a julgar pelos números.

      E com tudo isto, eu diria que os cães que ladram habitam os arredores de Redmond.

      • xPTO says:

        Tu és óbviamente anti-microsoft mas bates à porta errada, o fanatismo aqui não colhe. Deixei de usar Microsoft quando entendi que não me satisfazia e passei para a Apple.

        Deixei agora de usar Apple porque acho que o ecossistema da Microsoft é superior.

        Quanto à Google, uso todos os serviços há anos mas se não se enquadrar naquilo que pretendo utilizar, que é o ecossistema da Microsoft, para mim é simples. No problem. Volto a repetir:

        “A verdade é que desde que tenho o Win 8 e um HTC 8X com o WP8, nunca mais precisei de usar google contacts, gmail, greader, gdrive ou outro “G” qualquer.”

        E o resto, como referi, é apenas o ruído de fundo dos cães a ladrar enquanto a caravana passa.

        • Daniel says:

          Anti-microsoft? Não, sou mais pro-veracidade. Para que saibas o quão anti-microsoft sou: trabalho em IT e muitas das ferramentas que uso são microsoft, em que desenvolvemos bastantes coisas assentes em tecnologia microsoft e somos partners microsoft. Hás-de procurar um post meu em que digo abertamente que mesmo existindo alternativas não troco os produtos microsoft que uso pois satisfazem-me as necessidades como nenhum outro (não que não use outras coisas: embora não tenha pc algum com linux há anos, tenho uma xbox e uma ps3 com linux, tenho um iphone e um telemovel android – os únicos WP que mexo são da empresa para desenvolvimento e testes – e tenho um macbook “arrumado para dias de chuva”, fora isso tenho o meu desktop com win7, ditto para o laptop de trabalho).
          O facto de ignorares esse post e decidires que sou “anti” o que quer que seja somente para tentares tirar valor aos argumentos só prova uma coisa: argumentos que tu pudesses ter caíram por terra e a única coisa que sobra são argumentos ad hominem. Com isso dou por encerrado a resposta ao teu comentário pois nada de útil trará depois de apontado isto.

  11. Se repararmos bem, actualmente a Google já não desenvolve grande quantidade de aplicativos para Windows. Tirando o Google Drive, por motivos óbvios, existe pouca ou nenhuma necessidade de aplicações nativas pois a grande maioria é web based e com a evolução do HTML 5 e CSS 3 pouco mais conseguiriam optando por aplicações locais.
    Os dispositivos mobile, devido a limitações de performance e tráfego de rede, ainda necessitam de uma adopção mais nativa.

    Para mim, desde que o Google Drive continue a funcionar no Windows 8,estarei completamente descansado. É claro que uma integração nativa do Gmail, Google+, Pesquisa, Maps, etc será sempre bem vinda, mas acho mesmo que a grande intenção da Google é que cada vez mais se utilize o Chrome como base de integração dos seus serviços. Afinal de contas, é fundamental começar a “educar” os utilizadores para o seu sistema cloud (Chromium)

    • Fábio Marques says:

      Talvez, mas visto que no Windows 8 tens Bing, Bing Maps, Mail, People, Calendario que irá deixar de suportar os contactos e calendário da Google se a Microsoft não resolver o problema do AES brevemente, etc… A Google só está a deixar os serviços da Microsoft ganharem tracção, e uma vez que comecem, os utilizadores talvez pensem que secalhar não precisam mais do Google quando o Bing, ou wtv faz o mesmo.

    • JJ says:

      Concordo. Se todas os serviços Google são via web… os mesmos continuam disponiveis em qualquer dispositivo.

      Depois, dizerem que não vão fazer apps para o Windows 8, é um pouco exagerado alem de são enganarem quem não tem Windows 8… Isto porque eles já fizeram a principal aplicação deles para Windows 8… o Google Chrome.

      O Google Chrome, funcionam tanto de forma desktop como de forma app Win8. Sendo o Chrome uma app Win8, todos os seus serviços irão funcionar correctamente dessa forma.

      Logicamente que este posição, não ira facilitar a utilização dos seus serviços para no Win8, sendo isso possível. E poderá fazer com que alguns utilizadores, comecem a utilizar os produtos Microsoft.

