FMI reconhece oficialmente a Bitcoin como reserva de valor
Desde a sua criação, a Bitcoin tem tido marcação cerrada por parte das entidades financeiras e Bancos Centrais. Aqui destacava-se o FMI, que agora reconheceu a criptomoeda como reserva de valor.
Esta conclusão foi dada a conhecer numa conferência, realizada recentemente, em que executivos da organização aprofundaram o funcionamento e impacto desta divisa digital no mundo financeiro.
Recentemente, o Fundo Monetário Internacional realizou um conjunto de conferências nas quais foram abordados os mais diversos temas. Num desses eventos, denominado 'What Do we Know about Crypto Assets?', o destaque esteve nas criptomoedas.
Para além da óbvia Bitcoin, as stablecoins estiveram igualmente em destaque... E neste segmento, a Libra do Facebook é atualmente a principal figura. O FMI está atento a toda a realidade financeira e começa a adaptar-se aos sinais dos tempos.
Mantendo os seus princípios de que as moedas devem ser controladas pelos governos dos vários países, os executivos do FMI mostraram os resultados dos estudos que têm feito relativamente às divisas digitais.
A apresentação começou por explicar o conceito de criptomoedas. Foi explicado o processo de mineração, Blockchain e tudo o resto. Posteriormente, foi feita uma reflexão sobre a "categoria" em que se insere este ativo.
Recomendamos a classificação da Bitcoin como um criptoativo, mas numa categoria distinta de objetos de valor. Porquê? Porque estes ativos são semelhantes aos metais processados, que podem ser usados como reserva de valor ou como permuta na compra de bens e serviços.
| Venkat Josyula, do Departamento de Estatística do FMI
Não obstante, a organização continua a não apoiar o uso da Bitcoin como substituição das moedas de cada nação. Nesse sentido, lançam críticas ainda às stablecoins - em que se insere a Libra do Facebook - por apresentarem uma aparente estabilidade e utilidade prática mas que, sem parecer à primeira vista, contêm diversas fragilidades.
Ultimamente tem-se registado um fenómeno curioso... Várias organizações mundiais e países começam a aceitar Bitcoin e restantes criptomoedas como meios de pagamento. Sem dúvida que esta adoção é positiva para os investidores, que assim têm mais meios onde gastar os seus ativos.
Quer comprar Bitcoin e outras criptomoedas? Saiba como o fazer
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: FMI
Neste artigo: bitcoin, Criptomoedas, FMI, reserva de valor
Certos indivíduos já devem ter acesso garantido a um bom stock delas…
Pois MAS NÃO A RECONHECEU COMO LEGAL! para isso é preciso que ela seja regulada, caso contrário é o negócio da pirâmide!
Ai que doce ilusão… Como se a moeda regulada também não fosse um “negócio em pirâmide”!
A moeda regulada, vive de reservas fraccionadas, podem “produzir” mais dinheiro através dos bancos centrais para as desvalorizar… estando nas mãos de alguns esse poder! Centralizado!
Aqui a diferença é que as criptomoedas como a bitcoin são descentralizadas, é o mercado (aceitação das pessoas) que lhe vai dar valor! E não podem desvalorizar a moeda através de novas emissões.
Quem dá o valor a uma moeda é a sua aceitação como meio de troca e reserva… nada mais! Não é a regulação. Até o contrário, neste momento a nossa moeda regulada, é só meio de troca, porque há muito deixou de ser reserva de valor! (CADA DIA QUE PASSA, VALE CADA VEZ MENOS)
Concordo.
As pessoas não sabem o que é uma moeda! Pensam que havendo regulação está garantida.
Pergunta-se: sabem o que são os bancos centrais, o que fazem? A grande maioria, para não dizer a quase totalidade das pessoas não sabe. Damos valor a um retângulo de papel, essa é a realidade que nos fazem crer.
Bom fim de semana.
