ExaGear: Correr apps x86 do Linux em dispositivos ARM
4.5 vezes mais rápido que o QEMU
Todos nós sabemos que no mundo da tecnologia os impossíveis são normalmente de ordem física. Hoje em dia há soluções para quase tudo e quando apenas existem aplicações para uma determinada plataforma, se houver disponibilidade e interesse dos programadores, facilmente se consegue portar ou emular, essa mesma aplicação, de uma plataforma para outra.
Recentemente foi apresentado o ExaGear, um emulador que permite correr aplicações Linux de 32 bits em dispositivos ARM… e garante ser 4.5 vezes mais rápido que o Qemu.
Para quem não conhece, o Qemu é um software que tanto pode funcionar como emulador ou como software de virtualização, permitindo correr outros sistemas operativos/aplicações nas mais diversas plataformas.
No entanto, a performance tem sido um dos pontos fracos deste software e em alternativa a Eltechs disponibilizou o “ExaGear Desktop” uma máquina virtual que permite correr aplicações x86 em dispositivos com CPU’s ARMv7 e ainda garante uma performance superior (cerca de 4.5x).
Quadro comparativo da performance : ExaGear vs QEMU
Nota: Benchmark realizado como o software open source SysBench.
After installing ExaGear you won’t notice a difference between running x86 applications on ARM and running native ARM applications. The VM works with both Intel and AMD x86 ISAs
Apesar da máquina virtual ter a designação de “Desktop”, a mesma pode ser usada em dispositivos móveis e até em dispositivos virados para a Internet das coisas. Esta solução está actualmente em pré-encomenda e custa à volta de $15 (cerca de 11 €).
ExaGear é baseado numa tecnologia de tradução binária e necessita de um CPU ARMv7, o que quer dizer que pode ser executado em mini PCs como SBCs (single-board computer) que usem SoCs Cortex-A8, A7, A9 ou A15. As informações é que esta solução não corre em SoCs ARM11 (ARMv6), como é o caso do Raspberry Pi.
Homepage: ExaGear Desktop
Este artigo tem mais de um ano
Humm… Quero ver se isso funciona na vida real…
E depois precisa das bibliotecas de sistema, que estão para ARM, como é que faz?
IDA+QEMU é *****
pelo que li, é necessário ter ubuntu 12.04 ou sup. juntamente com o módulo de kernel binfmt_misc para poder instslar e utilizar o ExaGear.
O programa deve instalar as bibliotecas i386 durante a configuração do software.
Também lançaram para Android um port do mesmo software, mas restrito ao Wine Stable (1.6.2) com algumas bibliotecas do X11. Na prática conseguiu correr alguns jogos antigos, incluindo um jogo Yaoi que tinha no PC…
Contudo, a interface do programa está demasiado focada para versões rip dos jogos, pois não recomendam instalar o jogo pelo próprio programa.
Na prática, posso instalar um chroot de qualquer arquitectura no Linux, basta seguir as seguintes instruções:
https://wiki.debian.org/EmDebian/CrossDebootstrap
É importante que opções como esta surjam para quebrar as barreiras à adopção de arquitecturas que não são x86.
Isto dará para por exemplo um surface RT?