PplWare Mobile

CTT andam a cobrar IVA indevido nas encomendas de fora da UE?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    É o que dá tirarem a empresa do estado mas não tirarem o estado da empresa.

    • Nuno V says:

      Que eu saiba esta pratica está efectuada por iniciativa dos CTT. Que eu saiba, o provedor da justiça, quem pediu para os CTT mudarem a prática, pertence por inerência ao estado.

      • Zé Fonseca A. says:

        Para aqueles que estudaram, os funcionários dos CTT foram todos mantidos, fez parte do acordo de venda, por isso os CTT continuam a ser péssimos e medidas como esta continuam a acontecer, a mentalidade é a mesma, funcionário público que incompetente que interpreta a seu belo prazer.

        • Nuno V says:

          Fez parte do acordo? Deves de andar a fumar tabaco. A entidade patronal manteve-se a mesma, havendo apenas mudança na tipologia, de entidade pública para privada. Tanto que não houve qualquer acordo que logo após a privatização vários postos de CTT foram fechados com muitos dos trabalhadores a verem os seus postos de trabalho extintos. Isto fez com que a qualidade do serviço tenha tido um decréscimo abismal. E mesmo que houvesse tal acordo, deves julgar que são os trabalhadores que criam as políticas das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Portanto a tua frase não faz qualquer sentido.

          • Zé Fonseca A. says:

            O acordo é publico, vai consultá-lo.
            Já trabalhei em projectos para os CTT quando estavam na esfera publica e quando estavam na esfera privada, nada mudou, os departamentos centram-se em autogestão, o departamento de juristas tomou esta interpretação como certa que foi acatada porque era conveniente, nunca ninguém sequer questionou se era legal.
            Tudo o que eu digo faz sentido, até quando não faz 😉

          • Nuno V says:

            Cita se faz o favor onde é no acordo diz que existe obrigatoriedade em manter os trabalhadores para além do que já era previsto na lei.

    • PTO says:

      Errado!
      Os CTT são privados, não têm o Estado a determinar o seu funcionamento ou regras de comercialização.

      • João says:

        Como não? Então os CTT não tem q seguir as leis? Cobram os impostos que quiserem e pronto? Estás louco?

        • PTO says:

          O “Zequinha Fonseca” é que afirmou que o Estado continua dentro da empresa ao dizer: “É o que dá tirarem a empresa do estado mas não tirarem o estado da empresa.”

          A minha resposta é feita nesse contexto, nada tem a ver com ter de cumprir as leis (que obviamente tem de cumprir).

          Mas se ainda tens dúvidas, pede ao Zequinha para te explicar a lógica da “pérola” que ele resolveu postar a abrir os comentários neste artigo.

      • Zé Fonseca A. says:

        Ler acima. Estudo precisa-se.

  2. Helio says:

    Já tive várias encomendas em que as tive retidas na alfandega em Lisboa – Cabo Ruivo.
    Nessa central dos CTT, tem um lugar anexo que é a alfandega, e os CTT só armazenam até ao desalfandegamento concluido.
    Lugar tem duas janelas onde primeiramente se levanta a documentação aos CTT, depois se passa à Alfandega, e depois de boa cobrança, se paga aos CTT e se levanta a encomenda.
    Os CTT cobram taxa de armazenamento, independentemente de existir cobrança de IVA ou não.
    Pelo texto, alguem se confundiu com a alfandega ser os CTT.

    • Helio says:

      Sei que agora, o processo é por comunicação digital, envia-se os comprovativos e efetua-se o pagamento por MB, mas os CTT continuam a ser os intermediários.

    • Ana Santos says:

      Nao sei o q pretence a quem. Mas sei q o aviso de desalfandegamento vem dos CTT e todo o processo é Feito no site dos CTT. A confusao toda, as exigencies de documentos (alguns deles impossiveis de obter) é gerada Pelos CTT. Chegaram ao cumulo de Nao aceitarem printscreens… informavam q timha de enviar a pagina original onde constava o item encomendado!!!

