Google sancionada com multa recorde de 4,3 mil milhões de euros
Atualização: Comissão aplica coima de 4,34 mil milhões de EUR à Google por práticas ilegais relacionadas com dispositivos móveis Android destinadas a reforçar a posição dominante do motor de pesquisa da Google
Como já havia sido veiculado há dias, a Comissão Europeia estará a preparar uma sanção à Google com um valor recorde de 4,3 mil milhões de euros, devido a práticas anticoncorrenciais no sistema operativo móvel Android.
A ação da Comissão Europeia seguiu uma investigação de três anos sobre as alegações de que a estratégia de dispositivos móveis da empresa havia reforçado injustamente seu domínio das pesquisas.
A pena está marcada para ser confirmada numa conferência de imprensa em Bruxelas logo à tarde. Esta será a maior multa imposta pelo regulador contra uma única empresa. Contudo, a Google pode contestar a decisão.
A comissária de Concorrência Margrethe Vestager já havia multado a Google em 2,4 mil milhões de euros por uma investigação separada do serviço de comparação de compras - uma decisão da qual a Google está a recorrer. Além desta investigação, a equipa que investiga estes casos tem em mãos uma terceira investigação em curso no negócio de colocação de anúncios da empresa, o AdSense.
A Comissão Europeia começou a examinar o sistema operativo Android em abril de 2015, após uma queixa da Fairsearch - um grupo comercial que originalmente incluía Microsoft, Nokia e Oracle entre seus membros.
Nesse ponto, o Android tinha uma participação de 64% no mercado de smartphones da Europa, segundo a empresa de pesquisa Statcounter. Desde então, cresceu para 74%.
A Microsoft, Nokia e Orange alegavam que a empresa tinha vários procedimentos que minavam a possibilidade de concorrência de outros motores de pesquisa. A Google obrigava os fabricantes de telemóveis e tablets Android a tornar o Google o motor de pesquisa predefinido assim como a ter pré-instalado o Google Chrome, para terem acesso à Play Store.
Esta prática impedia que os fabricantes vendessem dispositivos com sistemas operativos rivais baseados no código livre do Android. Além disso, a empresa gigante das pesquisas dava aos fabricantes de dispositivos e redes móveis incentivos financeiros para fornecer o seu próprio serviço de pesquisa como a única opção pré-instalada.
Na altura das acusações, a Google, em resposta, havia negado que obrigava os fabricantes de dispositivos a pré-carregar qualquer uma das suas aplicações. Além disso, a empresa alegou também que a distribuição da Pesquisa Google e da Play Store juntos possibilitaram oferecer os seus serviços gratuitamente.
A abordagem da comissão... significaria menos inovação, menos opções, menos concorrência e preços mais altos.
Escreveu a Google no seu blog de assuntos globais em 2016.
Já no caso da Apple, com o iOS, a empresa permitia aos utilizadores escolher uma alternativa.
Atualização
A Comissão Europeia aplicou uma coima à Google no valor de 4,34 mil milhões de EUR por ter violado as regras anti-trust da UE. Desde 2011 a Google impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e aos operadores de redes móveis com o intuito de cimentar a sua posição dominante nas pesquisas genéricas na Internet.
A Google deve agora cessar de forma efetiva esta conduta no prazo de 90 dias ou suportar uma coima que pode ir até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet, a empresa-mãe da Google.
Pode ler o comunicado de imprensa na íntegra aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Todo o negócio da Google é ilegal de uma ponta à outra. Tinham multas para passar todos os dias…
Há alternativas para TODOS os serviços da Google. Só os usa quem quer.
Neste caso, se se está a usar o SO deles, qual é o problema de fazerem as coisas como mais lhes convier? A Apple faz igual no iOS e no MacOS. Qual é a diferença?
Não vamos ser extremistas, google tem coisas boas e coisas más, apple tem coisas boas e coisas más…
Quem falou em Apple?
Quem falou em Apple?
LOL essa é sem duvida a melhor piada que contaste até hoje.
Estou a generalizar microsoft, mercedes, bmw…
Neste caso dei um exemplo de um concorrente directo da google em alguns sectores.
