COVID-19: Mortalidade deverá aumentar nos próximos 30 dias
Apesar de atualmente o foco das notícias não ser a pandemia por COVID-19, a verdade é que os números continuam a subir bastante no nosso país. Portugal é mesmo o país da UE com mais novos casos e o segundo no mundo.
A mortalidade por COVID-19 deverá aumentar em Portugal nos próximos 30 dias, indica um relatório do Instituto Superior Técnico (IST). Máscara deve ser usada sempre que exista risco de contágio.
COVID-19: Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP) do IST está nos 84 pontos
O documento produzido por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro, que compõem este grupo de trabalho coordenado pelo presidente do Técnico, Rogério Colaço, adianta ainda que, com dados de 22 de maio, o Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP) do IST e da Ordem dos Médicos estava nos 84 pontos, acima do “nível de alarme”, podendo chegar aos 90 pontos, tendo em conta as previsões de internamentos.
O IAP combina a incidência, a transmissibilidade, a letalidade e a hospitalização em enfermaria e em cuidados intensivos, apresentando dois limiares: o nível de alarme, quando atinge os 80 pontos, e o nível crítico, quando chega aos 100 pontos.
De acordo com o relatório, o uso de máscara é assim recomendado em grandes eventos de massas ao ar livre, em concertos e eventos em ambiente fechado e em contexto laboral, quando se verifica uma proximidade entre trabalhadores inferior a dois metros.
Os dados do IST indicam também que a incidência em média a sete dias subiu de 14.267 para 27.388, o que se “deve, quase certamente, à retirada abrupta do uso de máscara em quase todos os contextos e à nova linhagem BA.5 da variante Ómicron” que está instalada no país.
A letalidade (número de óbitos face aos casos de infeção) “está a subir desde 06 de fevereiro. Passou em cerca de dois meses para o dobro dos valores de fevereiro”, estando atualmente nos 0,25%, alerta o documento, que considera que se regista uma tendência de subida neste indicador “por diminuição do efeito da imunidade acima dos 70 anos”.
Este artigo tem mais de um ano
Quanto? 10 centimos? e o GPL?
Não percebi a retirada súbita do uso da máscara. Quando a lei foi instituida, o gov tinha estabelecido uma meta para deixar de a usar, assim que um nível de mortalidade fosse baixo o suficiente. Mas assim de repente de um dia para o outro, aprovado à velocidade da luz e com essa meta ainda por atingir, lembraram-se de aprovar a não necessidade da máscara.
E agora, para surpresa de absolutamente ninguém, estes são os resultados.
Crl de país…
A comunicação social é que fez pressão para isso e o governo foi atrás, e depois de tirarem, ainda vi artigos da comunicação social a fazer uma espécie de guias para quem tem medo de tirar a máscara, https: //cnnportugal.iol.pt/mascara/pandemia/medo-de-largar-a-mascara-oito-passos-para-uma-libertacao-gradual/20220509/62741f1a0cf26256cd22699e
O que ainda é pior. Quer dizer que basta levarem um bocado de calor por gente que está mais interessado em clicks que saúde pública e integridade que o gov baixa as calças.
Porreiro, pah…
E fizeram muito bem acabar com as máscaras.
Quem quiser pode usar por isso se funcionam como dizem porque se queixam?
+
Não é assim que mascaras funcionam. Usas a máscara para proteger os outros, não a ti. “Quem quiser usar, usa” não serve para isto, ou usamos todos ou já está a falhar. Enquanto for opcional, a minha e a segurança de todos está dependente do bom senso dos outros, que a avaliar pelo que vejo é muito pouco. A queixa está aí.
Logica da batata. Ganha a batata. Explica-me la como e que usando a mascara nas outras vagas no entanto diariamente a DGS divulgava novas infeccoes ? Explica la onde e que a mascara travou isso ? Para algumas pessoas nem com desenhos vao la.