      De qualquer das formas, essa posição vai se alterar, assim que todos os PC’s vendidos vierem com Windows 8 e quando houver mais ofertas no mercado do Windows Phone 8 (pois os equipamentos existentes Nokia/Samsung/HTC, apesar de já estarem disponíveis ainda estão pouco “espalhados” no mercado internacional, incluindo USA). Temos que ver de que de certa forma o Windows 8, ainda esta numa fase de lançamento. Por isso, quando estiver verdadeiramente implantado, as apps Google vão começar a surgir naturalmente.

      A Google, não precisa de recorrer a estatísticas externas para saber quando tem de começar a fazer as apps. Ela saberá que quando tiver um determinado numero de utilizadores a fazerem pesquisas no Google pelo o Win8 e a utilizarem o Chrome no Win8, que chegou a hora de fazer as apps. O que acredito que irá acontecer dentro de 6 meses a 1 ano.

  12. Romeu says:

    Talvez seja uma das razões para eu deixar os serviços google…

  13. Daniel says:

    “We have no plans to build out Windows apps. We are very careful about where we invest and will go where the users are but they are not on Windows Phone or Windows 8.”

    Mas que burn!!!

    Esta foi a merecida resposta que o Steve Ballmer já vinha a merecer desde uns quantos eventos para cá em que andava a gozar com a Google e Android.

    E Romeu, explica lá porquê? As aplicações “legacy” de desktop que funcionam perfeitamente não servem? Não é o argumento que quem defende o Windows 8 usa, de que ainda existe o desktop e podem sempre colocar o atalho e arrancar? Aparentemente os concelhos que “servem para os outros” já não são tão saborosos quando os temos de seguir, certo? Mais um argumento desmanchado, a ironia foi um user de windows 8 a faze-lo inadvertidamente.

    • Carlos says:

      Desculpa, estás a falar de quais aplicações desktop da Google?

      O Google Talk já foi para o maneta há que tempos, o Google Desktop Search desde o Vista que se tornou inútil (e sinceramente nem sei se ainda existe e estou com preguiça de ir ver).

      Quais outras existem ou existiram?

      • Daniel says:

        Google talk tens na gmail e google+, e se quiseres instalas o client do google voice (que é basicamente o client do gtalk) ou então o pidgin ou qualquer outro client que suporte jabber/XMPP.

        Google Desktop search já foi descontinuado há bastante, não vejo qual o motivo para só sentires falta dele agora com o Windows 8 pois garantidamente já não o usavas no 7.

        Quais outras existem então? Picasa, Google Drive, Google Earth, Chrome, as mesmas que tinhas até agora.

      • Carlos Carvalho says:

        Carlos ,

        O Google talk foi para o maneta , OMG .

        Carlos Carvalho

    • Romeu says:

      Explicação
      Primeiro a Google anda a armar-se em toda poderosa monopolista
      Depois a microsoft anda a tentar integrar o máximo de serviços dos outros

      E deixa que te diga, já usei android durante 2 anos e recentemente mudei para wp7 e estou muito satisfeito com a integração de serviços.
      Também tenho um tablet android o transformer à mais de um ano… Fartei-me daquele lag. Sim sei que está melhor, mas também ando a usar w8 e estou a gostar.

      Apenas estou a ver repetir a picardia entre empresas tak como aconteceu entre o fb e a google e quem perde somos nós os utilizadores.

      Não sou fan boy de nenhuma empresa.

      • JP (djlinux) says:

        “Primeiro a Google anda a armar-se em toda poderosa monopolista”

        E a M$ é o que? ( Lol )

        • JJ says:

          A M$ já sabemos que o é… a Google até a data, não tem tido essa politica de mercado.

          Se isso mudar (que para já acho que não seja o caso), e adoptar a mesma politica utilizada pela Microsoft ou Appel, vai perder alguma credibilidade perante muitos utilizadores, porque muitos se identificam com a forma de actuação da Google…

      • Daniel says:

