Google ajuda Samsung a pagar custas de tribunal
As mais recentes "guerras" de patentes que todos nós temos ouvido ultimamente têm sempre os mesmos termos na equação - Apple e Samsung.
Estas duas gigantes tecnológicas que poderiam juntar esforços e criar algo delicioso, inovador e espectacular, parece que nunca se vão entender e deixar de parte as divergências.
Mas agora a guerra tem um novo interveniente... a Google!
Um advogado da Google disse, esta Terça-feira, que a fabricante de software, de acordo com suas obrigações contratuais, concordou em assumir as custas da defesa nalgumas das alegações no processo actual com a Apple referente às patentes, bem como a indemnizar a Samsung caso esta perca a causa.
A Google "ofereceu-se" para ajudar a Samsung no que diz respeito às patentes 414 e 959 (a sincronização em segundo plano e a pesquisa universal).
A Apple processou a Samsung por violação de cinco patentes e argumentou que esta terá de pagar mais de 2 mil milhões de dólares, no entanto a Samsung diz que os seus produtos não infringem qualquer patentes da Apple, acrescentado que "estas patentes nem sequer são válidas".
A empresa Sul Coreana defende-se também ao dizer que a Apple utilizou algumas das suas patentes e que esta roubou duas ideias que foram introduzidas nos iPhones e iPads...
Até agora, o papel da Google neste caso era apenas como testemunha, representada por alguns engenheiros de software que ajudavam a Samsung a provar que algumas destas funções eram do próprio Android e não estavam relacionadas com o software da Samsung.
Embora muitas das características em que a Apple está a fundamentar a sua acção em tribunal sejam de facto criadas pela Google, a legislação referente às patentes nos EUA permite que as empresas possam processar a outra parte pelo produto final que contem o software com o código "infractor".
Já são alguns os casos em que a Google se juntou a algumas empresas em questões semelhantes, por exemplo no caso relacionado com patentes entre a HTC e a Nokia, em que estas acabaram por chegar a acordo.
Resta agora esperar e ver se de facto a Google irá ajudar, ou não, a Samsung neste caso, ou se apenas irá "dar a mão" no software que é de facto propriedade da Google e não a parte open-source que esta fornece de forma gratuita aos vendedores, não retirando desta forma lucros directos da venda dos equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez que leio algo sobre este tipo de guerras, imagino sempre o Harvei Specter e o Mike Ross de Suits xD
LOLOLOL, Ya good point eu também.
Normalmente ganha a equipa do Harvey. =P
se o código estiver registado como gpl ou lgpl…é grupo…
Sendo que ele já existia antes da apple o licenciar…mas isto é a se verificar…
Aqui há uns anos a microsoft tentou matar a europeia TomTom(…dos GPS’s…porque eles recusavam-se a usar a treta do windows ME…e usavam Linux), e fez muito má figura, porque aquilo que ela dizia ser dela…já existia há long time ago como gpl… 😀
Estas empresas vivem de patentes…mas o software livre não usa patentes…aliás ele é aberto a todos e património da Humanidade… a se provar que o código já existia antes e se for glp ou lgpl…ardeu!!
Eu não acho que isto seja uma guerra…
Quem vai à guerra, dá e leva.
Aqui é só a Apple a cobrar imposto. E um imposto que até fica barato à Samsung
Aqui é a Apple a tentar chupar dinheiro à Samsung, visto que está a ter quebra nas vendas e precisa de dinheiro.
quebra de vendas? precisa de dinheiro? não deves acompanhar as notícias do mundo real!
Tens de olhar para os resultados e não para a indústria do sensacionalismo.
A Apple está a vender mais, e a fazer mais dinheiro.
http://iclub.pt/apple-divulgou-os-seus-resultados-financeiros/
Então porquê que o Obama interveio quando a Apple perdeu contra a Samsung?
não gosto nada de android! mas é bom grandes empresas estarem a apoiar o linux contra outros os pagos 🙂
O que é que isto tem a ver com o Linux? nada
O interessante desta notícia não é o facto da Google estar envolvida no processo, mas o facto da Samsung ter sido apanhada a mentir em depoimento – disse que não procurava ser compensada pela Google ou outra empresa por causa dos processos de patentes.
Isto tb quebra os argumentos usados pela Samsung de que a Apple não deveria ir atrás da Samsung relativamente a software criado pela Google.
“A empresa Sul Coreana defende-se também ao dizer que a Apple utilizou algumas das suas patentes e que esta roubou”
nenhuma dessas patentes foi criada pela Samsung, foram adquiridas propositadamente depois da Apple iniciar processos em Tribunal contra a Samsung. Uma das patentes parece já ter expirado…
“Um advogado da Google disse, esta Terça-feira, que a fabricante de software, de acordo com suas obrigações contratuais, concordou em assumir as custas da defesa nalgumas das alegações no processo actual com a Apple referente às patentes, bem como a indemnizar a Samsung caso esta perca a causa.”
Às vezes temos que aprender a ler, e com isto não comento mais.
Às vezes é preciso reflectir antes de…
Nem toda a informação relevante está aqui escrita, e até dá uma ideia errada! Em primeiro lugar não é uma mera obrigação contratual da Google, foi um acordo específico entre a Google e a Samsung, acordo esse que não era público.
Em segundo lugar a Samsung tinha em depoimento dito que não tinha qualquer género de acordo deste género, quando à data dessa informação o acordo estava estabelecido.
Percebes agora!?
Isto da patentes torna-se ridículo, mas nos USA é uma minha de dinheiro, se a justiça lá for como aqui em Portugal, corre-se o risco de entretanto as marcas passarem de moda, ou mesmo falir.