COVID-19: Jogos online, P2P, streaming podem ser limitados
Em plena pandemia da COVID-19, os serviços de comunicações digitais assumem um papel fundamental. Nesse sentido, até porque a largura de banda e infraestruturas não são ilimitadas, é preciso definir medidas excecionais e temporárias de resposta.
O Governo português publicou recentemente o Decreto-Lei n.º 10-D/2020. Saiba o que diz.
Já se encontra publicado o Decreto-Lei que estabelece medidas excecionais de combate à COVID-19 no setor das comunicações. No contexto de emergência de saúde pública que se vive no momento atual, afigura-se essencial assegurar a prestação ininterrupta de tais serviços críticos à população em geral. Tal poderá levar a algumas limitações/restrições.
Segundo o Decreto de Lei, "As empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público devem dar prioridade à continuidade da prestação dos serviços críticos." São exemplo desses serviço:
- a) De voz e de mensagens curtas (SMS) suportados em redes fixas e móveis;
- b) O acesso ininterrupto aos serviços de emergência, incluindo a informação sobre a localização da pessoa que efetua a chamada, e a transmissão ininterrupta dos avisos à população;
- c) De dados suportados em redes fixas e móveis em condições que assegurem o acesso ao conjunto de serviços definidos no anexo ao presente decreto-lei e do qual faz parte integrante;
- d) De distribuição de sinais de televisão linear e televisão digital terrestre.
No que diz respeito às medidas de gestão de rede e de tráfego, o documento refere que se deve dar prioridade ao encaminhamento de determinadas categorias de tráfego, pela seguinte ordem decrescente de prioridade:
- Rede Móvel
- Rede Fixa
Serviços digitais podem sofrer alterações...
É ainda referido que se deve...
Limitar ou inibir determinadas funcionalidades, nomeadamente serviços audiovisuais não lineares, de que são exemplo o de videoclube, as plataformas de vídeo e a restart TV, e o acesso a serviços de videojogos em linha (online gaming) e a ligações ponto-a-ponto (P2P), caso tal se revele necessário.
As empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público ficam autorizadas a executar outras medidas de gestão de rede e de tráfego, nomeadamente de bloqueio, abrandamento, alteração, restrição ou degradação de conteúdos, relativamente a aplicações ou serviços específicos, ou categorias específicas dos mesmos, que sejam estritamente necessárias para atingir os objetivos prosseguidos pelo presente decreto-lei.
Relativamente a serviços públicos considerados “especialmente carecidos de suporte”, o Governo determinou a:
- Segurança Social
- Instituto dos Registos e Notariado, I. P., no que concerne aos serviços do cartão de cidadão online e da chave móvel digital,
- Centro de Gestão da Rede Informática do Governo
- Diário da República Eletrónico
- Agência para a Modernização Administrativa, I. P.,
- Autoridade Marítima Nacional e a Autoridade Aeronáutica Nacional;
Serviços mínimos que devem estar assegurados:
Serviço de Acesso à Internet de Banda Larga Fixa:
- a) Correio eletrónico;
- b) Motores de pesquisa, que permitam procurar e consultar todos os tipos de informação;
- c) Ferramentas de formação e educativas de base em linha e do ensino a distância;
- d) Jornais ou notícias em linha;
- e) Compra ou encomenda de bens ou serviços em linha
- f) Procura de emprego e instrumentos de procura de emprego;
- g) Ligação em rede a nível profissional (e.g. ligações VPN);
- h) Serviços bancários, financeiros e seguros via internet;
- i) Utilização de serviços da administração pública em linha;
- j) Meios de comunicação social e mensagens instantâneas;
- k) Chamadas e videochamadas (qualidade-padrão).
Serviço de Acesso à Internet de Banda Larga Móvel:
- a) Correio eletrónico;
- b) Motores de pesquisa, que permitam procurar e consultar todos os tipos de informação;
- c) Ferramentas de formação e educativas de base em linha e do ensino a distância;
- d) Jornais ou notícias em linha;
- e) Compra ou encomenda de bens ou serviços em linha;
- f) Procura de emprego e instrumentos de procura de emprego;
- g) Serviços bancários, financeiros e seguros via Internet;
- h) Utilização de serviços da Administração Pública em linha;
- i) Meios de comunicação social e mensagens instantâneas
Toda a informação sobre o tema pode ser consultada no próprio Decreto-Lei n.º 10-D/2020.
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Este artigo tem mais de um ano
Deixamos de pagar o serviço de internet…
Comecam a cortar esses serviços que ajudam a manter as pessoas em casa e começa a ir tudo para a rua.
Corta-se serviços, corta-se faturas. Simples!