Porque infelizmente existem muitos fanboys com tal cegueira que tudo que a google faz é 100% certo e o que a apple faz é errado, e também temos ao contrario tudo que a Apple faz 100% certo e a google faz é errado.
Seja qual for o tipo de fanboy são radicais extremistas, totalmente cegas e ignorantes, um perigo para o mundo, agora passemos para o paradigma político, ainda mais perigoso o caso dos extremistas.
Para mim quem defende uma marca com unhas e dentes, quem sequer perde tempo, horas e horas do seu dia com isso, ou esta a receber por isso, ok tudo bem, dou valor é um trabalho, quem o faz de graça não pode passar de um ignorante que se tenta colar ao sucesso de uma marca, quando recebe 0 por isso, mas os acionistas dessa marca agradecem.
Fiz apenas uma comparação. A Google “obriga” a usar o Chrome quando se usa Android? O sistema é de quem? No iOS “obrigam” a usar o Safari. So what?! Agora foi o Benfica a processar a Google. Hoje em dia faz-se uma fantochada de tudo e com tudo, e anda tudo a tentar sacar de todo o lado.
Ao “apareceres” estamos automaticamente a ler APPLE em tudo o que escreves.
Foste tu que criaste essa imagem, não nos culpes.
Que eu sabia nenhum equipamento da Google teve de ser obrigado a um aumento da garantia por defeito do hardware e por terem perdido de forma vergonhosa os casos do tribunal, como uma empresa que eu cá sei com um teclados porreiros e com um GPUs que não falham, e já agora têm um modelo novo com um i9 que nem consegue manter os clock speeds padrão devido ao cpu throttling 🙂
Pensava que o tópico era sobre a Google, mas parece que é sobre a Apple afinal…
Basicamente és um clubista, e o teu clube é “tudo menos a Apple”, como se vê…
Todos pensávamos que o tópico era sobre a Google, mas depois apareceu certa personagem, obviamente que Apple vem logo á cabeça.
Engraçado como ele já só responde a alguns fanboys que ainda tentam descer ao nível dele e “lutar”.
Tudo o resto ignora lol
Este tipo é completamente doente e precisa de ajuda :\
Obviamente que ninguém o leva a sério. É incapaz de ter um argumento sério. Metade do que diz é mentira a outra metade é estupidez mesmo.
Espero bem que não utilizes o iCloud, pois ai estás a apoiar um negocio ilegal.
Tanta imparcialidade nesse comentário
Não compreendo porque é que as pessoas tem que defender uma marca/empresa como fazem com os clubes de futebol
Exactamente pela mesma razão: É uma forma de terem algum ânimo na vida e de lhes elevar um pouco o ego. Se lhes tiram isso sobra-lhes quase nada.
Muito Bem.!
😉 Porque o Heldr ainda está a justificar a compra arrependida do iPhone dele, e aquela azia de malta comprar Androids bons e a preços aceitáveis simplesmente não vai para baixo.
Para mim ou estão a ser pagas para isso, sendo um trabalho remunerado, aceito cada um faz o que pode para ganhar a vida. Só que acredito que muitos fazem apenas porque sim, por pura ignorância é o que posso dizer.
Este tipo de pessoa é perigosa para o mundo, uma analogia, no caso da política faz lembrar aqueles extremistas radicais, seja de esquerda ou direita. pura ignorância.
Cumprimentos
Nada a ver com a Apple, que nunca foi multada pelas aldrabices de impostos na Irlanda.
Não foi , vê se ao menos acertas 🙂
Abc
Até hoje, não foi. E nem deve ser. E se for os this 13 mil milhões, não é nada.
O pplware anda-nos a enganar… Ou então são os iFans que o tentam
https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pplware.sapo.pt/apple/apple-15-milhoes-euros-multa-irlanda/&ved=2ahUKEwjk9vGL1KncAhUILlAKHcoAC-wQFjABegQIBhAB&usg=AOvVaw1y-ClG8y6BUrutV0x5GMTn
Se está na internet, é porque é verdade!
Por isso é que todos levam a sério o que dizes, está na internet…
Nope … Foi a Irlanda….
Abc
Então o pplware anda-nos a enganar?
