COVID-19: Como funciona o auto-agendamento da vacina?
Se tem mais de 65 anos e se ainda não foi vacinado, pode fazer o auto-agendamento da vacina. Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde disponibilizaram recentemente um formulário para esse efeito.
Hoje mostramos como tudo funciona e o que precisa de saber.
Tem 65 ou mais anos e ainda não tomou a vacina?
O formulário disponível pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde destina-se apenas ao pedido de agendamento da 1ª inoculação contra a COVID-19. Se já foi vacinado(a), contraiu a infeção por COVID-19 ou tem agendamento anterior, o seu pedido não será considerado.
Para começar devem aceder à página do formulário e começar pode indicar a data de nascimento para validação.
Em seguida, indiquem o número de utente (pode ver no cartão de Cidadão), o nome completo e a data de nascimento.
Se os dados estiverem corretos, serão solicitados várias informações, em especial, a escolha do local de vacinação. O utilizador deverá indicar o Distrito, Concelho, local de vacinação, NIF, telemóvel, etc.
Por fim é só escolherem um período de agendamento a partir do qual estão disponíveis.
Posteriormente será contactado por SMS pelo número 2424 com mais indicações. No dia agendado, desloque-se até ao local de vacinação escolhido, na hora indicada.
O Plano de Vacinação é dinâmico, evolutivo e adaptável à evolução do conhecimento científico e à calendarização da chegada a Portugal das diferentes vacinas contra a covid-19”, explica a entidade, sublinhando que o objetivo é “salvar vidas, através da redução da mortalidade e dos internamentos” e “preservar a resiliência do sistema de saúde e do sistema de resposta à pandemia e do Estado.
Este artigo tem mais de um ano
Penso que é necessário responder ao SMS que enviam como tem sido até agora: SNS.numerodosns.SIM/NAO para confirmar o agendamento.
Afirmativo.
No caso dos meus pais o SMS levou 2 dias a chegar.
Vacinação agendada.
A experiência que tive não foi boa. Fiz o agendamento ao final do primeiro dia para os meu pai para sere vacinado esta terça-feira pela manhã. Após agendamento foi recebido o SMS com as indicações e ao qual se respondeu. Ontem recebeu um telefonema para a confirmar a presença e hoje recebeu uma SMS a indicar que o agendamento on-line tinha sido cancelado porque já havia uma marcação feita pelo centro de saúde. E agora? Contactar o centro de saúde é impossível.
Atenção que pode estares a receberes informações de ambos os casos. O SMS que recebeu não seria do processo normal de agendamento e não do auto-atendimento ?
O SMS a cancelar deverá ser a resposta do auto-atendimento.
Podendo ir ao engano eu amanhã levava-o ao local e hora que recebeu no SMS.
Problema é que pedido de agendamento e não uma marcação.
Também cancelaram o pedido que tinha feito para um familiar. Cancelaram o pedido por sms que já havia uma marcação. O mais escandaloso foi que a marcação anterior foi cancelado pela
DGS- SNS quando cancelaram vacina da AstraZeneca.
Se é para fazerem pedidos de marcações andam a brincar com as pessoas. Se é para marcar, marquem.
Auto-atendimento e não auto-atendimento
Não está fácil, auto-agendamento
O auto-agendamento é mais um número dos lobbies.
Havia inicialmente um determinado processo de vacinação. Apareceram os médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, bombeiros,… como excepção. Depois os professores de não sei quê, a seguir os profs daquilo, depois os profs daqueloutro. Depois os tinham unhas encravadas. Depois os amigos com a desculpa que sobravam vacinas.
Conheço pessoas com mais de 80 anos que ainda não foram chamadas para a primeira dose e em contrapartida há pessoas saudáveis com 60 e poucos anos que já levaram as duas doses.
O auto-agendamento é uma forma de responder aos lobbies sacudindo a água do capote.
