Como fazer o download das informações da sua conta do WhatsApp
O escândalo da Cambridge Analytica levou muitos utilizadores a equacionar se deveriam ou não manter a conta do facebook aberta e muitos encerraram mesmo a conta. Este "acidente latente" levou a que fossem necessárias alterações no que toca à privacidade dos dados nas redes sociais e não só!
Desde então, o Facebook prometeu melhorar a forma como protege os dados dos seus utilizadores. Foram logo adicionadas funcionalidades que permitem, por exemplo, descarregar todos os dados que o Facebook guarda de cada um de nós. Já mostramos aqui como os descarregar e hoje mostramos como o fazer também no WhatsApp.
O antes e o depois do escândalo Cambridge Analytica
O escândalo espoletou uma onda de indignação e um esforço de várias instituições para atacar o problema da falta de privacidade e da desorganização mundial no que toca à proteção de dados.
Como sabemos, no passado dia 25 maio, iniciou-se o novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Este regulamento estabelece as regras relativas ao tratamento, por uma pessoa, uma empresa ou uma organização, de dados pessoais relativos a pessoas na UE.
Estão a ser feitos vários esforços pelas empresas para que este regulamento seja cumprido e muitos serviços do grupo Facebook e não só, querem deixar de ter o foco na falta de privacidade. Como já tínhamos visto, apps como o Instagram já ativaram a ferramenta para nos permitir recolher tudo o que a empresa tinha sobre nós.
O WhatsApp havia prometido igualmente a ferramenta, aplicou-a e hoje ensinamos a usar.
Informações da conta do Whatsapp
Atualize para a versão mais recente do Whatsapp para poder descarregar as informações da sua conta. Este recurso está disponível para utilizadores iOS, Android e Windows Mobile.
Abra o Whatsapp e vá para a guia Configurações. Toque em Conta e, no ecrã Conta, toque em "Relatório de dados da conta".
No ecrã Relatório de dados da conta, verá um botão "Pedir relatório". Toque para solicitar um relatório das informações da sua conta.
As informações estarão prontas em 3 dias, o que indica que não há tantos dados armazenados. É importante observar que, se fizer alterações na sua conta, por exemplo, se a excluir, alterar a palavra-passe ou alterar o número de telefone associado à sua conta, a solicitação será cancelada.
Se fizer alguma destas alterações, terá de enviar a solicitação novamente, embora o Whatsapp não diga se os seus dados serão alterados por qualquer uma dessas alterações. É lógico que, se alterar o número de telefone associado à sua conta, é uma alteração bastante significativa, o que praticamente faz com que tenha uma conta nova ou diferente.
Se alterar o seu número de telefone ou a sua palavra-passe e afetar as informações que pode descarregar, é altamente improvável que possa desfazê-las mais tarde.
As informações da conta não incluem as suas conversas; ativas ou guardadas. Provavelmente incluirá a sua foto de perfil, o seu nome, números de telefone, os seus contactos, alguns dados de localização e talvez as suas estatísticas de uso de dados.
Se quiser fazer o download de uma cópia das suas conversas, precisará criar um backup e enviá-lo por e-mail para si mesmo. O Whatsapp tem uma ferramenta interna que permite fazer isso... é simples.
Atualização: atualizada a informação referente aos sistema operativos que receberam esta opção
Este artigo tem mais de um ano
No meu “Lumia 950” com Windows 10 a opção aparece tal como para Android ou iOS…pedi o relatório e recebi a mensagem dizendo que estaria disponível dia 31/5. O mesmo aconteceu com um “Lumia 625” com Windows 8.1…vamos esperar por dia 31!
No meu “Lumia 950” com Windows 10 a opção aparece tal como do artigo refere para Android e iOS…recebi uma mensagem dizendo que o relatório está disponível a partir do dia 31/5. O mesmo aconteceu com um “Lumia 625” com Windows 8.1…esperemos pelo dia 31!
Verdade, acabei de fazer tanto no whatsapp normal como no beta, usando Lumia 950xl.
Obrigado pela partilha de informação. Vou validar noutras versões a ver se está de facto a funcionar.