PplWare Mobile

Google alerta utilizadores para virus nos seus computadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Delfim Mota says:

    Até agora em todas as máquinas que navego ainda não recebi qualquer aviso.

    Cump’s

    • Delfim Mota says:

      Pensando no beneficio da informação, apesar da sempre polémica questão do direito à confidencialidade, acho bem quem se usem os meios para a protecção de todos, porque quem faz e usa o Malware e afins não tem qualquer respeito pelos outros.

      Cump’s

      • Say says:

        Direito à confidencialidade? WTF? Primeiro, a Google recebe 90% da informação da internet no que toca a preferências dos consumidores, por região, tipo de computador, etc. Para uma empresa de publicidade, isso é genial. Depois, e o mais importante aqui, é que a Google detecta NATURALMENTE quando os pedidos HTML (ou lá o que é) dos computadores estão alterados por software malicioso. Não é por a Google te dizer que sabe que há menos privacidade. Isso é como tu chegares a um lugar público todo despenteado, sem te aperceberes, e quando alguém te diz que tens o cabelo despenteado dizes “ai a minha privacidade!!!”

        WTF.

        • David says:

          Concordo plenamente contigo, mas pronto anda todo com a mania da falta de privacidade para com a Google, teoria da conspiração.

          Já agora a comparação do despenteado está brutal.

  2. Miguel Fonseca says:

    Boas, ufa, mais uma chatice para os utilizadores do windows.

    Eu uso Ubuntu 99% das vezes, mas ainda tenho o windows 7 em dual boot, por isso é bom saber acerca disto.

    Bom artigo Pedro Simões.

    Cumps.

  3. Serva says:

    x3 , Ubuntu 10,04 , no problems

    cumprimentos

  4. pc says:

    estou a escrever do MSDOS e tambem nao… lol

  5. flavio says:

    windows xp!! e nao me aparece nenhuma mensagem 🙂

  6. Rui da Silva says:

    Que tal fazerem o mesmo ao Android market 😛

  7. LM says:

    A própria Google é um viros… senão vejamos tentam-nos sacar o maior numero de dados possíveis e cedem-os a terceiros, inundam de publicidade as paginas que nós pesquisamos, tudo isto é feito com a conivência dos organismos que deviam proibir estas praticas ou pelo menos controlar. O melhor é arranjar outras alternativas de buscas.

  8. Emannxx says:

    Este aviso não aparecia se as pessoas tivessem 3 comportamentos base aplicados às suas máquinas:

    1 – Ter as actualizações do Windows todas instaladas.
    2 – Ter um antivírus minimamente decente, bem configurado e actualizado.
    3 – Ter bom senso (não andar em sites suspeitos, etc).

    O que é que esperavam? É óbvio que problemas destes existem a toda a hora, mas a culpa não é do sistema operativo, é do utilizador pois existem formas (gratuitas) de evitar todos estes problemas.

    Ubuntu.. Linux… MacOS… fine, são usados por um valor insignificante de pessoas no mundo, quem é que teria interesse em lançar ataques/vírus nesses sistemas? Isto é uma consequência do Windows ser o sistema operativo mais utilizado em todo o mundo, e uma coisa é certa, muito faz a Microsoft por corrigir as falhas presentes nele. Pode não ser muito rápida e tem bastantes falhas “estúpidas” no seu sistema de correcção, mas que faz tudo para corrigir os problemas no seu software, isso não se pode negar. No entanto as pessoas podem-se proteger destas “ameaças”, só que ou simplesmente não têm conhecimentos, ou não se ralam… para as segundas, têm o meu maior desprezo.

    Eu sinceramente estou farto de ver estes posts com comentários “Huh… uso Ubuntu e isso nunca me apareceu” Oh.. por amor da santa tombada no altar e os anjinhos pendurados nas nuvens!!

    Vá… que comece a guerra… -.-“

    • Hugo Costa says:

      Linux é mais seguro que o MS windows. Pois é, e isso é o que realmente importa! O resto é conversa…

      • SatoMew says:

        O Linux é mais seguro que o Windows XP mas se o compararmos em relação ao Windows Vista e 7, as coisas já se equilibram e MUITO. Por isso, deixem de odiar o Windows sem motivo… =_=

      • Emannxx says:

        O Linux não é mais seguro que o Windows. O Linux apenas não tem utilizadores em massa que serviam de chamariz para quem lança ataques e vírus. Daí não tem vírus, não tem ataques em massa, etc. Simples.

        Todos os sistemas operativos têm falhas, todos mesmo. O problema é que no Windows existem legiões inteiras que vivem para descobrir mais e mais e mais dessas falhas, de modo a poder ataca-las. E porquê? Porque existem milhões e milhões e milhões de pessoas a usarem o Windows.

        Felizmente, do lado da Microsoft, são feitos grandes esforços para combater esses ataques, resolvendo as falhas de segurança. Porque motivo achas que todos os meses, a cada segunda terça feira de cada mês, são lançados os chamados “Boletins de segurança”, que incluem as actualizações do Windows? Nunca falham com esses boletins, nem que seja apenas 1 correcção. Creio que no Linux também exista algo deste género não é?

        Quem pensa que o Linux é mais seguro, engana-se, pois se, imaginando, tivesse as mesmas percentagens de utilização do Windows, garanto-te que também terias vírus e falhas de segurança em travessa de prata.

        • Emannxx says:

          * Pois as falhas estão lá, apenas não são descobertas/utilizadas.

