Fabricantes de computadores nipónicos podem fundir-se
As empresas de tecnologia que estão ligadas à produção de computadores pessoais estão a passar momentos menos bons. O mercado continua a não responder de forma positiva às novas ofertas e as vendas têm descido de forma dramática.
A Toshiba, depois de um processo em que teve perdas elevadas, pondera agora separar a sua divisão de PCs e uni-la com a de outros fabricantes japoneses criando assim uma das maiores empresas do ramo.
Os últimos tempos têm sido muito complicados para a Toshiba. Depois do escândalo financeiro de 1,2 mil milhões de dólares, que levou à saída do seu CEO, a empresa tem estado a reestruturar-se e a preparar-se para ser novamente competitiva.
Para isso vendeu recentemente à Sony a sua divisão de sensores fotográficos e está a preparar-se para tornar a sua divisão de PCs independente e se possível aliá-la a outras empresas do ramo.
O site Nikkei reportou agora que as conversações da Toshiba estão a ser feitas com a Vaio, que foi vendida pela Sony em 2014, e com a Fujitsu, que também pretende libertar-se da sua divisão de PCs, para que seja feita uma fusão entre as três marcas.
Fontes ligadas a este processo revelaram que caso esta fusão se realize apenas o nome Vaio será mantido e que as restantes empresas vão transferir todas as suas equipas e linhas de produção para esta nova entidade.
O resultado final será uma empresa que terá controlo sobre 30% do mercado, acima da Lenovo e de outras marcas.
Quando confrontados com esta notícia, os responsáveis das marcas apressaram-se a desmenti-la e a garantir que cada uma das empresas está firme no mercado e com intenção de continuar sozinha.
Se a Vaio está firme, as restantes empresas estão com um elevado grau de fragilidade e pretendem revitalizar-se, o que pode passar por dispensar as suas divisões de PCs ou simplesmente licenciar a utilização da sua marca a outras empresas.
Depois do escândalo que abalou a Toshiba, é natural que a marca se tenha de desfazer destes activos, para equilibrar as suas contas e voltar aos lucros.
Caso se confirme a fusão das 3 divisões de PCs, a concorrência terá de se bater com este novo gigante, o que poderá trazer alguma revitalização para o mercado, o que acabaria por ser positivo para todos.
Este artigo tem mais de um ano
Só tenho toshibas e sempre recomendei, nunca deram problemas. Seria triste a marca “deixar de existir”.
Vaio não me diz nada, muito menos a Fujitsu.
(Mas isto sou eu a dizer)
Somos dois…os meu “portáteis” sempre foram Toshiba e sempre recomendei a marca! Uma pena se desaparecer…
+1
Não tiveste tu, mas teve muita gente. Eu já apanhei um Toshiba novo, selado em caixa. 15 minutos após ser ligado, estava ainda a finalizar a instalação do SO, começou a apitar por todo o lado. O teclado avariou…
Já vi um Toshiba com 1 semana, em que tinha uma risca vertical no ecrã.
E o NEC tokin avariado? É às carradas.
+1
mas não deixa… os thinkpads da ibm ainda existem…
Off-topic: Windows 10 Mobile 10586.29 já está a bombar!
Boa
informação util indeed /sarcasm:off
Nos últimos anos também sempre tive Toshiba, sempre com satisfação, bom design, boa qualidade e praticamente zero problemas!!! Vaio já se tinha percebido que tinham um bom design, mas de resto era para esquecer, estavam overpriced!!! Quanto á Fujitsu, são feios, são fiáveis, são bons para o segmento empresarial …. Realmente a marca Toshiba tem prestigio no mundo dos pc e principalmente nos portáteis e tablets, seria uma tristeza desaparecer ….
Quem quer máquinas fiáveis, escolhe Dell ou Lenovo.
