Cuidado com o BadPower! Este novo malware pode derreter literalmente o seu smartphone
Infelizmente, estamos cada vez mais habituados a ver ataques de malware afetarem smartphones e outros dispositivos. Não é uma situação desejável, mas que infelizmente acontece de forma cada vez mais frequente e com um poder muito destrutivo.
Claro que os atacantes procuram outras formas de explorar ataques, escolhendo áreas diferentes. O mais recente foca-se agora nos carregadores e permite atacar um smartphone até que este derreta ou entre em combustão.
BadPower, um malware que pode derreter o seu equipamento
Não são raros e nem novos os ataques que se focam nos carregadores dos dispositivos. Tipicamente procuram infetar estes com malware, pela porta USB usada para depois obterem dados dos utilizadores.
O BadPower, uma nova descoberta feita pela Tencent, revela que um ataque similar pode ser explorado e infetar os carregadores, alterando o seu firmware. Este irá depois atuar de forma a conseguir sobretudo destruir o smartphone a que está ligado, até este derreter ou pegar fogo.
Transformador do smartphone é a origem do ataque
Este passo é dado ao dar ao smartphone mais corrente do que este poderá receber. O BadPower transforma um transformador fast charger e impede entretanto que este negoceie corretamente com o smartphone a voltagem a ser enviada. Assim, esta será enviada de forma descontrolada e acima do esperado.
Dos testes efetuados, foi possível descobrir que dos 35 transformadores de fast charging testados, 18 estavam vulneráveis. Estes são fabricados por 8 empresas e podem ser facilmente corrigidos. O pior é que de 34 chips testados, 18 estão vulneráveis e não podem ser corrigidos.
Carregadores fast charging são as primeiras vítimas
Os investigadores recomendam que sejam aplicadas algumas medidas simples para que estas situações não sejam exploradas. Bastará colocar medidas físicas de contenção no hardware e este ficará protegido contra a destruição que pode acontecer.
As recomendações continuam a ser as mesmas de sempre. Não devem usar transformadores que não controlem e tentem proteger ao máximo os smartphones e outros equipamentos. Há ainda que controlar a temperatura dos equipamentos e sobretudo desligá-los sempre que estiverem quentes demais.
Este artigo tem mais de um ano
Dava jeito essa lista dos testados e vulneráveis….
Nem os nomes dos fabricantes forneceram
Injecta 50v contínuos em qualquer smartphone e tens o mesmo resultado começa a derreter a porta até queimar resistências ou fusíveis.
Por isso são todos no aspecto de risco de incêndio, no que toca a segurança de dados aí ja é diferente só em modelos específicos.
Isso não e brincadeira, geralmente o telefone fica a carregar junto a cama, móveis tecidos tudo material inflamável.. pode ocorrer mortes caso o aparelho pegue lume
Por isso ter o carregador original e muito importante, e certas marcas já ponderam não trazer carregador, dizem eles por causas ambientais… Para mim e por causas financeiras para xular ainda mais o cliente
Simples, usem carregadores simples sem fast charging. Assim não correm esse risco e prolongam a vida da bateria (sim, porque já está provado que os carregamentos rápidos reduzem o tempo de vida útil da bateria).
Tem é que se ter cuidado com app’s e sites que visitamos para não termos virus…
Eu apenas uso carregadores normais pois não confio nesses de fastcharging.
se não fossem as legendas do video não tinha percebido nada….
Hahahahahha
+1
+1
Wireless charger…o futuro já chegou
eu uso o mesmo carregador há 10 anos, um samsung de 0.8A e neste momento carrega durante a noite um tlm de 5000mah
Nem toda a gente tem tempo para esperar 8 horas e 43 minutos para carregar o smartphone por completo… 😀
0.8A = 800 mA
Tempo = (5000 mAh / 800 mA) x 1,35
Tempo = 8.4375 = 8:43 horas
8.43 horas não são 8:43 horas
Porque 0,5 horas são 30 minutos e não 50 minutos…