Depósito e reembolso de embalagens arranca em abril com 15.000 pontos de recolha
Este ano, as latas e garrafas de bebidas vão custar mais 10 cêntimos (previsivelmente), um valor que será devolvido aos consumidores que colocarem as embalagens em máquinas instaladas em estabelecimentos comerciais ou pontos manuais de recolha. A partir do dia 10 de abril, estará disponível uma rede de 2500 máquinas e 12.500 postos de recolha pelos hiper e supermercados do país.
Mais de quatro anos depois do previsto, o chamado Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) entrará em vigor no dia 10 de abril deste ano, após imposição de Bruxelas.
Num encontro com jornalistas, citado pela SIC Notícias, esta terça-feira, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, explicou que será instalada uma rede de 2500 máquinas e 12.500 postos de recolha pelos hiper e supermercados do país.
Portanto, do ponto de vista de organização, de gestão, logística, de gestão industrial, isto é, talvez das iniciativas de maior complexidade que alguma vez existiram em Portugal. Toda esta operação é tão estimulante como complexa.
Explicou Leonardo Mathias, presidente da SDR - Associação de Embaladores de Portugal, em entrevista ao DN/Dinheiro Vivo, em dezembro.
Objetivo de reciclagem ambicioso
Conforme informámos em novembro, o SDR procurará promover a devolução de embalagens usadas, bem como a reciclagem e a economia circular.
O objetivo é alcançar taxas de reciclagem na ordem dos 90% até 2029 para as garrafas de plástico e as latas de metal de utilização única. Mais, garantir já em 2026 a recolha de 70% das garrafas de plástico e latas para reciclagem.
Como vai funcionar o sistema de depósito e reembolso de embalagens?
Ao comprar uma embalagem de plástico ou alumínio, o consumidor terá de pagar o valor de depósito, podendo recebê-lo de volta, após entregar a garrafa ou a lata vazia num ponto de recolha.
Sobre estes pontos, importa informar que os hipermercados ou supermercados de grande dimensão serão obrigados a aceitar todas as embalagens, ao passo que as lojas entre 50 e 400 metros quadrados aceitarão apenas as embalagens que venderem.
Os estabelecimentos mais pequenos estarão isentos, mas podem aderir ao SDR de forma voluntária.
O valor do depósito, que ainda não foi determinado, será discriminado na embalagem e cobrado no momento da compra.
Como receber o reembolso pelas embalagens?
Conforme previsto, haverá cinco formas por via das quais poderá receber o reembolso:
- Dinheiro;
- Troca direta por outra embalagem;
- Vale de compras;
- Transferência digital;
- Converter o valor em descontos ou serviços.
Além destas, o consumidor pode ainda doar o valor a instituições.
Os vales de desconto ou os comprovativos de retorno têm a validade mínima de 12 meses.
Governo português está a apostar no ambiente
No mesmo encontro com jornalista, esta terça-feira, a ministra partilhou que está a ser negociada a substituição de sacos de plástico usados na venda de frutas e legumes, com a solução a passar por sacos de rede ou de tecido. Está por definir se serão oferecidos ou pagos.
A ministra confirmou, também, a continuação do programa E-Lar, o programa de substituição de eletrodomésticos a gás por elétricos, e dos incentivos à compra de veículos elétricos, que deverá ser lançado ainda este trimestre, conforme informámos ontem.
























Infelizmente isto só fica nos grandes centros
na tua aldeia bebem muita coca-cola e mandam a lata para o chão?
na tua aldeia há sem abrigo para fazer recolha de latas e garrafas?
mesmo assim são 15000 pontos de recolha.. não percebo o que querias
Na aldeia pagas os mesmos 10 centimos.
viana do castelo nao é assim tao aldeia quanto isso pelo meonos 1 posto por capital de distrito
Em Portugal só Lisboa e Porto não são aldeias, o resto são tudo aldeias
Latas, garrafas de plástico, garrafas de cerveja sem tara e embalagens de iogurte líquido é o que mais se vê nas bermas das estradas.