      • Helio says:

        Numa das ultimas vezes que necessitei de desalfadegar algo em Cabo Ruivo, á minha frente estava um individuo jovem a tentar desalfandegar algo dele, estive em espera perto de 30 min, pois o tal individuo foi de mãos a abanar, ou seja sem documentos comprovativos em papel, a sra insistia que ele tivesse um documento a comprovar (nessa altura valia printscreen da compra), e ele só mostrava o tlm à sra a mostrar que tinha ali o comprovativo, ela como resposta e calmamente, disse que precisava de colocar um carimbo nesse documento em papel, e que no tlm de nada valia nem dava para carimbar, sugeriu-lhe imensas vezes ir à Staples em frente, e ele resiliente só lhe mostrava o tlm, ao fim desse tempo lá deve ter ido tirar copia, e se voltou, foi para o fim da fila.
        Quando chegou a minha vez, nem demorei 5 min na alfandega.

  3. mc says:

    O problema é que se eu mandar vir alguma coisa da China ou dos States, o IVA de 23% é cobrado na fatura e cá os CTT voltam a cobrar por falta de um “código” no sistema. Tenho duas hipóteses. Pagar outra vez ou devolver, apesar de ser obrigado a digitalizar a fatura para o desenfaldegamento no site deles com o IVA lá escarrapachado. Já me aconteceu duas vezes. Queria era saber que “código” é esse….

    • Rotão says:

      Se depois reclamar com o site de onde vem a encomenda e comprovar que pagou os 23% na alfandega, eles depois devolvem o IVA

    • David Guerreiro says:

      Culpa de quem? Do vendedor que não mencionou na embalagem o código do processo na OSS. Quando há uma exportação e pagamento de IVA ao país de destino, o expedidor tem de se registar na OneStop Shop (OSS) e declarar o envio. É gerado pela AT (no caso português) um ID de processo que terá de estar mencionado na embalagem. Como 99% dos expedidores não colocam isso, depois dá molho. Com o número do processo a AT consulta e verifica de imediato que o IVA está liquidado, e só precisa efetuar o pagamento dos custos dos CTT (caso não tenham sido liquidados também).

  4. Linus says:

    A CTT e um servico de excelencia e deviam estar agradecidos por terem algo tao rapido e eficiente a custos bem inferiores aos praticados la fora. Taxas extra e normal e ate ajudam a uma das empresas que mais emprega em Portugal

  5. Joao says:

    Falo no meu caso ja recebi várias encomendas de familiares com valor abaixo de 30€ umas como gift até e outras de empresas com o VAT pago ja origem e aqui volto a pagar o IVA.

    Vergonha desre que privatizaram está bem pior.

  6. fininho says:

    Esta noticia apenas complica o que é simples.
    Desde maio 2021 todas as encomendas independentemente do valor passaram a ser alvo de IVA até 150€ e acima desse valor passam a pagar direitos aduaneiros caso se aplique.
    No envio de remessas de pequeno valor (até 45€) entre particulares solicita-se a franquia 25º que irá ser alvo de análise por parte da alfandega. Em caso positivo nada deve ser pago, em caso negativo aplica-se o IVA sobre o potencial valor do objeto+frete (+seguro). No site dos CTT é possível solicitar a franquia, no entanto a alfandega é muito lenta a processar e a dar aval.

    • Helio says:

      Muitas noticias que têm saído acerca de assuntos da AT, só geram desinformação.
      Os media deviam de informar mais, em vez de gerarem confusão

  7. Ana Santos says:

    Nao so cobram o IVA, memo q o memo esteja ja incluido na fatura, como exigem tantos documentos, q ja mais do q 1 vez desisti do desalfandegamento. Mas apesar de ter escolhido a opcao ‘devolver’… Nao serviu de nada. Os items nunca foram devolvidos apesar de terem sido pagos

  8. Sérgio Dias says:

    Isto é bastante sério, eu diria que não basta 1 palmadinha na mão. Quem passou por isso deve reclamar e devia se calhar existir mesmo uma ação legal de malta que foi enganada por estes gajos estes anos todos.

    Eu gostava era de saber, se for uma compra no ebay, a um privado, por exemplo, e não constar qualquer documento nem declaração de valor, como é que eles vão saber:
    a)Se foi ou não uma transação comercial
    b)mesmo sendo, foi entre particulares, não há fatura
    c)Como é definido o valor do artigo, se for usado, velho ou avariado?