A mascara protege os outros e o proprio. Se for eficaz não deixa antrar o virus, certo? Senão é porque a mascara é ineficaz. A maioria dos casos teve a ver com a queima no Porto e Coimbra e os festejos do Porto. Muita concentração de pessoas. Se a mascara fosse assim tão eficaz am Janeiro não existiam umas centenas de milhar de infectados, fora os que não foram testados e provavelmente estavam…. Nunca será eficaz pois não é utilizada como num hospital com regras especificas (desinfectar maõs, mascaras novas durante o dia, etc. No dia a dia não é possivel.
faz um favor a todos por favor. Fica em casa… Deixa que nos batemos palmas!
A máscara é uma barreira nos 2 sentidos. Mas para ser eficaz é necessário que todos usem, pelo menos em espaços fechados, de preferência a 2 metros ou mais de distância. Porque senão basta um incumpridor para infectar dezenas de pessoas. Os lindos resultados do “alívio” da máscara são os números indecorosos que nos garantem as orelhas de burro covid. Tantos casos como Espanha, que são 4,5 vezes mais que nós. E só a mortalidade não é maior porque vamos para os meses quentes.
Se para si a máscara é eficaz então use a vontade… ate a dormir se for preciso….
Se tem medo fique em casa, e depois não se queixe que a economia está como está.
Agora eu pergunto… gosta de respirar o mesmo ar que expira?
Calma pessoal … o verão ainda não acabou, enquanto houver turismo não há COVID, no fim do verão inicio da época escolar volta o COVID … já lá vão dois anos, no Natal volta o confinamento, agora não vale a pena entrar stress … é mais do mesmo …
Mais de metade das pessoas internadas com o RÓTULO covid está internada por outra doença que não o covid.
Só que metem a zaragatoa e da positivo… Leva logo o rótulo “internados covid”.
Essas pessoas iam morrer de qualquer forma, só que a causa não é covid. É com covid e não de covid.
Foi mencionado pelo médico do São João que está sempre na TV.
Numeros falaciosos… Continuam.
Já era tempo de perceber o que se passa nos outros países europeus e e norte América.
Quando a baixa deixar de ser 7 dias e só ficar em casa quem tiver sintomas fortes como nas outras doenças é que esta palhaçada acaba em Portugal.
Ps- relativamente á máscara a falácia é ainda pior. A máscara resulta tanto como a Lexivia. Aliás todas as outras vagas tinham a máscara como obrigatória
Passaram 2 anos e não aprendeste nada. NADA. Parabéns.
O que e que ha para aprender com o covid Hugo ? Queres elucidar o pessoal ?
Até quieto numa sala escura se aprende. Podes escolher congelar e ignorar tudo à tua volta. Tens o direito a fazer essa escolha… mas não penses que faz de ti mais que ninguém.
Eu uso sempre em espaços fechados exceptuando em casa. Sem excepções.
A mascara cirúrgica protege os outros, não a si.
Certo e a intenção é também essa. Eu só posso esperar é que os outros tomem também essa atitude, livremente e com consciência.
Não percebo, alguma coisa não bate certo aqui em Portugal, é um dos poucos países com mais infeções, e não venham dizer que é por causa de se deixar usar máscara que não caio nessa, pois há países que já o deixaram à mais tempo que nós e estão melhores que nós.
Agora se disserem que é o isolamento, até acredito, pois muita gente prefere ir para fora do que se resguardar em casa, isto é válido par qualquer doença respiratória contagiosa.
Eu pelo menos pelo bom senso quando tenho gripe ou covid, fico em casa, pois penso nos outros que podem ser mais afetados do que eu se os contagiar…..
Agora se não for nada disso não sei o que será, contagens falsas? Acho que não fariam isso…..
Foi o lagar a máscara e a nova subvariante b5, pesquisa e logo encontras a informação.
Então os outros países estão todos com máscara?
Cada vez mais rídiculo o medo dos Portugueses.
Ricardo tens a certeza do que falas ? E que nao sei se sabes nas outras vagas tambem se usava mascara e no entanto diariamente era o numero de infeccoes que viamos constantemente. Por isso nao entendo bem esse raciocinio. Acredito sim e que andam a aldrabar os numeros, e isso que se passa.
essa conversa dos supostos especialistas e mais do mesmo ja que nao podem falar que a vacina foi o maior barrete que fizeram o povo agora desviam a conversa para as mascaras e sabem porque tem tantos infetados e porque portugal foi o ultimo pais a tirar mascara depois de meses dos outros a tirem tirado vao dar banho o cao a mama do dinheiro que mamaram a custa do covid esta ficar escasso para eles essa e a verdade
Não há vírgulas, não há acentos, não há pontuação e não há inteligência. Provavelmente, se entendesse o que escreveste, não deve haver sentido.
