COVID-19 em Portugal: Consumo de Internet dispara
Com muitos portugueses em isolamento social, a internet tem sido um fantástico meio de distração e também de aprendizagem. Como sabemos, felizmente, Portugal tem excelentes infraestruturas, mas há já recomendações da Europa e Estado Português para priorizar o tráfego.
Recentemente a ANACOM revelou que o tráfego de comunicações eletrónicas aumentou em cerca de 50%.
O tráfego de comunicações eletrónicas tem estado a aumentar em virtude da adoção de medidas de proteção de contágio de COVID-19. Segundo a ANACOM, o aumento é de 47% no caso do tráfego de voz e 52% no caso dos dados.
O crescimento significativo do tráfego de voz fixa (+94%) contrasta com a redução verificada em anos anteriores (em 2019 este tipo de tráfego diminuiu 15%). Recorde-se que o tráfego de voz fixa se encontra em queda desde o início de 2013. Por outro lado, o peso relativo da voz fixa aumenta em relação à voz móvel (que cresce menos que a voz fixa).
O crescimento do tráfego de banda larga fixa também aumentou (+53,7%). Este tipo de tráfego estava em desaceleração (cresceu 29% em 2019). Estima-se assim que o tráfego médio por acesso fixo continue a aumentar (era de 131 GB/mês em 2019) e se afaste ainda mais do tráfego médio por acesso móvel (4 GB/mês em 2019), visto que o tráfego de dados móvel está a crescer a taxas inferiores ao tráfego fixo.
Não foram reportados congestionamentos relevantes
Segundo a ANACOM, até ao momento não se registaram qualquer tipo de estrangulamento de tráfego. Nos relatórios efetuados pelos operadores não foram, até agora, referidas situações de congestionamentos relevantes, e a ANACOM não tem registo de situações com impacto significativo junto dos utilizadores.
Registe-se que os operadores já fizeram saber publicamente que têm vindo a reforçar a capacidade das suas redes para suportar os aumentos de tráfego, incluindo nas horas de pico, e que o objetivo é assegurar a integridade e a continuidade das redes e serviços.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ANACOM
… e os amigos do Rui Pinto à espera para desgraçar a vida a mais uns milhares de pessoas!
lol
alguém está aborrecido
Desde que seja dos benfiquistas não vejo problema nenhum.
Iam ficar tão enterrados este ano que até arranjaram um virus para impedir a realização de mais jogos.
Come uma amêndoa que isso passa.
Pessoas corruptas e ladras MERECEM ter a vida desgraçada.
Eu gostava que o futebol acabasse
Um bom teste para as operadoras e para justificarem o preço que se paga pelos acessos, uma monstruosidade…
Depois de bem criticada a ANACOM lá vem o marketing.
Quando é que nos vão obrigar a ver apenas os sites que eles querem? É agora? Todas as desculpas são válidas.
Existe mesmo pessoal que não tem noção do que era o mundo, nesta altura de uma doença que anda a matar pessoas por todo o mundo, sem internet… bastava 1 hora sem internet pelo mundo fora para terem noção do que mudava realmente o mundo…
pois o mundo sem internet era mais amigo mais saudavel era so brincadeira agora nem com as familias falam tristesa é so tlm…
“Portugal tem excelentes infraestruturas” – Digam isso à NOS que nunca corrigiu a perda de pacotes durante 2 anos e que agora só ficou pior.