EUA tentaram lançar ataque Stuxnet contra a Coreia do Norte
Os cenários de guerra mudaram e estão a ocupar lugares bem longe das fronteiras físicas. Os países começam a aproveitar o ciber espaço para dispararem os seus ataques e assim atingir os seus inimigos.
Os Estados Unidos da América são já utilizadores destes métodos e o caso do ataque ao Irão com o Stuxnet foi bem conhecido. Soube-se agora que tentaram, sem sucesso, um ataque similar à Coreia do Norte.
O ataque que os EUA realizaram em 2009 e 2010 ao Irão, com o Stuxnet, conseguiu deixar inutilizado grande parte do programa de enriquecimento de urânio deste país.
Com um simples vírus foi possível atacar de forma remota e desfasada no tempo uma nação e muitas das suas estruturas, deixando completamente inutilizados todos os planos nucleares do Irão.
O sucesso deste ataque terá levado a que os EUA resolvessem tentar a sua utilização contra outras nações, na esperança de terem o mesmo impacto.
Segundo fontes bem relacionadas com este assunto o alvo seguinte dos EUA foi a Coreia do Norte, tendo sido usada uma versão alterada do Stuxnet. Esta estaria preparada para se activar assim que fosse instalada num computador que tivesse as definições em Coreano.
Mas a verdade é que segundo as mesmas fontes este ataque acabou por não surtir qualquer efeito, não tendo sido possível atingir qualquer equipamento sensível dentro da vasta rede de computadores que controlavam o programa nuclear norte coreano.
As fontes da Reuters revelaram que a falha deste ataque deverá estar relacionada com o controlo extremo que as autoridades de Pyongyang fazem no acesso à Internet e também ao isolamento que este país tem, no que toca a comunicações.
A ideia de usar uma versão modificada do Stuxnet deve-se à utilização de sistemas similares por estes dois países, que colaboraram entre si no desenvolvimento dos seus programas nucleares.
Com esta base comum seria simples aos EUA criarem um sistema de ataque semelhante e assim deixar também inutilizado os sistemas de controlo do programa nuclear da Coreia do Norte.
As autoridade norte americanas recusaram-se a comentar esta notícia, da mesma forma que desde o início negam a responsabilidade do ataque do Stuxnet.
Este artigo tem mais de um ano
Nestas coisas acho que é muito difícil saber quem é realmente responsável. Podem ter sido mesmo os EUA, como pode ter sido alguém a fazer as coisas de maneira a que parecesse ter sido dos EUA.
Há uns tempos era o caso da Sony e da Coreia. Há muitas suspeitas e muitas versões da história, mas nunca se sabe realmente o que aconteceu.
Ainda existes?
Foram os EUA e Israel quem criou este vírus em particular para atacar as centrifugadoras do Irão, com a colaboração da Siemens (eram desta marca), a informação está disponível, como é óbvio nenhum dos países faz bandeira disto. A maior ameaça no campo da ciberguerra é de longe neste momento os EUA, nenhum outro país se encontram tecnologicamente tão avançado nem investe tanto quanto os EUA.
Não andas atento às notícias. Estás apenas formatado para dizeres mal dos EUA sem fundamento. Eles não são santos nenhuns, mas são de longe os que mais investem….. Olha, sabes onde mora o mais potente supercomputador à face da terra? Procura por tianhe 2 e vê onde está instalado e a fazer o quê? (está na China e está dentro de uma “Universidade” chamada Universidade de Defesa Nacional e conta com 20.000 indivíduos. Já agora, eles também têem o antigo número 1 o tianhe 1). Podes ter a certeza que esses supercomputadores não são para testar o clima na China!!!!!
Para que são chamados aqui os supercomputadores? O que estamos a falar é de um tipo de esforço de ciberguerra e desenvolvimento de software com colaboração de empresas privadas. Aqui a questão não é ser-se pró-EUA ou pró-China é simplesmente conhecer-se os factos e estes dizem que para já quem mais investiu na ciberguerra foram os EUA, tal e qual como fazer no resto da sua Defesa.
é um facto o que dizes, a malta mete umas vendas e como vê nos filmes os americanos em grande, pensa que na realidade é assim também…mas é o contrario..infelizmente..
Eh mundinho cão! Como sao os EUA “suspeitos” há sempre quem venha amenizar. Ainda me lembro aqui há uns meses quando foi o caso da Sony, no dia seguinte ja todo mundo tinha a certeza que tinha sido a Coreia do Norte, debates em tudo que é canal de televisão, aqui no forum, rádios, jornais, com todos os especialistas possíveis e imagináveis e quando o assunto é inverso alguém vem e diz “Nestas coisas acho que é muito dificil saber quem é mesmo responsável! ” Caramba! Ainda bem que a Rússia para aqui nao é chamada, senão. .. ja viram! O Putin…! Ambições imperiais. ..! Fez! Aconteceu! Vai-se la entender o porque da santificação do diabo.
Uh!
Mas vcs acreditam que a coreia do norte existe? E um pais pacifico e normal aoenas alterado pelos media e propaganda eua. Tao irreal como o ficticio estado islamico, just my opinion
Achas que filmar decapitações de pessoas, queimar pessoas vivas, dizimar o norte da Nigéria com a invasão com arsenal militar, manter em cativeiro 200 cristãos na zona do Magrebe(norte de África), para ir torturando como forma de propaganda, uma coisa fictícia?
Este mundo não é um episódio de uma série no canal Sci-Fi, é bem mais real e bárbaro, do que a tua ilusão de ficcionismo.
Carloooos
http://i3.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/012/528/Naamloos-2.png
???
Não te esqueças das gotas!
Carlos e tu existes ?
Basta andares pela internet em foruns não tao conhecidos e vais ver coisas sobre o ISIS e a coreia do norte e sobre outro paises, Isso também será propaganda. Daqui a pouco vens dizer que nunca fomos à lua e que o Hitler ainda está vivo
A parte de não ir à Lua tem muitos apoiantes.
O engraçado é que os principais interessados em desacreditar o acontecimento, a URSS, nunca disse que não aconteceu.
URSS existe? Ainda estamos em 1991?
O virus de que falam teve origem Israelo-Americana, embora seja aceite que foi primariamente desenvolvido em Israel. O alvo primário era, obviamente, o programa nuclear iraniano, nação com a qual Israel tem relações extremamente tensas e em clima de ‘quase guerra’ permanente. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Stuxnet#History
Devem confirmar os artigos que escrevem de forma mais clara. Continuação de bom trabalho
Eles não têm computadores… lol