” segundo a decisão da Comissão Europeia”
” 13 mil milhões de euros que a empresa deve à Irlanda e à União Europeia”
“Este pagamento resulta do plano de regularização de impostos em dívida que foi acordado entre a Apple e a Comissão Europeia”
Mas afirmas que foi a Irlanda que sancionou a Apple? Lol! A Irlanda estava toda consolada com o negócio…
O valor da multa parece bastante exagerada (4,3 mil milhões de euros), o que vão fazer com este dinheiro todo?
Ter o Google Chrome, pré instalado e predefinido num equipamento Android (da Google) não me parece anormal. E quem não quiser usar, simplesmente instale outro e configura-o como predefinido.
Tirando as marcas de browser concorrente, gostava de saber se algum utilizador fez queixa do mesmo.
Se as pessoas usam o Chrome, não é porque vem pré-instalado, é porque funciona muito bem.
O mesmo se passa com o Windows, já vem com o IE ou EDGE pré instalado.
E se a Google incentiva financeiramente as fabricantes a colocar o Chrome, melhor, assim podem baixar o preço do telemóvel. 🙂
Tens noção que uma grande parte não sabe instalar outro browser porque não percebe o que é.
E tu tens que perceber que existe leis sobre concorrência.
O que tu estas a dizer é que não achas problema algum haver inside trading!
Já referi aqui várias vezes, há uma guerra comercial entre EUA e UE. Já foram caçadas a VW, Deutsch Bank, Apple, Google… e n fica por aqui!
Creio que esta deve ser a única guerra na qual o consumidor sai vencedor
O consumidor e as “lapas” na CE que vão dar um destino (privado) a parte desse dinheiro.
Depois dos servicos secretos e da wikileaks o google é quem vem a seguir
”Nesse ponto, o Android tinha uma participação de 64% no mercado de smartphones da Europa (…)”
Não será antes “nessa altura”? Suponho que tenham traduzido do inglês “at that point”
Para mim, se o Android é da Google devia fazer o que bem entendesse com ele, podendo até nem permitir outro motor de busca além do seu nem outro browser além do Chrome, se os fabricantes não gostassem que arranjassem outro SO, se os utilizadores não gostassem não compravam. Se um dia o iOS crescesse a este ponto a Apple era obrigada a disponibiliza-lo a outros fabricantes, parvoíce.
Mais nada. Já para não falar que os fabricantes só são obrigados a seguir as regras da Google se quiserem usar os serviços da Google. Podem muito bem usar o android sem ter um único serviço da mesma…
Você parece estar pouco preparado para viver em sociedade, tem uma visão muito limitada da inovação e da forma como ela acontece. Na sua visão parece legítimo que um conjunto de pessoas que crie algo fundamental deve ter o direito de escravizar os demais. A inovação surge da pesquisa fundamental e não da sua posterior aplicabilidade mesmo considerando a sua adequação um processo criativo.
“algo fundamental” – um SO móvel
“escravizar os demais”
Criatividade não lhe falta! 😉
Não foi só isso :
“In 2012 and 2013 Amazon tried to license to device manufacturers its Android fork, called Fire OS. It wanted to co-operate with manufacturers to increase its chances of commercial success. And manufacturers were interested but due to Google’s restrictions, manufacturers could not launch Fire OS on even a single device,” she said.
“They would have lost the right to sell any Android phone with key Google apps. Nowadays, very few devices run with Fire OS. Namely only those manufactured by Amazon themselves. And this is not a proportionate outcome. Google is entitled to set technical requirements to ensure that functionality and apps within its own Android ecosystem runs smoothly. But these technical requirements cannot serve as a smokescreen to prevent the development of competing Android ecosystems.”
isto é mais grave que browsers
Abc
Pelo facto de quê? Dos senhores da Amazon terem feito um OS com 99,8%do código grátis da Google e ainda quererem encher os bolsos à pala da mesma?
Ou a Amazon não ia instalar a sua loja apenas instalando também a app do ebay e gearbest e de outras principais lojas online?
Isto é o falso samaritamismo as empresas não são a Santa casa da Misericórdia e mesmo essa de Santa tem pouco.
