Gamers em segurança? Skype passa a esconder endereço IP
O Skype é provavelmente uma das plataformas de comunicação mais usadas em todo o mundo. Apesar de actualmente ter grandes rivais, como é o caso do Facebook Messenger, que segundo dados recentes conta com 800 milhões de utilizadores mensais, esta plataforma tem vindo a evoluir tanto ao nível das funcionalidades como em termos de segurança.
Recentemente a Microsoft revelou que vai passar a esconder os endereços IP dos utilizadores para que não existam ataques de trolls.
A sério… esconder o IP… para quê?
A medida agora tomada pela Microsoft parece ser banal, mas faz todo o sentido tendo em conta o mundo do gaming. Segundo refere a PCworld, os gamers são um segmento bastante significativo no que se refere à utilização do Skype. Isto quer dizer que um simples ataque pode fazer com que um jogador perca um “combate / partida”.
Nesse sentido o Skype vai passar a esconder o endereço IP do utilizador e assim tentar que os ataques de negação de serviço comecem a desaparecer dentro da plataforma.
Este problema da descoberta de endereços de IP para quem usa o Skype já é conhecido há vários anos. Apesar de alguns alertas em 2010, foi apenas em 2012 que este assunto começou a ganhar força perante os utilizadores. Agora, passados cinco anos, a Microsoft decidiu finalmente implementar um mecanismo que permite esconder tal informação.
Para obter a última versão do Skype basta ir a Ajuda > Verificar se há actualizações.
Este artigo tem mais de um ano
Estava na ideia que os Gamers usavam mais o Teamspeak…
Usam teamspeak e mumble para falarem in-game ou com teammates mas usam skype para falarem com amigos / familiares. Basta seguir um dia de stream de qualquer jogador profissional para ver que usam os dois. No entanto quem tivesse acesso ao IP poderia fazer ataques DoS que, o ano passado em csgo, foi o dia-a-dia
Depende, se for um clan faz mais sentido usar o TS de forma a haver organização com as salas de jogo. Se for casual, então porque não o Skype?
Actualmente está em voga o Discord, ainda não experimentei mas pelo que leio parece-me ser muito bom, uma mistura de Skype (simplicidade) com TS (Organização)
Team Speak? hello? skype a gastar rescursos desnecessários? n? mais suporte para lan partys? multiplas salas para todo um enorme grupo de amigos a jogar diferente jogos?
Sou o unico?
não não és, mas a questão é que o ts é uma grande vacalhada muitas vezes e no skype tens mais controlo
Skype e Gamers ? Nunca percebi, o codec deles é uma… cof.
há melhores e dedicadas alternativas e ainda há gente a usar isso ?
confesso que também nao sabia que os gamers usam bastante o skype
Na realidade muitos usam o Skype mas de forma didáctica não competitiva, através do Skype é muito fácil encontrar a conta de alguém e sacar o IP e mesmo não usando a conta durante um jogo usavam fora dele. Isto é apenas uma etapa, um começo no combate a este tipo de ataques que apareceu em força quando incluíram os desportos electrónicos no mundo das apostas, ainda assim foram conseguidos vários IP’s também através de outros serviços como o Mumble, TS ou através da própria Steam.
Só não sei até que ponto isto vai realmente prevenir algo, tenho as minhas duvidas, porque quanto ao Skype, o problema estava nas ligações com contas desconhecidas e o Skype desde Abril de 2013 que tem um opção para esconder o IP para este tipo de ligações, mas eles tem acesso a info que nós não temos por isso lá sabem até que ponto isto vale a pena… Se não valer conta pelo intenção.
didáctica ? As pessoas usavam o Skype e queixavam-se de levar DDoS…
Esta é a boa situação do “põem-se a jeito”.
LOOL peço desculpa ignora a palavra “didática”, estava a fazer outro texto ao mesmo tempo e acabei por mistura a palavra neste comentário por lapso, fica a correcção “…mas de forma não competitiva…”.
Quanto ao resto não é porem-se a jeito por usarem, há muitos utilizadores do Skype e não é por seres gamer que deves deixar de o usar, simplesmente são necessários cuidados redobrados e muitos não tinham.
Esta confusão começou com os streamers querem falar uns com os outros live, e com os torneios no qual os comentadores usam o skype para falarem, assim que mostravam o nome do skype começavam a levar ddos, qualquer pessoa que ve o twitch a alguma tempo sabe como as coisas funcionam por la xD
Muitos não mostravam e eram alvos dos ataques na mesma, tens inclusive jogadores portugueses que não são streamers que foram alvos de ataques durante jogos disputados em casa. Isso que mencionas é só um pequeno caso e até o menos grave (no caso dos comentadores sendo grave, não aconteceu durante muito tempo, foi mais no inicio).
gamer que é gamer não usa skype.
Discord é bem melhor que teamspeak, curse voice, skype ou mumble… tenho dito.
disseste!!
Nem mais!
acho que depende dos gostos… eu pessoalmente uso ts3 e curse, no entanto de vez em quando vou para o skype porque muitos usam este e não outros… mas não noto diferenças…
Gamer que é gamer não usa skype. O Skype é o messenger de antigamente.
SKYPE só é usado entre amigos e para jogar en diversão, em termos competitivos ninguém usa esta crap, mas sim TS e MUMBLE