Cientistas captam misteriosos sinais de rádio vindos do espaço
Cientistas que estudam estrelas próximas da Terra, detetaram “sinais misteriosos” de rádio vindos da Ross 128, uma estrela anã-vermelha que fica a apenas 11 anos-luz da Terra e tem o brilho 2.800 vezes mais fraco que o Sol.
Será que não estamos mesmo sozinhos neste imenso universo e afinal "eles" estão aqui ao lado?
O grupo de investigadores referiu que é bastante comum detetar sinais que a princípio parecem estranhos, mas que acabam por ser identificados mais tarde. Contudo, depois de analisar as ondas de rádio de Ross 128, a 12ª estrela mais próxima da Terra, nem os especialistas do PHL nem a equipa do Observatório de Arecibo (cujo imenso radiotelescópio registou os sinais), em Porto Rico, conseguiram encontrar uma explicação.
Captámos um sinal que, dada a sua forma e a sua frequência, não conseguimos classificar como algo astronómico ou terrestre.
Explicou à BBC Mundo Abel Mendez, diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária (PHL) da Universidade de Porto Rico.
Existem três hipóteses
A Ross 128, localizada na constelação de Virgem, enviou em maio o que a equipa do PHL descreveu como “impulsos de banda larga que se repetiam de forma quase periódica”, segundo um comunicado.
Como referem os astrónomos, há uma série de hipóteses que podem explicar este mistério: as ondas captadas podem ter sido originadas por explosões semelhantes às que ocorrem no Sol, ou podem ter sido emitidas por um objeto que está localizado perto da Ross 128. Há inclusive a hipótese de que sejam decorrentes de vestígios de radiação da passagem de um satélite em órbita alta.
No entanto, os cientistas apontam problemas para cada hipótese, incluindo o facto de que os sinais só terem sido captados na observação de Ross 128 - várias outras estrelas estavam a ser observadas pelas equipas do PHL - e que não há registo de um satélite a emitir ondas como as detetadas.
Os sinais podem ser alienígenas
Mas o mistério não se fica por aqui, os sinais eram demasiados para que outros radiotelescópios do mundo os captassem. O único com capacidade semelhante para isso, o Fast, da China, não está operacional no momento, segundo o PHL.
Assim, Mendez não descarta a hipótese que o sinal possa ter origem alienígena, mas diz que a opção é a "última de uma lista de possíveis explicações". Para Seth Shostak, astrónomo responsável do Seti, o programa americano de pesquisa de vida extraterrestre, o mais provável é que Arecibo tenha captado uma interferência comum.
Em 1998, por exemplo, uma equipa de investigadores australianos anunciou ter captado sinais estranhos que durante anos intrigaram a comunidade astronómica, mas que em 2015 foram identificados como efeito colateral da fome e da pressa de funcionários do Observatório Parkes - eles usavam o forno de micro-ondas, abriam a porta antes do fim do programa e a radiação era detetada por seu radiotelescópio:
Ainda assim, Shostak pede que as ondas de Ross 128 sejam investigadas.
Não podemos deixar de investigar um possível sinal alienígena só porque pensamos que é uma interferência.
Apesar de não acreditar que o sinal tenha origem extraterrestre, a equipa do PHL está convencida que este sinal venha dos confins do espaço, porque as ondas de rádio captadas continham provas de um fenómeno conhecido como dispersão – uma “mistura” de frequências causada por partículas espaciais.
O mistério poderá ser desvendado em breve, já que no último domingo Mendez e sua equipa tiveram outra hipótese de observar a anã-vermelha - e a análise de dados deverá ser concluída até o final da semana.
Este artigo tem mais de um ano
ja vêm atrasados com a noticia uns dias…
Não, está em dia ainda, foi lançada dia 18, escrevemos dia 19 mas só hoje teve agenda. Está ainda atualizada e acrescentamos dados do passado que podem ajudar a perceber se há ou não influência terrestre ou astronómica no fenómeno.
portanto, estão atrasados…
Hehehe pronto pronto… eu tenho outra ideia, acho que foi na hora certa. Foi a hora que escolhemos 😉
Atrasados ou não, obrigado por terem publicado pois em contrário talvez não viesse a saber
E eu só estou a ler dia 21. 😀
Nunca se deve descartar a hipótese de ser ricochete do sinal da CMTV nalgum asteroide que não apreciou a emissão…
Hehehehe vocês são mesmo terríveis 😀
hehehe,… muito bom mesmo,… hehehe
Ha ha ha ha
que maravilha!
humor no seu total esplendor! 😀
Não só o facto de estar a 11 anos luz, bem como o facto de pertencer ao Grupo Local, torna possível um dia acedermos a essa área, desde que a nossa tecnologia permita. Bastava que estivesse fora do Grupo Local e já não havia nada a fazer.
Grupo local é um conjunto de galáxias em que a via láctea e Andrómeda são as big boss ca do burgo.