Nem sequer é uma marcação, é um é que pedido de agendamento na plataforma.
Andam a brincar com as pessoas. Se é para marcar, marquem.
Acho que o que acontece é que já não sabem quem foi vacinado. Então quem quiser ser vacinado que se inscreva.
fiz auto agendamento no dia 10/05 para 27/05 passadas 72h não recebi qualquer sms, a meio do processo houve uma chamada da usf para marcar a data, como informei do meu agendamento automático essa chamada ficou sem efeito. Agora nem uma coisa nem outra e ninguém me sabe informar. Não sei que fazer, alguém sabe?
Fiz o auto agendamento no dia 15/05 para 22/05. Não obtive qualquer resposta, seja por SMS ou telefone. JÁ PASSOU a data agendada, agora, além de não ter sido vacinada não sei como cancelar esse agendamento pois o site continua a mandar-me aguardar o contato do SNS. Para quê? Para confirmar uma data que já passou? Por favor ajudem-me!
O site não permite fazer um novo agendamento?
Salvo erro, são os https://www.spms.min-saude.pt/# responsáveis pelo serviço de agendamento, contacte-os. Pode sempre dirigir-se ao seu centro de saude e falar com sua enfermeiro/a de família para fazer o agendamento pelo centro de saude em vez do autoagendamento. Eu fui vacinado através do meu centro de saude, falei com a minha enfermeira de família que me marcou para 2 dias depois
O site não tem a opção de escolher outra data, apenas confirmar a data inicial. Não tenho enfermeira de família, mas amanhã mesmo vou ligar para o centro de saúde e perguntar se posso agendar por lá. Agradeço imensamente pela resposta e pelas orientações. Desejo-lhe tudo de bom!
Estamos a viver à quatro anos fora da da nossa habitual área de residencia. Temos 64 anos. Contatei à 2 meses o Centro de Saude local onde pretendia ser vacinado. Ficaram de nos contatar. Até hoje, nada. Entretanto fiz o auto agendamento na plataforma do SNS e foi agendado para o passado dia 19. Ficamos a aguardar as 72 horas sem nunca termos sido ou recebido qualquer SMS ou outro contato do SNS. Na plataforma, passadas as 72 horas fiz o ocorrencia da situação. Desloquei-me hoje, dia 26 novamente ao Centro de Saúde, expliquei a situação e o que me disseram é que uma vez que tinha pedido o agendamento pela plataforma tinha automaticamente saído da lista Centro de Saúde. Que fazer? Pelos vistos aguardar, não sei bem o quê.
Depois de várias tentativas, de agendamento, não era possível porque não havia vagas. Fui informado que receberia uma SMS quando tivessem as ditas vagas. Como a SMS não chegava passados alguns dias tentei novamente o Auto agendamento, aí consegui marcar uma data (marquei 25/05/2021) e fui informado novamente que receberia uma SMS com a indicação da hora.
Não recebi nada e agora no auto agendamento não consigo validar a coisa.
– Tenho 68 anos, por favor arranjem-me lá uma vacinasita?
Aconteceu o mesmo comigo. Fui ao centro de saúde e vacinaram-me na mesma hora. Vivo em Matosinhos, não sei se é igual em outros centros, mas aconselho-te a ir pessoalmente e ver no que vai dar. Boa sorte!
Posso cancelar o dia marcado para a vacina e reagendar de novo para outro dia ?
Fiz o agendamento e decorridos 5 dias não recebi o sms, o que fazer?
Eu fiz o auto-agendamento ja tem duas semanas e não recebi o SMS alguma sugestão no que eu possa fazer? tem algum lugar para relatar o na recebimento do SMS? Ja fui no centro de saude mas eles não conseguem ajudar.
covid19: o agendamento online nao foi confirmado, pois verifica-se uma situacao de inelegibilidade, como por exemplo ter tido covid-19 ou sido vacinado/a. Já tive covid19 á mais de 6 meses ….