Ora aí está um comentário mais que certo.
sim. porque os dolares e os euros que estao legalizados e que sao gerados em quantidades absurdas, do nada, e sem estarem baseados em nada, é que sao o que nos vale…. -.-
Olá, sabe a definição de esquema pirâmide?
Ora pesquise lá e diga qualquer coisa.
Abraço
Demonstra desconhecimento e falta de estudo este comentário… qual piramide? Ate lhe podia chamar de bolha mas a verdade é que quem faz o preço btc são os compradores e vendedores …enfim!
É bom para lavar dinheiro!! Assim como o futebol, as offshores, etc…
É bom para lavar dinheiro!! Assim como o futebol, as offshores, etc…
o melhor metodo para fazer lavagem de dinheiro e outras coisas ilicitas, continua a ser o dinheiro chamado normal… muito mais facil de esconder o rasto.
E depois há quem tenha bitcoins e não consegue desfazer-se delas e trocar por outra qualquer moeda!!!!!!
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/venezuela-nao-sabe-o-que-fazer-com-as-bitcoin-que-foi-acumulando-desde-as-sancoes-norte-americanas-495092
nao percebo como tal seja possivel, se existem Exchangem descentralizados que nao precisam de KYC, e de empresas que fazem compra e venda de moedas OTC.
Obrigado pela partilha Eduardo Mota.
Uma dica pRa um artigo, há uma k crescente interesse em Smart contracts. Até agora, a referência eram os Smart contracts da Ethereum, com todos os problemas passados conhecidos.
Há uma corrida aos novos tipos de moeda com o algoritmo PoS (Proof of Stake Mining) e já posteriormente já estamos na fase dos Smart contracts baseados nessas moedas.
O algoritmo mais bem sucedido é este https://www.cardano.org/en/ouroboros/
E é de ter muita atenção ao novo tipo de Smart contract que vai sair desta moeda (ADA), Este aqui –> https://cardanodocs.com/technical/plutus/introduction/
Ainda está em fase de teste a implementação de toda a “maquinaria” para por este tipo de Smart contract a correr. De notar na qualidade da equipa, ou melhor, das equipas que trabalham no projecto cardano, top mundial.
Boas pesquisas sobre o assunto.
ADA continua a ser muito teoria. Acho que nesta altura se deve dar sim importancia a moedas ja estabelecidas e com aplicacoes reais, como Bitcoin e Ethereum.
Não querendo desfazer mas… Há duas formas de se fazer qualquer coisa, principalmente na área IT, uma é pensar em qualquer ideia e passar para código imediatamente e depois testar e testar, ver se tudo encaixa e rezar para quando quebrar( sim, mais tarde ou mais cedo vai quebrar), que o estrago no seja grande.
A outra forma é pensar numa ideia, formalizar toda a ideia, definir todos os passos necessários, verificar formalmente todo o processo, andar devagar mas a cada implementação de cada módulo do projecto, ter um alto grau de certeza que segundo as especificações, o módulo do software faz exactamente o que está na especificação, etc.
A segunda abordagem é usada apenas em projectos de grande impacto, em que um erro sai muito muito caro, daí ser apenas usado este tipo de abordagem em projectos altamente complicados e altamente seguros.
A abordagem do projecto cardano é esta. As outras moedas, que são montes delas, não posso falar de todas que nem as conheço todas, mas Bitcoin, por exemplo, usa um algoritmo PoW que não vai ser possível aguentar por muito mais tempo, e Ethereum, na ânsia de querer chegar em primeiro lugar aos Smart contracts, meteram os pés pelas mãos, e problemas são variados.
Como é de esperar, num projecto em que a segurança é tudo, não é possível ter a abordagem que a Ethereum teve, e eles até já o reconheceram, aliás há um vídeo do russo de há pouco tempo a falar disso mesmo.
sim,tens muita razao. mas nao deixa de ser teoria, o valor que Ada tem, é simplesmente baseado na teoria e nao em aplicaoces reais.
eé o mesmo que teres uma empresa que vende bons carros a valer 100, e uma empresa que esta a preparar um carro novo, mas so ha em papel ainda e que vale 1000.
