EUA não conseguem abater o balão espião chinês porquê?
Por vezes, entre a alta tecnologia e as armas mais básicas, há uma zona de fragilidade que poderá estar a ser utilizada pelos chineses. Segundo parece, os americanos não conseguem abater este balão supostamente espião da China.
Ontem, um 'balão espião' chinês entrou no espaço aéreo dos Estados Unidos e deixou os americanos num estado de nervos. Isto porque... nada podem fazer para o derrubar!
Pois bem, é apenas um balão, mas a sua passagem pelo norte continental dos Estados Unidos está a causar uma grande preocupação entre políticos, militares e público em geral. Apesar de não ser a primeira vez que um caso como este ocorre, a verdade é que levantou agora novos alertas, até porque desta vez, o balão foi visto do solo em algumas cidades, como Billings, em Montana.
BREAKING: Chinese surveillance balloon spotted in skies over northern United States; US military currently considering how to respond to threat pic.twitter.com/ch2rzoFqSg
— Intel Point Alert (@IntelPointAlert) February 2, 2023
Balão da China será mesmo espião?
Apesar de ser uma espécie de balão meteorológico, as suas fragilidades tornam-se grandes potencialidades. O especialista e ex-aviador naval Brynn Tannehill explicou isso num tópico muito interessante no Twitter. Basicamente o problema não é a falta de disponibilidade de armas, que não faltam no arsenal americano, o problema são as capacidades dessas armas para abater algo que... desconhecem!!!
O especialista explicou que a primeira coisa a ter em conta é a altitude que pode atingir este tipo de balão, que é capaz de voar a mais de 27.000 metros de altitude. Hoje não há aeronaves capazes de alcançá-los. Sim, não vamos esquecer que o Lockheed U-2 (que não possui armas) tem um teto de serviço de pouco mais de 80.000 pés. Enquanto o mítico SR-71 Blackbird atingiu 26.000 metros. Portanto, nenhum destes consegue fazer seja o que for para abater o balão.
Outro dado curioso explicado pelo especialista é que nem mesmo um F-22 Raptor – que chega a 20 mil metros acima do nível do mar – seria capaz de intercetar o balão espião chinês. E mesmo que operasse na maior altitude possível, as suas armas não seriam capazes de alcançá-lo por causa da diferença de altura entre si. E também não seria possível lançar mísseis ar-ar como o AIM-9X Sidewinder ou o AIM-120 AMRAAM.
Lembre-se, estamos a falar num balão, não tem uma assinatura de calor! Ora como é explicado no tópico, os Sidewinders são mísseis de rastreio infravermelho, comummente conhecidos como "perseguidores de calor"; enquanto os AMRAAMs são guiados por radar.
Como o balão espião chinês não emite um sinal de calor e é praticamente impercetível nas nuvens e no vento, estas armas não podem "vê-lo" para fixar a mira e disparar sobre ele. Além disso, no caso específico do AIM-120, o ex-aviador refere que o míssil não está preparado para voar a uma altitude superior a 27.000 metros. Se tentasse lá chegar, as suas superfícies de controlo seriam danificadas.
E por que não tentar abatê-lo a partir do solo?
Também não é uma opção viável, de acordo com Tannehill. Nem mesmo recorrendo aos mísseis terra-ar de longo alcance como o MIM-104 Patriot.
[Os Patriots] podem derrubar coisas em grandes altitudes, mas, novamente, eles não foram feitos para atingir objetos que não tenham movimento em relação ao vento.
Explicou o ex-aviador naval Brynn Tannehill.
A Chinese spy balloon has been flying over the United States for a couple of days, U.S. officials said, one a defense expert estimates is equivalent to the size of three bus lengths https://t.co/BhcAHLUddz 1/5 pic.twitter.com/oMrJXNuwgz
— Reuters (@Reuters) February 3, 2023
E não haverá nada que o possa destruir?
Bom, não se conhece tudo o que os EUA têm "em mãos", mas mesmo que tivessem forma de atacar este balão, que está a passar por cima das cidades americanas, outros perigos eram levantados. Onde poderão cair os seus restos, caso tenham sucesso?
