Domínio facebook.com sequestrado por Hacktivistas
Na Quarta-feira, 5 de Fevereiro, o grupo auto-denominado Syrian Electronic Army (SEA) afirmou ter ganho controlo sobre o domínio facebook.com. Contudo, às 02:00 da manhã (dia 6) o Facebook tinha ganho novamente o controlo do seu domínio.
Aparentemente, o SEA conseguiu aceder ao registo de domínio facebook.com no painel de controlo MarkMonitor. A MarkMonitor é uma reputada empresa de gestão online e de domínios que oferece um portal 'reforçado' aos seus clientes, incluindo as maiores empresas do mundo.
O grupo de hacking publicou provas dos seus ataques na forma de imagens. Porém, enquanto parecia terem tido sucesso por um breve período de tempo, não demorou muito até que a Reuters tenha anunciado a recuperação do controlo por parte do MarkMonitor.
O que devo fazer?
Neste momento, a resposta é nada. Segundo o que sabemos o Facebook está novamente a controlar o domínio www.facebook.com.
Qual a preocupação?
Se um grupo de cibercriminosos se apoderar de um domínio desta forma, será possível dirigir tráfego do site legítimo para outro que poderá ter propósitos maliciosos, como coleccionar informações privadas ou infectar os utilizadores com malware.
Outra questão é que actividades ilegais, como este ataque, são raramente punidas, o que significa que existe pouco risco para os agressores.
Como é que as organizações se podem proteger?
Escolher um bom provedor e gestor de domínios á a forma mais eficaz. Na realidade, esta é a única forma de protecção neste momento. Importa salientar que este incidente chegou às notícias, não só porque todas as pessoas conhecem o Facebook, mas também porque o MarkMonitor destaca-se como uma empresa que oferece registos de uma forma segura. Entretanto aguardamos os relatórios acerca do que realmente aconteceu neste caso. De qualquer modo, o MarkMonitor reagiu a este ataque rapidamente e de forma responsável.
O que é a SEA?
SEA significa Syrian Electronic Army, ou Exército Electrónico da Síria.
Via |Eset
Este artigo tem mais de um ano
Algum risco em relação à password?
É recomendável alterar?
Passwords são como escovas de dentes. Arranja uma nova de 3 em 3 meses, e não a emprestes a ninguém.
Genial!
“como se proteger?” -> DNSSEC
É fácil. Fechas a conta do FB e já não precisas de te preocupar com estas cenas 🙂
+1
És um “genius” RF. 😉
Muda a password, se bem que isso não chega para muito mas pronto.. melhor que nada.
+1
+1
Não ter conta no Trashbook ainda é melhor
Gosto das pessoas que aproveitam qualquer post sobre o Facebook para dizerem que fixes que são elas pois não têm Facebook.
Parabens para voces, mas outras pessoas usam e necessitam para o seu dia a dia usar Facebook, quer seja por motivos de trabalho ou lazer. Sejam mais maduros do que realemente pensam que são e deixem-se de comentarios pouco constructivos.
Finalmente algum bom senso! +1
+1
Meus amigos, isso é bastante simples, hoje em dia a jovemtudo usa muito o facebook coisa que o facebook faz é espiar.. A Quantidade de cookies que eles guardem é impressionante por isso devem ter cuidado ao usar esse tipo de rede social e digo-vos mais, deviam fechar a vossa conta Facebook se querem ser espiados e que o facebook saiba tudo sobre vocês.. Exemplo; Localização,Morada,As Tuas mensagens,gostos,coisas que não gostas, muita gente acha piada a isso mas sim eles com os likes conseguem saber do que tu gostas e do que tu não gostas, para não falar que enviam e recolhem informação dos users e enviam a NSA..
Eu já fechei o meu facebook, não preciso dele para nada, embora muita gente não consiga viver sem ele.. Que autentico dispara-te..
Fica a dica para todos os users que pensam na segurança e gostam de navegar seguro..
Cumps
Okay, enviam para a NSA, assim tu não tens conta e já estas livre, já podes traficar droga a vontade, assim como produzir explosivos sem qualquer tipo de intervenção e risco que os Estados Unidos entrem pela tua casa dentro. Já agora não saias de casa pois provavelmente também as cameras de vigilância estão sobre poder do poder e não podes gerir a tua rede de prostituição tranquilamente.
Eu compreendo a tua necessidade de pensar que temos privacidade mas mentaliza-te que não temos em lado nenhum. Tu podes fechar a tua conta de Facebook e não sentes falta, isso é porque vives em casa e usavas o Facebook para ver as meninas bonitas. Eu vivo longe de casa para falar com a familia uso o Facebook, Skype, Hangouts, etc; todos estes serviços são de espionagem quer da NSA quer das nossas autoridades nacionais. Dá-me igual, da igual que saibam as cores das minhas cuecas. Da igual que saibam se vou comer em casa ou não, a triste realidade é que queremos crer num mundo perfeito e que é fácil manter a privacidade, mas se queres privacidade na Internet tira o router da tua casa, e desliga o computador, e mesmo assim eles vão saber donde estas e o que fazes, basta quererem.
Provavelmente tens email ou do Gmail ou do Outlook, CUIDADO eles enviam todos os emails automaticamente para a NSA.
Até o teu ISP sabe o que fazes online. A melhor privacidade que podemos ter e dar um uso adequado a estas ferramentas.
dispara-te? lol
deves viver noutro mundo que não este. livra-te do telemóvel já agora LOL sim, como o “kekes” disse, até o teu ISP guarda os teus dados (segundo a lei, a operadora é obrigada pela justiça a guardar os teus dados durante 1 ano, salvo alterações):
http://expresso.sapo.pt/justica-obriga-operadoras-a-guardar-registo-de-chamadas-e-internet=f529346
Mais, não sei se já viste os contratos que assinam, por exemplo com a Zon (as tais letras minúsculas), em que “autorizas” a partilharem a tua informação com outras empresas.
O problema da privacidade (quase inexistente hoje em dia) é as consequências da evolução tecnológica que todos desejamos ao longo destes anos todos. Como diz o ditado:”quem não deve, não teme”.
Por isso que o chat tá todo bugado. Meus contatos somem, e eu tenho que desativar o chat e ativar de novo, pra poder aparecer.