Nem podes falar da Bitcoin, que nem isso entendes (e eu não sou fã de).
A ver se se esclareço algumas falácia. Diz o post:
– “Várias organizações mundiais e países começam a aceitar Bitcoin e restantes criptomoedas como meios de pagamento.”
Fica-se com a ideia que há países em que se pode pagar dívidas ao Estado, por exemplo impostos, em criptomoedas. De vez em quando isso é referido – mas é totalmente falso.
E fica-se com a ideia de que há organizações internacionais que aceitam pagamentos de bens ou serviços que venderam em criptomoedas. É falso – há um fundo da dia UNICEF que aceita doações (não é pagamentos) em critomoedas – destinados a projetos que apoiam com as mesmas criptomoedas.
Quanto à reserva de valor da Bitcoin – é engraçado que o mesmo título e texto está em todos os sites interessados no negócio da Bitcoin e outras criptomoedas. A falácia é a seguinte:
“O dólar, o euro e o RMB são moedas usadas como reserva de valor – e o técnico do FMI acabou de dizer que o Bitcoin é uma moeda reserva de valor – tal-qualmente o dólar, o euro e o RMB”. Falso – nunca lhe chamou uma moeda. Para efeitos de classificação estatística – nada mais do que isso -disse a Bitcoin que era um ativo específico semelhante aos metais processados que podem ser usados como reserva de valor ou usados para pagamento.
Olá outra vez Fixo:
https://techcrunch.com/2018/11/25/ohio-becomes-the-first-state-to-accept-bitcoin-for-tax-payments/
https://www.forbes.com/sites/doylerader/2019/08/23/the-dallas-mavericks-are-now-accepting-bitcoin/#6ec22b7534b5
https://support.microsoft.com/en-us/help/13942/microsoft-account-how-to-use-bitcoin-to-add-money-to-your-account
Há mais exemplos, é só pesquisar.
Se não estou enganado ou percebi mal, os falsos que disse são falsos.
1.º link: O Estado do Ohio recebe Bitcoin para pagar impostos através do site Ohiocrypto.com
Ao fim de um ano o site foi suspenso – quando tinha sido usado 10 vezes para pagar impostos
https://coinspice.io/news/bitpays-ohiocrypto-com-partnership-axed-by-state-treasurer-website-suspended-future-unclear/
Quanto ao 2.º e 3.º link, não interessam para nada. Essa ideia que se quer fazer passar de que se paga tudo e mais alguma coisa, incluindo impostos e e a instituições internacionais com criptomoedas é falsa.
Não interessam para nada? Creio que disse tudo.
Obrigado!
Fixo, a moeda digital não é nada de novo até para os bancos, que andam já aos anos a fazer testes. O principal problema não é de implementação, que é superior ao sistema bancário, que por acaso é assente em transações digitais tbm. O problema é de controlo, quem controla o quê. Os bancos não querem perder o controlo do dinheiro, logo qualquer moeda digital descentralizada é uma ameaça. Portanto, nenhuma instituição bancária ou até reguladores aceitam ou iram aceitar uma moeda digital sem primeiro garantirem que a controlam, até lá, vão dizendo mal, vão criticando, e fazendo pressão para o atraso na sua adopção.
Devo relembrar que todo o mercado financeiro, é hoje em dia digital, ou seja, é tudo dentro de computadores controlados por instituições privadas e públicas.
Quanto ao valor, como já alguem disse, o valor é aquele que uma maioria aceita representar como valor. O “valor” já há muito que passou a ser decretado por um regulador, não está indexado a nada fixo.
nao passa de um esquema piramide
Se está cada vez mais difícil aplicar dinheiro do narcotráfico, de pessoas e governos genocidas nas bolsas de valores do mundo, devido à necessidade imperial da transparência nesses locais, nada melhor do que utilizar o blockchain.
É a solução; provisória.
Podem brigar a vontade. LQX vai superar Bitcoin.