    Enfim, a lei sempre foi ambígua e sempre fizeram o que lhes apetece.

    • fininho says:

      a) Compra no ebay – só por si trata-se de uma transação. Tens que provar à alfandega quanto pagaste pelo item nomeadamente através do envio de printscreen ou invoice, assim como da transferencia via paypal. Não fazes isso pagas a destruição.

      b) Toda a mercadoria teve um custo de aquisição, se tu não acionas a franquia 25 é porque pagaste pela mesma, logo de imediato vão solicitar comprovativos de pagamento. Mesmo que o objecto seja enviado entre particulares a alfandega vai ver o valor do artigo. Se tu tens um amigo que te enviou um Iphone 14, a alfandega não aprova a franquia, vais pagar o IVA do produto à alfandega e o desembaraço aos CTT ou qualquer courier que foi usado.

      c) O valor do artigo é determinado mediante pesquisa da alfandega na internet, sim o verificador vai pesquisar, ver quanto custa um artigo similar e aplica esse valor + iva + direitos aduaneiros se for o caso.

      • NelsonR says:

        Então e se estivermos perante uma situação de reparação? Eu enviei um artigo para Uk que não foi controlado pelos CTT e devolvem-me a encomenda pelos CTT, vou pagar iva de um artigo que foi para reparar?

        • Adeus says:

          Já me aconteceu…tive que pagar…
          Nesse caso quando envias para a china tens que comunicar aos CTT que o produto vai ser devolvido. Eles vão dizer-te como fazer.

        • fininho says:

          Não é responsabilidade da alfandega o facto de pagares ou não. Tens é que ter consciência que tudo o que envias ou recebes de país terceiro é exportação ou importação. Se está ao abrigo da garantia solicitas à marca que cubra as despesas.
          Se não está a coberto pela garantia, então vais pagar o envio e a importação.
          Todos os objetos têm valor comercial o propósito disto é promover o comercio local, deves validar se compensa mesmo enviar para reparação para fora ou não.

          • NelsonR says:

            Essa da responsabilidade aqui não se coloca. O que está em causa é o controlo que deve refletir todas as opções para taxar justamente o que tem de ser taxado. E depois essa lenga lenga de promover o comércio local é uma comédia, mas daria aqui um debate interessante. Então quer dizer que eu tenho um produto de uma empresa e quando avariar mando para outro lado e pago porque sim… Lógica zero.

      • Estela says:

        Infelizmente não vai.. e sim obrigaram me a pagar novamente o iva. Mesmo no talão dizendo que já o tinha pago.

  9. Mais um says:

    Começo a perceber, como é que se elegem os políticos nesta terra. São eleitos por votantes como os distintos e ilustres comentadores, que acabo de ler. Aparentemente fizeram a escola, mas aprender, não aprenderam. Provavelmente foram exames de cruz, como a licenciatura de um famoso político a viver dos rendimentos. Mesmo assim, com a cruz, ainda tentam enganar os examinadores no exame para a carta de condução.

  10. Hali says:

    Comprar um brinquedo online nos EUA por 28$ paga-se quanto em taxas e taxinhas?

  11. R says:

    A abordagem ao problema indicia logo uma falta de sentido de estado de direito: “Numa recomendação da Provedoria de Justiça, enviada ao presidente dos CTT, com conhecimento ao diretor de serviços de Regulação Aduaneira da Autoridade Tributária, “pede-se que seja posto cobro a esta prática”, revela o Jornal de Negócios.”

    Surreal: é ilegal e ainda “recomendam”.

  12. Estela says:

    Aconteceu comigo. Comprei duas encomendas na ue, ja com iva pago e tive de voltar a pagar o iva. Mesmo dizendo nos talões que submeti para desalfandegamento que ja tinha pago o iva a 23%.. ou seja paguei duas vezes. E nunca mais o vi..

    • fininho says:

      Devias ter falado com o exportador para emitir faturas sem iva ou comprovar ao courier que já tinhas pago iva sobre o produto antes sequer de o pagares.

