Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Especialista sueco diz que apenas o uso de máscara é “perigoso”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno says:

    estava a ver que ninguém ganhava coragem de dizer a verdade.

    • Dav says:

      Qual verdade?
      Já existem muitos estudos que comprovam que as máscaras ajudam no combate.

      • acs says:

        Relê a noticia.

        • Miguel says:

          Sim, é o que diz a notícia

          • Renato says:

            É o que diz? Eu li outra notícia. Desculpem.

            E agora aproveito para fazer uma observação a isto « Anders Tegnell sublinhou ainda que países com amplo uso de máscaras, como Bélgica e Espanha, ainda observavam taxas crescentes de vírus« 

            Ora, se é obrigatório mas as pessoas não cumprem, é lógico que a máscara no queixo ou pendurada no espelho do carro não ajuda no combate. Digo eu que sou barbeiro, é admito que máscaras pousadas no queixo tem ajudado bastante no belo crescimento do pelo..

          • Miguel says:

            “são sem dúvida a maior proteção dos seres humanos contra a COVID-19. No entanto,”

            “é “muito perigoso” se AS PESSOAS acreditarem que este tipo de proteção, POR SI SÓ, vai impedir”

    • Pirata das cabernas says:

      A verdade? É ninguém. Sabe usar a mascara. Nos hospitais por exemplo já vi muitas enfermeiras que tiram a máscara quando não estão com os doentes…

      Agora claro, andar sempre a mecher na máscara e usar máscaras cirurgica uns 3 ou dias.. É normal….. A máscara é o mais eficazas para isso tinha que ser usada correctamente e não é.

    • miguel says:

      Qual verdade, vc leu a entrevista?

      O que ele diz tambem eu digo que não sou médico, a mascara é só uma peça de muitas que serve para ajudar a travar o virus imagine que dá um espirro aposto que mais de 90% do que espirrou ficou na mascara, mas é normal se a seguir for lá com a mão a mascara ou até irmos todos de mascara para um shooping com mais de 5000 pessoas…

      Aprenda a ler antes de opinar.

      • Bruno says:

        Caro “miguel”, não andei consigo na escola, eu opino aquilo que me apetecer e da forma que me apetecer desde que não insulte ninguém e pelos vistos quem não sabe ler é o sr.
        Para si dó digo isto, leia o rotulo de uma mascara cirúrgica e depois diga alguma coisa.

        • Marco (Mestry Badahra ) Antônio Badaró Athayde says:

          A Mascara, ajuda em certos casos
          Pois o Pano absorve a saliva,que com detritos alimentares, Fermenta o Bagulho,alem das bactérias do pigarro, dos fumantes e outros.
          E todo Momento usam as mãos sujas para retirar e botar .
          E, OS OLHOS ?????A Bactéria, que chamam de Virus,não entra, pela porta ocular ????? E no Meio da Rua ,sem a presença de Pessoas PEGA ??? se pegar ,não adianta proteção.
          Faço o Uso da Mascara E S C U D O —vide no youtube— mascara de PET, adapto um óculos E P I , e na Tampa um filtro de gaze com carvão ativado Só uso próximo de pessoas ,em coletivos etc . Mestry Badahra
          s

  2. MalicX says:

    Só alguém muito limitado ainda acha que a máscara resolve alguma coisa.
    Mas continuem carneirinhos. Usem”fucinheira” só porque sim.

    • Dav says:

      Não tem nenhum fundamento chamar os outros limitados por seguir normas. Comentários como o seu são muito perigosos e pode por em risco a vida de algumas pessoas. Leia bem o estudo do sr. Anders, ele não desaconselha a máscara. Ele só diz que a máscara não vai resolver o problema quando permitem que os transportes andem lotados. As máscaras ajudam mas não fazem milagres.

    • SD says:

      Só pq sim
      Pode não resolver mas é uma medida de contenção. Pondo isto de uma forma muito simples também podes não engravidar se não usares preservativo mas vais querer correr o risco?