Ou seja resolveste não responder ao que el escreveu porque não tens argumentos Hugo.
Onde estão os resultados da vacinação?
Os resultados da vacinação estão à vista de quem, minimamente inteligente, os quiser analisar, embora não sejam nem de perto os esperados mas isso não muda os factos. Responder ao quê? O moço nem escrever sabe lol
Os resultados da vacinacao para muitos ja nao interessa, o dinheirinho ja foi ganho por eles. Infelizmente isto e meio mundo a enganar outro meio mundo e assim vai, agora a moda e o virus. Sim concordo plenamente, o programa de vacinacao foi o maior embuste de que ha memoria. E ainda estou para saber o que isso ira fazer a longo prazo. Nao entendo como e que as pessoas caem nesta cancao. Acredito ate que muitos familiares querem dar conselhos aos seus entes queridos e nao conseguem. Tal e o poder da comunicacao social perante as pessoas. Estao num estado de hipnose que nao conseguem sair de la.
Temes os efeito das vacinas, mas não temos os efeitos da doença?
Boa, muito bom mesmo
O único “suposto especialista” aqui és tu, que nem escrever sabe, mas quer falar de vacinas. Tu dizes uma coisa, os factos dizem outra, olha a figura triste que fazes.
Penso que não foi a retirada da máscara em si, mas sim a ideia que o COVID já terminou que a medida transmitiu, e os comportamentos consequentes, que levaram a esta subida dos casos. Não podemos, no entanto, continuar com mascara para sempre, portanto o que importa é controlar a lotação dos hospitais, que com a vacinação e as estirpes menos graves atuais não deve subir ao mesmo ritmo dos casos.
Só espero que o vírus Covid-19 não se misture com o vírus Varíola dos Macacos 🙁
Passa a ser o vírus dos 19 macacos! 😀
Pelos comentários, vê se bem que quem comanda a pandemia é a comunicação social. Deixem se de stress e dar tiros nos pés. De acordo com a comunicação social passámos dos mais vacinados e sei lá mais o quê, para o país também mais atrativo para o vírus viajar. Andam sempre em cima das pessoas. Vão passear, ver um filme, larguem as notícias que fazem pandemia.
Ou então tentem falar com quem trabalha em hospitais para perceber que não é assim que funciona e que os números não correspondem à realidade. Ou acham que os outros países funcionam assim? É tudo no mesmo saco?
Precisamente. Onde está então o sucesso da vacinação?
Quando começares a usar a massa cinzenta, verás que o sucesso da vacinação é, não teres em mortos um avião a cair todos os dias em Portugal, como antes da vacinação.
Mas não me esqueço que cromos como tu, vacinados ou não vacinados, são os que mais choram quando o vírus lhes pega e entram nas urgências, logo começam a mandar para redes sociais “vacinem-se” etc, e já começa a faltar a paciência para conspiracionistas.
As filas de 30 ambulâncias às portas do Sta Maria, com velhos e não só, que mal conseguiam respirar, parecem não ter feito nada na mente dos cromos de serviço.
Para terminar, metam uma coisa na cabeça, a vacinas NÃO impedem a propagação da doença, apenas aumentam a proteção contras a manifestações mais graves.
Esse é um raciocínio muito estruturado para os anti picas!
Verdade deixei de usar máscara e pumba Covid…mas tive sintomas de uma gripe e passou…se não tivesse as vacinas em dia se calhar não tinha corrido tão bem!
Se isso for verdade—teres apanhado COVID quando largaste a máscara—, então é porque és menino de cidade
Parece a história dos hospitais cheios, com filas de ambulâncias, quando a taxa de ocupação e atendimento baixou em 2020 e 2021. Se arranjam um local reservado para um tipo de coisa e depois todos têm de estar na fila, quem olha para um hospital de grande dimensão, pensa que “aquilo está tudo arrebentar pelas costuras“
Tirem os 7 dias pagos em casa e vão ver os casos baixarem .
