Google Pixel 4: o estranho caso do smartphone que copiou o iPhone 2019
Quatro meses antes da sua expectável apresentação oficial, já conhecemos o smartphone Google Pixel 4 em grande detalhe. Mas, além do óbvio - um novo smartphone Android - o que é que isto nos diz sobre o mercado mobile e sobre o predar da nossa atenção enquanto consumidores, e leitores?
Há, acima de tudo, uma cultura do leak, bem como o estímulo ao consumo impulsivo, mas há mais...
Em primeiro lugar. O que é um "leak"? Uma pinga, uma fuga de informação, uma banalidade em boa verdade. Atualmente já é tão comum vermos uma foto de um produto, um sussurro, ou mesmo uma lista completa de especificações técnicas. Em suma, já nem a Google quer saber da cultura dos "leak".
A Google arruinou o fator surpresa e a cultura dos leaks
Estamos em junho, meados do mês. Olhando para o passado e para o calendário, contamos com a apresentação da geração Google Pixel 4 em outubro próximo. Entretanto, já sabemos que teremos fugas de informação, mas nada nos preparava para esta postura da gigante norte-americana. Foi...ousado!
Contextualizando o leitor, há cerca de dois dias reportamos uma grande fuga de informação. Entretanto, as consequências da mesma começaram a tornar-se óbvias, expondo um esquema que transcende a Google. Em boa verdade, uma realidade transversal a praticamente qualquer fabricante mobile.
Well, since there seems to be some interest, here you go! Wait 'til you see what it can do. #Pixel4 pic.twitter.com/RnpTNZXEI1
— Made by Google (@madebygoogle) June 12, 2019
Bem, já que há algum interesse, aqui está ele! Agora esperem para ver do que ele é capaz. #Pixel 4, assim se lê a legenda que acompanha a exposição feita pela própria tecnológica.
Ao propósito importa frisar que esta confirmação da Google surgiu um dia depois de uma fonte ter divulgado a mesma imagem, ou algo extremamente similar. Em si, seria uma imagem interessante, ainda que algo banal. Contudo, iria gerar proveitos para a fonte dessa mesma fuga de informação.
O Google Pixel 4 pertence apenas e somente à Google
É uma forma clara da empresa dizer que as fugas de informação são algo abjeto. A primeira e última palavra pertence à empresa, não a terceiros. Assim, a tecnológica acaba de subir a parada e agora estamos realmente entusiasmados para conhecer o smartphone Android na sua versão final.
Exclusive: Google Pixel 4 Renders Reveal Square Camera Bump, No Physical Fingerprint Scanner https://t.co/SrRqFNdERA pic.twitter.com/nry9eKfz0s
— Pricebaba (@Pricebaba) June 10, 2019
Acima podemos ver a publicação prévia, datada de 10 de junho que certamente chegou ao conhecimento da empresa. Perante isto, a tecnológica de Sundar Pichai quis marcar uma posição contra a cultura das fugas de informação. Desse modo, afirmam-se como única fonte que o fã, ou consumidor, devem seguir.
Já, como seria de esperar, isto veio irritar vários meios dedicados aos leaks e variadas pingas de informação. Sobretudo através do Twitter, as repercussões da jogada audaz da Google foram variadas, mas sentiu-se uma atmosfera de irritação. Afinal de contas, o que são os leaksters sem os...leaks?
Leaksters can't leak it if there's nothing left to leak xD
— Manav (@manavbishnoi1) June 14, 2019
No entanto, a postura da Google não pode colocar um travão definitivo nas fugas de informação. Não quando todos temos uma câmara fotográfica nos nossos bolsos e quando um dos protótipos do Google Pixel 4 estaria já em utilização. Ao propósito, vemos acima uma foto colhida algures em Londres.
O que podemos realmente esperar deste smartphone Android?
Contamos, em primeiro lugar, com dois modelos. O Pixel 4, bem como o Pixel 4 XL. Ao nível do processador teremos o Snapdragon 855 da Qualcomm, bem como 8GB ou mais memória RAM. No entanto, é nas câmaras fotográficas que recai naturalmente a nossa atenção.
