Exército dos EUA tem dispositivo a laser que aterroriza o inimigo
Para o Departamento de Defesa dos EUA (DoD), "matar pessoas" não é tarefa complicada. É uma constatação dramática mas a razão prende-se com o orçamento de mais de 600 mil milhões de dólares, dedicado anualmente à aquisição de armas e outros dispositivos bélicos.
Não matar, contudo, é mais complicado para este departamento, que está empenhado no desenvolvimento de armas capazes de aterrorizar os inimigos, em vez de lhes tirar a vida.
Disparar para não matar
Seguindo um novo paradigma de combate, o DoD está a desenvolver um novo Programa Conjunto de Desenvolvimento de Armas Não Letais (JNLWD).
O objetivo do programa: desenvolver armas e outros dispositivos que os soldados e forças de segurança possam utilizar para incapacitar alvos sem os matar, embora os danos possam ser severos.
Como podemos ver na descrição disponibilizada do programa, o objetivo do JNLWD é preencher a lacuna entre "gritar e atirar" (na verdade, é um grande avanço das forças armadas reconhecerem que tal lacuna existe).
O último projeto do JNLWD é o sistema de Efeito de Plasma Induzido por Laser Não-Letal (NL-LIPE). Recentemente, foram mostradas imagens do dispositivo em desenvolvimento e é verdadeiramente um espetáculo para ser visto (o som poderá incomodar os seus animais domésticos).
Mas onde está a utilidade deste dispositivo?
Os responsáveis do projeto deixam alguns exemplos: imagine que um inimigo está a chegar muito perto da zona de segurança e há uma necessidade de o fazer recuar (quem diz inimigo, diz uma multidão numa qualquer rebelião urbana).
Muitas vezes, os recursos mais utilizados são granadas de atordoamento, um flash de luz ofuscante e ruído que deixa o inimigo desorientado e atordoado. Contudo, estes métodos apenas funcionam se o "inimigo" estiver perto o suficiente para estes sistemas serem bem sucedidos.
Além disso, muitas vezes, no meio das multidões, há "sujeitos" que nada têm a ver com o agressor e que têm de ser poupados. Atualmente, algumas decisões passam por usar arsenal que "arruma com todos" e os inocentes são "danos colaterais". A evolução dos sistemas de guerra estão, contudo, a introduzir o laser, permitindo um ataque mais cirúrgico, mas letal da mesma forma.
Os laseres, no entanto, podem ter uma ação de combate sem ser letal. Primeiro, o operador NL-LIPE dispara uma rajada de luz no alvo recorrendo a um laser de Femtosegundo. Isso rasga os eletrões das moléculas de ar para criar uma bola de plasma no local alvo.
O operador então manipula a bola de plasma usando um segundo nanolaser, direcionando o plasma para produzir som ou luz, ou até poderá queimar as roupas.
Este disparo poderá ser feito a uma grande distância, sem que o "inimigo" detete o ataque e com efeitos danosos sem serem letais.
A esta altura, o sistema ainda está em testes para ultrapassar algumas dificuldades e limitações. Contudo, tal como já se apresenta, e como referiu à Defense One o chefe da divisão de tecnologia da JNLWD, David Law, o dispositivo poderia funcionar a uma distância de dezenas de quilómetros.
Isso daria mais alcance do que qualquer outra arma não letal
Law referiu também que os investigadores acreditam que estão muito próximos de fazer com que o seu dispositivo "fale" com os "inimigos", uma espécie de quase-voz assustadora, algo que produzisse um resultado suficiente para fazer com que os inimigos mudassem de direção.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O problema dos criminosos é a sua incapacidade de se colocar no lugar dos outros.
Por isso mesmo é que os USA não se importam em matar civis, incluindo crianças. Não são o povo deles e não se conseguem por no lugar do outro.
+1
Esse valor mencionado é o orçamento total para todo o tipo de despesas e não só para compra ou desenvolvimento de armamento.
Por exemplo uma grande parte será para pagar as despesas de pessoal, manutenção etc.
Um país que gasta mais em exército do que saúde e educação não deveria ter nenhum valor aos olhos do resto do mundo
Um dos quais a Russia! A Russia gasta o dobro mas aos olhos de alguns não se passa nada! Russia cancro da Europa!!
A Russia gasto o dobro de quem? Os Estados Unidos gasta quase 10 vezes mais do que a Russia e mais do dobro do que a Russia e a China Juntos. Consulte o relatório SIPRE.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_military_expenditures
Isto é totalmente proibido pela conveção de Genebra…
O Trampa sai dessa convenção como saiu da de Kioto.
Armas não letais? Explique lá em que convenção e artigo que proíbe tais armas? O curioso é que não têm a mesma destreza mental quando se fala de armas russas, e para quem não existem “danos colaterais” violando todos os protocolos da dita convenção!
Os EUA já possuem esta tecnologia à mais de uma década…
Ou +
HÁ
As crianças, que os Russos, matam nao contam? Só as que matam os Americanos. Com este sectarismo, nunca resolveremos nada.
todas importam.
o problema é que o europeu comum apenas conhece um dos lados da verdade e é sistematicamente manipulado para considerar uns como os maus e outros como os bons.
se tens dúvidas que assim é podes comprovar isso com facilidade, faz uma ou duas perguntas simples e abertas a pessoas tuas conhecidas e anota as respostas.
aliás nem precisas de ir tão longe basta veres e/ou ouvires os meios de comunicação social europeus. morrem pessoas em frança passa-se dias a falar nisso. morrem pessoas no congo, na república centro africana, no ruanda, no afeganistão, na síria, nas minas no chile, na bolívia, no perú, etc e só se houve falar disso se for para dizer mal dos russos ou de não católicos.
aliás, desde há muitos séculos que assim é. só numa única mina que agora é na bolívia já dizimou mais de 8 milhões de vidas ao serviço da europa e ninguém sequer sabe disso, quanto mais…
Mais um elemento a usar na repressão pública. Onde se lê “rebelião urbana” deverá ler-se, manifestação pública.
Não, chapadas não são carinhos em alta velocidade meu caro. Uma coisa são manifestações públicas, que não precisam de força policial, não se vandalizam lojas, não se recorre à “intifada” para se fazer notar. Vamos lá saber separar as águas. 😉
Vou-me lembrar desta tua definição de manifestação quando falares das “manifestações”, como por exemplo, na Venezuela, entre outros países onde o grande capital têm interesse que haja mudança de regime.
Bah essa tech ja deve existir a anos e só agora é que mostraram ao publico
Se estão divulgado isso só agora, imagina o que os exércitos têm de verdade, guardados a 7 chaves para o momento certo.
O que não se sabe e que está já em testes. Sem dúvida que há muito que se revela para perceber o feedback de certas organizações.
(o som poderá incomodar os seus animais domésticos).
Se alguém nos states maltrata um animal tem logo problemas com a justiça.
Com isto sempre quero ver. Então agora não se vão preocupar? A ver vamos no que isso dá. Deveriam-se era preocupar em acabar com a venda e uso de armas.
As armas SEMPRE vão existir. (“como desde o inicio da humanidade”)
Existem é diferentes tipos de armas.
Acabar com as armas é simplesmente uma Utopia.
E para um mau com uma arma tem que existir sempre um bom com outra.
Vai ser sempre uma ideia Vs outra.
Para esta “gente”, inimigo é qualquer um que não concorde com o seu ponto de vista imperialista…