Conforme referido atrás, apesar de as condições atuais impossibilitarem o abate do equipamento que sobrevoa o norte dos Estados Unidos, não há como determinar para onde as suas peças se espalhariam caso a sua altura diminuísse e fosse possível atingi-lo. Isso representaria um sério risco, especialmente em áreas povoadas.
O balão quase não representa risco para as pessoas no solo. Projéteis de canhão de 20 mm e mísseis AIM-120 que erram (ou atravessam) o globo representam um risco não trivial para os civis no solo. Não há necessidade de tornar uma situação muito pior.
Disse Tannehill.
Por outro lado, o Pentágono garante que não é a primeira vez que balões deste tipo entram no espaço aéreo dos EUA. E não podemos esquecer que o uso de balões estratosféricos para missões de espionagem remonta, pelo menos, ao início da Guerra Fria, que até os próprios americanos os usaram para espionar a União Soviética.
Em resumo... há um balão que fez aumentar as tensões entre China e Estados Unidos. Contudo, a China desmente que seja um balão espião.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Via
Conseguem. Não o vão fazer enquanto souberem que cai em terra. Quando estiver sobre o mar, só a marinha o apanha. Em terra há muita confusão.
+1
Um avião comercial anda lá pelos seus 10km de altitude, e ao nosso olho humano visto de terra, ficam com o tamanho que ficam, tipo formiguinha… Agora se este balão anda à altitude que dizem, ao ponto de não ser possível capturá-lo, e pelos vídeos visto de terra tem o tamanho que tem… LOL.. Deve ser um mega balão sim senhor !! O dobro ou triplo do tamanho de um avião comercial.. Algo não faz muito sentido não.
Faz sentido. É o que acontece a balões de grande altitude, expandem-se e ficam enormes.
Sim naturalmente. E chegam a ter a dimensão de um carro, ou mesmo de uma casa. Ainda assim, bastante longe do que seria necessário para ser visível a olho nu a 30km de distância.. até porque regra geral deixam de ser vistos a olho nu a partir de uma determinada altura.
mas alguém viu a olho nú ou através de lentes de cãmaras de filmar ou telemóveis? O zoom não será muito mas aproxima bastante.
Tanto mas tanto vídeo sem qualquer tipo de zoom que vê o balão.. vários relatos a dizerem q vêm o balão a olho nu.. agora até já há videos sem zoom q mostram eles a abater o balao, vê-se tudo de forma bem clara.. mas ainda há quem ache que estava a 30km de altitude ao ponto de n se ver a olho nu
Claro que conseguem abater, não o fazem porque há um grande risco de destroços caírem sob áreas povoadas e causarem danos ou vítimas. O balão em si não apresenta qualquer risco enquanto se mantiver na atmosfera. Seria bem mais perigoso tentar abatê-lo, até porque depois dificilmente iriam conseguir recuperar o que quer que seja em condições de ser estudado. Presumo que a China já tenha satélites capazes de espiar em órbita, e não necessite de recorrer a técnicas arcaicas.
Tanta confusao por causa de um balao. O exercito portugues que largue os submarinos e investia em baloes que sao baratos e invenciveis
Que confusão basta porem um laser, que alcança facilmente 5km, na ponta do avião, voar a direito e estava feito. La vinha ele a descer devagar ao ponto de controlar a descida.
Avião a 11km, balão a 30km, mais que 5km de diferença.
E lasers não ?
Se calhar até estão à espera para ver qué armas tem os EUA.
Um laser era perfeitamente capaz de abatê-lo.
qual é a diferença deste balão para um satélite? ambos podem servir para espiar …. e não é por isso que se anda a ‘abater’ satelites.
Mas contra satélites há misseis desenvolvidos com essa finalidade. Já contra balões, mesmo com a dimensão que este possui, armas convencionais não são eficazes, nomeadamente à altitude a que o objecto navega. Só mesmo um laser consegue atingi-lo.
viu-se…
O satélite está em órbita, no espaço, não é considerado espaço aéreo de um país, este balão está no espaço aéreo norte-americano.
