Criptomoedas não? China vai apostar nos NFT (tokens não fungíveis)
NFT apoiados na China? O banco central da China anunciou que todas as transações de criptomoedas são ilegais, banindo mesmo tokens digitais como o Bitcoin. Estas e outras moedas não são moeda fiduciária e, por isso, não podem ser distribuídas no mercado, referiu o banco em setembro de 2021.
Apesar de fugir do mercado das criptomoedas, a China deu agora sinais que vai apostar nos NFT (tokens não fungíveis).
NFT (tokens não fungíveis) chineses? Pequim apoia...
Cada vez mais se fala na tecnologia NFT, "Non-fungible Token" (Token não-fungível), e há também um crescente número de marcas populares a associarem-se a esta inovação. Se nos basearmos na definição, o formato NFT significa "Non-fungible Token" ("ou Token não-fungível em português") e trata-se de uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain. No fundo é um título que define originalidade e exclusividade a bens digitais e, como tal, é um formato que dá ao seu detentor a propriedade digital sobre a imagem.
De acordo com informações recentes, a Rede de Serviços Blockchain (BSN), apoiada por Pequim, anunciou esta semana o lançamento de uma infraestrutura nacional para apoiar NFT (tokens não fungíveis) chineses.
Citada pela imprensa chinesa, a BSN explicou que a infraestrutura, designada de BSN-Distributed Digital Certificates (BSN-DDC), oferece "uma loja única diversificada, transparente e confiável para que as empresas possam criar e gerir os seus próprios NFT".
Os 26 parceiros fundadores incluem a unidade blockchain da Ernst & Young, a Digital Art Fair Asia e a Hainan International Culture and Artwork Exchange Centre. Atualmente já há várias as gigantes chinesas que estão na corrida dos NFT: Alibaba ,Tencent Holdings, JD.com e Baidu são algumas das empresas que já vendem este tipo de ativos.
De referir que as plataformas descentralizadas são ilegais na China. Os sistemas são obrigados a verificar as identidades dos utilizadores e em caso de atividades ilícitas ser possível atuar legalmente. Para "superar esse problema, a BSN recorreu a uma tecnologia conhecida como "blockchain aberta e permissão" (OPB), uma versão adaptada que pode ser regida por um grupo designado pelos reguladores", explicou He Yifan, da BSN Red Date Technology, em entrevista ao Washington Post.
Este artigo tem mais de um ano
NFT para aqui, NFT para acolá, duvido que alguém tenha percebido o que é.
Vamos supor que somos diretores de um museu, que tem peças valiosíssimas, que ninguém vê (ou poucos veem).
Precisamos de angariar dinheiro, porque o museu precisa de obras de conservação e restauro e de melhorar as condições de segurança.
O que fazemos? Fazemos um NFT de cada uma (ou das peças mais valiosas) e vendemos o correspondente NFT
O que ganhamos nós, do museu? O dinheiro das vendas, obviamente.
O que ganha o comprador? Uma imagem de um objecto real que nós temos, ele tem a imagem, mas mais ninguém tem a imagem. O que pode ganhar – vender a imagem que só ele tem, mas outros poderem quer e pagar por ela.
Onde é que a porca torce on rabo? Qualquer um pode criar uma imagem, de coisas que não existem, por à venda – e alguém a comprar, esperando que valorize, por efeito da especulação.
Tenho visto posts e mais posts sobre esta coisa dos NFT – e não explicam nada.
Resumindo, qual é o principal motivos das criptomoedas e os NFT? A especulação.
Em que se distinguem ps NFT das criptromoedas? Na essência nada, visto que existem por motivo da especulação.
Qual é a vantagem do NFT? A ilusão de que se está comprar alguma c coisa real.
Para ver se nos entendemos. Eu sou um apreciador dos produtos da Xiaomi – mas jamais em tempo algum compraria este NFT criado pela Xiaomi:
https://xiaomiplanets.com/xiaomi-jumps-on-a-train-with-nft-tokens-and-presents-a-collection-of-500-digital-dragon-eggs/
Mas devia comprar, porque tem potencial de valorização? Uma c*g*da os NFT, piores que as criptomoedas.
Quando não se sabe , mais vale estar calado. Os NFTs, são muito mais que isso de andar a “vender imagens digitais”… em relação há tua comparação é só parva. Pela tua lógica da batata, também posso comprar um poster da monalisa e meter numa moldura e pimba, já tenho um quadro de milhões….
Há = à
Eu respondia-te, mas não sei quê, visto que não sabes do que falas.
