China terá rival para Windows e Android
A China planeia lançar o seu próprio sistema operativo, apoiado pelo Governo, já nos próximos meses para reduzir a sua dependência dos sistemas importados da Microsoft e Google.
Esta decisão não é uma surpresa tendo em conta a decisão, do passado mês de Maio, em banir dos seus computadores o Windows 8 e depois de várias "tentativas" para incitar à utilização de um sistema operativo móvel baseado em Linux.
Segundo informações da agência de notícias Xinhua, este sistema operativo é esperado já no próximo mês de Outubro e deverá ser colocado nos desktops numa primeira fase. Mais tarde, em 2015, espera-se o suporte para os dispositivos móveis e set-top boxes.
Ni Guangnan da Academia Chinesa de Engenharia referiu ainda que espera este lançamento com apoio de uma loja de apps, reforçando a usabilidade e globalidade da acção deste projecto. Este engenheiro, responsável pelo sistema, está a liderar o projecto que começou em Março deste ano.
Mas a ideia não é só banir os sistema operativos americanos com forte implementação no país, Ni vai mais longe e refere mesmo que a criação deste sistema operativo será para competir com a Google, Apple e Microsoft. Este é também um forte motivo para avançarem com o projecto.
O Governo chinês há muito que luta contra as tecnologias americanas, nalguns casos aplica mesmo a censura impedindo a sua utilização dentro do país, como é o caso da censura ao motor de pesquisa da Google, ao serviço de e-mail Gmail e ao YouTube. Na resposta a este bloqueio, a Google decidiu mudar os seus serviços para Hong Kong. Esta mudança foi eficaz e permitiu que a empresa de pesquisas pudesse operar ao largo das apertadas normas e regras colocadas pelo Governo chinês.
A última preocupação para o Governo chinês tem sido o Android. Este sistema operativo da Google detém mais de 82% do mercado chinês na plataforma móvel, de acordo com os últimos dados fornecidos pela Kantar Worldpanel ComTech.
A proibição da utilização do Windows 8 no país, em Maio passado, é também ela um problema, tendo em conta a dependência da China no Windows XP como sistema operativo em desktop. Assim, e dado o facto do fim do suporto ao Windows XP por parte da Microsoft, este é mais um argumento para a criação de um novo sistema de forma a evitar possíveis riscos de segurança.
A espionagem tem sido também uma bola de ping pong usada tanto pelos Estados Unidos como pela China no que toca aos ciberataques, onde o elo mais frágil está no lado chinês que ainda usa tecnologias americanas.
Este é mais um passo para a China entrar em confronto directo com os poderosos neste mundo actual da tecnologia. A supremacia no fabrico de dispositivos e cada vez mais na liderança de preferências está a colocar esta potência num nível altamente independente, face ao hardware e software.
Este artigo tem mais de um ano
Sistemas Operativos + Apoio do Governo = Método porreiro de espionagem 😉
Era o que eu estava a pensar. Vendo agora a notícia nunca utilizarei esse sistema. Prefiro continuar no Android 🙂
Epah o nosso SO também tem pessoas a espiar-nos, por isso não estamos assim tão melhor como isso, em termos de espionagem. Já em termos de poder utilizar a internet livremente, isso já é outro assunto :p
deves pensar que utilizas a net livremente…
Mas seria para mais alguma coisa?
Independentemente se vão ou não usar essa desculpa para fazer espionagem a verdade é que vai aumentar os utilizadores de Linux.
Pode ser que aprefeiçoem o sistema e tragam boas novas aos utilizadores. Podemos aproveitar alguma tecnologia que criarem já que o código é aberto.
Os imperios,sejam eles de que tipo sejam não caem num dia.
Vão caindo a pouco e pouco,um passo de cada vez,e os USA tambem já a muito caminham para isso.
Eh lá!!
Temos profeta!
Eles anda aí…
Profetas não, gente culta, ao contrário de ti!
Ai andarem ,andarem…
espalham celulares com Android pelo mundo como uma peste agora querem abolir em seu próprio país…
Tendo em conta as histórias de espionagem usando o Android, mesmo por parte de empresas chinesas, é normal que o governo da China não se sinta muito confortável com a possibilidade dos cavalos de troia que os governos ocidentais lá metem e eles não conseguem descubrir. Querem cavalos de tróia… mas só deles. Mais cedo ou mais tarde cada país terá de fazer os seus próprios sistemas a partir do zero, ou vai estar sujeito ao abuso dos outros, como se tem provado uma, e outra vez ao longo da história. Pelo menos é o que eu ia querer num país meu… tudo feito a partir do zero… é a única maneira de garantir melhoramento constante nomeadamente a nível de qualidade, segurança e até privacidade (dependente de cada povo e da noção da mesma por parte dos políticos claro)… porque se há muitos que detestam privacidade, outros são mais a favor dela.
Ainda bem que não gastas dinheiro em tinta. Era um desperdício. Divertes-te a escrever parvoeiras ou são “fumos”?