Essas explicações são lógicas. Mas os Estados Unidos têm alguns drones (como o MQ-9 Reaper) que poderiam abater o balão. Ou aliás, outros aviões hipersónicos “secretos” como o SR-72, mas não os quer mostrar. Talvez essa fosse a intenção chinesa (provocar os EUA para ver se eles mostravam algum avião militar secreto).
O Predator e o Reaper voam tipo o crocodilo… Voam baixinho…
lembrei-me de outra: os E.U.A (tal como a Rússia) têm satélites em órbita que têm laser sim, podem destruir outros satélites inimigos. Poderiam também, dirigir o laser cá para “baixo” e mirar no balão.
Aqueles totós, principalmente da comunicação social, alarmados não sabem onde vivem.
É preciso ir lá um tuga buscar o balão mete medo?
E porque razão tem de ser um balão espião chinês? Só porque em nome da “segurança nacional” A.K.A: Podemos invadir, roubar, mentir, criar conflitos, ter prisões secretas para torturar, os EUA dizem? A China já disse que é um instrumento cientifico, e nesta altura acredito mais na China que nos Estados Unidos que nos ultimos 80 anos têm tido os dedos em TODOS os conflitos
Então e acha que a China ia dizer: é um balão espião que anda aí a fotografar tudo, especialmente as vossas bases militares, e os silos de mísseis nucleares ??? O mesmo disseram os EUA, quando o avião U-2 de Francis Gary Powers foi abatido pela URSS em 1960, que era um avião de estudo meteorológico que se tinha desviado da rota por engano.
Só uma pessoa muito inocente ou ignorante acredita naquilo que os chineses dizem…
Oh não gozem. Um simples balão derrotou a América toda? Não querem abater porque assim podem estar numa de propaganda contra a China. De certeza que eles têm forma de mandar esse balão abaixo sem causar preocupação do que pode ter lá dentro. E se tiver lá algo dentro claramente é um ataque chinês e comecem com a terceira guerra mundial.
O problema do balão chinês é que a China comprou a dívida pública de mais de 26 países… incluindo os EUA… O credor pode mandar muitos balões
Balão o Tanas. Aquilo é um Ovni!
Se não pagarem ao credor , isso vale zero.
Os atuais sistemas de defesa americanos abrangem todo o tipo de ameaças, inclusive balões (soft threats), sejam eles de espionagem ou meteorológicos. Os Sidewinders e os AMRAAMs não são adequados a este tipo de alvo, seria como caçar um rato com uma bazuca. Os inteLH4 ou os PathEye 2 resolvem com eficácia mas, como é óbvio, o interesse aqui é fazer Brain Guiding à opinião pública para legitimar uma posição de defesa e de AlwaysAlert. €€€€€
A notícia está completamente errada. Os EUA conseguem abater o balão mas decidiram não o fazer pois se a sua queda podia causar danos no solo.
E como o abatiam?
Já foi abatido, Vitor.
Afinal… os EUA conseguem qualquer coisa… mas são estranhos. O que um suposto balão meteorológico inocente faz 😀
Como Abatiam?
Com um F-22 equipado com AIM-9 Sidewinder
https://www.af.mil/News/Article-Display/Article/3288579/f-22-safely-shoots-down-chinese-spy-balloon-off-south-carolina-coast/
E nem de propósito https://sicnoticias.pt/mundo/2023-02-04-EUA-estao-a-planear-abater-o-balao-chines-9c16d304
Facilmente abatiam
O objetivo é simples, querem capturar intacto para estudá-lo. Como vão fazer? Não sei, não tenho estudos para responder a isso
Isto de nada tem de espião
E pronto, foi abatido! Tal como o já tinha dito, assim que ficou sobre o atlântico, a marinha tomou conta do assunto e sem mais abelhudos a atrapalhar.
E pelo que consegui entender do vídeo, foi um avião que disparou um míssil, dos tais que diziam que não tinham capacidade de atingir o balão Descobrimos uma arma top secret das Forças Armadas dos EUA
bastou um “simples” AIM-9X lançado a partir dum F-22….os tais que segundo o artigo não davam…
e agora que foi abatido o que é que os experts militares que por ai proliferam vão dizer em sua defesa?
Imagina um país que consegue aterrizar um robô em um cometa não vai conseguir derrubar um balão? Tá bom…