Neste momento assintomáticos e pessoas com pingo no nariz e espirros ficam 7 dias livres do emprego chato com tudo pago a 100%
Nelson Pereira diretor das urgências do são João diz que só 15% dos internados com covid sao realmente doentes covid. Os outros são COM covid .
Por favor falem verdade .
Dois anos depois ainda não aprenderam nada. Sempre com desculpas esfarrapadas e fazem tudo o que certas pessoas dizem e nunca questionam…… O Típico Tuga! Desde quando a mascara funcionou? Temos dois anos, varias vagas, varias variantes, medidas restritivas para alem do ridículo e humilhante, o paninho na cara parou as vagas? parou a subida de casos? evitou as subidas da mortalidade? parou alguma vez alguma coisa? NÃO. Isto não é uma opinião, é UM FACTO!
É um placebo, falsa ferramenta para falsa segurança, um símbolo para “lembrar que isto ainda não acabou” !!! As pessoas tem de deixar de viver com medo e acabar com esta moda de serem os tiranetes da sua rua ao dizer o que os outros tem de usar ou fazer ou como viver e voltar a realidade de que estamos em endemia, vai sempre haver altos e baixos, vai sempre haver flutuações na mortalidade, e isto não é algo novo deste vírus, mas nunca ninguém antes quis saber e agora ligam, aterrorizados e tentar manter um modo de vida sem liberdade mas ignora-se as mais de 3 centenas que morrem por dia…. esses não se fala 😡
Tenho familiares em 3 hospitais da margem sul e as pessoas tem de entender uma coisa, tirem o chapéu de tiranetes sanitários e entendam uma coisa muito simples:
– Vasta maioria dos “internados/uci” são pessoas que entram OU já estavam no hospital em ambos e que estavam lá por outros motivos que nada tem haver com o vírus, SIM EXISTE OUTRAS DOENÇAS (existe mais para além do covid) e ao fazerem um teste mesmo que não tenham sintomas ou qualquer sinal de relevo, VÃO PARA ALA DOS DOENTES COVID E ENTRAM PARA AS ESTATISTICAS DA DGS… e sim tem alguma gente que entra por causa do covid, mas são de longe a minoria.
– Outra coisa é entender se morreu COM ou DE, duas coisas que parece simples mas pintam uma imagem muito distinta, mas….. vai tudo para o mesmo saco, porque inflacionar os números causa maior impacto na sociedade.
– Falacia dos hospitais cheios e internamentos e tudo o resto que se fala na tv e jornais e “peritos”….. os dados que existe do site da transparência, mostram o contrario e isto é dados oficiais e não de um site “chalupa” , nestes últimos dois anos temos menos internamentos do que em 2017-2019 só para dar um exemplo.
– Urgências a abarrotar, depois vai-se a ver tem televisões e “peritos” a pregar o armagedão e depois é gente para fazer testes, pedir declarações e “falsas urgências” porque qualquer coisa mais banal as pessoas correm para uma urgência e logo tem 1001 artigos que atribuem tudo ao covid… quando a maioria nem tem nada haver. Bom exemplo foi o caso do mediatismo do S. João “1022” pessoas UM RECORDE uiiiiiiiiii quantos foram internados (neste caso com o covid?) 2 pessoas…. mas vendeu-se um cenário de horror as pessoas que vivem e respiram isto diariamente.
Também isto dos testes e isolamento, o que não falta aqui é pessoas que querem estar em casa em mini férias pagas, mas que online e tal são todas “temos que proteger os outros, salvar vidas” mas como aqui alguém disse , quando deixarem de pagar as mini férias, acaba-se isto… chico espertismo tuga !!
Vacinas apenas dão um pequeno grau de ajuda para doença grave e dura pouco tempo, não para nada, mascaras não para e nem salva nada, as pessoas tem de meter na cabeça que todos vão ter e a única forma de lidar com isto é através da reinfecção anual/sazonal para reforçar o sistema imunitário, tal como é para as outras doenças/vírus respiratórios, por alguma razão não se da vacina da gripe a 10 milhões e não se confina e vive-se sem liberdade e com isto é mais do mesmo.
