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Fabricantes chinesas de elétricos têm margem para sobreviver às potenciais taxas europeias

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Aves says:

    – O Seal U da BYD é vendido por 21.769 euros na China e 41.990 euros na Alemanha – mais 93%;
    – O Atto 3 da BYD é vendido por 17.923 euros na China e 37.990 euros na Alemanha – mais 112%
    Não sei onde é que o UBS foi buscar os 25%. O que se tem falado é que, somando o subsídio da China aos fabricantes, a diferença anda pelos 100%.
    Os EUA passaram os impostos sobre a importação de veículos elétricos chineses para 100% porque de outro modo não tinham efeito. Na UE o aumento – ou também é elevado ou não tem efeito. Os consumidores é que não ficam nada agradados.

    • Yamahia says:

      Tb há aquela versão que defende que as marcas chinesas estão-se a comer umas às outras no mercado interno e que a forma de algumas sobreviverem é vender fora de portas a preços substancialmente mais altos, que é o que se tem verificado, de modo a equilibrarem as contas.
      Nesta conformidade, é obvio que uma talhada de + 25% iria ter o seu impacto. Ou teriam que aumentar na mesma proporção os preços por cá ou, mantendo cá, teriam que aumentar lá.

      • Aves says:

        Do que se tem falado, de as taxas aduaneiras passarem de 10% para 25%, não terá qualquer efeito – os fabricantes chineses nem vão mexer nos preços. Não chega para tornar os VE europeus competitivos.

      • freakonaleash says:

        Já li artigos aqui e noutros sites e apontarem o mesmo. Os OEM chineses querem os europeus e americanos a pagar-lhes os custos das guerras no mercado chinês…não estou para isso, fabriquem em solo europeu a preços decentes e já posso ter interesse.

      • JL says:

        Ui, se os chineses tivessem apostado nos motores a combustão, hoje não haviam marcas europeias. Looooooooooool

  2. jota says:

    É que a somar às eventuais taxas europeias, ainda há os concessionários, como a Salvador Caetano, que absorvem uma parcela importante do lucro, vai restar pouca margem para os fabricantes chineses! A única hipótese que têm é serem eles próprios (se isso for possível) a venderem diretamente ao consumidor final!

  3. Grunho says:

    Cedo ou tarde vão perceber que aqui a panela de ferro é a China e a panela de barro são os fabricantes alemães. E quanto mais tarde perceberem, maior vai ser a quantidade de cacos.

    • freakonaleash says:

      Negação da realidade! Ainda não soube de nenhum carro alemão que ao sair do concessionário fizesse 32km antes de ser rebocado!

      • David says:

        Nem duma:
        BMW com problemas nos tensores da corrente de distribuição
        Vw nos 1.4 e 2.0 a gasolina com correntes de distribuição que partiam por vezes aos 30mil km outros à volta dos 100mil e que só foram substituídos os motores aos seus melhores clientes e aqueles que muito lutaram para que a VW reparasse!
        VW nos 1.6 TDI e injectores e bombas injectoras…
        Mercedes com problemas bombas de combustível (problema antigo e nunca reparado…)
        Entre outras coisas que nem se ouviu falar mas que ah e tal já fez km se calhar o problema é do condutor…

        Todos tiveram crises e problemas… e a preços muitas vezes exorbitantes! Um VW GTI Performance de 2013 a rondar os 55mil eur sofria de consumo de água, óleo desde os 28mil km e a marca nunca assumiu nada… etc
        Renault e bicos injectores com imensos

        • freakonaleash says:

          Isso comparado com o Xiao Mi SU7 que fez 32 km a sair do stand antes de ser rebocado são peanuts, não acha!? Peanuts graves sim, mas porra são carros que ainda devem andar uns meses, anos na estrada antes de enconstarem por causa de uma varia que torna impossível a circulação.
          A sua tentativa propagandista de comparar a beira da estrada com a estrada da beira não abona a seu favor!

          • David says:

            @freakonaleash

            Estou apenas a mostrar um lado que acabou de chegar ao mercado e empresas centenárias!
            Apenas isso!