        Eu também não sou fanboy de nenhuma empresa, até te digo mais muito trabalho eu com a MS e com produtos MS e do qual digo abertamente que não prescindo pois mesmo que digam que há alternativas esses produtos servem as minhas necessidades como nenhum outro.
        Agora se há coisa que gosto também é honestidade e factos que não sejam deturpados, e os factos são: está disponível as mesmas aplicações da google para windows 8 tal como está para windows 7, são as mesmas.
        Facto: o lançamento do windows 8 ficou aquem do lançamento do windows 7, em que no mesmo período de tempo o windows 8 conseguiu pouco mais de 1/4 de usage share comparativamente.
        Facto: o UX do modern está quebrado e exemplo disso é não existir uma standardização da colocação do botão “back”, mas não se fica por aí.
        Facto: o market share em mobile do windows phone no Q3 era de sensívelmente 3.5%, muito abaixo sequer da defunta RIM (caso para dizer que nem a mortos batem).
        Facto: o próprio Steve Ballmer depois de toda a verborreia que vinha dizer da venda dos surface (selling like hot cakes) já se redimiu e disse publicamente que afinal as vendas estavam abaixo do esperado, que as vendas eram “modestas”.
        Facto: steve Ballmer por diversas vezes tem atacado a Google e Android em eventos ou entrevistas, sem ter sido provocado, talvez na esperança de conseguir fazer subir a percepção do consumidor (através dos media) de que estará ao mesmo nível que a Apple ou Google/Android (e Apple não dá jeito atacar porque é conhecida pela ferocidade, enquanto que o Google já se sabe o tempo que levou a tomar a decisão de começar a defender o Android nos tribunais e a contra-atacar).

        E de novo digo que fico contente que gostes da experiência com o WP, se todos gostassemos de azul o mundo seria muito chato mas tal como também disse antes não aches que só porque estás satisfeito então a nova “cor” que escolheste para preferida serve a todos, os números dizem que não tem agradado ou chamado à atenção de quase ninguém. A ver vamos no futuro.

        • Romeu says:

          Não pretendia dizer que servia a todos, nada disso pq também gosto de usar Android!
          Há lugar para todos…
          Já agora o windows 8 não teve tanto sucesso como o 7 porque o 7 é um sistema operativo excelente ao contrário do vista. O W8 não é mais que o 7 optimizado para touch com cara lavada. o W8 vai lá com o tempo, produtividade + Touch(Tablet) não existe melhor para isso.

          Quanto à atitude Monopolista da google, há uns anos mudei-me dos serviços Microsoft para a google, achava que a atitude da MS era arrogante… estou a ver a coisa mudar no mau sentido para a google.

          • Daniel says:

            Eu proponho-te só esta experiência: tenta trabalhar com o Windows 8, mas com um monitor touch (o mais fácil é um portátil). Se a utilização for intensiva em que tenhas de deslocar o focus de um lado para o outro do ecrã (selecionar, iniciar acções) rápidamente desistes do touch. Eu fui uma das cobaias do tech support para testar a viabilidade do Windows 8 na empresa (que a resolução foi “No Go”) e ao fim e uma semana desisti porque no início ficava com dores no braço de andar a mexer de um lado para o outro do ecrã e ficar sem posição, depois era o pescoço quando finalmente arranjei posição para o braço, mas ficava mal posicionado da coluna e pescoço. Acabando por voltar ao velhinho combo rato/teclado o Windows 8 simplesmente morre. A interferencia do modern e a falta de alternativas ao desktop antigo tal como era é aberrante para trabalho (mesmo com 3rd party apps). A única solução para o touch era trabalhar o dia inteiro em pé numa secretária alta, o que é impossível. E isto foi a minha experiência e a julgar pelas conclusões do tech support foi basicamente o feedback dado pela maioria das “cobaias”. Por isso esquece “produtividade” mas tens razão na parte de touch (esqueceram-se foi de coisas básicas de UX como standardização de acções comuns transversal ao modern ui).

  14. Arur Lavinha says:

    Essa faz lembrar a antiga guerra entre o ASP.NET e PHP…
    ASP.NET já é língua morta.

    Por vezes levo meses a construir qualquer coisa para a web,normalmente funciona bem em todo o lado, no chrome, no firefox, no opera, no safari ….excepto no Internet Explorer.

    Já tenho passado semanas a programar exclusivamente para a Microsoft por capricho da mesma.

    Por outro lado, não podemos tirar o mérito à Google porque ao contrário da Microsoft a Google partilha gratuitamente conhecimento e fomenta comunidades de trabalho que desenvolvem a Internet como por exemplo o caso do Android.

    De tudo o que li, tenho de destacar este comentário
    “Nem faz sentido fazer. “A Google” funciona via browser e é assim o futuro. As apps são uma coisa transitória enq”

    É isso mesmo, o objectivo é fazer tudo pelo browser, seja por ajax ou doutra forma qualquer.

    Eu estou a criar um sistema de geolocalização por HTML5 + Ajax evitando a necessidade de APP.
    Como a Google me dá excelente tecnologia de mapas (Google maps v3) e como a Microsoft não lida bem com CSS3, cada um tire as suas conclusões….

