Cisco, Google e SAP preparam-se para comprar BlackBerry
A história recente da BlackBerry mostra uma empresa que tem estado em declínio. São falhanços atrás de falhanços e problemas que têm minado a confiança dos consumidores.
A única solução aparente para este problema pode passar pela venda da empresa, trazendo dinheiro para conseguir relançar-se e voltar a ser a empresa que até há pouco tempo era.
Segundo informações da Reuters, a empresa poderá estar em conversações com outros gigantes da industria para que esta compra se efectue.
Os contactos que têm sido realizados abrangeram alguns dos gigantes da industria e pretendem saber das intenções destas empresas em adquirir a BlackBerry pelo valor mais elevado possível.
Essas empresas são a Cisco, Google, SAP, Intel, LG e até a Samsung. Qualquer uma destas empresas têm interesse na Blackerry e nos seus activos.
Não ficou claro na notícia que a Reuters publicou se as conversações estão a abranger a totalidade da empresa ou se apenas parte dela.
O interesse maior será, sem dúvida, nos principais activos da BlackBerry, que se centram no seu serviço de mensagens, na sua rede mundial de servidores seguros e, de forma muito particular, no catálogo de patentes e licenças que tem.
Este último pode ser a parte mais importante neste negócio pois permitiria a qualquer uma das empresas ter acesso a um vasto leque de soluções que até agora estão barradas por patentes.
A BlackBerry tinha já recebido, no final do mês passado uma oferta de compra da Fairfax Financial por 4.7 mil milhões de dólares, mas procura agora ofertas melhores e ligadas à industria.
Apesar de se estar a adaptar e a tornar-se uma empresa com menos custos e com menos "peso", graças à diminuição em 40% da sua força laboral, a BlackBerry apresentou no último trimestre um prejuízo de mais de mil milhões de dólares, em parte por culpa dos maus resultados de vendas dos seus novos modelos.
A intenção de venda da BlackBerry não é nova e foi até anunciada de forma oficial pela empresa, mas até agora não tinha sido oficializada.
As conversações entre a BlackBerry e estas empresas pretendem averiguar de um possível interesse na compra da gigante canadiana e assim saber o que esperar caso esta se coloque no mercado para ser adquirida.
Não existe qualquer informação oficial por parte destas empresas ou da própria BlackBerry, mas sabe-se que esta espera respostas durante a próxima semana.
Será curioso ver a posição de algumas destas empresas, que já têm posição no mercado de dispositivos móveis. Se por um lado não parecer interessar a aquisição de mais uma divisão de dispositivos móveis, por outro o catalogo de patentes e licenças é um factor muito apelativo.
A venda da BlackBerry é um cenário cada vez mais real, mas o que importa mais é qual será o gigante a conseguir levar para si o que resta deste gigante Canadiano e também saber o que dele fará.
O que representa a compra da BlackBerry para estes gigantes? Apenas interessam as patentes ou o seu know-how será também um activo?
Homepage: BlackBerry
Este artigo tem mais de um ano
Na minha opinião é a seguinte:
Cisco querer a patente BBM, como pertence às redes de cominucação.
Intel para entrar no mercado dos telemóveis mesmo com a parceria da Samsung em relação ao Tizen,
Google tenho dúvidas que queira alguma coisa,
Sap a nivel de infrastrutura de base de dados,
Samsung se desejar afirmar-se com o monopólio dos telemóveis.
Mas preciso de mais informação sobre a Blackberry nos seguintes comentários.
😀
é mesmo isso…mas talvez a SAP queira diversificar mais a sua oferta, ou o seu investimento.
A google anda morta pelas patentes também, e pelos próprios telemóveis que são fantásticos, pelo menos eram…a autonomia é que falhava…mas parece que eles ja percebram que para se impor teem que avançar para algo que os outros não querem…autonomia…o Z30 ja é assim…
Por ultimo …a google não tem equipamentos com teclado query de jeito e no mercado impresarial, eles são um luxo…
cmps
teclado query lol xD …querty!
😀
mercado impresarial lol xD …empresarial! 😀
só para completar!entendidos em macroeconomia, mas não sabem escrever Português…
😀
confesso que o meu português está a ficar muito mau mesmo…não o falado, mas o escrito, uma lastima…
E pior do que isso …tenho corrector ortográfico, mas como escrevo sem acordo ortográfico, tenho mil e um erros nos textos…porque montes de palavras ele julga erradas…e por isso ao fim de um tempo acabas por ignorar o corrector…ou seja tens , mas é como se não tenhas porque ele é ineficiente :S …e depois na nisto :S
cmps
cmps
qwerty
é só olharem para o teclado -.-
A google deve querer ganhar patentes que podem ser uteis nos seus aparelhos moveis e talvez ate nos seu sistema operativo Android, alias a BlackBerry tem muitas coisas uteis, não sei e se alguma das empresas vai pagar o que eles pedem, acho que o valor que a fairfax ofereceu ja deve ser uma boa base de “licitação”.
Ataca google já que com a Motorola não vais lá..
http://www.forbes.com/sites/timworstall/2013/04/29/why-google-did-buy-motorola/
talvez google esteja vira para a linha de montagem e assim ter a sua própria marca de telemóveis, com o seu próprio SO
Ora aí está uma grande possibilidade
A samsung poderia livrar-se da dependencia do android e abrir novos caminhos.
O android esta num patamar muito alto, nao vejo a blackberry com conhecimento capaz de ultrapassar a android.
E jogada de mestre seria a Apple ficar com tudo para colocar o seu sistema de mensagens fora dos EUA, e com encriptação e melhor funcionamento (o mercado da Índia e EAU é bastante atraente).
Nunca pensaram que a Apple pode vir a comprar…….
Acho que seria otimo ver a google desenvolver para android o mesmo metodo seguro que a blackberry utiliza para a ativação empresarial a servidores dedicados das empresas. Isso poderá elevar a android para um nivel muito mais alto quanto á sua segurança dos dados. O problema penso que será o acesso root, mas juntamente com equipas da BB poderão desenvolver algo interessante….