Combater o stress nas redes sociais: a que devemos estar atentos?
Em Portugal, cerca de 34,3% da população com 16 ou mais anos revela sintomas de ansiedade generalizada e aproximadamente 11,1% destes, revela sintomas de ansiedade graves. As redes sociais são uma fonte de stress significativa!
Redes Sociais aumentam a ansiedade...
Para além do facto de as redes sociais poderem fornecer-nos muita informação e fazer-nos sentir que estamos a perder algo, também nos expõem a burlões que podem utilizar as suas informações pessoais para fins lucrativos. Estes perigos digitais das redes sociais afetam o bem-estar dos utilizadores e promovem o aumento do stress e da ansiedade.
Tendo em conta este panorama, o Instituto Nacional de Estatística português (INE) realizou um inquérito e averiguou os níveis de ansiedade da população portuguesa em 2023. De acordo com os resultados, 34,3% da população, com 16 ou mais anos, revelam sintomas de ansiedade generalizada. Destes 34,3%, aproximadamente 11,1% revelam sintomas de ansiedade mais graves.
De forma a minimizar o seu impacto negativo, os especialistas da Kaspersky recomendam o seguinte:
- Melhorar a privacidade das suas contas nas definições
- Esta medida proativa atenua potenciais ameaças, como a perseguição, roubo de identidade, doxing e esquemas de phishing. Seguir as instruções do serviço online Privacy Checker ajudará os utilizadores a gerir as definições de privacidade nas redes sociais mais populares.
- Interações seletivas e partilha estratégica são estratégias cruciais para garantir a segurança online e o bem-estar digital
- Vigilância é tudo: qualquer link é um potencial sinal de alerta
- Uma password fraca é uma dádiva para um burlão
- Comunicação de atividades suspeitas e de assédio digital nas redes sociais promove a manutenção de um ambiente online mais seguro e positivo
O Mês de Sensibilização para o Stress, uma data celebrada anualmente em abril, desde 1992, serve para recordar as pessoas da importância da gestão do stress na manutenção da saúde mental e física dos utilizadores.
Porque usarem redes sociais? Eu so falo por sms e telefone e chega bem, o meu telemovel custou 39 euros e tem bateria para uma semana. Privacidade sempre e linux!
Dou-te o meu exemplo. Uso muito o smartphone. Nascido em 79. Não tenho rede social, fechei e apaguei tudo á 7 anos.
Tirando alguma pesquisa para trabalho e sobretudo para os meus hobbies e part-times, uso para comunicar , investigar, testar, filmar e fotografar, ver filmes no kodi e telejornal pra não ligar a TV á noite quando chego pra não acordar ninguém.
Tenho instalado o Reddit para pesquisa de grupos de interesse científico e tecnológico e ciclismo. Tenho WhatsApp porque toda gente tem, tem boas funcionalidades e alguma privacidade, bem, pelo menos melhor que as mensagens aberta sem criptografia das comunicações da operadora. Operações bancárias e cripto tudo no telemóvel. E também agora instalado software que corre LLM de inteligência artificial opensource. Quando vejo algo interessante para pesquisa vejo sempre no móvel em primeiro e depois no PC. Notícias foram filtradas de palavras chave como celebridades e big brothers entre outras banalidades, viagens no Google Maps. Uso muito o telemóvel como auxiliar e entretenimento. Zero rede sociais, zero banalidades e zero soundbites.
A necessidade de atenção por parte destas pessoas é uma coisa impressionante.