Funcionário desligou congelador e destruiu 20 anos de investigação…
Às vezes existem situações insólitos! Um funcionário de limpezas desligou um congelador que "guardava" mais de 20 anos de investigações. O incidente ocorreu no Instituto Politécnico Rensselaer de Troy, em Nova Iorque. Saiba o que aconteceu.
Funcionário desligou porque o som que emitia era desconfortável
Um funcionário de limpezas conseguiu destruir o trabalho de duas décadas de uma investigação na área da fotossíntese, considerada pioneira, levada a cabo nos Estados Unidos. De acordo com as informações, o funcionário desligou um congelador que, segundo ele, fazia “sons irritantes”.
O caso aconteceu em 2020 e chegou ao tribunal. No entanto, só agora foi conhecido e alvo de notícia. Do que se sabe, o funcionário desligou o congelador porque o som que emitia era desconfortável. No entanto, sabe-se também que o congelador tinha uma placa que explicava como era possível silenciar o congelador de forma segura. Na prática, era apenas necessário pressionar o botão de silêncio de alarme por 5 a 10 segundos para silenciar o som.
Segundo revelam os advogados, as amostras armazenadas no congelador a -80 °C eram "insalváveis". O facto do funcionário ter desligado o congelador levou a perdas na ordem de 1 milhão de dólares.
O problema ainda foi detetado pelos investigadores, mas a temperatura já tinha subido 50 graus, estando nos -30 °C tendo as amostras ficado "comprometidas, destruídas e sem possibilidade de recuperação" segundo revela o processo instaurado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Via BBC
Neste artigo: congelador, funcionario
Já me aconteceu, mas no meu caso foi um ano e meio, devido a uma falha de luz e a um gerador que não funcionava. Deu cabo da minha tese de mestrado.
Este individuo devia ter pena perpetua mas 20 anos na cadeia a apanhar sabonetes também não lhe vao fazer mal nenhum.
Como não dava para atirar as culpas para o contabilista ou para o informativo, sobrava… o pessoal da limpeza.
Mas se foi ele que desligou, porque é que as culpas iriam para outro? Que falta de lógica…
Simples, sistemas crítico devem ter controlo de acessos e redudancias. Isto só mostra a falta de responsabilidade das pessoas que deviam monitorizar estes sistemas. Quantas fábricas param de funcionar porque o servidor está acessível e o Sr das limpezas precisa de uma tomada para o aspirador… E a história mais antiga e cómica contada entre malta do IT.
+1
É suposto as pessoas não serem bestas, continuamos na senda da desresponsabilização. “Funcionário desligou porque o som que emitia era desconfortável”, portanto foi desligar a ficha? Brilhante. Para si, em todas as situações, devem existir equipamentos de tal forma evoluídos que sejam “à prova” de Jumentos. Imagina portanto que a capacidade de investimento é ilimitada e disponível para tudo. Boa, típico de treinador de bancada.
Dunning–Kruger effect. Procura o significado… És um caso grave! Desejo-te de um bom dia
Joao Silva – Opinião de quem gosta de fazer “em cima do joelho” porque depois logo se arranja um culpado. Em Portugal mais importante que resolver o problema é arranjar um culpado, da menos trabalho.
Daniel: O João tem razão as coisas não podem ser sempre feitas à prova de estúpidos
Acho que devia conduzir sem cinto de segurança já que temos que assumir que todas as pessoas sabem conduzir e as inspecções/revisões são sempre bem feitas prevenindo falhas no material.
Boa RC comparar um acidente que até pode vir de um fator externo como o rebentar de um pneu com o desligar uma ficha de um frigorifico de laboratório parece-me um exemplo sem espinhas.
A mim parece-me é exatamente o contrario nesse casos temos é de assumir que as pessoas não são estupidas ao ponto de não usar o cinto de segurança mas já sabemos como é, gajo que desligou o frigorifico provavelmente também não usa cinto de segurança porque lhe incomoda
Pois mas isto não foi o caso, quando o congelador avariou os responsáveis do laboratório explicaram a situação, colocaram um aviso e um aloquete na tomada de forma a ninguém puder desligar o congelador por lapso, no entanto o chico esperto resolveu desligar o disjuntor de forma a cortar energia ao congelador, ora bem um quadro por questões de segurança não pode ser fechado por isso a menos que alguém contrata-se um guarda para vigiar o quadro elétrico 24h por dia não vejo o que mais é que poderiam fazer.
E com um chavão remata o tema. Opções. Esperemos pela apreciação do tribunal. Seja feliz.
Nem tudo é o que a prova de idiotas e quando se quer isso, tem um custo a ser considerado
E esses custos nao valem a pena dada a materia sensivel da investigacao ? Como ja falaram e obvio que fazerem as coisas bem planeadas e esperar o pior em algumas situacoes fica para depois. Depois o resultado e o que se ve. Agora se vem com desculpas que so ha dinheiro para fazer isto e nao ha dinheiro para fazer aquilo, entao o projecto ja morreu a nascenca em casos descuidados como este.
