COVID-19: Máscara pode ajudar na imunidade? Estudo diz que sim
Os números da COVID-19 mantêm-se em crescimento no mundo e o maior produtor de vacinas já revelou que só em 2024 se poderá conseguir ter uma vacina para todos. Enquanto não há solução, a luta contra a COVID-19 passa pela prevenção e pela imunidade de grupo (que será difícil de atingir).
Um estudo recente refere que o uso generalizado de máscara pode ajudar na imunidade.
O mundo está a chegar aos 30 milhões de casos de COVID-19 registados. No que diz respeito a mortos, são já mais de 930 mil à escala mundial. Vacina eficaz ainda não existe, mas são vários os laboratórios a trabalhar numa solução.
De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, o uso generalizado da máscara pode promover a redução do contágio. Além disso, pode contribuir para uma maior imunidade, ao permitir reduzir a carga viral dos infetados.
Uso de máscara é uma forma de variolação
A investigação que deu origem ao artigo "Facial Masking for Covid-19 — Potential for “Variolation” as We Await a Vaccine" foi já publicada na revista científica "The New England Journal of Medicine". O estudo admite que o uso de máscara poderá não só atrasar a propagação do vírus como converter-se numa forma de "variolação", ou seja, um forma de se alcançar (mais rapidamente) a imunidade.
Além de prevenir contra a COVID-19, o estudo revela que, de acordo com os dados virológicos e epidemiológicos avaliados, a máscara poderá diminuir a gravidade da doença entre pessoas infetadas.
Segundo o que é revelado pelo EL Mundo, as investigações epidemiológicas que têm sido realizadas sobretudo nos países asiáticos, acostumados ao uso da máscara durante a pandemia de SARS em 2003, sugerem que existe um vínculo forte entre o uso da máscara e o controlo da pandemia. A confirmar-se a tese dos investigadores americanos, o uso generalizado de máscara contribuirá, assim, para aumentar a taxa de infeções assintomáticas, além de contribuir para reduzir o número de contágios.
Quebra das cadeias de contágio com a app STAYAWAY COVID
Em Portugal e no mundo é muito difícil registar as cadeias de contágio. Nesse sentido está disponível a app STAYAWAY COVID que, como recurso a tecnologia, permite rapidamente obter essa informação e alertar contactos da exposição.
A STAYAWAY COVID é uma aplicação para smartphones com iOS ou Android que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes. A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e não tem qualquer acesso à sua identidade ou dados pessoais.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Que uma mascara de tecido e cirúrgicas não o protegem a 100% ja sabemos alias existe estudos que comprovam isso, se tem dúvidas metam uma no rabo e deiem um peido e vão ver que o ar vai cheirar mal na mesma não filtrou 100%. 😀
Fora de brincadeiras, se todos usarem o risco cai e muito pois se espirrarem uma boa parte vai ficar na mascara seja ela social, cirugica, FFP2, FFP3.
Agora nao pensem que a mascara protege a 100%, e os estudos RCTS dizem isto podem ler mais cientifico do que estes estudos nao existe.
Aconselho a ouvir o Médico Gabriel Branco que trabalha no Hospital de Egas Moniz sobre este assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=w4npBAdCkOc
Já conhecia esse vídeo…. acho que toda a gente deveria vê-lo.
Há vários canais de informação que só transmitem a informação numa orientação, e esta entrevista ajuda a ver um pouco o outro lado para que se possa formar uma opinião informada.
Esse homem já estar a ser investigado pela Ordem dos Médicos, segundo as notícias de hoje.
Para além disso, escreveu um artigo de opinião no Observador no passado 6 de Junho, em que “demonstra” que as máscaras não devem ser usadas, supostamente baseando-se em artigos científicos. Ora, se forem a ler directamente os artigos científicos indicados (que ninguém tem paciência para isso), verão que ele está a deturpá-los. Se não os pretenderem ler na totalidade basta lerem a parte final onde concluem que o uso generalizado de máscara poderá ser benéfico.
Entretanto saíram mais estudos que apontam que as máscaras são fundamentais e têm uma percentagem considerável de eficácia sobretudo se forem utilizadas por pessoas infectadas para reduzir a possibilidade de transmissão. Como não sabemos se somos assintomáticos mais vale todos usarmos.