Face aos prodígios fotográficos do passado, a Google quererá subir a fasquia em 2019 e, pela primeira vez, utilizará pelo menos dois sensores fotográficos na traseira. Relembro, contudo, que o Pixel 3 XL já conta com duas câmaras no seu módulo frontal.
Em seguida, podemos ver que os Google Pixel 4 abdicarão da utilização de dois materiais na sua traseira. Em vez do vidro e o do metal, teremos apenas um dos dois e claro, um grande quadrado na sua porção superior esquerda, agora também sem o leitor de impressões digitais nesta traseira.
Não é possível! Google e Apple tão de sacanagem! Ficam por trás só vendo a fanboyzada indo à guerra. O PIXEL 4 É IGUAL AO IPHONE 2019 OU O IPHONE 2019 É IGUAL AO PIXEL 4? https://t.co/i0rPiw0d0s
— Marcelo Guimarães (@marsguim) 11 de junho de 2019
Além disso, qualquer semelhança com a possível geração de iPhones para 2019 também não parece ser uma coincidência. Não estando a sugerir um conluio entre a Apple e a Google, é deveras curioso ver um design tão similar, pelo menos nesta fase prévia e pautada pelos rumores.
iOS ou Android, o design dos líderes pode ser similar
Esta é uma das conclusões que podemos tirar a partir deste material. Seja o iPhone, seja o Pixel, tenha o iOS 13 ou o Android Q no seu interior, há uma semelhança inquietante entre ambos. Já, por outro lado, teremos realmente um topo de gama da Google que pode ombrear com o iPhone, pelo menos no papel.
Some precise 2019 iPhones casespic.twitter.com/JbE6OgKY04
— Ben Geskin (@BenGeskin) 13 de junho de 2019
E no meio de tudo isto, o que é que esta postura da Google nos diz? Que o seu próximo produto já está a ser planeado há meses. Que será mais um smartphone Android, tal como o iPhone será mais um smartphone iOS e nestas entrelinhas temos os ingredientes para criar o entusiasmo nos futuros consumidores.
Ainda assim, não deixa de ser uma jogada muito ousada por parte da Google e esperemos realmente que o seu próximo produto venha a igualar as nossas, e as suas expectativas. Enquanto isso já desde o início de 2019 que vemos várias fugas de informação e vídeos com um design extremamente similar.
Será uma mera coincidência? Ou ter-se-á apercebido a Google que o design do iPhone será mesmo esse, daí querer "estragar a surpresa" à tecnológica de Cupertino? Em setembro e outubro próximo teremos as respostas oficiais.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: SlashLeaks
Fonte: 9to5Google
Neste artigo: Android, Google, Google Pixel, Google Pixel 4, smartphone
“Google Pixel 4: o estranho caso do smartphone que copiou o iPhone 2019”
Já saiu o iPhone de 2019 por acaso?
De todas as fotos que se viram do suposto iPhone 2019, por acaso alguma delas já foi confirmada pela Apple?
Acho que te fez mal mudares de ares Bacelar…. Parece que ficaste com a tendência aqui do sítio…. Vender maçãs ao KG!!
Concordo, aqui faz um artigo em que é a propria Google a mostrar o design, e algumas fotos do modelo já nas maos de pessoas certamente da empresa…
Da Apple existe algum artigo ou imagem oficial do design?
Então porque é que a Google copiou a Apple? Quem escreveu isto certamente já percebeu que errou mas não de muda titulos. Artigo digno de fake news so pelo titulo. Andava tão isenta a pplware e o Rui decide fazer uma destas já que a sua querida Huawei anda como anda…
E não venham falar em renders. Há para todos os gostos, e como diz o artigo, neste caso foi a propria google, não foi um youtuber qualquer a fazer renders.
