Ciber ataque de grupo pró-russo atingiu serviços Alemães
Recentemente temos visto vários ataques cibernéticos, com resultados devastadores, que começam a ser ligados a alguns governos um pouco por todo o mundo.
O último caso e um dos mais badalados foi o ataque à Sony Pictures, que segundo alguns investigadores teve o apoio do governo norte-coreano.
A mais recente "vítima" de um ataque deste tipo foi não uma empresa mas sim um país e os seus serviços. Desta vez foi a vez da Alemanha.
As razões que levaram a este ataque contra as infra-estruturas Alemãs teve um propósito bem firma e já está devidamente identificado.
Tudo se centra na sua firme posição de apoio a Kiev ao longo dos confrontos que têm existido com a Rússia, que acusa o governo Ucraniano de estar a ajudar separatistas armados no leste do país. E agora chega a primeira resposta a esse apoio.
Um grupo pró-russo, denominado de CyberBerkut, assumiu a responsabilidade de um ataque ciber ataque efectuado contra a Alemanha na passada quarta-feira.
Estes ataques tiveram como alvo alguns serviços on-line do governo Alemão, serviços estes que incluem a página da chanceler alemã Angela Merkel.
Com este ataque os criminosos pretenderam deixar uma mensagem clara de aviso à Alemanha. Este grupo pró-russo exige que Berlim termine o apoio que tem dado ao governo Ucraniano.
"O nosso centro de dados do prestador de serviços está sob um ataque severo que foi aparentemente causado por uma variedade de sistemas externos"
Steffen Seibert, porta-voz do governo alemão
Durante o ataque as autoridades tomaram algumas medidas na tentativa de o interromper, contudo estas foram insuficientes, uma vez que o ataque deixou alguns destes serviços inacessíveis desde as nove horas da manhã.
O ataque teve início pouco tempo antes de uma reunião entre o primeiro ministro Ucraniano Arseny Yatseniuk e o presidente Alemão Joachim Gauck em Berlim.
"CyberBerkut bloqueou a página da chanceler e alguns serviços governamentais Alemães. Apelamos a todas as pessoas e ao governo da Alemanha para pararem de apoiar financeiramente e politicamente o regime criminoso em Kiev, o que desencadeou uma sangrenta guerra civil"
Segundo Seibert o objectivo destes cibercriminosos foi sobrecarregar os servidores que administram os serviços governamentais, serviços que fornecem tanto ao público geral como aos jornalistas informações gerais, palestras e até mesmo podcasts sobre assuntos governamentais.
Será que iremos assistir num futuro próximo a uma guerra entre a Alemanha e a Rússia? Fiquem atentos pois esta situação pode aquecer já nos próximos dias?
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
“Será que iremos assistir num futuro próximo a uma guerra entre a Alemanha e a Rússia? Fiquem atentos pois esta situação pode aquecer já nos próximos dias?”
Não digas isso nem a brincar 🙂
O que estás a perguntar é se vai começar a terceira guerra mundial. Ao menos põe lá “guerra cibernética”.
Acho que não…
Não seria um grupo de miúdos a provocar uma guerra…só porque atacou um site governamental 😉
Muito provavelmente eles queriam-se fazer ouvir internacionalmente, tendo em conta esse encontro, e mostrar que as pessoas estão atentas ao que se passa na Ucrânia.
A Europa está num impasse, queria muito a Ucrânia…mas a Ucrânia sem as minas e poços de gás e petróleo(pouco) não vale nada…é só problemas…
Sendo que os pró-russos se “separaram”, o que resta é uma dor de cabeça para a Europa…A Europa não tem dinheiro para ajudar um País maior que Espanha e Portugal(os dois juntos) que está na banca rota…
As reuniões em Minsk devem acontecer qualquer dia outra vez… mas desta feita com França, Rússia,uk,ucrania, separatistas pró-russos,Alemanha e não me lembro quem mais…
A Rússia deve querer que a Europa assuma a sua responsabilidade na coisa, mas a Europa sem as minas, petróleo, gás, não quer saber da Ucrânia…e a Ucrânia precisa de dinheiro…os Russos ajudam agora no inverno, mas já não são parvos, vai ser…toma lá dá cá!!
Com aquela gente, que pede, mas depois não paga, não se pode confiar muito…e a Europa que assistiu a tudo sabe disso…
Quanto aos CyberBerkut, epáhh eles a partida são Ucranianos, e “defendem a pátria”, até usam o nome Berkut…
Deve ser uma forma de tentarem intimidar a Alemanha, para que esta não dê mais dinheiro para financiar a guerra que tantos mortos tem causado lá.
Pelo menos é o que se lê por ai fora…não sei se as diversas tentativas que tem havido, possam resultar em sucesso total…porque para isso o governo Ucraniano deveria querer Paz e o Arseny Yatseniuk só quer Guerra!
Estou a torcer, para que em vez de guerra, haja é paz, de uma vez por todas 😉
+1.
Não estou a ver paz no horizonte. Cada vez mais parece que estamos a entrar numa nova guerra fria.
pois..
isso é uma realidade…ainda esta noite salvo erro as forças governamentais, voltaram a enviar misseis para lugansk…
mesmo depois de todos os esforços para manter conversações…vai ser mais uma tentativa falhada…
Pois, a guerra fria, agora cabe a EU acabar com ela, visto que este problema começou precisamente nela…
Não sei quanto tempo mais será preciso, mas a França está que nem pode, com o dinheiro que está a perder com as sancções, a Italia igual, A bulgaria, anda desesperada, porque pensava que o gaz ia passar por lá, e agora o South Steam pipeline já não vai existir, e vai ser a turquia a nos servir o gáz…
Acho que alguns Países Europeus, começam a ver agora, que as Decisões Alemãs,Inglesas, e Americanas, sobre esta trafulhice toda, os estão a prejudicar muito…talvez ainda abram os olhos a tempo..
