COVID-19: Será que as máscaras afetam o reconhecimento de voz?
O novo normal é usar máscara! Apesar de não existirem muitos estudos que concluam que a máscara é a melhor proteção contra a COVID-19, a verdade é que os países têm até obrigado a sua atualização.
Para quem usa com frequência assistentes pessoais, será que o uso da máscara influencia no reconhecimento de voz?
As máscaras têm trazido alguns inconvenientes a quem usa tecnologia. Por exemplo, o reconhecimento facial é debilitado apesar do Pplware já ter apresento aqui uma solução.
Reconhecimento da voz continua a ser eficaz, a rondar os 80% (usando máscara)
Ao nível do reconhecimento de voz já notaram alguma diferença? Na verdade, apesar de existem variações no reconhecimento de voz ao colocar a máscara, tais não são significativas. O reconhecimento da voz continua a ser eficaz, a rondar os 80% quando uma pessoa está a usar uma máscara.
De acordo com um estudo da Educational Testing Service,
As nossas experiências com o classificador mostraram que é possível prever com quase 80% de precisão se alguém está a usar máscara. No entanto, essas diferenças nos padrões de acústica e fala não tiveram qualquer efeito adicional no desempenho do reconhecimento automático, discurso ou mecanismo de pontuação automatizado
No entanto, como resultado da investigação, é referido também que o uso das máscaras afeta algumas tecnologias.
Atualmente as assistentes pessoais mais conhecidas são a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft, a Alexa da Amazon e o Google Assistant da gigante das pesquisas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Caganda dessessao