            Estamos a criticar os VE PQ não estamos habituados ao tipo de pensamento que temos de fazer para gerir o tempo, e os estados que impingiram VE sem que houvessem carregadores públicos em.funcionamento suficientes para a população!
            Mas não é só o impingiram mas o não licenciarem mais carregadores… Ou demorarem a que se possam colocar.mais carregadores…
            Enfim, histórias que futuramente veremos quem estará por detrás de muitas dessas empresas…

            Contudo…
            Ainda dou o benefício da dúvida para uma marca que chega hoje ao mercado! Grave? Claro que sim e muito!
            Mas centenárias já me custa a engolir…
            Um 120D com menos de 30mil km e o motor se foi… E a marca não quis saber…
            BMW alemanha depois de muita insistência ofereceu 50% para aquisição de novo motor…

            Claro que é uma situação complicada essa da Xiaomi mas uma vez mais… Comprar com marcas centenárias… E que durante este tempo todo tb aconteceu de milhares incendiarem …
            Eu vi um série 1 verão passado na autoestrada em chamas…

          • JL says:

            Um caso serve de exemplo para quê? Numa marca que começou a entregar carros há 2 meses ?

          • JL says:

            Acho que é mais grave uma centenária entregar em carro novo e depois de 1.5 KMS o carro parar.

            Imediatamente o serviço vai lá e atamanca aquilo mas os problemas continuam.

            Isto sim, acho grave para uma marca que vende há bastantes décadas e é conhecida e reconhecida pela sua fiabilidade.

            https://portaldaqueixa.com/brands/mercedes-benz-portugal-s-a/complaints/mercedes-benz-carro-novo-com-avaria-a-saida-do-stand-50604820

        • PorcoDoPunjab says:

          David, essa dos BMW com problemas nos tensores da corrente, o pessoal nem imagina as consequências que isso trouxe a milhares de proprietários.

          Conforme esse motor foi rodando, o ND47, que equipava os Serie 1, os tensores alargavam e a corrente ficava solta.
          O barulho da corrente era terrível, passou um por mim com esse problema e ouvia se perfeitamente.
          Pessoal ia à oficina da BMW e sabem o que eles diziam? Ah e tal isso é problema do condutor, que estragou o carro, não sabe conduzir.
          Sabendo eles muito bem o que se passava.
          Solução era remover corrente e tensores.
          Mas como meteram a corrente atrás do motor, este tinha que ser retirado para se ter acesso às peças com defeito.
          Horas e horas de trabalho…
          Estamos a falar de milhares de euros em reparações, que a BMW se mostrou intransigente e não reparava gratuitamente.
          Aos melhores clientes faziam descontos…

          Mercedes então são tipo fogareiro, estão sempre a arder.
          Ninguém passa frio perto de um Mercedes, aquilo pega fogo do nada.
          O outro deixou o carro na garagem, comprado novo, começou a ouvir barulho e quando lá foi estava o carro em chamas.
          Lá se foi o carro e a garagem e não foi a casa porque entretanto vieram os bombeiros…
          Agora imaginem aquilo num estacionamento normal, com dezenas ou centenas de carros e aquilo pegar fogo aos outros do lado e assim por diante.

          É deixar arder até parar.
          O que disse a Mercedes ao homem?
          Ah e tal não fez a revisão aqui.
          E ele respondeu que o carro tinha meses e faltava muito para a revisão programada .

          Enfim, vale o que vale.

          • Grunho says:

            Apesar de tudo um BMW serie 1 ainda é um bom carro para quem estiver interessado em pagar 2 vezes com uma substituição de motor e ainda por cima ser insultado pelos concessionários.

      • josé says:

        Os carros alemães são como os outros. Já foram diferentes, em tempos. Os Audi’s A5 (pelo menos até 2016) quando estão molhados, ao abrir a mala, a água escorre para o interior da bagageira! Nunca vi tal coisa num carro chinês…

  4. palex says:

    Se os fabricantes chineses conseguem produzir e vender VE abaixo dos 20K para mercado interno, os fabricantes europeus também deveriam… Se não conseguem/querem, então cuidado com a concorrência…

    • David Guerreiro says:

      Basicamente vendem carros com prejuízo, porque o governo chinês subsidia.