Nestas coisas, o poder político deve adaptar-se rapidamente às circunstâncias. Se há porcos que não sabem o sítio devido destas coisas, é ir-lhes ao bolso. O que nem é o caso, porque dá sempre para receber o depósito de volta na devolução da embalagem.
As beatas dos cigarros também deviam ter um depósito. Não há rua que não esteja carregada delas. Não é por falta de cinzeiros, é mesmo por gente porca.
E onde raios há cinzeiros nas cidades?!?
É que antigamente os caixote do lixo tinham um cinzeiro…
As paragens de autocarro tinham sempre um… e era dos sitios que mais falta faziam!
Depois foram trocados pelos caixotes de plástico e os cinzeiros desapareceram!
(diziam que foi para os caixotes não arderem… quando na realidade eles ardiam porque lhes chegavam fogo!)
O que é certo é que continua a haver quem fume mas os cinzeiros… esses desapareceram!
Por lei, os cafés e restaurantes têm de disponibilizar um cinzeiro à porta.
Qualquer caixote do lixo serve para depositar a beata. Basta raspar o borrão aceso para o chão. Até com a ponta dos dedos se consegue desfazer o borrão para o chão.
Agora repare nos estabelecimentos que têm cinzeiro à porta e, mesmo assim, o chão está carregado de beatas.
E acha que pelos 10 cêntimos da taxa vai deixar de ver garrafas e iogurtes na berma da estrada?
E querias o quê? 5€?
vendo a malta dos esquemas da baixa de lisboa e porto estou a ver andarem a vasculhar lixos e atrás dos turistas a pedirem embalagens
Sim, isso acontece aqui onde vivo (norte europa). É bastante comum veres pessoas a vasculharem lixo à procura de latas e garrafas.
Exatamente, nos países nórdicos há muitos pobres a ganhar algum com isso, recolhem latas e garrafas na rua para receber a tara.
E bem não estãoa roubar ninguem, ajuda o país e ajuda a eles se todos os esquemas fossem assim estavamos nós bem
Ajuda a espalhar o lixo na rua, pq dp de vascular n o voltam a pé lá dentro.. vejo isso todos os dias
Se essa informação irá constar no rótulo das garrafas, só deverão ser aceites essas para reembolso. E sim, a acontecer, teremos as pessoas em situação de sem abrigo a fazerem serviço de limpeza!
Todo no nome da reciclagem, mas a grande verdade: Muitos estão a lucrar com essas medidas “ecológicas”. Ze Povinho paga todo !!
Neste caso também te pagam a ti
Tens que apresentar o talão de compra. Ninguém vai aderir a isto!
Mais um pretexto para sermos roubados por cada garrafa comprada.
Se as máquinas forem como noutros países, não é preciso apresentar talão nenhum de compra.
Não sei como vai ser o nosso sistema.
Só serão aceites 6 marcas, de garrafas, de plástico e latas, de refrigerantes, que já tenham o QR code, para reciclagem. Só em 2029, é que, esperam, que todas as embalagem, plásticas e latas, já tenham esse QR code, para poderem ser reciclados, em qualquer sítio. Até lá, ou já possuem, o QR code ou podem reciclar, se apresentarem, o recibo, numa máquina, de uma loja, do mesmo retalhista.
Como só 1,5%, das lojas, vão ter máquinas, 99,999999999% serão no litoral.
Nos outros paises não é preciso talão nenhum e as maquinas têm bastante aderência
Talão? A ideia é que qualquer Zé apanhe lixo espalhado na rua, não é que quem compre ande a juntar para ir levar
São pessoas como tu ! Andam a tirar do povo para encher os bolsos !
Olhem que bom… na conta da água já pago pela reciclagem e pela recolha porta a porta de resíduos (numa percentagem bastante elevada do valor da água consumida) e agora ainda vou ter de pagar mais 10 c (ou valor a decidir) por embalagem… que contente que eu estou!