Se o Pixel for apresentado primeiro que o iPhone, espero que haja aqui artigo a dizer que o iPhone literalmente copiou o design traseiro do Pixel. Vale o que vale porque hoje em dia há tanto design parecido mas, Rui, podias ou devias justificar aos leitores porque é que uma imagem oficial da marca é para ti copiar renders de youtube sem nada confirmado da outra marca, e não consideras o inverso. A não ser que consigas confirmar por fonte da Apple o design do iPhone, a unica certeza QUE se tem agora é o design do Pixel 4 pela própria marca e quando outra marca aparecer oficialmente assim será inspiração no Pixel.
Não esquecer que em ambos os casos, todos se inspiraram no Huawei Mate 20 Pro
+1
Basta ver este vídeo no site the verge
https://youtu.be/-bGc4uHxK2g
Também não percebo, pelos renders a parte traseira é realmente parecida mas daí a dizer que copiaram, o design já deveria ter sido decidido a meses, mas pronto, estes títulos chamam mais a atenção
“Google Pixel 4: o estranho caso do smartphone que copiou o iPhone 2019”
Já saiu o iPhone de 2019 por acaso?
De todas as fotos que se viram do suposto iPhone 2019, por acaso alguma delas já foi confirmada pela Apple?
Acho que te fez mal mudares de ares Bacelar…. Parece que ficaste com a tendência aqui do sítio…. Vender maçãs ao KG!!
Começo a achar ridiculo os titulos para aqui usados
Belo titulo. Sim sanhor… #not
Bom era o iPhone não ser assim! Com um tiro matava dois coelhos, não era feio, e era um castigo para os designers da Google!
Se for por causa do “quadrado”, entao o iphone copiou ou huawei mate 20 primeiro…
O estranho caso do título que se baseia em nada. Então mas que provas temos que a Apple fez este design primeiro? Até porque o release date é quase o mesmo.
Ai ai Pplware. Assim não…
Completamente absurdo este título
+1
+2
Por acaso pensei que fosse o estranho caso do iPhone que copiou o Huawei…
Ah já sei… Fizeram depois, mas melhor! Esqueço dessa parte da malta da maçã roída
Este artigo é na muito tempo a cara do autor e, semelhante à cara do dono deste blog. Fico completamente espantado quando encontro pessoas que ainda não percebem o Rui e porque é que ele faz parte da equipa do Pplware.
“7 novidades do iOS 13 que a Apple conseguiu ir buscar ao Android”. Aqui não há cópia, foi só “buscar”. Mas um smartphone que está confirmado pela Google que será lançado é a cópia de um leak não confirmado. Continuem no bom caminho e a elucidar as pessoas
Que artigo absurdo… Mas o título, esse bate recordes. A qualidade anda a decair muito.
Independentemente do titulo do artigo, o importante para mim é que acabou os notchs mais os gajos que os inventaram…
Gostaria sim era de ver um telefone com simetria ou seja, 2 colunas frontais, queixo e “testa” iguais, cantos de ecran a 90°, cameras traseiras centradas, etc.
Posso ser designado de conservador mas…
Duas palavras só para as câmeras… Vão arrasar a concorrência.
Quanto pior o estado da marca da Maçã mordida, mais acérrimos se tornam os seus seguidores/defendores e pior fica para disfarçarem a sua falta de isenção.
Copiou o iphone mas o iphone ainda não saiu.
quem copiou quem afinal?
O carregador wireless da Samsung (que está à venda) também foi considerado cópia do airpower
Como colocar os haters em rage mode…. hahahah grande título.
Que título ridículo.
O Rui não percebe nada disto.
Este geek do site the verge conta tudo sobre o Pixel 4.
Qual cópia qual carapuça.
https://youtu.be/-bGc4uHxK2g
Obviamente ninguém percebeu a ironia do título…
A usual ironia
https://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-quer-lancar-um-carregador-sem-fio-duplo-porque-a-apple-tambem-tem-um/
Exatamente, e quem diria. Resultou 😉
Quando “ninguém” compreende é porque o problema foi de expressão e não de compreensão.
lixo de artigo.
🙂 🙂
Viva a PIDE!