    • Pirata das cabernas says:

      É o mesmo que chamar limitado a quem cumpre o código da estrada.. É como carneiros assim como tu que não usa máscara porque acha que não resolve.

    • AP says:

      A máscara não faz nada, o preservativo não faz nada, o capacete não faz nada, o cinto não faz nada, o ABS não faz nada… eu não acredito em nada disso! O perigo é a minha profissão!

    • Luís Costa says:

      “Só alguém muito limitado” ….. foi exactamente o que eu pensei ao ler o seu comentário .

      mas mesmo “Só alguém muito limitado” .

  3. Jorge Pereira says:

    Um comentário politicamente tendencioso! É evidente que a máscara é importante, assim como a adoção de outras medidas, como desinfetar as mão, e tudo aquilo que a DGS tem dito.
    É evidente que poderão existir situações que possam ajudar a propagar o vírus, como viajar em transportes públicos lotados, mas nestas situações, o uso da máscara perece-me mais que pertinente!

  4. A. M. says:

    Ora cá estão os habituais comentários de pura burrice!! Carneiros são aqueles que ouvem uma opinião e….sim senhor este homem tem razão!!….e depois ouvem outra contrária, e sim senhor este homem tem razão!! Ganhem mas é juízo, e não tenham vergonha de usar máscara. E mais que isso, respeitem os outros e não olhem só para os vossos umbigos!!…cambada de irresponsáveis!!!!

  5. Malicão says:

    Dav, não gastes energia com quem pensa assim, não vale mesmo a pena…….

  6. SD says:

    E já agora o que o estudo diz é que é perigoso usar só máscara não diz para não se usar. Por isso é que tens outras medidas. Nao usem um título como desculpa para serem irresponsáveis sff.

  7. Luis Martins says:

    Mas estas gentes ocidentais por acaso têm neurónios nos cérebro ?
    Já nem sabem sequer copiar as medidas que fez a China e outros paises asiáticos que quase nao têm novos casos de covid-19, e aqui na Europa e principalmente nos EUA e América do Sul estao a morrer milhares de pessoas por dia e o virus a espalhar-se com centenas de milhares de novos casos todos os dias.
    A China ensinou o mundo a conter o vírus, o uso de máscaras é vital para nao espalhar o vírus mas não é suficiente, em casos graves é preciso fazer quarentenas rigorosas, mas também é vital rastrear as pessoas e é vital haver distanciamento social .
    Nada disso foi implementado na Europa e nod EUA, foi tudo , a fingir, e de uma incompetência extrema quase criminosa, os resultados estão à vista de todos, até um cego consegue ver.
    A China e outros paises da Ásia ja estão com as economias a recuperar e o povo a ter uma vida normal, nós pir cá anda tudo em paranóia e a encher os hospitais com doentes e a destruir as empresas a assassinar os postos de trabalho e a por o povo na miséria.

    • MalicX says:

      Oelhir é emigrantes para esse paraíso que é a China. Assim já podes ver sangue de morcego no mercado de Wuhan.

      Vai mas de “fucinheira”.

      • AP says:

        Excelente argumento. Como és nitidamente limitado de argumentos vou votar em ti pah! Está na moda.

      • Luis Martins says:

        Que tal ires para a escola primária aprender a escrever e a ler portuh, no meu tempo cada erro ortográfico implicava levares uma réguada nas mãos.
        Se há alguém que combate a ditadura comunista na China nao és tu, pois és um analfabeto que não sabes ler ou interpretar um comentário .

  8. Algo says:

    Eu nem quis acreditar que as pessoas usavam máscara até ao nariz dentro de autocarros fechados com 32 graus centígrados.

    Alguns especialistas disseram que as máscaras comprometem o sistema respiratório, principalmente as descartáveis, que libertam filamentos.

    Eu vi até vídeos cujos comentadores iam aos sites das produtoras das máscaras e encontravam informações a dizer que as mesmas não protegiam contra á Covid.

    É incrível como após tanta reviravolta em época de epidemia parte das populações ainda se deixam levar pela OMS.