“O valor do depósito, que ainda não foi determinado, será discriminado na embalagem e cobrado no momento da compra.” —– Ah bom, pelo menos saberei que embalagens passarei a evitar… ou mesmo recusar comprar. Só espero que coloquem isso em letras grandes e não nas habituais letras microscópicas.
Para as embalagens do tipo Treta Pack não haverá maquinetas destas, certo? Será que iremos passar a ver água vendida nestas embalagens?
“Governo português está a apostar no ambiente” —– Porquê que este tipo de desculpa que envolve o ambiente está por todo o lado? Não é uma desculpa já gasta e que por estar gasta deixou de ter significado? Quando nos querem impingir algo… lá está o ambiente como desculpa.
“está a ser negociada a substituição de sacos de plástico usados na venda de frutas e legumes, com a solução a passar por sacos de rede ou de tecido. Está por definir se serão oferecidos ou pagos.” —– Estão a brincar, certo? Só pode!
“continuação do programa E-Lar, o programa de substituição de eletrodomésticos a gás por elétricos, e dos incentivos à compra de veículos elétricos” —– O Inverno passado, no meu bairro, houve dois apagões com um intervalo de várias semanas pelo meio, este ano já vou no segundo corte de energia no espaço de 4 dias. A continuar assim… mais 2 dias e lá virá outro corte em que ficarei às escuras.
Migrar tudo para eléctrico sem as várias redes de distribuição (alta, média e baixa tensão) aguentarem… é de uma inteligência a toda a prova! É como quem põe o carro à frente dos bois e depois espera chegar rápido e sem mazelas ao destino.
“ao passo que as lojas entre 50 e 400 metros quadrados aceitarão apenas as embalagens que venderem. Os estabelecimentos mais pequenos estarão isentos, mas podem aderir ao SDR de forma voluntária.” —– Se estas lojas entre os 50 e 400 m2 não estiverem também isentas só lhes vai dar uma carga de trabalho e prejuízo adicionais.
a ideia principal é tirar lixo da rua e dar utilidade a pessoas sem utilidade como sem abrigo e malta dos RSI
É da responsabilidade dos executivos que governam as Câmaras Municipais tirar/recolher o lixo das ruas, de manter e efectuar as limpezas das ruas e dos espaços e vias públicas, fazer a manutenção e limpeza dos contentores e papeleiras, fiscalizar e aplicar a lei, por isso existe um executivo que governa a Câmara Municipal em quem os Munícipes delegam essas e outras funções e um Orçamento Municipal financiado com o dinheiro dos Portugueses.
Não são em circunstância alguma os Munícipes que têm de assumir as funções dos executivos que governam as Câmaras Municipais.
É da responsabilidade dos cidadãos, terem o comportamento de não fazer do espaço público o seu caixote do lixo individual.
Creio que tanto o Figueiredo como o A.S.M.L. têm razão no que cada um diz.
É certo que um sem-abrigo com 12 ou 13 embalagens recolhidas já comprava uma embalagem de pão de forma mas mesmo assim teria de se aplicar na recolha para ter acompanhamento para esse pão.
E não acabará por se criar uma hierarquia entre sem-abrigos na recolha dessas embalagens com um a ser o “chefe” e os restantes a andarem na recolha ou mesmo alguém – com abrigo – a aproveitar-se da recolha feita por sem-abrigos?
Já para certa malta do RSI, andar pela rua a apanhar garrafas de plástico e latas não é também trabalhar? Que vergonha seria se algum dos amigos de conversa do café que frequentam os visse naquele serviço. Mais depressa mandariam os seus miúdos fazer essa recolha para ficarem depois com o dinheiro. Sempre teriam a desculpa, perante os mesmos amigos do café, de que os miúdos só fazem aquilo para comprarem guloseimas.
Ainda me lembro de aqui no meu bairro, até há cerca de 40 anos, haver um armazém de recolha de cartão e haver quem andasse aqui no bairro e bairros à volta a recolher cartão abandonado e o levasse lá para o vender e creio que o mesmo acontecia com latas de alumínio. Mas isso eram outros tempos. Seria, no mínimo, “curioso” voltarmos a esses tempos mas agora com garrafas de plástico e latas. Parece um retrocesso de 40 anos.