O problema é que a máquina já está montada, e em andamento, agora é mais complicado trava-la…
update,
o que a gente já sabe… os Nazis Ukranianos, com o apoio financeiro Alemão…começou ontem a caçar civis outra vez…
aquilo que é chamado de ofensiva final…já era de esperar dessa malandragem.
Já ha dezenas de mortos…atacaram primeiramente um autocarro…com crianças…que bestas!
Os pró-russos atacarem a Alemanha? Não, essa gente é o mais civilizado e tolerante que existe à face da terra. E o facto do ataque decorrer quando havia um encontro bilateral entre os governos alemão e ucraniano também não deve ter passado de coincidência.
Quem não fizerem uma vénia à Rússia, eles retaliam da pior forma possível.
Quem os tramou muito bem tramados e sem dar um único tiro foram os americanos (fiquei surpreendido, porque pensava que o Obama era um bananas que permitia a Rússia anexar a Crimeia e leste da Ucrãnia sem nada fazer), afinal quando o petróleo afunda e a economia russa mergulha, percebe-se muito bem que os americanos não deixam os russos fazerem o que querem!
Deves ser a pessoa mais cega aqui. E quando são os europeus/americanos/… a atacar serviços estrangeiros? Isso muda a tua opinião sobre a nossa tolerância? Ou apenas são incivilizados e intolerantes aqueles que nos atacam, quando somos nós a mesma regra já não se aplica?
Os EUA é que andam aos anos a tentar cercar a Russia, só que eles estão a por um travão nesta agressão. Felizmente a Russia ainda não respondeu com força militar. No dia que isso acontecer muito provávelmente entramos numa nova guerra mundial. Istoi tudo por causa das politicas externas de um país, os EUA.
Pelos teus comentários num post anterior, onde afirmas que a II a Guerra Mundial deve-se a uma guerra de religiões!!!!! Está tudo dito sobre a tua pessoa. Nem vale a pena responder-te mais nada, que tu não chegas lá!
Não percebo o que andam os pró-russos aqui a fazer se a Rússia é muito melhor, emigrem como dizia o outro.
Não a Russia não é melhor. A tua mente está tão cheia de propaganda Americana que pensas imediatamente que quem é contra este são Pro-Russos, Pro-Islamistas, Pro-… Quando não é esse o caso. O governo que existe na Russia é tão mau quanto o Americano.
Tu ainda és aquela pessoa que farta-se de cuspir que a Rússia era aliada da Alemanha, quando tal nunca foi verdade. E só um tapadinho não consegue ver as ligações cristãs com a segunda grande guerra, ou até mesmo na nossa própria ditadura.
O outro ? Qual?
“Não percebo o que andam os pró-russos aqui a fazer se a Rússia é muito melhor, emigrem como dizia o outro.”
Em primeiro lugar, quem está a falar de emigrar és tu, por isso acho que devias aceitar esse conselho para ti mesmo e fazer-te a vida para os EUA.
“Quem não fizerem uma vénia à Rússia, eles retaliam da pior forma possível.”
O crack ainda te mata o Rui…
A coisa é mais ao contrario!!Quem não fizer uma vénia aos EUA é que vê o seu País invadido!
E da penúltima vez, até se viu um presidente assassinado!
Sendo que da Ultima na Ukrania, o presidente teve que fugir, para salvar a sua vida e a dos seus filhos!
Cuidado que o crack mata…
Ó Rui e quem te disse que a ciberBerkut é pró-Russia!!
Já reparas-te que eles dizem-se defensores da Ukrania!!
Até usam a Bandeira da Ukrania no seu símbolo!
eles não querem é que o País deles ande a chacinar Ukranianos!!
Credo…
3º Guerra mundial:
Alemanha vs Rússia
USA vs coreia do norte
França vs ISIS
O problema é que vai ser algo do género:
EUA+uk+Alemanha vs Russia
Depois A França sem querer vai ter que apoiar os EUA, uk, Alemanha, a Italia entra a seguir e por ai fora…
O japão apesar de muito confuso pela ocupação dos EUA muito provavelmente junta-se os EUA, tal como a koreia do sul.
Mas não se iludam…basta um dos dois mudar de lado que o outro obrigatoriamente tem que mudar também!!
E neste caso o mais normal é a koreia do sul se juntar a do norte…porque se não é bombas nucleares pa cima…
e as koreias unidas…o Japão muda logo de lado!
Do Outro lado:
A china juntasse a Russia(os chineses veem a Russia como o irmão mais velho…está tudo dito!),A koreia do norte juntasse a Russia, a India juntasse a Russia, o Irão juntasse a Russia,a Syria juntasse a Russia, O brasil, Africa do Sul, juntam se a Russia…
Não sei se alguém está a ver que isto é fim do mundo para a raça humana???
Ás vezes tenho a sensação de que ha uma irresponsabilidade tremenda em quem dirige a Política externa, e interna da EU.
Já cá tivemos WWI,WWII, e ainda vamos conseguir criar a 3ª!
So que desta vez …será certamente a ultima vez!