A pessoa ao respirar o virus que o próprio exalou contribui para imunidade? É isso?
Não pá. As máscaras, de origem chinesa, têm partículas anti-covid para matar o vírus. É uma forma de eles resolverem a situação discretamente sem ter que pedir desculpas oficialmente. É só procurar na net.
Não. Se ja tem o vírus, já tem imunidade. Com a máscara, a carga viral que um infetado transmite é que pode ser tão baixa que outros possam ficar imunizados sem ficarem doentes, i.e. sem desenvolver sintomas.
Penso que querem dizer que se usares mascara e apanhares o vírus, a carga viral é menor, reduzindo o risco de seres 1 caso grave.
obrigado
É verdade. E se não respirar elimina o contágio por completo.
A chamada verdade de la palisse.
Se meterem uma campânula na cabeça ainda é melhor.
E as consequências, ninguém pensa,é?
Como fica o nosso sistema imunitário?
Um dia tiram a máscara e qualquer vírus da treta é suficiente para provocar doenças imprevisiveis.
Custa assim tanto pensar? Se calhar custa.
O sistema imunitário fica na mesma. Essa conversa de que o sistema imunitário fica “destreinado” só porque se usa máscara não tem fundamento científico.
Falou a voz da ciência.
https ://poligrafo.sapo.pt/fact-check/coronavirus-na-suecia-nao-se-impoe-utilizacao-de-mascaras-nem-confinamento
Que é que isso tem a ver com o que eu disse?
Bora ter mais mortos? tirem as restrições!
O teu pai e mãe diabéticos e os teus avós idosos morrem, logo tens herança €€.
E o Estado não ganha dividas… Ecónomia ao rubro…. LOL
Comecemos pelas restrições das máscaras. Tenhamos só um pouco de senso comum que é o menos comum, no medo da plandemia.
Médico que receia proximidade com doente porque pode ser assintomatico, acredita mais na plandemia que na máscara.
Situações correntes nas consultas pelo telefone aos abandonados idosos pela sociedade.
Plandemia XDDD de facto ainda nao tinham falado disso aqui já faltava algum idiota surgir com essa pata completar a lista das conspiracoes
Quando tiveste a gripe do ano passado também confinaste os teus pais e avós, não foi?
Não, dei lhes a vacina, tens ai uma do covid ha mao que me arranjes? Ah pois ainda nao existe…
Se não tens é porque não queres. A vacina russa já está disponível.
Palmas Carlos, só provas que nao percebes ponta do que falas. O arquitecto de toda uma conspiração, a sugerir vender uma vacina que ainda nem sequer foi devidamente testada, certificada ou está sequer no mercado, essa é boa. Juntando a parte do “sem muitos efeitos secundários graves” que vem no anuncio da vacina está em alta essa. Segundo em que mercado negro é que posso trocar por um rim?
Terceiro, nao pode ser tao descrente de uma coisa e tao crente noutra, da lhe cabo da persona assim
Ó Santos tu é que estás aterrorizado com a covid, não sou eu. Tu é que disseste que não havia vacina não fui eu.
Não podes dizer que não há vacina porque há. Eu não faço tensões de a tomar, agora tu como estás cheio de medo de um vírus que mata menos que a gripe, estás à vontade para a tomar.
Mata menos que a gripe? Não sei se chore, se ria quase o mesmo numero de mortos em relaçao aos da gripe do ano passado em metade do tempo e mesmo com esta contenção é exatamente igual de facto…
Claro uma vacina que me pode deixar mais lixado do que o virus em si, é uma excelente recomendação. Já agora para a azia mando um copo de lixivia neh, para limpar tudo?!
Graça Freitas, Rua!!
Calma,a Sra sabe bem o que diz,ficou provado quando a Sra esteve dentro de um velho elevador,onde pediu às restante 3 pessoas(não cabiam mais) que virassem as costas uns para os outros…inteligente em?
São estas as propostas para estudos científicos que os meios de desinformação alimentam. Campanha de estupidificação massiva.
Concordo!
Realmente isto é um autêntico rebanho.
As farmacêuticas agradecem o medo, de modo a fazerem milhões e experiências que de outro modo eram impossível de fazer, a mão ser em determinados locais de África.
