Funcionário da Apple é acusado de roubar informações sobre carro autónomo da empresa
O projeto da Apple para o desenvolvimento de um carro autónomo não é recente. Há já vários anos que tem sido desenvolvido e inclusivamente já esteve envolvido em acidentes.
Mais recentemente, um funcionário da Apple foi detido por ter roubado informações confidenciais do projeto e de ter vendido a uma empresa concorrente da Apple.
O projeto do carro autónomo da Apple, conhecido como "Project Titan", tem sido desenvolvido ao longo dos anos mas não foram divulgadas muitas informações sobre os progressos alcançados. Inicialmente foi avistado na Califórnia usando apenas sensores de condução autónoma num Lexus RX450h.
Deste modo, a curiosidade que se gerou em torno deste carro autónomo tem sido notável, especialmente tendo em conta os recursos e meios da empresa de Cupertino, mas também a sua inexperiência neste segmento.
Nesse sentido, todas as informações e segredos do projeto são de elevado valor, especialmente para a concorrência.
Jizhong Chen, o homem que roubou e vendeu segredos do Project Titan
Jizhong Chen é um engenheiro que foi contratado pela Apple no verão do ano passado para inserir a equipa de desenvolvimento do carro autónomo. Foi recentemente detido pelo FBI e é acusado de roubar segredos comerciais da Apple, que começaram pouco depois da sua contratação.
Chen era um dos 1.200 funcionários que lidava de forma próxima com o núcleo do desenvolvimento e tinha assim uma posição privilegiada para aceder às informações confidenciais. Ao longo da sua jornada como funcionário da Apple foi por diversas vezes apanhado a fotografar elementos do projeto, mas afirmava que apenas o fazia para back-up.
Contudo, veio-se a descobrir que Chen tinha em sua posse mais de 2.000 ficheiros que continham informações confidenciais que em momento algum deviam sair da alçada da empresa de Cupertino. Segundo o relatório de apreensão:
Over two thousand files containing confidential and proprietary Apple material, including manuals, schematics, and diagrams
A detenção por parte do FBI foi feita um dia antes de Chen partir para a China. Suspeita-se que o engenheiro ía integrar os quadros de uma fabricante automóvel chinesa e assim fazer uso das informações que roubou na Apple ao longo de vários meses.
A Apple já se pronunciou sobre o caso, dizendo que estima muito a confidencialidade dos seus projetos e que está a colaborar com as autoridades.
Apple takes confidentiality and the protection of our IP very seriously. We are working with authorities on this matter and are referring all questions to the FBI.
O advogado de Chen e o FBI não prestaram quaisquer declarações.
Este é mais um caso de violação de segredos comerciais que decorre no mundo tecnológico. Neste caso em particular, o suspeito incorre numa pena de até dez anos de prisão e uma multa de $250.000.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que acham que a China tem tido tão grandes avanços tecnológicos?
Cai-lhes no colo, permanentemente, quando empresas de alta tecnologia encomendam o fabrico na China, para ficar mais barato.
E espiam.
“Ah, mas a China já há muito tempo tem projetos de automóveis autónomos”. Tem, até com custos de investigação baixos 😉
Não será pela razão que a China tem sido dos países que mais aumentou o seu gasto em investigação científica, enquanto que em muitos países, como nos EUA, este têm minguado?
Pelos vistos, as medidas de segurança do sistema informático andam um pouco em baixo… para quem preza a confidencialidade da coisa…
Basta ter acesso a essa mesma informacao e um smartphone ou á internet para se poder ser roubada facilmente. Seja tirando umas fotos, enviando a informacao por email, copiando para um SDcard/pen.
Pelos vistos, as medidas de segurança do sistema informático andam um pouco em baixo… para quem preza a confidencialidade da coisa…
Duvido que alguma vez esse carro da Apple saia do papel
É por razões como esta que chinês não compro nada! Mas mesmo nada, reparo sempre na origem, em tudo o que consumo! Ele fizeram o mesmo à NASA, um engenheiro chines roubou informação relativa às sondas americanas em Marte. Agora os chineses dizem que irão enviar uma sonda que ira amartar à primeira! Como é possivel se os americanos investigatam, investiram e erraram vezes sem conta. Agora vêm estes roubam e dizem que são muito inovadores, mas o regime e o exército deles vai crescendo e é a cada dua que passa una maior ameaça à paz, pois invade e ameaçam com gueera todos os vizinhos, menos os ditadores como os russos o mamão da Venezuela.
Como se os Americanos não fossem peritos em espionagem…
Pois os americanos nunca espiaram uma única nação, nem muito são a nação que mais gasta na militarização, nem muito menos são a nação que, no presente, mais tem destabilizado o nosso planeta.
A ignorância é mesmo maravilhosa.
Caro Eduardo, tenho uma ideia para jogo Android, ou PC / consolas, vindo de um antigo clássico para spectrum, Cm64 e amiga…. Pf contacte, era fantástico se visse a luz do dia… Acho que seria blast