SpaceX fez terceiro voo de teste da Starship. Veja o momento!
Após dois voos de teste, que não correram conforme planeado, a SpaceX vai recorrer às aprendizagens que retirou de ambas as tentativas e protagonizar uma terceira. Veja em direto o terceiro voo de teste da Starship.
Com a burocracia toda em ordem, a SpaceX parece estar pronta para lançar o terceiro voo de teste da sua Starship. A empresa anseia o sucesso do voo, pois é a partir dele que poderá desbravar amplamente o espaço, conforme pretende.
Com mais de 120 metros de altura, a Starship já tentou quebrar a órbita da Terra duas vezes, mas sem sucesso. Das experiências que serviram para a aprimorar, bem como reunir dados sobre o seu comportamento, segundo Elon Musk, resulta um terceiro voo, mais ambicioso.
Starship launch attempt in ~5 hours pic.twitter.com/cEBv1EHsQf
— Elon Musk (@elonmusk) March 14, 2024
Conforme revelado pela SpaceX, no website oficial da Starship, a nave adotará uma nova trajetória, prevendo-se que aterre no Oceano Índico. Além disso, explicou que esta terceira tentativa desvendará novas técnicas que maximizarão a segurança pública.
Recentemente, a SpaceX realizou um teste crítico de abastecimento da Starship nas suas instalações Starbase, perto de Boca Chica, no Texas. Durante esse teste, mais de 10 milhões de libras de metano líquido e oxigénio líquido foram bombeados para dentro do foguete.
A primeira tentativa de voo aconteceu em abril de 2023 e a segunda em novembro do mesmo ano. A terceira está a poucos minutos. O lançamento, cuja janela será de 110 minutos, pode ser acompanhado aqui:
Watch Starship’s third flight test → https://t.co/bJFjLCiTbK https://t.co/1u46r769Vp
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
Atualização 14h09
À terceira parece ter sido de vez! A SpaceX lançou, com sucesso, sem explosões, o terceiro voo de teste da sua Starship. Depois da contagem decrescente, o momento foi largamente aplaudido:
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/FaNcasuKaq
— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
Terceira explosão ? Já muita gente começa a apensar que deviam basear-se no Saturno v e melhorá-lo em vez de andarem a explodir foguetões
hahaahah nice try hater , nice try …
Engraçado que nem explodiu o booster não aterrou mas fez o seu trabalho a starship pelo que se sabe tambem completou todos os testes, só a transferência de combustível entre tanques já são 53 milhoes da NASA
Para conseguir chegar um Satuno V funcional a NASA estoirou com uns quantos foguetões incluido a morte de tripulação da Apolo 1.
Anvançar com a tecnologia de ponta e fazer coisas que nunca foram feitas acarreta riscos, especialmente se envolver muitas tomenaldas de combustivél inflamavel.
O Saturno V cumpriu a sua missão nos 60/70, e o que se aprendeu com esse projecto serviu de lição e base para muito do que se faz hoje.
Há uns anos era impensavél descolar um fogeter para o espaço e traze-lo de volta fazendo-o aterrar em segurança para reutiliza-lo de novo.
A Space X depois de muitas tentativas com foguetes destruidos, conseguiu afinar o processo e hoje em dia tornou-se trivial um primeiro estágio de um foguete voltar a terra para voltar a ser reutilizado.
Mas só foi posivél depois de muitos testes com erros e acidentes.
Este projecto enquanto houver $$$ será igual, a unica coisa ue impedirá de acontacer será falta de dinhiero para continuar a investir, ou acidente com consequências graves que implique repensar o projecto.
Os milatres americanos estão de olho neste projecto porque se resultar tem ideias para usar algo semelhante para conseguir colocar equipemento miltar e homens em qualquer ponto do planetea numa questão de horas.
Imagina uma companhia ou varios pelotões de militares totalmente equipados com pequenos veiculos poderem ser colocados num qualquer cenário de conflito, em menos de 24 horas em qualquer parte do planeta…. portanto acho que dinheiro não vai faltar ao projecto a cair do Pentagono!
E passados 60 anos do homem ter ido ao estudio da lua no nevada nem um foguetao conseguem por a voat com 100% de eficacia. Imagem se os avioes tivessem as mesmas limitacoes dos foguetoes, ninguem la punha os pes
Só a Space X faz mais de 90 lançamentos por ano. Se a isso juntarmos todas as outras agências são mais de 100 por ano. E não explodem
E colocaram 90% de toda a carga no espaço em 2023.
Muuuita falta de informação é a causa da tua profunda ignorância….e a culpa é só tua.
Sim e a Terra é plana, os stelites não esistem, os telemoveis funcioan graças a fios muito finos, mais finos que as teias de aranha e podem extender-se por milhers de km, ao longo do disco plano que é a Terra.
As televisões não emitem imagem, duurante anos foram anões espcialmente criados para caber dentro dos monitores CRT, que faziam parecer haver pessoas na TV, hoje em dia para além de anões têm de ser subnutriodos e magrinhos para caber nas smart TVs…
Sim, eu comprendo a tua dor pá é complicado andar privado da medicção!
Há cada um… Diz-me uma coisa JOaquin Lopes. As V2 que caiam em Londres eram afinal meteoritos?
aposto que votaste no chega.
Ao 3º teste já fez com sucesso a principal missão entrar em órbita e colocar um satélite em orbita(que neste caso não tinha porque era um voo de teste) portanto agora é só uma questão de aprimorar a recuperação do booster e da ship tal como fizeram no falcon 9 que já recupera o booster constantemente, próximo voo provavelmente já veremos alguns starlinks como carga
“Com mais de 120 metros de altura…” Fogo, é bem grande. É maior que um campo de futebol em comprimento. 😐
É verdade, ver um destes ao vivo deve ser uma vista e tanto
Tínhamos que estar bem longe só para os ver, a uns bons quilómetros, antes de eles subirem. Mas gostava de ver um ao vivo só para ver a grandeza dele. Deve ser enorme. O trabalhão que deve dar aos engenheiros para construir uma coisa destas, deve ser incrível.
Até agora foi o voo mais bem sucedido – voou no espaço cerca de uma hora. Não sobreviveu à reentrada na atmosfera terrestre, sobre o Oceano Índico.
Eu notei que a Starship ao entrar na atmosfera começou a largar montes de detritos, suponho que sejam pedaços das telhas cerâmicas de proteção. Aliás, já quando entrou em órbita, já faltavam algumas, talvez por isso tenha começado por aí. No vaivém não podia falhar uma única telha, por isso tivemos o desastre do Columbia. O problema das telhas cerâmicas saltarem já está desde o início, eles têm melhorado a fixação, mas mesmo assim ainda está por melhorar.
O aço que eles usam agora aguenta sempre algum imprevisto de calor, sempre foi a ideia do Musk. Segundo Scott Manley, fez algumas ” suposições”, e a reentrada não foi muito bem controlada, houve ali umas imagens que eles ainda não conseguem direcionar muito bem aquela baleia enorme para a reentrada (axis spin) e o motor apanhou muito plasma de reentrada. E no foguete principal, praticamente que estava sem combustível e não tinha o suficiente para abrandar a parte final da reentrada, mas aquela velocidade de descida parece-me que tal como o Falcon9, vão ter também de fazer uma entry burn. Aqui não fizeram, porque é suposto só fazer a final da aterragem…mas aquilo parece muita velocidade terminal de reentrada sem fazer uma entry burn. Não sou especialista, é o que tenho lido no canal do reddit da spacex. https://www.youtube.com/watch?v=8htMpR7mnaM