      • B@rão Vermelho says:

        A China é uma ditadura, caso não tenhas reparado se o “XIXI Pig ” disser que vais trabalhar por uma taça de arroz vais e não reclamas e pior é nem saberes o tamanho da taça, não há forma de competires com uma ditadura.
        Até parece que nunca ouviste histórias de pessoal na China que são fechados dentro de fábricas e têm de trabalhar e viver em condições desumanas, se tiveres na disposição de trabalhar assim vais ver que os construtores europeus também conseguem ser competitivos

        • palex says:

          A questão no final do dia vai ser: quem tem 40K euros para comprar um VE europeu/americano? Pelo que percebi dos canais oficiais deo sector automóavel, a “primeira vaga” de compradores (empresas e consumidores mais abastados) já compraram os seus VE e agora o mercado está a recuar neste segmento… Não conseguimos ser ecológicos e “abastados” do dia para a noite”… A China leva a dianteira, tem: maão-de-obra, tecnologia e capital!

          • David says:

            @Palex
            Falamos de VE… Mas todo o veículo está extremamente caro!
            Um Toyota Yaris começa pouco abaixo dos 25mil o básico… O Yaris mais equipado ultrapassa 30 mil eur!

            O Tesla vais barato está nos 40mil… E o interior e igual no mais barato como no dual motor…

            Apenas a comparar… Que está tudo CARO! IMENSAMENTE CARO

  5. David says:

    Acho que as marcas europeias têm de mudar o modelo de negócio, ou a forma como vendem veículos ou como apresentam os seus produtos ao mercado europeu!
    Testei um Model Y, Model 3, Model Se um Polestar 2, um novo Renault Mégane…
    E para já o modelo melhor é mais prático para conduzir é o Model Y, sendo que o Model 3 é igualmente prático mas pequeno SUV é mais prático, o S é um luxo, mas na minha opinião a diferença de preço para o Y e o 3 não vale… embora o virar do ecrã é extremamente prático!

    O mais bonito é o Polestar 2 Performance…
    Mas o info entertainment não é nada prático nem no Polestar nem no Renault!
    Brevemente irei experimentar o Peugeot 3008, e o Ionic 5…

    De nada serve se o info entertainment for complicado para encontrar o que se pretende durante a condução…

    Apesar de algumas funções nos tesla serem funções que se irão usar esporadicamente, na verdade é que configurar o volante, bancos electronicamente e pelo preço pedido… é um ponto a favor no momento da compra…

    • B@rão Vermelho says:

      Na minha opinião o 3008 pelo preço pedido a única coisa que leva vantagem é o da altura ao solo, estamos todos a caminhar para mais velhos e sair de um carro mais baixo fica mais complicado.
      Eu não compro carro ao preço que a Tesla pede pelo Model 3, mas em VE pelo preço pedido é a melhor opção quanto à estética partilho da tua opinião do Polestar é para mim o mais bonito e o novo Megane também está muito bem conseguido.

      • David says:

        Em relação ao 3008…
        Apesar de não estar mau…

        Olhinho no seguinte vídeo
        https://youtu.be/GyPo4oTFL0E?si=6mwZIiiF8VGCpP9h

        Minuto 14:27

        O mesmo acontece com um Megane eléctrico que estou a testar… Coisa que não consigo compreender … E no Peugeot 3008 se forem ver o preco o mais barato começa nos 46mil eur…

      • David says:

        Quanto ao Megane!
        Bonito por fora… Já o resto… Pelo preço pedido e a gama onde se insere e com quem compete… Deixa a desejar! E muito

        Quanto ao Polestar…
        Na minha opinião falha no info entertainment e no preço… Comparado a um Tesla!
        Ganha apenas por ter mais reparadores oficiais Volvo disponíveis… Mas é tb uma marca com alguns problemas financeiros ultimamente…
        Mas demasiado caro para o que oferece…
        Não há volante regulável electronicamente, deixando assim a possibilidade de ter memória para espelhos bancos e volante independente do condutor que utiliza… Por exemplos … E para carros que passam os 50mil e o mais equipado a rondar os 70mil… Já estamos num patamar de luxos…
        E pronto … Para o que oferece… Muito caro… Mesmo para um nórdico e sinônimo de qualidade ..

  6. freakonaleash says:

    Mas os chineses aqui também não vendem abaixo de 20K…nem estão interessados nisso…vá com a exceção do Dacia Spring, fabricado na China a mando de uma empresa europeia!

  7. Anung says:

    Querem alterações climáticas, flores, unicórnios, ambiente, energias renováveis, etc, etc…..?
    Vá…paguem e não budem.

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