    • JJ says:

      Realmente, se pensarmos bem a necessidade de aplicações para sistema desktop, acaba por não ser muito grande.

      Alias, a loja de apps do Windows8, nunca irá ter o mesmo impacto do que da Appel e do Android. Principalmente porque não é preciso a loja para instalar-se um programa, como acontece nas outras plataformas (quase “obrigatoriamente”).

      Por isso, não vejo realmente esta atitude, nada de grave, alem de acreditar que mais cedo ou mais tarde, vão mudar de atitude.

      E digo isto, sendo utilizador de produtos Microsoft e produtos Google. São sou utilizador exclusivo de um serviço de uma única empresa, por norma tento usar um pouco de todos, pois todos tem as suas vantagens.

    • Alexandre Amaral says:

      O ASP.NET não é língua morta, ainda existe muito Software a ser desenvolvido nesta linguagem por incrível que te pareça. E já nem falo em ASP MVC que é predominante em Software empresarial Web, parece-me que estás um bocado desfasado da realidade, não me leves a mal.

      Gosto bastante de PHP e ASP.NET /MVC no geral, acho é que o mercado tratou de traçar objectivos diferentes para estas duas linguagens, para mim são ambos óptimos.

      Quanto a ultima frase não posso concordar em nada, onde é que um site vai substituir uma aplicação para o Iphone por exemplo? São raras as situações onde tens a mesma usabilidade.

      • JJ says:

        Isso é verdade, as aplicações não substituem o software “normal”. Pelo o menos actualmente, e certamente durante os próximos anos.

        A situação pode vir a mudar, mas de momento, estar a estabelecer uma estratégia comercial nesse sentido, não é lá muito bom. Principalmente para algumas empresas que desenvolvem software para trabalhos específicos e/ou complexos (ex.: Adobe ou Corel).

    • ASP.NET morto? Peço desculpa por dizê-lo assim, mas acho que não sabes minimamente do que falas…
      Para além de qualquer empresa neste pais ter, pelo menos, uma aplicação Web desenvolvida em ASP.NET, ainda são poucas as tecnologias que conseguem oferecer a mesma dinâmica e potencialidade da framework MVC, sem a necessidade de adoptar um aglomerado de frameworks.
      Se tivesses dito se continua a existir justificação para preferir um ASP.NET MVC a um PHP, Ruby, JSP, etc, ainda era como o outro e, excepto em raras excepções, certamente que concordaria contigo. Agora dizeres que está morto? Por favor…

      Em relação ao IE, só posso concordar. Sei bem o que isso é, tal como qualquer Web Developer. A falta de um suporte para os standards é irrisório mas, felizmente, a Microsoft aplicou-se no IE 10 para os tentar implementar ao máximo. Infelizmente legacy code será sempre um bicho de sete cabeças e com o qual teremos de coabitar durante muito tempo, principalmente enquanto existir muita gente por esse mundo que continua a defender a compatibilização com IE 6…

      Apesar de também concordar com o teu comentário sobre a Google, o facto é que não estás a ver a situação em toda a globalidade. Enquanto a Google é uma empresa que se dedica a criar produtos para obtenção de lucro num curto espaço de tempo (2 anos no máximo, isto dito pelo próprio Lary) a Microsoft é, e muito provavelmente continuará a ser, uma empresa extremamente académica e de investigação a todos os níveis e que faz apostas para lucros a longo prazo (dito tanto pelo Bill como pelo Ballmer). O apoio que dão a universidades em todo o mundo, bem como os avanços que têm vindo a fazer nas mais diversas áreas é fantástico. Sabias que o Kinetic não passou de um conjunto de projectos universitários, dispersos pelo mundo, onde eles próprios não tinham a certeza se alguma vez os conseguiriam comercializar? Sabias as evoluções que têm feito relacionadas com aprendizagem artificial e que tem sido largamente utilizado nos seus Analysis Services? Ou o facto de quererem vir a permitir que se programe DNA para o desenvolvimento de microorganismos especializados naquilo que desejares (programas o DNA num qualquer computador e posteriormente envias para “compilação” num laboratório desenvolvido para o efeito que te criará os microorganismos)?