    Mas se alguém se o o

  9. Fulano says:

    Isto dito por um indivíduo que ajudou á propagação da doença que efectivamente levou à morte de milhares de pessoas na Suécia.
    “Especialista”…

    • MalicX says:

      Que por acaso agora é considerado caso de sucesso. Os únicos que trataram está comuna vírus como deve ser. Tratatan-no como QQ outro vírus respiratório sazonal. Nas fica em casa amigo. E já agora sempre de “fucinheira” porque a bicheza anda no ar.

      • Nuno V says:

        Eu cá não chamava a um país que se encontra em sexto lugar no que toca à taxa de mortes per capita, em que esta é 3.3 vezes superior à nossa, um caso de sucesso. Se a taxa de mortes em Portugal fosse igual à da Suécia, teriam morrido quase 5900, em vez dos actuais quase 1800.

      • Cicrano says:

        Caso de sucesso? Não faças rir a malta e informa-te.

        “The epidemiologist (Anders Tegnell)who led Sweden’s controversial COVID-19 response, which did not involve a strict lockdown, now says that the country should have done more to stop the spread of the virus “If we were to run into the same disease, knowing exactly what we know about it today, I think we would end up doing what the rest of the world has done and avoided the thousands of deaths.”

    • Karla says:

      Deixa-me rir, Essa história não é tua … E não e teu o que queres vender … “J.Palma”,
      Pois é pois é, querido FULANO, queres comparar a Suécia com Portugal? OK, mas fá-lo com honestidade intelectual, e o que deves comparar é a taxa de mortalidade global! Morre-se de muitas maneiras!
      Uma morte por enfarte é melhor do que por Covid?

      • Nuno V says:

        Acusas terceiros de falta de honestidade intelectual, e depois num tópico sobre o covid 19 , dizes que não devemos analisar o número de mortes causadas por esta doença, mas sim a mortalidade total? É mesma coisa que eu dizer que quero analisar a mortalidade de acidentes rodoviários, mas que em vez de usar a mortalidade de acidentes rodoviários, uso a mortalidade total. O teu argumento tresanda a desonestidade intelectual.

      • Isabel says:

        Se compararmos todas as mortes que acontecem a nivel global, obviamente que é uma conta desproporcial e não mesorável, não é comparável. O que é facto é que o virus (Covid) se propaga muito facilmente..

  10. Rodrigo says:

    “…é totalmente errado considerar usar máscara e de seguida permitir um comboio ou um shopping lotado.”.
    Esta frase está um pouco estranha. Permitir um comboio ou um shopping lotado fazer o quê? Não falta aqui nada?

  11. Rodrigo says:

    Vejam a série sobre o Covid na Netflix e leiam o livro Contágio que saiu à poucas semanas. Pode ser que aprendam alguma coisa e deixem de ser tão ingénuos.

  12. BlackFerdyPT says:

    «As máscaras são sem dúvida a maior proteção dos seres humanos contra a COVID-19.»

    Aqui fica uma compilação de artigos científicos que dizem o contrário:

    https://vaxxter.com/wp-content/uploads/2020/07/Masks-Final.pdf

    (E aqui fica também um texto extra, de médicos espanhóis que denunciam outros mitos sobre esta “pandemia”: http://euskalnews.com/2020/08/el-colegio-de-biologos-de-euskadi-pone-contra-las-cuerdas-al-gobierno-vasco-y-al-gobierno-de-espana/)

    • Hugo Roberto says:

      Optima informação. Só é burro quem quer.

    • Nuno V says:

      Existe um problema com a tua argumentação. É que com a exceção de um estudo, todos os restantes relacionados com a eficácia das mascaras dizem respeito ao uso da mascara como equipamento de proteção pessoal. Já era sabido antes do covid-19 que as mascaras apenas não são muito eficientes a impedir alguém de ser infetado com um vírus. Mas a razão do uso da mascara em espaços públicos fechados não é a de proteção pessoal, mas sim para reduzir o numero de reprodução do vírus. Uma pessoa pode estar infetada e não se aperceber de tal. É verdade que o risco de um assintomático infetar outra pessoa é pequeno. No entanto a grande maioria das pessoas desenvolvem sintomas ligeiros, e essas pessoas sim representam um risco grande de propagação de vírus. Se tu usares uma a mascara e estiveres com uma dessas pessoas, existem boas chances de seres infetado por esta. Se for a outra pessoa a usar a mascara o risco para ti é reduzido de forma considerável.