*informático
realmente colocar algo importante numa maquina que se desliga tao facilmente como retirar a ficha da tomada é algo que alguém altamente instruído faça.. enfim.. as escolas ensinam tudo menos a pensar
A pessoa bem instruída que fez isso deve ter pensado que as pessoas não vão ser estupidas ao ponto de desligar o frigorifico de um laboratório mas se há coisa que aprendi no meu ramo de trabalho durante estes 10 anos é que não se pode subestimar o ser humano há pessoal que consegue sempre surpreender nas coisas estupidas que faz.
As coisas têm de ser feitas como se fossem macacos a entrar no laboratório e não pessoas neste caso o frigorifico não devia ter a tomada e sim estar diretamente ligado com algo a prender para no caso de chegar lá um macaco e puxar não acontecer nada
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.”
Albert Einstein
LOL. Bem aplicada.
e revel que não há controlo de temperaturas… se o frigorifico tivesse uma avaria ia dar ao mesmo…
Os frigorificos não avariam, so se forem abertos muitas vezes. Não e como os aifones que avariam e deixam de funcionar com temperaturas dr 30C. No verao na praia ninguem pode usar aifones porque desligam se
Não fales do que não sabes. Tenho um pixel 6 e na praia a meio de responderia um email já ele está a avisar que está em performance reduzida por causa do calor. O iPhone da minha mulher anda entretido a filmar os miúdos e nem por isso se queixa.
Abc
O errado no meio disso é ter dois pais preocupados com filmar os miúdos em vez de participar nas brincadeiras, mas isso devo ser eu e a minha mulher que estamos errados e nem sequer mexemos no telm nessas ocasiões
O frigorífico tinha um controlo de temperatura, o alarme era exatamente isso, por causa do COVID eles tinham que aguardar 1 semana pela reparação o que não haveria problema se o frigorífico ficasse ligado, para garantir isso eles colocaram um aloquete de forma a que ninguém desliga-se a ficha por lapso, avisaram os funcionários e colocaram o aviso que instruía como desligar o alarme quando ele começa-se a tocar, só que o génio como não podia retirar a ficha resolveu desligar a energia no quadro elétrico para não ouvir o alarme.
O funcionário da limpeza é o último culpado pelo incidente. Não existem desculpas para faltas de cópias de segurança, mecanismos de restrição de acessos, formação de recursos humanos, etc etc.
Eu não discordo que o funcionário é aquilo que todos sabemos mas… Entre:
Plano A: gastar dinheiro a levar um funcionário que ganha o ordenado mínimo e exigir uma indemnização de milhões
Plano B: perceber quais os sistemas críticos da empresa ao qual sem eles não consegue funcionar, identificar riscos e implementar planos de contingência para quando as coisas correm mal…
Se fosse eu o responsável pelo dito cujo, eu optava pelo B. Mas que sei eu! Sou treinador de bancada!
O instituto contratou uma empresa de limpeza, o erro do funcionário dessa empresa provocou danos ao instituto e como tal o instituto processou a companhia de limpeza, ninguém está a processar o funcionário, motivo pelo qual o nome dele nem sequer faz parte do processo.
Para isso servem os seguros, mas uma coisa é certa, o funcionário tem de ir limpar para outra freguesia
Os seguros não vão lá colocar a pesquisa tal e qual como está
E nunca sequer lhe passou pela cabeça que o congelador estaria ligado pro alguma razão importante…
Quase que aposto que deve um dos que acredita que o “Pato Donald” ganhou as eleições em 2020.
Aconteceu-me exactamente o mesmo. O frigorífico desligou-se e fiquei sem cerveja fresca para o almoço! Dramático.
Muito resumidamente, estes inteligentes, deveriam ter o dito frigorifico fechado em zona em que o acesso fosse apenas para pessoas de operam no laboratório, excluindo todos os outros como os trabalhadores de limpeza para evitar situações como esta…
Agora por não terem dado formação ao homem, este agora fica com a vida arruinada por simplesmente desconhecer as coisas no local de trabalho…
O frigorífico iria ter que aguardar uma semana por manutenção e por isso os inteligentes colocaram um aloquete na tomada de forma a que ninguém acidentalmente desliga-se o mesmo, colocaram também um aviso no congelador que dizia que o congelador estava a apitar por estar em manutenção, para não mover nem desligar e que não era necessário limpeza nessa área, caso pretendessem desligar o alarme para carregar no botão durante 5s.
No entanto o funcionário de limpeza, que não teve nem tinha que ter formação como eletricista resolveu ir ao quadro elétrico e desligou o disjuntor para “resolver” o problema, apesar de tudo podes estar descansado que o homem não está a ser processado, o instituto contratou uma empresa de limpeza para a qual o homem trabalhava e a empresa é que está a ser responsabilizada pelos danos.