      Dizer que a Microsoft tem defeitos não é mentira nenhuma, e eu sou um dos que primeiro aponta o dedo a vários dos seus podres, mas dizer que a mesma não incentiva à evolução tecnológica é uma completa mentira. Não incentiva mais ou menos que uma Google, apenas o faz de forma diferente.

    • David says:

      ASP.NET língua morta? O .NET em ambiente web representa 25% do total e o PHP 32%…

    • Pedro says:

      ASP.NET lingua morta? Em que planeta?
      Depende do enquadramento empresarial, áreas de negócio, utilizadores, dimensão das empresas…mas áreas da banca, seguros, indústria de sectores automóvel (fábricas/representantes/concessionários)…são só alguns exemplos que continuam a apostar em novas aplicações na “linguagem morta”.

  15. coiso says:

    A google agora é governada por burocratas que se não mudarem enterram aquilo em pouco tempo.

  16. RC says:

    É simples: eu uso o chrome desde sempre. Agora com o windows 8 voltei novamente ao IE porque não existe app do chrome. Posso dizer que a plataforma do IE está excelente e funcional. Potencialmente muitos utilizadores irão fazer o mesmo que eu e neste caso quem perde terreno será o chrome. Julgo que esta atitude da google não é mais que uma manobra de diversão; eles sabem que não têm alternativa.
    O skydrive já uso há muito tempo; está excelente
    O outlook,alternativa ao hotmail, foi a medida acertada
    o Skype, uma aquisição visionária.
    Infelizmente só tenho uma opinião negativa sobre o windows phone 8 que julgo ser muito limitado( demasiado limitado). Espero que sejam lançadas apps que resolvam os problemas que identifiquei, caso contrário sou da opinião de que o WP8 está muito aquém do velhote symbian.

    • JJ says:

      Peço desculpa, mas se instalar o Google Chrome para o Windows 8, ele funciona em modo app ou em modo desktop, o utilizador é que escolhe!

      • RC says:

        Em modo app passa para o ambiente de trabalho

        • JJ says:

          Quando abrires o Chrome, no botão “Personalizar e controlar”… irá existir uma opção que diz mais o menos isto: reiniciar em modo aplicação (não tenho a certeza das palavras certas, mas é algo neste tom). Depois, ele ira abrir o Chrome em forma de app.

          Tens de ter instalada a versão para o Windows 8, que por norma quando foste instalar ele automaticamente instalou essa versão.

          • RC says:

            Uma das primeiras aplicações que instalei foi o chrome. Depois de instalado verifiquei que passava para o ambiente de trabalho. Fiquei desiludido.
            Agradeço a dica.Desta forma posso continuar a usar o meu browser preferido adaptado ao W8.

  17. Dna says:

    Ridículas estas últimas opções da google, começam a entrar por um caminho que qq dia não tem volta.

    • JJ says:

      É verdade… Apesar de “todo o mundo” falar mal da Microsoft, pelas mais variadas questões. Até hoje as empresas que tomam medidas para que os seus produtos não sejam integrados no Windows, mais cedo ao mais tarde começam a perder e muito…

      Depois venham dizer, que a Microsoft é líder de mercado, que tem de implementar medidas para dar alternativas a quem instala o Windows, etc… etc… etc…

      Eu gosto dos serviços Google… esta posição da parte deles, não me vai afectar grande coisa… mas realmente estão a entrar num caminho que acho não ser o melhor.

      Acho que eles, deviam manter a postura “neutra” que tinham vindo a ter entre Microsoft e Appel… mas por causa do Android, estão a começar a pender um pouco para a Appel, para que questões de guerras de patentes ficarem mais facilitadas.

      A Microsoft… vai sempre mantendo a sua linha de abordagem de mercado, apesar de atacar os concorrentes e de ser criticada por monopolista… continuam a ser a linha de abordagem que a médio/longo prazo permite a empresa ficar a beneficiar.

  18. Kingdra says:

    Como diz um grande amigo meu.

    Só cá ta quem faz falta.

    Desde que o windows foi lançado tem sido para mim um das minhas experiências de trabalho.

    A google quer fazer birrinha que faça a mim nem aquece nem arrefece só demonstra o quão mesquinha ela pode ser.

  19. profeta8537 says:

    Daqui a pouco a microsoft , irá fazer como fez com o hotmail atualizado-o automaticamente. Não demorará muito e as atualizações para o windows 7 irá para de se produzida, obrigando os usuários a migrar para o windows 8. Pôs o progresso empresarial não pode parar.E era digital está ai.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.