Mas dou-te uma pista – põe um quadro (não um poster) da Monalisa numa moldura e pimba, tenta vendê-la na internet, ao mesmo tempo que o quadro continua no Museu do Louvre.
Mas vendendo o NFT do quadro é possível.
Informa-te para saberes do que falas.
Epah, este comentario matou-me… Nao fazes mesmo puto de ideia…
Investiga la a coisa melhor, ta?
Para sua elucidação (visto que está aqui a fazer figura de urso) qualquer museu que criasse uma coleção estaria registado que apenas a criação desse determinado museu é que seria o real NFT do quadro Y. Quem quer que criasse a mesma coisa não teria qualquer valor visto que não era da coleção do museu.
Clap, clap 😉
A bitcoin ainda é um ” produto digital” que tem a importação de sera 1 moeda totalmente digital, que é limitada.
NFT, nao é nada…
É nao coisas criadas a partir de nada.
É vender um direito de autor, de uma imagem, ou parecido.
Mas que impede eu de usar aquela imagem??? Que me impede a mim de fazee 5000 cópias e vender??
O que te impede de fazer 5000 cópias é exatamente o código blockchain que autentica a NFT. Tal como a tecnologia blockchain que autentica as criptomoedas.
A partir daí, acabou-se a relação entre NFT e criptomoedas. Em ambas, a razão da existência é a especulação (mas, com porca vontade, tenho que reconhecer que, algumas criptomoedas podem ser úteis par os utilizadores).
Então e as notas e moedas servem para alguma coisa?
E o numerozito no banco?
mas com pouca – não porca – vontade …¯\_(ツ)_/¯
Atenção, nada impede de fazer milhões de cópias, mas qualquer pessoa que perceba minimamente de NFTs saberá qual é o original.
Clap, clap 😉
Juro que continuo a não perceber o raio das NFT e o raio das imagens. Eu tenho uma imagem única e tal, até que alguém tire print ou fotografia. Pegando esse exemplo, porque raio eu vou comprar uma jpeg se eu posso ir la com o meu telemóvel e tirar eu uma foto.. isso e os outro milhentos exemplos na internet de fotografias.. se fosse há 50 anos percebia ninguém tinha maquinas de fotos, mas agora toda a gente tem
Não serve para nada…
NFTs são lixo.
Vou deixar-vos um exemplo muito claro do que são os NFTs.
Imaginem que são casados, e a vossa mulher vai para a cama com todas as pessoas do bairro, mas vocês não poem fazer nada quanto a isso.
Mas têm o certificado de registo casamento. Este certificado é o NFT.
Conclusão? Não serve para nada. É apenas um certificado DE COMPRA. Não é prova de “ownership” de nada.
Desde quando é que se é dono de alguém? Quando copias coisas da net, pelo menos dá uma vista de olhos no que estás a copiar, assim não fazes figura de parvo.
Mais scam
Que cambada de comentários de mentecaptos.
Primeiro precisam de entender o conceito de algo “não fungivel”, depois precisam de perceber um bocado de legislação, de seguida é só esquecerem a treta dos nfts de bonecada e tentarem assimilar um NFT a algo não fungivel, as possibilidades são infinitas, mas são meramente tecnologicas.
Quando pensamos num nft como uma “obra de arte” ficamos reduzidos à potencial valorização de algo que não vamos usufruir, a aplicabilidade disto é reduzida e interessante apenas para meia duzia de gatos pingados que pensam investir em lixo.
Já se pensarem na aplicabilidade da tecnologia em si a tudo no mundo, onde potencialmente podes ter um direito de propriedade, direito de uso ou até direito de autor de forma descentralizada e sem estar dependente de bases de dados centralizadas sabe-se lá de onde e com que partilha de dados.
A aplicabilidade dos NFTs é 1000x superior às crypto, talvez não tenha tanto interesse para quem quer atirar dinheiro para lá mas é tecnologia que pode melhorar em muito o nosso dia a dia, principalmente em países sub desenvolvidos.
Estás a confundir um NFT com um Smart contract.
Ambos existem e são independentes um do outro, podem ser ambos combinados apra criar um produto, e claro que é dar largas à imaginação.
E sim, smart contracts têm um leque muito superior ás proprias cripto moedas, quer sejam combinando com NFT’s ou com outras tecnologias.
Não estou a confundir nada, é tal como referi, smart contrats é algo presente em blockchains layer 2, logicamente que NFTs só existem sobre L2, independemente disso são coisas distintas.