Comissão Europeia diz que Musk e Rubio fizeram “declarações malucas”
A disputa entre a União Europeia e o dono da rede social X, Elon Musk, intensificou-se após a aplicação de uma multa de 120 milhões de euros, imposta ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais (DSA). Musk e Rubio vieram criticar e não ficaram sem resposta da Comissão Europeia.
As críticas vindas de Musk e do senador norte-americano Marco Rubio foram rapidamente rejeitadas pela Comissão Europeia, que considerou algumas das acusações “simplesmente malucas”.
Musk referiu numa publicação que a decisão era “absurda” e sugeriu mesmo que a União Europeia deveria ser “abolida”. Musk insinuou ainda que a sanção o visava pessoalmente.
Marco Rubio apoiou o discurso, afirmando que a multa representava um ataque à liberdade de expressão e às empresas tecnológicas americanas. Segundo o senador, Bruxelas estaria a tentar intimidar plataformas que não seguem o modelo europeu.
Bruxelas respondeu com firmeza a Musk e Rubio
A Comissão Europeia rejeitou as acusações e esclareceu que:
- a multa foi aplicada à empresa X, e não ao proprietário;
- não existe qualquer perseguição a cidadãos ou empresas dos EUA;
- a DSA aplica-se de forma igual a todas as plataformas, independentemente do país de origem.
As declarações de Musk e Rubio foram descritas como “fantasiosas” e sem base factual. Para Bruxelas, a sanção cumpre o objetivo central da legislação: proteger os utilizadores e garantir transparência.
O X "reagiu" à multa e fechou a conta de publicidade da Comissão Europeia.






















Pensava que fosse do censo comum que “declarações malucas” é o novo normal por aquelas bandas.
O senso comum,
diz que a EU faz declarações malucas ha muito tempo.
Isso é o senso comum.
Se formos a ver a locura que se tem dito, por entidades que se fazem passar por alguma coisa legal, aqui na EU, meu deus.
Agora andam a ver se roubam o resto do guito aos Russos.
querem destruir a Europa outra vez com guerra, a 3ª vez num século.
Quem é que diz coisas malucas afinal??
Os doidos fazem declarações desse género!!
Os indígenas andam doidos, deviam já banir tudo o que é dos EUA para abrirem os olhos
“As críticas vindas de Musk e do senador norte-americano Marco Rubio” … O Senado dos EUA tem 100 senadores e todos os dias algum deles diz algum disparate. Acontece que Marco Rubio é o atual Secretário de Estado (ministro dos negócios estrangeiros), ou seja, falou pela administração Trump, que recentemente intensificou os ataques à UE. Neste caso, no dia anterior à multa ser conhecida,
classificou-a como um “ataque” a Washington “por parte de governos estrangeiros”.
“A multa (…) da Comissão Europeia não é apenas um ataque à X; é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros”, declarou Rubio numa mensagem no X.
“Acabaram-se os dias de censurar os americanos na Internet”, acrescentou.
A amoralidade dos USA vai por em perigo o mundo.
Lol a EU acordou agora? a América sempre nos tratou assim simplesmente estavam calados e não diziam as coisas publicamente.
Não, os governos dos EUA não se metiam porque capitalismo é diferente de não cumprirem as regras. A questão aqui é que está administração tem uma mistura grande de acéfalos e de maníacos drogados que acham que fazem aquilo que quem:
– as empresas cumprem as leis e deixam de haver stresses; não cumprem e levam multas. Aquando do escândalo VW, os EUA não tiveram problemas em aplicar muitas gigantes
– isso é o preço a pagar pela Europa ter ficado tão atrasada tecnologicamente, tanto a nível de software como principalmente hardware. Os chips são feitos com máquinas holandesas mas no entanto não temos empresas de importância (nem obrigamos) que desenhem. E que tal fazerem um fundo para desenharem usando ARM e RISC V? A Infineon e algumas fazem microchips mas nada de jeito…
– sistemas operativos usamos americanos, mesmo distros Linux a sua maioria é desenvolvida fora da Europa.
– nem fábricas de ecrãs, se fecham a torneira não temos nada.
Isto para dizer que tecnologicamente a Europa faz motores e baterias e transformadores e chips de brincar. O resto que gera a vi mais parte do dinheiro, nem vê-la…. Já nem a Nokia temos como fabricante grande europeu…
Malucas não, NECESSÁRIAS!
Vamos ter mais tarifas, como se sabe completamente isentas, e sem motivação política. Olha, o Pai Natal com as renas, a voar, afinal sempre existe.