Quantcast
PplWare Mobile

Criptomoedas não? China vai apostar nos NFT (tokens não fungíveis)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Ochinês says:

    NFT para aqui, NFT para acolá, duvido que alguém tenha percebido o que é.

    Vamos supor que somos diretores de um museu, que tem peças valiosíssimas, que ninguém vê (ou poucos veem).
    Precisamos de angariar dinheiro, porque o museu precisa de obras de conservação e restauro e de melhorar as condições de segurança.
    O que fazemos? Fazemos um NFT de cada uma (ou das peças mais valiosas) e vendemos o correspondente NFT
    O que ganhamos nós, do museu? O dinheiro das vendas, obviamente.
    O que ganha o comprador? Uma imagem de um objecto real que nós temos, ele tem a imagem, mas mais ninguém tem a imagem. O que pode ganhar – vender a imagem que só ele tem, mas outros poderem quer e pagar por ela.
    Onde é que a porca torce on rabo? Qualquer um pode criar uma imagem, de coisas que não existem, por à venda – e alguém a comprar, esperando que valorize, por efeito da especulação.
    Tenho visto posts e mais posts sobre esta coisa dos NFT – e não explicam nada.
    Resumindo, qual é o principal motivos das criptomoedas e os NFT? A especulação.
    Em que se distinguem ps NFT das criptromoedas? Na essência nada, visto que existem por motivo da especulação.
    Qual é a vantagem do NFT? A ilusão de que se está comprar alguma c coisa real.

    • Ochinês says:

      Para ver se nos entendemos. Eu sou um apreciador dos produtos da Xiaomi – mas jamais em tempo algum compraria este NFT criado pela Xiaomi:
      https://xiaomiplanets.com/xiaomi-jumps-on-a-train-with-nft-tokens-and-presents-a-collection-of-500-digital-dragon-eggs/

      Mas devia comprar, porque tem potencial de valorização? Uma c*g*da os NFT, piores que as criptomoedas.

    • André says:

      Quando não se sabe , mais vale estar calado. Os NFTs, são muito mais que isso de andar a “vender imagens digitais”… em relação há tua comparação é só parva. Pela tua lógica da batata, também posso comprar um poster da monalisa e meter numa moldura e pimba, já tenho um quadro de milhões….

      • Ochinês says:

        Eu respondia-te, mas não sei quê, visto que não sabes do que falas.
        Mas dou-te uma pista – põe um quadro (não um poster) da Monalisa numa moldura e pimba, tenta vendê-la na internet, ao mesmo tempo que o quadro continua no Museu do Louvre.
        Mas vendendo o NFT do quadro é possível.
        Informa-te para saberes do que falas.

        • joao says:

          Epah, este comentario matou-me… Nao fazes mesmo puto de ideia…

          Investiga la a coisa melhor, ta?

        • Chalupa pela verdade says:

          Para sua elucidação (visto que está aqui a fazer figura de urso) qualquer museu que criasse uma coleção estaria registado que apenas a criação desse determinado museu é que seria o real NFT do quadro Y. Quem quer que criasse a mesma coisa não teria qualquer valor visto que não era da coleção do museu.

    • Imf says:

      A bitcoin ainda é um ” produto digital” que tem a importação de sera 1 moeda totalmente digital, que é limitada.

      NFT, nao é nada…
      É nao coisas criadas a partir de nada.
      É vender um direito de autor, de uma imagem, ou parecido.
      Mas que impede eu de usar aquela imagem??? Que me impede a mim de fazee 5000 cópias e vender??

    • Fusion says:

      Juro que continuo a não perceber o raio das NFT e o raio das imagens. Eu tenho uma imagem única e tal, até que alguém tire print ou fotografia. Pegando esse exemplo, porque raio eu vou comprar uma jpeg se eu posso ir la com o meu telemóvel e tirar eu uma foto.. isso e os outro milhentos exemplos na internet de fotografias.. se fosse há 50 anos percebia ninguém tinha maquinas de fotos, mas agora toda a gente tem

  2. cvzçcv says:

    Não serve para nada…

  3. secaya says:

    NFTs são lixo.

  4. Filipe says:

    Vou deixar-vos um exemplo muito claro do que são os NFTs.

    Imaginem que são casados, e a vossa mulher vai para a cama com todas as pessoas do bairro, mas vocês não poem fazer nada quanto a isso.

    Mas têm o certificado de registo casamento. Este certificado é o NFT.

    Conclusão? Não serve para nada. É apenas um certificado DE COMPRA. Não é prova de “ownership” de nada.

    • André says:

      Desde quando é que se é dono de alguém? Quando copias coisas da net, pelo menos dá uma vista de olhos no que estás a copiar, assim não fazes figura de parvo.

  5. Zé Fonseca A. says:

    Que cambada de comentários de mentecaptos.
    Primeiro precisam de entender o conceito de algo “não fungivel”, depois precisam de perceber um bocado de legislação, de seguida é só esquecerem a treta dos nfts de bonecada e tentarem assimilar um NFT a algo não fungivel, as possibilidades são infinitas, mas são meramente tecnologicas.

    Quando pensamos num nft como uma “obra de arte” ficamos reduzidos à potencial valorização de algo que não vamos usufruir, a aplicabilidade disto é reduzida e interessante apenas para meia duzia de gatos pingados que pensam investir em lixo.
    Já se pensarem na aplicabilidade da tecnologia em si a tudo no mundo, onde potencialmente podes ter um direito de propriedade, direito de uso ou até direito de autor de forma descentralizada e sem estar dependente de bases de dados centralizadas sabe-se lá de onde e com que partilha de dados.
    A aplicabilidade dos NFTs é 1000x superior às crypto, talvez não tenha tanto interesse para quem quer atirar dinheiro para lá mas é tecnologia que pode melhorar em muito o nosso dia a dia, principalmente em países sub desenvolvidos.

    • fisgas says:

      Estás a confundir um NFT com um Smart contract.
      Ambos existem e são independentes um do outro, podem ser ambos combinados apra criar um produto, e claro que é dar largas à imaginação.
      E sim, smart contracts têm um leque muito superior ás proprias cripto moedas, quer sejam combinando com NFT’s ou com outras tecnologias.

      • Zé Fonseca A. says:

        Não estou a confundir nada, é tal como referi, smart contrats é algo presente em blockchains layer 2, logicamente que NFTs só existem sobre L2, independemente disso são coisas distintas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.