Que se faça um estudo desse produto quimico, que se vem utilizando quase como em segredo, que a indústria farmacêutica teme e motivo de boicote e descrédito apesar de tantos testimonios não anónimos.
Podem retardar esse conhecimento, mas já não vão conseguir impedir o seu uso.
“O INE revelou que há um excesso de mortalidade em Portugal de quase 6 mil mortos desde Março: 5882, para ser preciso. Ou seja, no último meio ano, morreram mais 5882 pessoas do que a média dos últimos 10 anos para o mesmo período. Como se sabe, a covid-19 só explica perto de 2 mil destes mortos: 1871, para ser exato”
Com tanta coisa para morrer e insistimos em ser “covidados”
Quantos seriam sem confinamento?
Os mesmos do ano passado com gripe.
LOL ah claro. É só uma gripe ou a gripe ficava paradinha sem infectar ninguém enquanto houvesse covid? Como é que fazes essas contas?
A gripe do ano passado teve 3300 mortos, o covid este ano tem 1850 mortos. É só fazeres as contas.
Que génio. Explica lá as contas. Os especialistas de epidemiologia querem aprender.
Tá bem. Se conheceres algum especialista de epidemiologia eu explico.
Explica aqui. Depois eles vêm cá ler.
A esta altura do campeonato ainda há ignorantes que achem que o COVID é apenas mais uma gripe? A sério? Ignora-se o exemplo da itália?
De facto o confinamento salvou muitas vidas.. Como se leu..
… chama-se velhice aos outros números, porque ninguém no estudo referiu que entramos numa faixa etária que tem muitas pessoas com idade avançada associada ao aumento da esperança média de vida. Do género se a média dos médicos nos serviço nacional de saúde ronda a idade da reforma, e por alguma acaso morre em agora iríamos ter um aumento na mortalidade, que não tem nada a ver com o covid mas com a idade.
Claro Paulo, as pessoas saltam anos de vida. Porque nós ultimos 10 anos ninguém envelheceu.. Que lógica essa..
Nao ha mais nenhum pica miolos para os covids ? Isto realmente ja comeca a ficar enjoativo. Alias tudo o que se refere a covid ja enoja. Mas o bem vai triunfar , fica sempre por cima destes demonios que querem controlar o mundo atraves do medo.
https://www.dn.pt/mundo/suecia-e-agora-dos-paises-europeus-a-ter-menos-casos-diarios-e-menos-mortes-12725803.html
Sem palavras
Ainda não se sabe como vai ser no “fim”, mas à data de hoje, as coisas estão mais ou menos assim:
Suécia – 10,23 milhões de habitantes – 87 345 casos – 5851 mortes
Portugal – 10,28 milhões de habitantes – 65 021 casos – 1875 mortes
Como tal, a Suécia continua a não ser um exemplo (Pelo menos para já). O ideal era que este fosse o resultado final, mas não irá ser.
Se meteres aí os 5882 mortos a mais que tivemos em relação ao ano passado, se calhar ficamos pior,não?
ESTUDO CIENTIFICO SOBRE A PERIGOSIDADE DO USO DE MÁSCARAS!
.
Palavras da Cientista Investigadora Catherine Besson da Faculdade de Ciências de Lisboa:
“No que diz respeito ao uso da máscara, além de ter uma eficiência quase nula no controlo da dispersão de vírus [3 -14 ] o uso prolongado do mesmo (mais de uma hora) apresenta riscos bem superiores aos benefícios para os adultos e as crianças. Dentro dos riscos mais sérios identificados pelos artigos científicos, podemos resumir os seguintes efeitos adversos:
1. Eficiência nula ou fraca das máscaras contra vírus [3-14]
2. Aumenta o ritmo cardíaco em comparação com os valores sem máscaras [15 , 20 , 21 ]
3. Reduz oxigenação no sangue, e mais ainda em cirurgiões com mais de 35 anos [15]
4. Reduz a passagem de ar pela acumulação de humidade nas fibras pela expiração [16 ]
5. Provoca a recaptura do CO2 expirado que conduz à excesso de CO2 no sangue (Hipercapnia) [16-19 ]
6. Provoca Hipercapnia que suprime a imunidade adquirida e as defesas do corpo [19]
7. Provoca Hipercapnia que prejudica a reparação dos tecidos alveolares pulmonares [19]
8. Provoca sensação de dispneia e prejudica o desempenho cognitivo e psicomotor [17 ]
9. Prejudica os processos cognitivos (perceção, atenção, memória) [17, 18 ]
10. Aumenta o stress e hormona cortisol envolvida na resposta “Luta ou Fuga”, que favorece ansiedade e ataques de pânico [22 ]
11. O excesso de stress e hormona cortisol enfraquece o sistema imunitário [24 ]
12. Aumenta o risco de autoinfeção pela acumulação de bactérias e fungos na máscara [24, 27 ]
13. Provoca Dores de cabeça, Fadiga, Tonturas, Fraqueza muscular, Erupções cutâneas, Acne, Lesões cutâneas. [18, 28 , 29 ]