A Google vive e sempre viveu de publicidade nos seus produtos criou uma plataforma para que os utilizadores usassem os seus produtos todo o dia (de génio digo eu),nao cobrou 1 cêntimo a nenhuma fabricante incentivou o seu uso, agora procura algum tipo de rentabilidade se não cobra pelo produto é perfeitamente natural a meu ver que exiga que as suas apps sejam pré instaladas.
Já dizia um sábio não há almoços grátis.
A UE não se pode esquecer que Android é uma plataforma grátis e livre ninguém paga nada por ela.
Cumprimentos
Frase chave : They would have lost the right to sell any Android phone with key Google apps. ”
Abc
E? O código não é deles? Agora teem que investir num so e abrir aos outros?
A Apple não obriga o uso do safari? Não temos que levar com o Internet Explorer no Windows?
A Samsung tem o tizen existe mais SO ninguém atingiu o nível da Google no Android ninguém a não ser a senhora comissária e seus muchachos se sentiu ofendido ou deixou de comprar android (veja se o que aconteceu a Nokia) inclui os seus produtos no seu produto não impõe nada cada um muda no Windows tenho que gramar o Internet Explorer quer o queira lá ou não.
A palavra chave aqui é muitas gigantes do setor actualmente eram minúsculas e cresceram graças à posição dominante da Google e das suas apps (todas desinstalaveis)
“Android é uma plataforma grátis e livre ninguém paga nada por ela”
Aí é que está o problema: os programas da Google são bons, mas têm um “preço” muito alto que não estou disposto a pagar. Mais: a Microsoft foi obrigada a tirar o média player para a Europa, e pré-instalar um link no ambiente de trabalho para para quem quisesse instalar outros navegadores.
André Correia, o Android não é da Google, e apps todas desinstaláveis? Aquelas Google Filmes; Música e Livros deviam dar para desinstalar logo ou escolher se sim ou não aquando do setup, mas não, parecem lapas
És um burro ambulante.
Mama na quinta pata do mesmo.
O Android não é da Google btw, o android é um projecto Open Source do qual a Google é dos maiores contribuidores
A Google controla o que é dela, não o open source.
Exato. Querem os serviços sujeitam-se às regras que a Google impõe. Se não gostam das mesmas, são livres de fazer pegar no código AOSP e compilar um so ‘novo’
O pior de tudo no Android é não ter atualizações.
?!
O Android tem atualizações regulares e frequentes. A implementação das mesmas cabe aos fabricantes.
Curioso que a apple não é multada por OBRIGAR todos os browsers a usar webkit no iOS nem deixa mudar a app default. triste, no minimo
A Apple foi multada por facturar todas as suas vendas na Irlanda a uma taxa quase irrisória, prejudicando os outros países todos, com a excepção da Irlanda (porque recebe uma taxa irrisória…. mas das vendas para toda a Europa)!!!!!
Se a guerra comercial, entre os EUA e UE, continuar, acredito que vai haver novos episódios!!!!!
Empresas portuguesas…… não me admirava nada que castigassem a EDP que tem lá activos que valem 10 mil milhões de euros!!!!!
Repare, os motivos das multas milionárias são irrelevantes, ambos os lados têem uma lista de empresas e as suas vendas, é só escolher o alvo que alguma coisa encontram de certeza!!!!!!
Então deixa ver…
O Facebook foi multado em 110 milhões. Quer dizer que distribuir informação de forma ilegal é mais de 10x inferior a forçar pesquisas, ainda por cima vindo da Google, que tem pago o desenvolvimento do SO e mil ferramentas úteis que são distribuídas de forma gratuita?
Muito bem…
Cara UE, gosto muito de usar o Android, as apps da Google e o motor de busca Google. Já vir instalado é um favor. Mas quem não quer não perde mais do que 5 minutos a desinstalar o que não quer e a instalar alternativas ou a configurar outro motor de busca. Por favor não estreguem!
Miguel? Aqui o que está em causa é o facto da Google ser americana e ter sido apanhada no meio de uma guerra comercial! Mais empresas foram apanhadas pelo meio, bastou vasculhar um bocado até encontrar os motivos certos para justificar multas recordes na Apple, VW, Deutsch Bank, etc…..