Quase toda a europa já entendeu isto, voltar ao normal e quem tiver a infelicidade de ter doença grave, será tratada num hospital tal como se faz para as outras doenças. O resto da sociedade segue vivendo e TRABALHANDO em paz e sem o stress diário que se vive para manter a comunicação social a encher os bolsos e certa gente que troca o bom nome da profissão para ter um palco todos os dias na tv, radio e jornais…. a fama abre portas, não importa se sacrificam a vida de um país inteiro, mas quando os que pregam medidas no dia a dia NÃO AS CUMPREM…
O que se esta a passar cá AGORA, é igual ao que se passou em países como Reino Unido, Dinamarca, etc QUE DEIXARAM A MASCARA E AFINS EM PLENA 6 VAGA em janeiro/fevereiro… e sim houve subida de casos e internamentos e infelizmente uma subida ligeira da mortalidade MAS a muitas semanas que passaram do pico e a queda desde então é enorme, no caso da Dinamarca que fez o que Portugal fez e FEZ TARDIAMENTE E NÃO “DE FORMA SUBITA” neste momento basicamente quase não tem casos e sim…. SEM MASCARA, SEM RESTRIÇÕES, SEM MEDO. Cá temos que aceitar que vamos ter mais 1-2 semanas complicadas e depois isto vai cair a pique, porque TEMOS O EXEMPLO DOS OUTROS, países AVANÇADOS COM GENTE COM DOIS DEDOS DE TESTA ao contrario de cá que querem seguir o exemplo chines de “restrições até sempre para ter 0 casos 0 mortes, 0 em tudo…” é uma ideia delirante que muita gente quer seguir…
As pessoas tem de encarar este vírus como se faz com a gripe, tem sintomas ou já estão doentes, FICAM EM CASA, ligam para entidade trabalhadora e para familiares e a pessoa trata-se a si mesma durante uns dias e assume a responsabilidade, agora não podemos continuar com um estilo de vida (a)normal tratando de tudo e todos como “doentes” ou quase a roçar em como sendo “criminosos” todos culpados mesmo sem fazerem nada… mas espero que governo não ceda ao alarmismo e mediatismo instalado.
Basta disto e cada um tem de aprender a viver e saber como lidar com algo que na maioria nem precisa de nada de especial, trata-se em casa com mesmos métodos que se trata a gripe e deixarem de ir as urgências assim que tem tosse ligeira, fadiga, febre ligeira ou pingo no nariz… tomem medicamentos que qualquer farmácia tem e FIQUEM EM CASA, NA CAMA, DURANTE UNS DIAS… mas parece que muita gente supostamente adulta virou criancinha nestes dois anos =/
É tempo de virar a pagina e viver sem stress ou histerismo e sem a ameaça de aqui a 15 dias voltar a perder a liberdade….
Temos que proteger os mais idosos e frágeis e não generalizar isto como tanto se chora na tv e pessoas que por alguma razão querem restrições eternas que causaram mais danos e mortalidade (excesso de mortalidade) que foi brutal em termos de pessoas que foram negligenciadas e mortal para a economia que teve uma queda brutal e que mesmo antes disto já era débil para não usar outros termos.
E alguém que trabalhe nesta área ou seja culto para entender como estas coisas funcionam, chegado a este ponto e com todas as variantes e sub-variantes, sim vai haver mais circulação, mas estamos numa fase em que para a população em geral não é mais algo grave para que se mantenha este modo insustentável e insensato e com prejuízo para todos (saúde e economicamente).
Não se foge, não se esconde-se, ninguém para nada…. o caminho é TRATAR TRATAR TRATAR. Enfim vamos voltar atrás porque temos que ser sempre um país atrasado que não merece estar na UE com este tipo de mentalidade.
+1
Ao mesmo tempo que criticas todas as medidas em modo prognóstico depois do jogo, no final afirmas “mas estamos numa fase em que para a população em geral… “, se estamos nessa fase foi graças às medidas entretanto tomadas, nem tudo foi em vão.
