DECO quer que MEO, NOS e NOWO devolvam 60 milhões de euros
Depois da ação Telecomunicações: basta de abusos!, a DECO avançou agora com um processo em tribunal para defender os consumidores lesados pelo aumento ilegal de preço ocorrido em 2016. De acordo com a Associação, o objetivo é que as operadoras devolvam aos clientes cerca de 60 milhões de euros.
A DECO anunciou que pôs uma ação judicial contra a Altice-MEO, a NOS e a NOWO para exigir que devolvam o dinheiro que cobraram indevidamente aos clientes através de uma alteração ilegal de preços no final de 2016.
Segundo as informações, em causa estarão cerca de 60 milhões de euros, referente ao dinheiro extra cobrado pelas empresas entre o fim de 2016 e agosto de 2017 (quando fizeram as novas comunicações aos clientes).
O que está em causa?
De acordo com a DECO, em março de 2017 foi denunciado que estas operadoras tinham aumentado os seus tarifários entre 3,4% e 7,4 por cento. Segundo a lei, a subida dos preços negociados é uma alteração contratual, o que significa que sempre que as empresas procedam, por sua iniciativa, a mudanças nas condições contratuais (preços, por exemplo) e esta alteração não esteja prevista no contrato, devem comunicá-las por escrito aos assinantes, com 30 dias de antecedência, no mínimo. Além disso, devem informar sempre os clientes de que têm direito a rescindir o contrato, sem encargos, no caso de não aceitarem as novas condições. Esta situação é válida mesmo para os contratos com períodos de fidelização.
Segundo informações da DECO, "[...] as operadoras não comunicaram de forma adequada a alteração do preço e não informaram os consumidores do direito a rescindir o contrato sem encargos." Depois da denuncia à Autoridade Nacional de Comunicações, que deu razão à DECO, a Associação decidiu agora avançar com uma ação judicial no tribunal.
A Vodafone terá ficado de fora da ação por ter procedido apenas a alterações de tarifários no que diz respeito à assinatura da SportTV e não de forma generalizada, para todos os clientes.
Via DECO
Este artigo tem mais de um ano
Ao ler esta noticia ri-me bem alto!
Eles querem esse dinheiro mas até o terem… Acho que a terra pára primeiro
Boa ja não tenho nada em casa desde Setembro do ANO 2017 pôr causa de um aumento de 25euros a mais e o pior disto tudo é que a NOZ ainda veio desligar a Antena comum do prédio pergunto eu onde está a lei em Portugal porque se isto fosse no estrangeiro era um grande crime pagavam multa prisão e edemenizacao às pessoas que não sao dignasde ter aquilo que lhe pertence eu só desejo que estas operadoras dessem um arrebentao de pelo menos uns 1000/00 por cento DOWM, DOWN ,DOWM
Oh eles dao mas vao tirar o dobro por outro lado. Se tiverem de dar isso aos clientes vale mais fazerem facturas a 0€ no fim do mês 😀
Pus a minha operadora em tribunal arbitral a propósito deste assunto. Acabou-se logo a intransigência.
Devolveram tudo o que cobraram a mais.
Info tribunais arbitrais:
http://www.anacom-consumidor.com/pergunte-anacom#_48_INSTANCE_SP52PIfTru64_=http://anacom-consumidor.inbenta.com/?c=137
assim é que é AH GRANDE HOMEM!!!
Eu nao cheguei a tanto.
Fui a loja do Braga Parque, reportei, e que so pagava quando estivesse tudo igual, passaram 4 meses, começaram a desligar serviços, e inclusi uma carta para entregar os equipamentos.Recebi a primeira carta do advogado deles! respondi com o decreto lei!
Paguei os meses que usei o serviço e mais nada! e foram eles a rescindir. ainda queriam que eu paga-se as custas do adovgado, apenas perguntei de quem foi o erro!
É sempre a roubar, mas não é tipo Robin dos Bosques… ainda esta semana recebi uma mensagem da MEO a dizer que no início de Abril vão cobrar mais 1 euro pela factura em papel, compreendo que seja mais fácil para eles a factura electrónica até pelo ambiente e o problema das árvores e o papel e blá blá… mas um euro é um euro, um euro aqui e outro ali, então e as centenas e centenas e centenas de idosos que não tem computador quanto mais mail!!!
Tem nada a ver com o ambiente. É a última das preocupações deles. São os custos da emissão e distribuição das faturas. É o papel, a impressão, os envelopes, o envio e distribuição postal. Tudo isso acarreta custos.
… pois tens razão claro, estupidez a minha achar que se preocupavam com o ambiente!!! enfim…
A mim nao foi necessário, no ano passado aumentaram o pacote em mais 6 euros, mas após reclamar na linha de retençao/fidelizaçao, devolveram-me o valor do aumento e ainda me ofereceram mais dados móveis eTVCines, está claro que tive de fazer nova fidelizaçao, mas como tenho a sorte de estar numa boa célula com bom sinal 24 horas, continuei ligado à operadora, neste caso a NOS, a pagar o valor antes do aumento
Pode-se dizer que tive sorte, pois existem muitos casos em que esta brincadeira dos aumentos, acabou em tribunal.
Engraçado que, depois desta notícia, aparece outra: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2018-03-15-Anacom-abriu-processos-de-contraordenacao-contra-Meo-Nos-Nowo-e-Vodafone
Ou seja, depois do anúncio da DECO, a ANACOM decide multar os operadores…
P.S: Não esquecer que estes aumentos já foram há ano e meio. Lentidão…
Eles podem dar mas vao te roubar noutro lado. Por ias dar 60 milhões para a seguir roubar outros 80 vai dar ao mesmo. Anacom e deco é empresas de brincar neste pais. Se elas fossem multadas em 60 milhões cada uma ai sim ai já fazia estragos, agora ta la dentro um gajos ja a estudar a volta que irao dar aos clientes para nao pagarem esses valores a gente.
Podem ir buscar os 60 milhões a muito lado, desde que não seja ao meu bolso.
A NOS pode vender bilhetes mais caros, aumentar o preço dos TVCine, investir na bolsa, diminuir os dividendos aos acionistas (não sei se repararem mas eles este ano aumentaram em 50% os dividendos e dão mais dividendos do que os muitos que têm).
Desde que não me queiram aldrabar-me a mim, por mim está tudo bem.
Sou favorável a que a Lei obrigue a uma avaliação prévia de carácter a gestores e comerciais D2D destas empresas, para se filtrar logo os aldrabões.
*do que os lucros que têm
Mas os que interessam para essas empresas são precisamente os aldrabões. Quanto mais aldrabões forem, e mais clientes forem vigarizados, mais lucro.
Não esquecer tambem da Vodashit
Como ?? Da melhor operadora de telecomunicações em Portugal ?? Você deve estar é doido !! Por amor de Deus,pense 2 vezes antes de escrever. 🙂
Em relação a qualidade de serviço dou razão apenas sou contra as taxas e taxinhas “ilegais” cobradas à revelia dos clientes
Sem ter o serviço por ter mudado de casa obrigaram-me a pagar mais 8 meses até ao final da fidelização. E mesmo assim quase tinha de pedir ao primeiro ministro para terminar contrato após esse período de fidelização. Isto na MEO
É mais …. É lamentável quando uma das operadoras colocam pessoas com dívidas quando nunca tiveram esses serviços. É quando pedimos provas de contrato não nós são entregues … infelizmente é o que temos é como as provas n são nós entregues que remédio temos a nao ser pagar algo que nunca tivemos