Espanha: Fim das portagens em vários troços de autoestrada
Governo de Espanha vai acabar com o pagamento de portagens nas vias cuja concessão de 50 anos termina entre este ano e 2021.
Segundo informações do Ministro do Desenvolvimento, José Luis Ábalos, em entrevista ao El País, cerca de 1000 quilómetros de vias vão deixar de ter portagens e algumas já este ano.
A decisão afeta diretamente a AP-1 entre Burgos e Armiñón (Álava), de 84 quilómetros, que expira a 30 de novembro deste ano. Além desta, há igualmente a AP-7, entre Alicante e Tarragona e a AP-4, entre Sevilha e Cádiz. Estas últimas têm concessão que termina a 31 de dezembro de 2019 e têm 468 quilómetros no total.
Destas vias que perdem portagens, a mais perto de Portugal é a AP-4, entre Sevilla e Cádiz.
Empresas portuguesas também vão beneficiar
Esta ação teve, por parte das concessionárias, uma reação nada positiva. Segundo a SEOPAN (Asociación de Empresas Constructoras y Concesionarias de infraestructuras), o custo para o Estado estima-se em cerca de 300 milhões de euros só nas portagens entre Burgos e Armiñón.
A empresa argumenta que esta autoestrada entrará em colapso devido ao aumento que sofrerá com o tráfego de camiões pesados. Os responsáveis da concessionária apontam que uma grande percentagem de utilizadores desta via são estrangeiros e camiões vindos de França e Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Não se preocupem, não se vai tornar viral, muito menos em Portugal
Não se preocupem, não se vai tornar viral, muito menos em Portugal.
Isto é só para meter inveja á gente
100 km ? Em Espanha ? …é para rir, não ?
Bingo 😉
Eu li 1000 km
Por acaso são 1000 (mil). Mas mesmo que fossem apenas 10, pelo menos tiram alguma coisa. Enquanto cá continuamos a pagar TUDO, alegremente 🙂
1000km…
Não digo que este Governo, faça já o mesmo que Espanha, ainda nesta Legislatura, mas na próxima, com, ou sem, PS, Portugal, deve fazer o mesmo, até porque os nossos ordenados, ficam muito aquém dos praticados em Espanha.
Cá metem-se portagens em coisas que se chamam de scut
estava a ler e estava a dar-me vomitos:
“cerca de 100 quilómetros de vias vão deixar de ter portagens ”
” AP-1 entre Burgos e Armiñón (Álava), de 84 quilómetros,”
“e têm 468 quilómetros no total.”
SÓ AQUI JÁ VAO MAIS DE 500KM.
e mais nao digo
São cerca de 1000 mas 100 desses mil são já este ano. Obrigado pelo reparo.
Por cá até metem limites de velocidade de 80Kms hora nas auto estradas e com radar
E lá vou eu deixar de pagar pouco mais de 20Euros numa viagem para Portugal lol
Ou seja, uma viagem desde o norte do Reino Unido até Portugal, apenas me irá custar as portagens em Franca e em Portugal. (Cerca de 150Euros para cada lado), era cerca de 170 antiamente.
Agora só falta Franca e Portugal fazerem o mesmo em hipoteticamente viajo deborla.
Isto seria inaceitável cá em Portugal… nenhuma concessão aos privados pode terminar a menos que sejam os próprios a não a querer mais… seria sempre negociado uma nova extensão e acho que até já aconteceu isso mesmo com a A1 se não me engano… os “galifões” com dinheiro não querem partilhar a auto-estrada com gentinha… o ideal era mesmo que a auto-estrada fosse só deles.
Caramba até se fazem concessões com ganhos garantidos! Isso é o sonho de qualquer empresário… vou abrir um hipermercado num pardilheiro qualquer… mas a autarquia tem que garantir que eu vou ter um determinado retorno quer as pessoas lá vão ou não! Que negócio da China!
Só gostaria de saber qual foi a percentagem que veio de volta para a UE e para os cidadãos de Portugal que contribuíram com o dinheirinho para a sua construção.
Acho bem. No entanto, resta uma duvida: entre Vitoria e San Sebastian, colocaram uns porticos com aviso de portagem automatica !
Como é que os carros estrangeirosq de passagem vão pagar essas portagens ?