Aqui, no meu bairro, que, como já tinha dito, tem recolha porta a porta de resíduos… corro então o risco de, após os dias de recolha em que coloco (eu e toda a vizinhança) os sacos junto ao portão, sair de casa de manhã e encontrar esses sacos rebentados e tudo espalhado pelo passeio por alguém os ter andado a vasculhar em busca destas garrafas e latas. Só espero não estar a ser adivinho!
Lol.. porque achas que um sem abrigo passa fome? O dinheiro é para drogas ou álcool, a comida essa é de borla, passa no Saldanha daqui a 40 min e percebes
Bem sei que no geral não passam fome, principalmente os sem-abrigo inveterados, mas sem-abrigo (ou qualquer pessoa) que aspire independência (e não apenas a ilusão de independência de viver “livre das amarras da sociedade”) não estará à espera que lhe levem comida.
Mas há também os sem-abrigo recentes… estes podem mesmo passar maus momentos e passar fome. Ou ainda os que ainda têm abrigo mas deixaram de ter como se sustentar e ainda têm relutância em pedir ajuda.
Continua agora com o seu Lol?
Continuo, isso não existe.
Tal como os sem abrigo que existem só o são porque não querem cumprir as regras dos abrigos comunitários.
É chato não se poder consumir drogas ou álcool nos abrigos, por isso preferem ficar na rua.
Também há muitos abrigados a receber comida, muitos com posses
@Zé Fonseca A., esse comentário é xenófobo e, portanto, completamente escusado.
O objetivo deste programa é segregar resíduos que muitas das vezes até vão parar ao ecoponto, mas que devido a ficarem misturados com outros resíduos acabam por ficar contaminados e não são reciclados.
mais uma receita para as grandes superfícies porque metade das pessoas nao se dá ao trabalho de as levar quando existe ecopontos
Eu diria que é mais uma receita para os RSI.
Espero que seja obrigatório dar o NIF e que o valor seja englobado
Governo espera 7600 milhões, de receitas anuais, e 9000 milhões, em descontos. Atenção que não há reembolso nenhum!!! Cada recibo exige 10 latas ou 5 garrafas, para receber, no máximo 1 euro, e meio, de desconto, numa próxima compra.
Em várias lojas, só poderá descontar, se fizer 25 euros, de valor mínimo, para poder descontar…. euro e meio.
Só nas 2500 máquinas (só 58 deve estar operacionais, até 10 de Abril e 392, até Maio de 2027, as 2500 só estarão operacionais em 2035-2040) é que recebe, um vale, que pode descontar, em qualquer compra, acima daquele valor.
O Continente já disse que dará até 50 euros, de desconto, se o cliente usar a app (que esteja ligada, à GALP) e apresente 500 latas ou mistura de latas e garrafas), podendo receber, o valor, mensalmente, num vale, com 7 dias, para descontar.
Eu diria que sim, as pessoas vão se dar ao trabalho. Quem não se dá ao trabalho então não tem que se queixar, é porque pode.
Eu nem meto os pés no supermercado para ir às compras ia meter para ir devolver embalagens?
Tenho conduta de lixo em todos os andares e reciclagem central no prédio, estou bem a lixar-me para isso.
Voltámos aos anos 80/90….
tal como tinha dito, nada de anormal
Não é mau de todo. Na altura era um procedimento simples e que toda a gente compreendia e cumpria. Quando se mexe no bolso o tuga aprende… às vezes parece que só assim.
Agora no sec XXI parece que vai ser um quebra cabeças. O QI terá decrescido?
O Zé que me desculpe mas o QI decresce quando se pensa que o que termina por já não resultar… pode ser mais tarde ressuscitado.
O QI de ver de 999999999, pelo menos…
Só meia dúzia de lojas, terão máquinas e outra dúzia, vão receber, a devolução, em vários casos, com limite em 15 embalagens, por cliente, por dia. Mesmo se o cliente apresentar recibo que comprou 500000 latas/garrafas, e as quer devolver, só 15 podem ser descontadas, a cada dia. Por isso, poderá ir a, várias, lojas, se já tiverem, o QR Code, que dá para devolver, em qualquer máquina.
