Forall Phones estará a falhar entregas e a acumular “dezenas de queixas”
A notícia foi hoje avançada pela revista SÁBADO, após detetar uma enchente de queixas a alegar burla e fraude. A empresa terá deixado de responder, "não atendendo o telefone e mantendo a loja física fechada".
A revista SÁBADO falou com uma cliente que se sentiu defraudada pela Forall Phones este ano, corroborando aquela que tem sido a tendência no Portal da Queixa e em outros fóruns de avaliação.
Comprei lá vários telefones e nunca me deram problemas. Mas desta vez optei por comprar online e não na loja. Fiz a encomenda a 23 de fevereiro no site deles e no e-mail que recebi depois de fazer o pagamento eles diziam que o equipamento demorava entre 1 a 5 dias úteis a chegar.
Escreveu a SÁBADO, citando Sara (nome fictício já que a jovem preferiu não ser identificada), que revelou ter sido cliente da Forall Phones várias vezes ao longo dos anos.
Segundo contado, passados esses cinco dias, o telemóvel que comprara não chegou e Sara ligou à Forall para perceber o que tinha acontecido. Explicaram-lhe que, na verdade, o equipamento deveria demorar entre duas a quatro semanas, como constava no site. A jovem confiou e esperou o tempo indicado.
A história continua:
No final de março, nova tentativa para saber quando chegaria o telefone, tendo já passado as quatro semanas limites. Da Forall Phones responderam que afinal aquele telemóvel não estava em stock e que "por lapso estava disponível no site" quando Sara o tentou comprar. Dispuseram-se então a fazer o reembolso do valor pago pelo equipamento - 500 euros. Informaram que esse reembolso seria feito em 14 dias úteis.
Os 14 dias passaram e o dinheiro não foi recebido, tendo então a jovem deslocado-se até à loja física indicada no site, na Rua Joaquim Agostinho, em Lisboa. O espaço estava fechado com um papel na porta a informar que tinham encerrado temporariamente. Entretanto, o número de telefone deixou de estar atribuído e da conta de e-mail Sara também não recebia resposta.
Confirmado pela mesma fonte de informação, que alega não ter recebido respostas ao e-mail enviado à empresa para obter esclarecimentos, o número não está atribuído.
Ao aceder à página da Forall Phones no Portal da Queixa constata-se um índice de satisfação razoável de 58/100, considerando os últimos 12 meses, a par de queixas de atraso no reembolso e falha na entrega dos equipamentos. Também noutros portais, como o da Google, é possível detetar desagrado.
Forall Phones: "podemos estar perante uma burla"
À SÁBADO, Diogo Martins, do departamento jurídico da associação de defesa do consumidor DECO, referiu que "existem muitas camadas" nos episódios narrados e que, apesar de poderem constituir crime, não há garantia que assim seja.
Quando os clientes fazem uma encomenda a uma empresa e esta não cumpre o estipulado, depois de os clientes voltarem ao contacto a pedir o reembolso, a empresa tem 14 dias para devolver o dinheiro. Se essa devolução não acontecer no prazo de 15 dias, a lei estipula que os clientes têm direito a receber o valor em dobro.
Explicou o advogado, acrescentando que "se os clientes contactam de toda a forma que podem e a empresa não responde, podemos estar perante uma burla".
Os lesados podem agir de várias formas, nomeadamente apresentar uma reclamação junto da PSP: "quantas mais pessoas reclamarem contra a mesma entidade, mais força ganham essas queixas". Além disso, podem fazer uma queixa no livro de reclamações digitais, pois as empresas são forçadas a responder sob pena de a ASAE ser notificada.
Selo de confiança expirado permanece no website da marca
A Forall Phones mantém, no seu website, a indicação de que recebeu o selo de confiança emitido pela União Europeia. Este assegura aos utilizadores que podem confiar num determinado serviço online.
A SÁBADO contactou a Confio - uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a ACEPI, Associação da Economia Digital, a Associação DNS.PT (.PT) e a DECO - e descobriu que o selo atribuído está expirado desde março de 2023.
O Selo foi atribuído a 12 de janeiro de 2021, após realização de uma auditoria ao website, e confirmação que, à data, cumpria com o Código de Conduta e Regulamento aplicáveis.
Informou a assessoria de imprensa da Confio, referindo que "uma segunda auditoria teria lugar caso o Selo fosse renovado em 2023, o que não aconteceu".
Conforme citado pela SÁBADO, "a empresa foi contactada em 2023 e 2024 com a indicação de que o selo havia expirado, solicitando a sua consequente remoção do site", pois "não havendo intenção de o renovar, deveria ser o mesmo retirado de imediato".
Ou seja comprem apenas na amazon ou no site da Apple, nao comprem em lojas manhosas. Recondionados da amazon sao do melhor que ha
No whois do domínio tem o email do responsável
https://www.pt.pt/pt/ferramentas/whois/detalhes/?site=forallphones&tld=.pt
a empresa já não é dele. Foi vendida em 2020.
https://observador.pt/2020/12/15/forall-phones-vendida-a-investidor-privado-portugues-com-boas-ligacoes-a-china/
Primeira vez que ouço falar de tal loja. Metem-se a comprar do mais barato que aparece no KuantoKusta e dá nisto.
Nem é a loja mais barata
Quando toda a gente quer ter um iphone porque sim e não tem dinheiro para comprar