      O único estudo relevante entre os que colocaste foi o “Respiratory virus shedding in exhaled breath and efficacy of face masks”. O problema é que quem escreveu o documento que tu partilhaste minou uma pequena parte do estudo para distorcer as suas conclusões. Claro que isto não pode ter acontecido acidentalmente porque logo no resumo o estudo diz:
      “We identified seasonal human coronaviruses, influenza viruses and rhinoviruses in exhaled breath and coughs of children and adults with acute respiratory illness. Surgical face masks significantly reduced detection of influenza virus RNA in respiratory droplets and coronavirus RNA in aerosols, with a trend toward reduced detection of coronavirus RNA in respiratory droplets. Our results indicate that surgical face masks could prevent transmission of human coronaviruses and influenza viruses from symptomatic individuals.”
      E para chegar ao parágrafo que essa pessoa citou tem que passar por este, bem como pelos resultados. Ou seja, quem o fez, fez-o deliberadamente, mostrando o carácter de pessoa que esta é. Isto para não falar que o estudo lidou apenas com a transmissão de gotículas e aerossóis aquando a respiração, não quando se tosse. Tal está delineado mais abaixo no estudo quando lista as limitações deste.

      No que toca ao estudo “Preliminary report on surgical mask induced deoxygenation during major surgery.”. Este termina assim:
      “Considering our findings, this is the first clinical investigation reporting a decrease in blood O2 saturation and an increase in pulse rates of the surgeons after the operations due to surgical mask usage. This change in SpO2 may be either due to the facial mask or the operational stress, since similar changes were observed in the group performing surgery without a mask. However, it cannot be decided whether stress plays any role on the late changes, namely pulse rate increase and SpO2 level decrease; since surgeons are not allowed to perform major surgery without a facial mask in most institutions. In order to better elucidate the effects of stress, a randomized control study should have been conducted in a more controlled environment with different sorts of workers from different gender who are or are not used to wearing face masks on (such as anesthesiologists, nurses) also working the same durations. Thus, it is important not to generalize the results of this preliminary study, and further studies involving measurement of gas tensions over time, both from blood and from samples obtained under the mask (in order to show a presumed build-up of CO2 under the mask) have to be carried out to elucidate this issue.”

      Comparar o tamanho do vírus com o tamanho do das partículas que uma mascara consegue bloquear não passa de uma falácia de arenque vermelho, pois as partículas de vírus são transportadas em aerossóis e gotículas, e é o tamanho destas que interessa, não a do vírus.

      Depois tem um capitulo chamado “Wearing a mask increases CO2 -leading to cognitive dysfunction”, e quando vamos a ver o artigo, em parte alguma estes mencionam o uso de mascaras. Tipico.

      Depois colocar sites de desinformação como GlobalResearch demonstra perfeitamente que este documento não serve para informar alguém, mas sim para o oposto.

  13. Renato says:

    Meia dúzia diz que não, milhões dizem que sim.. e saltam logo os tolos a defender a meia dúzia « eu bem disse e não sou médico » lol..

  14. Vladimir says:

    Leiam a notícia como deve de ser sff… O homem diz que de nada vale usar máscara SE! depois a malta anda só com comportamentos de risco.

  15. Isabel says:

    MalicX, deixe-me adivinhar…também acha que o virus não existe ou que foi criado em laboratorio porque alguém quer dominar o mundo e as pessoas estão a ser todas manipuladas?
    Ora vejamos, se ler bem o artigo nesta página, o dito especialista não diz que as pessoas não devem usar máscara…ele diz que a mascara por si só não é suficiente, logo devemos para além da mascara manter a distância. https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/o-novo-coronavirus-mede-90-nanometros-e-as-mascaras-so-filtram-acima-dos-300-nanometros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.