E isto será se não danificarem, as máquinas… A que esteve, no ElcorteIngles, de Lisboa, estava, sempre, avariada, porque enchia e a operadora só fazia recolhas 1 vez, por semana. Mesmo a darem 1 cêntimo, por cada e a precisar de 100 euros, de compras, para usar, os vales, tinha adesão… demasiada adesão. Até que desapareceu.
Mais uma fantochada para “salvar o ambiente” AKA encher a carteira dos mais ricos e empobrecer os mais pobres.
Concordo com a medida… nao concordo com a forma que aparentemente ira ser implementada. Como sempre vão nos fazer pagar mais, neste caso, 10cent por garrafa. 1euro (10 garrafas). É muito… ok que devolvem, mas, implica trocar o tradicional eco ponto por maquinas que não irao estar disponiveis nem de perto em igual numero. Ainda faltam as que irao estar mais tempo offline do que online.
Uma boa forma de pagar a embalagens 2x…, vão todas sofrer um aumento no preço, para nós pagarmos para reciclar a bem dizer…
Pelo menos em alguns concelhos é precisamente isso que vai acontecer… paga-se já para reciclar (e não é pouco o que se paga) e passa-se a pagar mais um extra na compra.
Nada de estranho ou novo, em Portugal nos anos 70 e 80 tambem era assim, entregava-mos as garrafas no Pão de Açucar ( a grande supermercado na altura em Almada) e devolviam o dinheiro da tara.
Quando era puto havia sempre uma “grade” de garrafas para ir “enchendo” e levar à loja mais próxima. O mundo está é cheio de preguiçosos.
Isto não é uma tara, e a tara era só nas garrafas de vidro
Garrafas de vidro, menos as mini.
Garrafas, de vidro e garrafões, ou se pagavam 5 escudos ou 25 escudos (nos garrafões), devolviam-se, intactos, recebia-se o valor, sem perguntas.
Ainda paguei, muita batata frita, a reciclar litrosas e garrafões, que apanhava, junto aos caixotes do lixo.
Entretanto, a Jerónimo Martins, aproveitou, a onda, do Cavaco, para dispensar 8000 funcionários, acabando com a tara.
Uma curiosidade: quando acabaram, com ela, os preços nunca desceram… a tara continuou a ser paga, agora, dentro do preço e não era recuperável.
Infelizmente é necessário criar programas deste género, ainda há pessoas que adoram mandar lixo para o chão, realmente gostava de perguntar as pessoas que mandam o lixo para o chão o motivo de o fazerem, acham que as ruas ficam mais agradáveis se tiverem cheias de lixo?
Mas é mesmo isso. O tuga “médio” só aprende quando leva com o jornal no focinho. É uma mentalidade que demora a mudar. Nos anos 80/90 toda a gente guardava as garrafas e entregava na loja para levantar o “depósito” e não havia qualquer problema. Acho que o grande mal foi termos acabado com isso. Agora parece que já ninguém sabe o que isso era.
Mas ficamos com alguns bons exemplos que é ver os cotas que se recusavam a reciclar seja lá o que for a levar nas orelhas dos netos que aprendem isso desde o infantário.
É para os varredores não perderem o emprego….
Falta de civismo, tuga rasco.
Mandar para o chão nem costumo ver mas vejo muitas vezes a cena de abrir a janela do carro e mandar, levam logo com buzinadela.
Também a cena do compro o seu carro devia ser proibida pelo lixo que faz
Ou seja, mais uma vez, “paga o justo pelo pecador”.
Aqui em casa sempre se separou as reciclagens e eram levadas até ao ecoponto correto. De há uns anos para cá a câmara entregou 3 bidons a cada lar para fazer as separação das reciclagens e a câmara recolhe esse bidons todas as semanas em dias separados, um dia o papel, um dia os plásticos, outro dia o vidro.