+
Isto é muito simples… Quando no início de Março, nos outros países da Europa se retirou a máscara também houve um aumento de casos. Parece-me normal. No entanto, cá por Portugal, ao verem esse aumento, ficou tudo aflito e tirar máscaras nem pensar. No entanto, atualmente, nos outros países a taxa de casos estabilizou. Cá por Portugal, resolvemos tirar a máscara na páscoa, com finais de futebol à mistura, com semanas académicas. O que é que se esperava? Que os casos não subissem em flecha? A questão aqui é. O que é que interessa o número de casos? Se a maioria dos casos têm como sintomas uma espécie de gripe? O que interessa é ver-se os casos graves e mortes. A partir daí… Sinceramente, é mais uma doença como outra qualquer. Chega de pânico, chega de stress com algo que não vai deixar de existir. E sim, as vacinas fizeram o seu trabalho. Só pessoas muito cegas conseguem afirmar que não. É só notar a diferença entre casos graves e mortes antes da vacina e depois. É bem diferente.
Quem quer usar máscara, usa. Nada contra. Nomeadamente, acho que pessoas com sistema imunitário comprometido o devem fazer. Deverão é usar uma máscara p2, porque apenas com essa estarão de facto protegidos. Agora de resto… Deixem viver. Façam testes se sentirem sintomas ou se estiverem próximas de casos confirmados. E é isto.
A máscara só serve de alguma coisa caso seja usada por uma pessoa infectada, para os demais usar máscara só faz é mal ao sistema respiratório e não evita nada.
Então os médicos e enfermeiros estariam todos doentes. A máscara serve sim para alguma coisa. As cirúrgicas funcionam se todos usarem. COmo atualmente, nem todos estão a usar, é preferível usar uma máscara p2. Mas volto a dizer. Usa quem quer. Obviamente que estar sempre de máscaras terá algum efeito negativo na imunidade. É um facto. Mas isso é da consciência de cada um.
Bom dia
Se a focinheira funcionasse não haveria casos e nem doentes….
Então não eram so 15 dias para achatar a curva?
As regras e os horários é e foi tudo no mínimo uma palhaçada… em que o povo foi manipulado a seu belo prazer fruto do medo instalado pelos média…
O Medo faz com que o Povo não consiga usar o Cérebro para raciocinar ou para ter pensamento critico…. Fica bloqueado…
Acordem pa vida…. e desliguem as TVS….
Mas meter medo a quem? só se for a ti, tu e outros como tu (felizmente são a minoria) é que espalham a teoria do “estão a meter medo”, “estão a controlar-vos”, nunca me senti intimidado, e sim a mascara previne a propagação de virus respiratórios, se tiveres o infortunio (não te desejo isso) de ir parar a uma mesa de operações, sugere lá ao médicos para retirarem as mascaras, porque estão a pôr a vida deles em risco.
Jota tu estas a confundir o uso da mascara nas operacoes (que ate so a usam nessas alturas) com o uso da mascara diario nas ruas. Consegues ver a diferenca ? Onde esta o Willy ? Para voces parece que a mascara funciona como uma especie de proteccao evangelica que nao existe sequer. Eu ja disse e torno a repeitir, a adopcao do uso da mascara serviu apenas para dizer as pessoas que havia um virus na rua e que iria atacar na proxima esquina. Entao dessa forma as pessoas interiorizaram no seu cerebro que andava um virus a solta, mas com alguma caracteristicas curiosas. Nao atacava festas do PCP, a noite nas familias tambem as deixava dormir descansadas. Nos restaurantes apos as 20h o virus voltava a atacar. Depois desse periodo voltava a dormir. Aprende alguma coisa com este virus, ja la vao 2 anos e ainda nao perceberam isso ?
Explicar o bê a bâ a esta gente é uma perca de tempo porque o cerebro delas não dá para mais….
O pensamento logico, a questão da coerência, e o pensamento critico são coisas que não moram no cérebro desta gente…
Enfim… muitos sao casos perdidos… e que já não teem cura 😀
Pois é, ao mesmo tempo que se critica (e bem porque eu concordo com essa critica) quem sugere que o virus tem local e hora para “atacar”, dizem que as mascaras passam a ter zero eficácia dependendo do local onde são usadas.