Não é assim linear, o direito à saúde prevalece sobre o teu direito a ter internet com qualidade.
Correto. Mas achas justo pagar o mesmo valor para ter tudo pela metade?!
As operadoras já estão a esfregar as mãos com isto. Cobram o mesmo, corta velocidades a.k.a. cortam chatisses de fluxo excessivo de tráfego.
No final que se lixa é o zé povinho. Corta-se as velocidades, corta-se o valor da fatura.
Achas justo empresas abrirem falencia porque não podem abrir portas?
Achas justo empresas privadas terem de trabalhar para o publico sem contrapartidas?
Achas justo pessoas irem para casa durante até 6 meses com 30% do vencimento?
Achas justo a vida de muita gente parar sem se saber quando é retomada?
Num estado de direito, num cenário de emergencia há muitas coisas que não são justas, prevalecem sempre os direitos da sociedade face aos direitos dos individuos.
Queres falar de injustiças? Eu não como sushi há 3 semanas, isso sim é injustiça..
O discurso estava a ir tão bem, para borrar a cenassa toda no fim…
Se para ti injustiça é não comer comida crua, acho que os teus valores como pessoa estão totalmente errados. Já agora, a comida crua é que começou isto. Pensa nisso da próxima vez que fores comer o teu peixe cru.
o pessoal tem dificuldade em perceber ironia…
André, se fosse só a ironia estavamos nós bem 😀
Não é disso que se trata. Acontece que com tantas pessoas em casa, netflix, e afins não permitem o teletrabalho com qualidade. Posto isto, sinceramente acho muito mais importante que se continue a trabalhar e fazer crescer o país do que algúem estar a ver filmes para puro divertimento. São épocas excecionais e temos de nos focar no essencial.
Estes gajos são tolos.. Se na TV não dá nada e cortam isto o pessoal vai simesmente ficar maluco…. Que façam as coisas preparadas para isto mas é.. Ninguém sabe se não volta a haver um aproxima
Ok, então vamos assumir um horário laboral das 9h00 às 18h00, altura em que se deverão assegurar os serviços mínimos indicados.
Vamos então restringir streaming, jogos online e P2P? Porquê? Porque aumentam muito o tráfego… quando? Quem é que está em casa a trabalhar, enquanto vê Netflix, joga e usa P2P?!
A verificar-se uma necessidade real de haverem restrições, que fossem em horário laboral… Vai de restringir serviços… Melhorar e assegurar a qualidade dos serviços contratados, é que não.
Porque achas que toda a gente que está em casa está em teletrabalho? Muitos estão em layoff, férias forçadas, tomar conta dos miudos, encerramento das empresas, esses vão usufruir do que tiverem ao seu dispor e com isso prejudicar quem está a trabalhar.
Também limitar o horário é muito bonito, mas existem muitas pessoas que mesmo em teletrabalho fazem turnos e outras que trabalham noutros fusos horários, torna dificil não é?
Solução? Aguentar, afinal de contas não é na quaresma que se fazem sacrificios? 😀
+1
Acha alguém com inteligência
No caso da NOWO e NOS (as piores redes a nível nacional) a caírem aos bocados, já antes disto eram aplicadas limitações… então agora… no caso da MEO e VODAFONE a rede Fibra é muito boa e está preparada para ir muito além do tráfego atual, na móvel a história já é outra! Mas acredito que tem quem NOWO e NOS já deve ter notado que a rede está uma porcaria.
Viva,
Eu tenho Nowo, e tenho notado melhorias significativas nestas duas semanas. Pensei que efetivamente, por ser mais uma rede mais fraca que se fosse sentir bastante, mas não, com muitos sipositivos ligados, principalmente à rede WIFI, 7 dispositivos em simultâneo, com download de 90 a 100 Ms
Vejo aqui pessoal mais preocupado com o dinheiro e o bem-estar do que com a saúde e o bom funcionamento de serviços essenciais. Belas prioridades, sem dúvida!!!
o problema é que eles ESTÃO A LIMITAR. LIMITAR NÃO significa bom funcionamento de serviços. Eu no meu caso a NOS LIMITOU as velocidade e é TUDO LENTO para fazer alguma coisa.
(mas a NOS também é o que toda a gente sabe… um lixo)
Concordo consigo em absoluto.
Devem se preocupar com tudo… nao tenhas tu dinheiro e vais ver para onde vai a tua saude… e triste mas é assim que funciona…
Se poupares dinhero em faturas, podes gastar em compras essenciais, não?
Sem dinheiro não há saúde e sem saúde não há dinheiro 🙂
Esta noticia é só para causar alarmismos!! Actualmente estamos a gastar apenas 70% – 80% do tráfego.