E as inteligências de bruxelas lembram-se de nos obrigar a pagar mais uma taxa pelas embalagens quando já fazemos a separação devida…olha porra para a reciclagem…quem a devia de a fazer é quem produz ou comercializa as ditas cujas!!!
Continuamos a separar. Só que em vez de irmos ao ecoponto, deixamos no ponto de devolução e recebemos o guito de volta. Custa assim tanto?
Pois… mas também já estamos (pelo menos alguns de nós) a pagar para nos irem buscar essas embalagens à porta de casa.
E pagam-se 1500 euros, anuais, pela reciclagem, ao mesmo tempo, poderemos ter de esperar 7 horas, numa loja, para conseguir entregar 15 embalagens, para receber euro e meio, de volta.
No final 25000 milhões, de lucro, para as retalhistas e ainda aproveitam 20000 milhões, para publicidade, em como reciclam 300000 milhões, de embalagens.
Os funcionários, que fiquem, nesses balcões, vão ter dias a atender 10000 clientes…
A mim custa, tanto que nunca o farei.
Eu desde sempre reciclei desde que há a reciclagem.
Mas acerca de 8 anos começou aparecer na fatura da água resíduos sólidos e líquidos agora de água pago 7€ que no preço final fica entre 45 a 50€,com IVA e estas duas parcelas além de pagar a disponibilidade que veio substituir os contadores.
Agora desde essa altura o lixo vai todo junto cá não há reciclagem ♻️
Um grande problema: Maioria, das grandes superfícies, vão ter 1 balcão, para, o consumo, em todo o centro comercial.
Já há conversações, por causa da fast food. É que, o governo, incluiu as latas, da restauração, em situações de venda, para consumo fora do espaço. Directamente, se forem a um restaurante, comerem, na mesa, deixam lá, as latas, não pagam os 10 cêntimos. Se forem a um fast food, não há bebida, em copo, ou pedem cerveja, terão de pagar os 10 cêntimos. Para os receberem, de volta, será necessário irem, para a fila, por 7 horas, a 12 horas, onde 1 funcionário, irá registar as devoluções, para receberem, o vale, para descontar, na grande superfície.
Segundo sei, o governo quer regulamentar, para poderem isentar, latas e garrafas, de locais de vendas de comida. Ainda há dúvidas, com o envio de comida, comprada pelas apps, em que a lei prevê os 10 cêntimos…
A partir de 15 de Março, perto de 60 máquinas, vão surgir, em grandes superfícies.
Não se preocupem em guardar garrafas e latas… só podem devolver, em 2 situações: possuírem, o recibo, da compra, em que é emitida uma nota de crédito, para receberem, o valor, numa próxima compra (várias lojas vão exigir usarem as apps!!!! sem elas, pagam e não podem ser reembolsados, nas máquinas); latas, e garrafas, plásticas, que já possuam um Qr code, que é lido, pelas máquinas (ou ao balcão), dando lugar, à emissão de um vale, em vários casos, as lojas vão impor um limite mínimo, de compras, para descontarem, esses valores. Em quase todas, irá existir, um limite máximo, de latas/garrafas, que podem entregar, mesmo se possuam recibo, que comprova, que pagaram 500 euros, pelas embalagens, só podem devolver 15 embalagens, em cada dia, em cada cadeia. As retalhistas, querem esses limites (podem ser inferiores, a 15!!!!!), por dizerem que não querem ter espaços ocupados, com as devoluções.
Ou seja, o governo anda só a perder tempo precioso com estas coisas quando tem assuntos muito mais importantes e alguns até bastante urgentes a tratar. Incompreensivelmente o que é urgente continua a ser adiado… sempre a ser adiado!
É uma tristeza que tenham tanto medo de tomar decisões e tocar no que realmente interessa e que podia fazer a diferença na vida das pessoas e se fiquem por insignificâncias destas que não resolvem nada na vida das pessoas.
Pague em dinheiro receba em cartão! Qual é a duvida de que o continente, pingo doce a afins já tem mais uma fonte de receita às nossas custas?