      • Estela says:

        Primeiro, para desalfandegar tem mesmo de submeter as faturas da compra e dizer o que é o item, e inclusive avaliar se aquela encomenda é a sua. Com fotos que mal dá para ler o que quer, que seja. O próprio website ja paga esse iva pk é obrigatório pelas normas UE. Logo os ctt nao me deviam cobrar visto que viram os talões.. Fiz queixa. Guardei ambos os talões, tanto do pagamento no website como o pagamento dos ctt. Até hoje nunca me devolveram.

        • fininho says:

          Ao pagares imediatamente aceitas receber a mercadoria conforme está.
          Só a Amazon e Aliexpress que tenha conhecimento cumprem as regras do IVA. Se o site que mencionas alega cumprir então não deveria haver problema, é possível é que o site mencione e nunca pague o IVA, pelo que os CTT vão cobrar.
          Idealmente deverias ter pedido a fatura sem iva ao site e teres usado essa nos CTT.

          • Estela says:

            Não tinha essa opção, aquilo é automático e não dá para selecionar ou pedir sem.
            Seja como for tenho as faturas e datas.

    • David Guerreiro says:

      Se foram da UE não tinhas que pagar IVA nenhum de novo.

  13. Carla says:

    Uh… Eu acho um bocado preocupante não saberem que quem cobra o IVA (e diretos de importação que sejam devidos) é a Autoridade Tributária, não os CTT.

    Os CTT apenas fazem o papel que antigamente era feito pelos despachantes e transitários, são apenas intermediários no processo.

    E bom, a AT cobrar impostos indevidamente é o pão nosso de cada dia, já nem é nenhuma surpresa.

  14. Mário says:

    Até cobram novos portes para entregar quando a encomenda inicial já tem os portes pagos, e para alem disso la vem o iva dos portes, pagamos tudo a dobrar!!

    • mosquito says:

      cobram novos portes com iva e aplicam IVA aos portes de correio que já tinham sido pagos. Mas afinal o IVA é sobre a encomenda ou sobre, também, o transporte??? só falta taxa de utilização dos olhos do gajo dos ctt para olhar para a encomenda e do Medina a contar as notas a entrar…

  15. David Guerreiro says:

    Eu já desde 2020 que deixei de comprar coisas fora da UE, não quer meter-me em chatices com a alfândega.

  16. Joel says:

    Deixei de utilizar o ebay por causa disto. Pagar 5€ de iva + taxas por um produto de 2€, quando o ebay já tinha cobrado o iva. E o pior é que não tens nenhum sitio relacionado com o desalfagamento para reclamares, ou pagas, ou esqueces o produto.

  17. joao says:

    Fiz uma encomenda no AliExpress, ums Bms (serve para controlar lar bateria de litihum) e uma bateria de litihum 105ah.A Bms veio da China a bateria do armazém Europeu a Bms chegou a 19 dezembro 2023 , entretanto pediram me comprovativo de compra , que enviei onde constava a Bms e a bateria e comprovativo paypal, enviaram me 88.1 € , pensei que viriam as 2 juntas paguei , ao receber a encomenda verifico que só veio a Bms, comuniquei com o vendedor que me disse que a bateria ía da Europa em 28 recebi a bateria entregue pela DPD, Formidável cobraram me iva e desalfandegamento por um objeto que nem passou pelos CTT, e agora dizem que sou o responsável, e não sabem o que foi entregue pois a encomenda não foi selecionada para verificaçao física, só podem estar a brincar, mas o carteiro fez uma declaração a dizer o que me entregou, mesmo assim não me querem dar o meu dinheiro.

  18. Ana Santos says:

    Se fosse ao contrário… não lhe perdoavam 1 centimo

  19. mosquito says:

    Cuidado uma encomenda dos states alem de par iva do produto os ctt incluem também o iva nos portes de correio dessa mesma compra é só mamar…

  20. leandro nunes says:

    eu numa compra de aliexpress de 3.90€ pediram-me para desalfandegar 8.70€ lol.
    Vergolha e dizer pouco este pais esta totalmente a republica das bananas, p@lh@cada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.