Onde tens esses dados? Se puderes partilha essa informação oficial sff.
http://www.cprm.net/
O tráfego internacional na Altice não passa dos 60 e poucos % em plena hora de ponto.
Obrigado pelo link.
Actualmente estamos muito dependentes destas tecnologias.
Como seria se a internet acabasse ? Era o fim do mundo para muitas pessoas ? Dá que pensar não ?
Não de muitas pessoas, era o fim de tudo… Não há nada hoje em dia que não tenha por base uma conexão de internet…
Não é preciso cortar nada.
Excepto se não tiverem infrastrutura e meios devidos para um bom QoS com traffic shaping a garantir que o tráfego crucial é, realmente, o mais prioritário.
Qualquer rede deve ter sempre isso a funcionar, conforme a prioridade que faz mais sentido.
Prevejo mais problemas em ISP’s sobrecarregados nos links partilhados (ligação comum de casa), ou em 3g/4g. E para alguns ISP’s, isso já é estado normal deles, sem estarmos neste período.
De momento, ainda não noto diferenças na MEO. Trabalho de casa diariamente, com voip, video chamadas e VPN, e tem estado tudo a funcionar.
Espero que assim continue!
Quando aderimos aos pacotes de fibra, indicam velocidade garantida….agora dizem que pode sofrer alteracoes porque ha mais consumo? Entao nao garantam uma coisa que deve manter durante o periodo de contrato. Obvio que os serviços obrigatorios tem que ter prioridade mas isso esta a ser como desculpa para restringir velocidade.
A total incompetência desde (des)Governo está mais que exposta. Ministros mais burros que portas, um Primeiro Ministro e um Presidente que falam muito mas no fundo não dizem nada.
Apelo a todos que continuem a votar nos partidos com assento parlamentar há mais de 30 anos. Vamos continuar com o mesmo tipo de lixo até ao fim do século.
Claro, se fosse o BE, CDU, Chega ou outro qq a internet já era a 1G! Haja paciência.
Da esquerda para a direita e passando no centro qual será a solução? Tirando a “meia dúzia” de partidos que entraram novos com 1 deputado eleito(esses estão a começar) o resto faz carreira política.
Só me pergunto uma coisa… então e o pessoal que faz a sua vidinha na net? Os gammers profissionais? Youtubers, podcasters e afins? (não, não é o meu exemplo trabalho numa das grandes cadeias de lojas de eletrodomésticos, informática e artigos electrónicos de consumo e temos estado com boas vendas… o patrão sempre preocupado com a saúde financeira da empresa).
Temos grandes empresas como a netflix que já baixaram(ou previram fazer isso) a qualidade dos vídeos para não terem tanto peso nas ligações. Não vejo o porquê de estarem a limitar… Hummm será porque as operadoras vendem largura de banda que não têm? Para venderem o que não têm, tem uma solução política que é a corrupção.
Podem dizer os mais ‘moralistas’ pensa nos velhinhos e o corona, porém, como no comércio os preços estão a subir brutalmente sobre alguns produtos(desinfetantes, luvas e afins) é a vez dos prestadores de serviços de comunicação deteriorarem mais a qualidade e quem sabe aumentar preços (vamos ver daqui a uns 3 meses). O que me mete medo são os bancos que estão “meio calados” sobre o que vão fazer para absorver os custos das ‘ofertas’ e algumas suspensões de pagamentos que estão a acontecer.
Não quero ser pessimista mas quem sabe quando a economia voltar à ‘normalidade’ se não irá aparecer uma ameaça ET para o pessoal começar a construir bases militares no espaço…
Faz esta Sexta-feira que vem oito dias que fui a um hipermercado e a loja da Worten contígua estava muito bem composta,salvando as devidas distâncias,claro está.Pessoas não faltavam lá dentro.E olhem que ninguém vinha de mãos a abanar cá para fora.Falam de teletrabalho para aqui,teletrabalho para ali,e para mim isso é uma grande treta.Mas alguém acredita que todos aqueles que deviam estar em casa a fazer teletrabalho o fazem ?? Tá bem,tá,fiem-se nessa. 😀 😀 😀
Em certas loja até se está a vender mais que o costume… Não critico que vá comprar, por exemplo o computador para fazer o tal teletrabalho. Critico sim aqueles que levam a mãe, o pai, o amigo que é “Engenheiru”, o primo, e até o piruças para ir comprar um pendisk.
A Nowo está uma lástima,horas e horas sem serviço..Essas situações já vem de trás..mas estes últimos dias
pioraram bastante a situação.