Lol é tudo a mesma treta! Pelo que testumunhei acaba por ser uma questão de sorte na marca/modelo que compras!
até podes achar que é sorte, mas durante um ano numa loja de reparações informáticas, é estranho que mais de metade dos computadores com problemas de hardware sejam todos toshibas…
Se calhar é porque vendem muito mais unidades que os outros fabricantes. E eu diria que mais de metade do laptops vendidos em pt são toshiba. Eu nos últimos 6 anos comprei 3 e tive zero problemas.
É normal que maioria dos computadores com problemas sejam Toshiba e Asus, isto porque são as marcas mais vendidas.
isso acontece com tudo!! podes ter um iphone que da problemas ou um a prova de tudo que quebra-se todo.. acontece
So falta aconselhares a HP lol realmente a lenovo é otima (sarcasmo)
packard bell….
O meu Fujitsu Lifebook não é feio 🙁
Toshiba ??? agora mete.me medo…mto medo!
Todas as marcas. tem os seus problemas, mas a ultima exp com a Toshiba, foi dantesca ( a 1a em 2006, correu mto bem)-
ABRIL 2014, compra de pc de topo, durou apenas umas horas, temp, sensores, congelamento etc…a fnac trocou; o 2º, duas semanas, ecran e ligaçao hdmi, “morreram”…fnac trocou mais uma vez…; o 3º ainda ca anda, mas ja foi duas vezes a garantia, devido ao teclado, sequencias de teclas, que deixam de funcionar, dizem que trocam os teclados, mas a treta volta sempre, passado uns tempos e ja se usa o virtual, mais uma vez…!
agora nas ferias de natal da faculdade…la vai ele outra vez…a 3a em menos de 2 anos, pelo mm motivo..!!
a garantia acaba em abril 2016, a continuar assim, mais vale “apelar” ao seguro, caso contrario, vai ser problema eterno, pelos vistos !
Tive um Qosmio e com 2 anos e uma semana puff chip grafico da nVidia descolou da bord, e pelos vistos era um problema da solda como era executada.
Imaginem eu a ver a folha da garantia e comparar as datas 🙁
Toshibas, sim são bons, e sempre recomendei toshibas em algumas gamas.
Lenovo, não recomendo a ninguem, e se alguem comprar que seja mesmo pelo preço e pouco mais. Lenovo tem alguns aspectos bons, como o teclado, mas os componentes interiores deixam muiiito a desejar, sobretudo a usarem HDD’s Samsung ( Manuf. by Seagate ) logo ai se vê a qualidade que metem lá dentro.
Nesta fase do campeonato, recomendo Asus para mercado domestico, e Toshiba (modelos profissionais) para o empresarial.
A Asus está a 1 passo de conquistar o mercado profissional, agora que a toshiba anda á rasca.
Pois para mim Asus foi problemático este é o fim do mundo! Qualidade de construção muito aquém! Saudades tenho da compaq! Tive um armada 110 que era uma máquina de guerra, isso sim. Se tivesse que comprar agora optaria pelo Lenovo X1 carbon
Depende do Asus, era AMD ?, é que não existe marca que sobreviva com AMD. Problemas atrás de problemas.
Tenho feedback de pessoal ( muitos amigos ) que usa Asus vindo HP’s e Compaq’s, e têm o portatil á mais de 5 anos, mudando apenas o Discos Rigidos, e adicionar RAM. Por exemplo, Acer teve bastante problemas, muitos me dizem que já não é o que era. mas nao confio nem 600€ de portatil nessa marca.
vocês têm um problema com um modelo e generalizam pela marca toda… uma vez ia no metro e este avariou….. nunca mais vou andar de metro são todos uma porcaria?
+1 a a dizer bem da Toshiba, esta é que devia comprar a Vaio, que nem sei o que é agora, e a Fujitsu… (fujitsu-siemens já lá vai, sem sucesso)
para mim o único lamento da toshiba é que só têm portáteis… PC desktop não!
da HP só digo bem em alguns equipamentos…(não todos)
Comprar lenovo chinês, não para mim!
Tive uma vez um problema com a Asus, suporte técnico, mas não é por causa disso que acho má marca…temos de relativizar…
Mas afinal não é tudo fabricado na China!!!!