          • Hugo Costa says:

            A maioria dos sites estão hospedados em servidores Linux. Toda a gente acaba por usar Linux quando navega na internet. Agora se eventuais falhas não são conhecidas, descobertas ou utilizadas isso é, para efeitos práticos, como não existissem.

    • Fernando says:

      “Pode não ser muito rápida e tem bastantes falhas “estúpidas” no seu sistema de correcção, mas que faz tudo para corrigir os problemas no seu software, isso não se pode negar”

      Pode não ser rápida não, é mais lenta que uma lesma :D, lembras-te disto? https://pplware.sapo.pt/informacao/microsoft-bug-no-windows-com-17-anos-de-existencia/

      • Emannxx says:

        Lembro pois, essa coisa dos 17 anos é uma das falhas estúpidas no seu sistema de correcção, que me refiro no comentário! Não tem a ver com a lentidão a corrigir… foi um erro, um lapso.

      • Ricardo Elias says:

        Deves ter saltado a parte do post que diz: “A descoberta desta vulnerabilidade foi foi feita por um engenheiro do Google, Tavis Ormandy, que refere que este bug apareceu no Windows NT 3.1 há 17 anos e que já havia sido reportada à Microsoft há mais de 7 meses” e “Microsoft recentemente já corrigiu este problema, numa das actualizações de segurança.”

        Portanto, a Microsoft demorou por volta de 7 meses a corrigir uma falha, que nao e’ muito alem, dependendo da complexidade, com outros SO.

        E’ impossivel corrigir bugs que nao se conhece!

        Fiquem Bem!

    • Pensamento Positivo says:

      x2! Só uma pequena nota: Mac é cada vez mais usado em desktop ou portáteis, para já não falar do IOS nos pads, phones, etc. Boa noite!

      • Emannxx says:

        O MacOS não é cada vez mais utilizado em Desktop ou Portáteis pois não se pode instalar em computadores que não sejam Mac. O iOS é igual.

        Deves referir-te a um aumento de vendas dos equipamentos… sim, os iPhones e os iPads tiveram um aumento, mas os Mac’s tiveram um decréscimo (vi numa noticia na semana passada).

  9. Miguel Fonseca says:

    Boas Emanxx, “O Linux não é mais seguro que o Windows. O Linux apenas não tem utilizadores em massa que serviam de chamariz para quem lança ataques e vírus. Daí não tem vírus, não tem ataques em massa, etc. Simples.”

    Acho que devias pensar duas vezes antes de dizer algo tão errado! Só o Ubuntu tem mais de 1.000.000 (1 milhão) de utilizadores no mundo! Sem falar das outras distribuições! Achas que isto não é ter utilizadores em massa?! Pelo amor de santa eulália!

    Quanto ao windows é campeão dos utilizadores como tu e eu, mas no que toca a servidores o campeão é o Linux! E no que toca a segurança, as grandes organizações mundiais (ver como exemplo https://pplware.sapo.pt/linux/os-50-locais-onde-no-esperaria-encontrar-linux-parte-i/#more-75888 , https://pplware.sapo.pt/linux/os-50-locais-onde-no-esperaria-encontrar-linux-parte-ii/ e https://pplware.sapo.pt/linux/os-50-locais-onde-no-esperaria-encontrar-linux-parte-iii/#more-76920) optaram, estão a optar e vão optar por sistemas Linux por motivos de SEGURANÇA, estabilidade e custos. Achas que eles estão a migrar para Linux porquê?! E achas que estas grandes empresas, ministérios da defesa dos eua, etc, não têm de ter os seus sistemas super seguros? Foi por isso que migraram para Linux. E, isto não é como tu disseste, começar a guerra! Cada um utiliza o que quer! Eu tenho windows 7 em dual boot com Ubuntu 10.10 (que utilizo 99% do tempo).
    O que temos é que ser coerentes, estar a par da actualidade e, nesse caso, se fizeres isto chegarás à conclusão que sistemas baseados em Linux, são mais estáveis, SEGUROS e com mais baixo custo que qualquer outro! Isto é a verdade e não facciosismo!
    Por ser mais seguro que o windows e que o mac, é que o Linux tem no seu historial cerca de 20 virus! E alguns foram feitos de propósito por utilizadores como forma de teste! Mesmo assim, só cerca de 2 ou 3 virus é que provaram ser algo perigosos, o resto nem deu para assustar (eu é que já não me lembro do site onde vi isto, senão deixava-te o link para veres). A microsoft aposta no marketing e não na segurança, por isso é que estão sempre sujeitos a tantos virus! E por isso é que estão sempre a “lançar” actualizações de in…segurança! O mesmo se passa com os bugs (como foi referido pelo Fernando).
    Bem, havia muito mais a dizer mas, já me alonguei demais!
    Cumps.

  10. Ghost Rider says:

    Só tarados a tentar ver batatas descascadas… acabaram com SIDA.

    • Miguel Fonseca says:

      “Só tarados a tentar ver batatas descascadas… acabaram com SIDA.”

      Considero-me uma pessoa inteligente e não consegui perceber o teu comentário Ghost Rider.

      Queres te dar ao trabalho de explicar o significado dele?

      • Ghost Rider says:

        Foi uma maneira (bem mal) de dizer que ninguém manda aos utilizadores navegar em sites que desconfiam, muito menos baixar arquivos desse site. Depois acabam com vírus…

  11. galodoido says:

    Bem que poderia existir um antivirus Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.