14. Provoca reações instintivas de medo e desconfiança [30 , 31 ]
15. Aumenta a irritabilidade [30] e impede a leitura das emoções tanto para adultos como crianças [31, 32 ].”
Fontes do estudo:
Eficiência nula ou fraca das Máscaras
[4] https://doi.org/10.1016/0195-6701(91)90148-2
[5] https://www.cidrap.umn.edu/…/commentary-masks-all-covid-19-…
[6] https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmc2009324
[7] https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577
[8] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4480558/
[9] https://www.researchgate.net/publication/341045223
[10] https://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/acsnano.0c03976
[11] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5705692/
[12] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19797474/
[13] https://www.cmaj.ca/content/188/8/567
[14] https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32237672/
Efeitos sobre ritmo cardíaco, Hipóxia (falta de oxigénio), Hipercapnia (excesso de CO2)
[15] Máscaras induzem Hipóxia e aumentam o ritmo cardíaco, Jornal de Neurociencia (2008) http://scielo.isciii.es/pdf/neuro/v19n2/3.pdf
[16] Consequências respiratórias para mulheres grávidas https://aricjournal.biomedcentral.com/…/1…/s13756-015-0086-z
[17] Hipercapnia, perda de desempenho cognitivo e motricidade psicomotora https://doi.org/10.1111/j.1365-2044.2006.04767.x
[18] Hipercapnia acentuada com conversas com máscara https://www.tandfonline.com/…/…/10.1080/00140139.2013.777128
[19] Efeitos da hipercapnia nos pulmões: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5390878/
[20] Efeitos da máscara no ritmo cardíaco, no stress térmico e no desconforto https://www.researchgate.net/publication/7823790
[21] Revisão sobre o impacte do uso de máscara no desempenho do corpo (fisiologia, respiração, metabolismo, função cardiovascular, temperatura) https://www.researchgate.net/publication/293799252
Efeitos sobre o sistema imunitário e riscos acrescidos de infeção
[22] Efeito da hipoxia no sistema imunitário https://medicalxpress.com/…/2017-08-immune-ways-lung-diseas…
[23] Máscaras induzem stress em modo “Luta ou Fuga” https://www.psychologytoday.com/…/why-face-masks-can-trigge…
[24] O Modo Luta ou Fuga não ajuda a combater infeções https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5347902/
[25] As máscaras aumentam stress, hormona cortisol e ataques de pânico https://academic.oup.com/annweh/article/56/1/102/166254
[26] Efeito da hormona cortisol no Sistema Imunitário https://academic.oup.com/icb/article/54/3/419/2797803
[27] Contaminação em máscaras usadas no meio hospitalar https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4202234/
Outros efeitos adversos das máscaras
[28] Efeitos adversos do uso prolongado das máscaras nos profissionais de saúde na crise COVID19 https://clinmedjournals.org/…/journal-of-infectious-disease…
[29] Enxaquecas provocadas pelo uso da máscara N95 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7159726/
Efeitos psicológicos
[30] A dificuldade de ler emoções e sociabilizar https://www.uni-bamberg.de/…/new-study-on-emotional-readin…/
[31] A dificuldade de ler emoções para as crianças https://www.brookings.edu/…/are-you-happy-or-sad-how-weari…/
[32] Efeitos psicológicos e no desempenho das crianças: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2055217/
Mortes de crianças ao correr com máscara
[33] https://www.sixthtone.com/…/after-multiple-deaths%2C-offici…
[34] https://www.globaltimes.cn/content/1187434.shtml
O que dirão os médicos, enfermeiros e outros trabalhadores que as usam, por vezes, mais de 8 horas por dia esse estudo?