Ora se está a 11 anos luz, não só está no nosso grupo local, está também na nossa galáxia.
Extraterrestres. 100% de certeza.
A música de m***a que passamos nas nossas rádios estao a fazer interferência a nível interestelar… Carrega nesses Aliens, Maria!
eles andem aí….
Devem ser aliens a cozinhar umas pizzas no micro ondas
Querem ver que eles “andem” ai e nos nao sabiamos? DAMN
É marketing do WINDOWS phone kkkkk
Claro que existe vida inteligente para além de nós, afinal que sentido fazia haver um universo vastissimo mesmo infinito e sermos só nós seres inteligentes.
Há que entender a pluralidade das existências, e compreender que existe vida diferente da nossa e que nem sempre é necessário água, e que existe outros estados vibratórios que os nossoa equipamentos e os nossos sentidos não podem captar, talvez pra breves anos a ciência irá descobrir coisas até então muitos de nós teima em recusar como crianças rebeldes.
Obrigado! Finalmente alguém que sabe o diz!
Andam sempre à procura de água e mais água e tem de ter atmosfera e mais não sei o que. Mas, não, o caminho não é só esse, temos de estar preparados para ir mais além, se alguma vez encontramos aquilo a que chamamos de “vida” prepararem pois as probabilidades de terem algo em comum connosco são bem menores que as do euromilhões!
Ora porque razão prestamos mais atenção a corpos celestes que sejam minimamente parecido com o nosso! Será porque o nosso é o único planeta que temos conhecimento que têm vida, e sabemos mais ou menos o que esta precisa para sobreviver?
E as probabilidades dos seres extra terrestres terem algo em comum connosco são praticamente zero.
Estados vibratórios? Alguém anda a ver vídeos de woowoo.
nop, a física quântica já dá umas luz quanto a isso, porque maior parte de nós só pensa na matéria propriamente dita, e o espaço não está totalmente vazio, pois onde pensas que está vazio existe um tipo de matéria fora daquilo que podemos imaginar, digamos matéria quintesenciada, mas claro que para crermos nisso e vermos isso temos de abranger a nossa mente.
já pensaram e já imaginaram se se no nosso sistema solar existe outros planetas com civilização mais avançada que nós? Sim, há pelo menos dois, e mais fico por aqui…..
Boa matéria, porem isso é mais uma lorota dos pseudos cientistas.
Ontem vi a grande filmagem da ‘nazza’ em plutão, quase quebrei o monitor, de novo a ‘nazza’ com suas ilustrações artísticas.
O que precisa de ser investigado é o seu português, de certeza que é de outro universo
Afundado!
Lindo
Hehe… as secções dos comentários são tão boas como os próprios artigos!
Cá para mim, foi o SIRESP que, finalmente, começou a funcionar.
Brutal… já podemos dizer, aleluia, estamos safos!! 😀 😀
Pffff….isto sao interferências do SIRESP, como é obvio.
Acredito, piamente que existe vida para alem da humana, noutro lugar do universo, nem outra coisa faria sentido, tal a vastidão deste. Outro argumento a favor, a meu ver, é a imensidão de recursos ja despendidos ao longo dos anos para que nao passasse de uma caça as “bruxas”, calculo que as provas de vida alienígena, já existam, circunstanciais ou nao, mas quase que aposto o meu boné que alguém sabe bastante mais do que divulga.
Tens razão Alvega, não faz sentido nenhum, o “dinheiro” gasto em recursos para se andar a trás de nada!
Antigamente ainda acreditava nesta cena dos extraterretres,mas agora cada vez mais se vai desvanecendo esta já minha parca convicção.Não me acredito muito.. Só de saber que estamos(ou estaremos)sós neste nosso universo deixa-me sem crença nenhuma neste assunto.Até já ponho em causa se o homem chegou alguma vez a pousar realmente na Lua,tais são as teorias que por aí correm.Eu sei lá,o descrédito vai aumentando…
Essa da Lua realmente tem muito que se diga!
Será que foram mesmo à Lua?
Tb pode ser o TDT que estava mal apontado e só agora é que começaram a chegar os sinais reflectidos noutra zona estrelar 😛
11anos na velocidade da luz para chegar a estrela .O som para vir desta distância ,até a tarra levaria muitos anos mais. A velocidade do som até um jato da força seria consegue voar ,quem me explica essa???
As emissões detetadas não têm nada a ver com o som que estás a pensar. São emissões rádio.
Mais uma suposta evidência para tentar comprovar a existência de vida fora do planeta Terra.
Daqui a 100 anos ainda andam há procura de vida extraterrestre… simplesmente porque somos demasiadamente perigosos para eles se mostrarem!
Não se preocupem com os ET’s até passarmos pela ww3 e desenvolvermos a velocidade warp LOL Já vi este filme 🙂
extraterrestres?? esqueçam
they are too smart and too fast for humans to catch them