Estudo português associa o consumo de café a quase dois anos extra de vida
Se pertence ao grupo de pessoas que aprecia uma boa (mesmo que curta) dose de café, saiba que uma nova investigação indica que este pode trazer consigo inúmeros benefícios, incluindo, potencialmente, a possibilidade de viver uma vida mais longa e saudável.
Uma equipa da Universidade de Coimbra analisou 85 estudos anteriores que envolveram participantes da Europa, das Américas, da Austrália e da Ásia, analisando a relação do café com as taxas de mortalidade e os indicadores de saúde.
A análise sugere que beber cerca de três chávenas de café por dia está associado a um acréscimo de 1,84 anos de vida para uma pessoa média, estando o consumo regular associado, também, a um aumento do healthspan - isto é o período da vida que um indivíduo passa saudável, e não apenas o tempo de vida física.
As recomendações clínicas tradicionais têm, por vezes, ignorado o papel do café no envelhecimento saudável.
A nossa revisão sublinha o papel que o consumo regular e moderado de café pode desempenhar na mediação contra os mecanismos biológicos que naturalmente abrandam ou falham à medida que envelhecemos, desencadeando uma série de potenciais problemas de saúde e comorbilidades.
Explicou Rodrigo Cunha, neurocientista da Universidade de Coimbra, num comunicado.
Tratando-se de uma revisão, os vários estudos abordaram muitas variáveis: os tipos de café consumidos, a demografia das pessoas envolvidas e a duração das análises.
Foram analisados indicadores de saúde, como a inflamação e o metabolismo, e os investigadores consideraram fatores como o tabagismo e o consumo de álcool para melhor isolar os efeitos do consumo de café.
O consumo regular de café parece estar associado a uma preservação das funções musculares, cardiovasculares, mentais e do sistema imunitário; e parece estar inversamente associado à incidência das doenças mais frequentes que afetam os idosos, como as doenças cardiovasculares e respiratórias, os acidentes vasculares cerebrais, alguns cancros, a diabetes, a demência, a depressão grave ou a fragilidade.
Escreveram os investigadores.
Estudo sobre o consumo do café é curioso, mas tem limitações
Ainda que os benefícios do consumo de café difiram de pessoa para pessoa, sendo provável que esses não se devam apenas ao café, isoladamente, existe uma relação ligeira, mas notória, entre o consumo de café e a melhoria da saúde.
Com centenas de milhares de voluntários envolvidos no total, a amplitude da investigação é um dos seus pontos fortes.
De ressalvar que muitos dos estudos analisados pelos investigadores da Universidade de Coimbra envolveram o consumo de café auto-relatado e que a investigação foi financiada pelo Instituto de Informação Científica do Café. Este é uma organização sem fins lucrativos apoiada pelas principais empresas internacionais de café.
Além disso, a análise não prova uma ligação direta de causa e efeito. Afinal, há demasiados outros fatores potencialmente envolvidos para se poder dizer, seguramente, que o café e a cafeína são os únicos responsáveis por uma vida mais longa e uma melhor saúde.
De qualquer forma, as estatísticas vão ao encontro de investigações anteriores, mostrando como o café pode potencialmente proteger contra doenças cardíacas, compensar os efeitos negativos de estar sentado e acrescentar anos à sua vida.
Segundo Rodrigo Cunha, "sabemos que a população mundial está a envelhecer mais rapidamente do que nunca, e é por isso que é cada vez mais importante explorar intervenções dietéticas que possam permitir às pessoas não só viver mais tempo, mas também vidas mais saudáveis".
Também se aplica aos descafeinados?
Acredito que a cafeína tenha algum papel, e que o descafeinado não tenha os mesmos benefícios.
Aqui fala em CAFÉ.
desCAFÉinado.
Se for com ‘cheirinho’ ainda duram mais uns 10 anos na boa.
Estudo ridículo sem qualquer fundamento credível e cheio de falhas.
Há vários estudos com muitos anos, que demonstram benefícios no consumo moderado de café, desde prevenção de problemas do sistema neurológico, e até do sistema digestivo.
Mas associar a isso ama média de mais dois anos de vida é impossível, não passa de teoria rebuscada.
Aquilo que diz também não é credível.
Impossível, porquê? Acaso está bem informado?
São variáveis “infinitas” a considerar para se poder assoviar 2 anos extra de vida devido ao café.
David Guerreriro, essa do sistema digestivo acredito.
Já bebi café em que logo de seguida fui a correr para o WC…
Já o leste todo? É grande…
Tem razão. Normalmente só leem a 1. linha.
Só falta dizer, estudo patrocinado por Delta Cafés!
Hehe era este e aqueles estudo que um copo de vinho por dia fazia bem ao coração, e outros estudos nos anos 60 a dizer que o cigarro não fazia mal.
Depois desde 20015 lá aparecem vários estudos a confirmar que mesmo um copo de vinho não trazia benefícios para a saúde antes pelo contrário e agora já querem fazer como nos cigarros e meter avisos de saúde nos rótulos das garrafas e embalagens de vinho.
desde 20015. Mais um sabichão futurista.
Mais um esperto que morre pela boca, em 2015 já tinha lido sobre isso mas agora a pesquisar o artigo até encontrei um mais antigo de 2012 onde um estudo pelo D. Schütze mostra que mesmo um consumo moderado aumento riscos de certos tipos de cancro (5.8%).
https://ascopost.com/issues/november-25-2017/asco-issues-statement-on-alcohol-consumption-and-cancer-risk/
noutras noticias: “estudo patrocinado por tabaqueiras diz que fumar é benéfico para a saúde”
Nas embalagens vem com informações, fumar faz mal,etc,etc. Contudo isso continua a venda. E pior ainda muitos e muitas IGNORANTES continuam a comprar e a fumar.
A indústria do café já anda mal ao ponto de encomendar estudos? Só falta dizer que também reduz a barriga.
Mal não anda, o consumo mundial de café está a aumentar, até porque há novos mercados que tradicionalmente não consumiam café. O que há é escassez de produto.
Na Ásia de a uns anos para ca o café esta na moda principalmente nos dois últimos anos.
Para quem gosta de café, beber um café na Ásia é uma experiência de “outro mundo”, só visto há cafés com mais tecnologia que muitas empresas em Portugal.
gostava que explicassem como é que chegaram a essa conclusão excluído a variância entre indivíduos..
Vá lá e pergunte.
E Deus inventou o café em cápsulas!
É certo que ir beber a bica ao balcão, se for bem tirado, sabe melhor. Mas facilitou muito, deu anos de vida.
Mais um inteligente.
Mais um.
(Já mencionado) Estudo patrocinado pela Delta. Quantos estudo existem a “provar” que os cigarros fazem bem a saude?!?!?!
Nenhum.
Não foi patrocinado pela Delta, mas vai dar ao mesmo…
«This review was sponsored by the Institute for Scientific Information of Coffee, who did not interfere …»
ISIC members are six of the major European coffee companies: illycaffè, JDE Peet’s, Lavazza, Nestlé, Paulig and Tchibo.
Porque motivo haveria de ficar a pagar impostos mais 2 anos? já chega
Estudo financiado pela Delta, ou Nescafé?