Penso que esses serão o maior exemplo de como as máscaras fazem todo o sentido na mitigaçao deste problema.
Agradecido pela contribuição extensa, mas clara.
Se depois disto ainda vierem com dúvidas só poderei dizer que são esses os pseudocientificos, negacionistas que por interesses não declarados andam a espalhar a falsa informação e medo.
Engracado. No site da Faculdade de Ciencias de Lisboa nao ha nenhuma Catherine Besson.
Ha sim uma Cathy Besson, Investigadora do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
Sera que a Geofisica tambem estuda virus?
Essa Cathy é a mesma. Louca cronica há muito tempo. Assumida anti-vacinas e 5G. discursa no meio das manifs a dizer que as vacinas vêm ai para nos alterar o ADN e instalarem chips. Fritou faz tempo
Convem ler os estudos que se publicam antes de afirmar coisas que os proprios estudos desmentem, isso e ver se os links estão activos ou se foram desactivados por novos estudos concluirem o contrario
É claro que ele não leu.
Claro que vocês não leram. Existem alguns links quebrados mas os restantes confirmam o que ele resumiu.
Para quem vos lê, isto é prova das vossas motivações, e, dos comentários vossos que leio, fazem sempre alegações sem nunca usar referências, algo que o Carlos fez exaustivamente, concorde-se com ele ou não.
@Carlos
Mesmo que por vezes não concorde com os seus pontos de vista ou conclusões, estou grato pelo seu contributo às discussões.
E os links quebrados são devidos ao “copy paste” do artigo original, algo que seria útil o Carlos também colocar.
Confirmam o que ele resumiu??!?! O que é que ele resumiu? Pôs em português o assunto dos artigos que ele publicou? Qual é o mérito disso?
Tu leste!?!? É que se leste percebias que não tem nada a ver.
Não tem a ver com concordar. Ele quer fundamentar a afirmação que as máscaras são prejudiciais à saúde e não há um artigo que ele publicou que fundamente isso!!!!!
LOL percebes imenso disto. Mandas uma torrente de links de artigos que não fundamentam que as máscaras são prejudiciais para pareceres informado. Links inválidos, links de artigos de jornais ou sites duvidosos, artigos que não têm nada a ver e aqueles que se relacionam são irrelevantes para aquilo que queres defender.
Bela resposta Carlos. O algodao nao engana, e depois de toda essa informacao, ainda ha quem tenha duvidas. Por isso que eu digo. Cada um tem de descobrir a sua verdade num mundo de cada vez mais desinformacao.
Qual resposta?. Uma enchente de links que não fundamentam nada? E falas tu de desinformação.
Ó sardinha, tens de ver que há pessoas que não sabem ler.
A tua lata é extraordinária.
Ainda bem que gostas. Sabes qual é o segredo? É diferente das outras.
Claro que não. Lata é lata. Ainda não forneceste um artigo de jeito nem explicaste as tuas contas.
Ó Santos os 3300 mortos da gripe são números de Outubro 2019, estás a uns dias de Outubro 2020 tens 1870 mortos por covid. Queres que faça um desenho?
Faz lá o desenho!! 3300 gripe, 1870 covid. E então? É tudo a mesma coisa? Estás a provar o quê? Expõe lá o teu brilhante raciocínio!!!!
O pico da gripe costuma ser entre os meses de novembrro/dezembro/janeiro/fevereiro. O efeito em Portugal deste novo vírus foi sentido a partir de Março. E trata-se de um vírus novo que ainda não está completamente instalado como está o vírus da gripe. E foram tomadas medidas de mitigação e de prevenção no combate a este novo vírus que fizeram com que número de infectados fosse menor. Dai-lhe tempo… ainda vais engolir em seco essas palavras.
Ó fanecas e se se provar que as tuas previsões é que estão erradas?
Também vais engolir as palavras em seco?
Ele literalmente não fez previsões!!
Mas a tua pergunta é boa para ti…e se as tuas contas se provarem que estão erradas? Engoles?
Nao, sinceramente ficamos por aqui. queres arriscar a tua vida e a dos teus estas a vontade, agora nao venhas tentar convencer os outros a fazer o mesmo com comparaçoes ridiculas que miudinhos da primaria deitavam abaixo