Então quando chegares a 1º ministro, a primeira medida, é mandares construir um sistema operativo e tanto outro software a partir do zero. Talvez lá para 2200 tivesses a obra pronta.
Acho que as peças estão fora do sítio.
A China acaba com o Windows e cria um sistema operativo próprio com base no Linux. A seguir instala-lhe o quê: as aplicações que existem para Linux. E quando precisar de aplicações que só existem para Windows: instala o Windows.
Ou seja, nunca pode ser só um SO, têm que ser dois. O que rejeitaram foi o Windows 8. Ainda há o 7, e o 9 não anda longe.
Quanto a versões próprias do Android, já existem. O Android AOSP (Android sem as aplicações e serviços da Google) está em franco crescimento na China:
http://www.slashgear.com/android-smartphone-shipments-skyrocket-as-aosp-for-china-sounds-off-29314980/
http://thenextweb.com/google/2014/08/05/google-under-threat-as-forked-android-devices-rise-to-20-of-smartphone-shipments/
Sabes o que é a china? A china não é Portugal ou outro país qualquer da Europa. A china é a china. Se for preciso, a china, faz uma cópia exacta do Office para Linux, em apenas 1 ano e cria tantos outros programas para as administrações públicas. Acham que a china é quase uma super potência, porquê? Porque tem petróleo, ouro ou vende armas? Não, porque tem neurónios aos pontapés.
Claramente não sabes o que é o Office. 🙂
Criar um SO implica criar aplicacoes.
Conheces algum SO sem aplicacoes?
Como diria um leitor do ppl, “Ainda bem que não gastas dinheiro em tinta. Era um desperdício. Divertes-te a escrever parvoeiras ou são “fumos”?
Aquele abraco
Confundes aplicações para Windows com o Office. Põe tabaco na mistura. Já bem basta a história dos sistema operativo que substitui o Windows ser feito de março a outubro. As aplicações que substituem as que existem para Windows ficam prontas ao mesmo tempo, ou demora mais um mês ou dois?
Achas mesmo que os chineses são nhó-nhós e que deitavam fora o Windows e as aplicações que existem porque não gostam dos americanos, ou seja lá o que for? Obviamente que o novo sistema operativo fica tão limitado em aplicações como o Linux para desktop, que nunca mais sai da cepa torta (suponho que o novos sistema seja baseado em Linux e, ao menos, possa usas as aplicações que existem). Com tempo hão-de lhe acrescentar mais.
Há-de servir para umas coisas, mas não para tudo, por falta de aplicações. No resto, hão-de utilizar o Windows e as suas aplicações, porque lhe sai muito mais barato. É o que me diz a minha mistura.
Nao achas q estas a partir de um preconceito? (ideia pre concebida)
O Sistema ainda nao existe mas ja sabes o que vai fazer e nao vai fazer.
Deves saber que na tecnologia (software principalmente) o que e verdade hoje deixa de o ser amanha.
Achar toda a gente acha, pq achar nao da trabalho.
Aquele abraco
PS:(estou a fumar e sem tabaco)
Chama-se a tecnologia de perlim-pim-pim.
Já pensaste que Ni Guangnan, que além de cientista também é político, pode estar simplesmente a pressionar a Microsoft numas negociações? “Ou baixam o preço ou …”.
Em tecnologia, como no resto, o caminho mais simples é por regra o melhor. E o caminho mais simples, e barato, não é substituir tudo o que é Microsoft só porque é Microsoft e americano. É substituir o que se puder – e valer a pena.
Com o problema de aplicações como o Libre Office serem um forte inimigo de outros sistemas operativos (Linux ou SO chinês). Instalam-se no Windows, que está ao preço da chuva, e nem vale a pena instalar outro SO. Se for preciso uma aplicação para Windows instala-se e está feito. São assim, as coisas, não há varinhas mágicas.
(P.S. Deixei de fumar há uns anos)
E na china vão conseguir, estão a fazer isto, porque querem ter um sistema independente, seguro de possível espionagem.
Mas numa Europa decadente, que anda a mando dos EUA, isto tem sido impossível de concretizar.
Refiro-me aos sistemas governamentais, claro.
Achas portanto que devemos também optar por um telemóvel com SO Chinês porque é mais seguro?
Quando falas que a Europa baixa as orelhas, para não dizer mais (eu até aqui concordo contigo), mas secalhar és dos primeiros a criticar os gastos portugueses e de uma forma geral em defesa não? Também criticas a compra dos submarinos ou só as luvas que alguém recebeu pela compra dos mesmos?
É que quando a Europa abdica de se defender a ela própria (pede inclusivé para os americanos virem ajudar na defesa), não estamos a fazer outra coisa que não seja sermos submissos.
Repara numa coisa, a independência não se ganha com dinheiro, inteligência, brandos costumes…. ganha-se com poderio militar! Foi assim que nos tormanos independentes de Espanha!
Os europeus fizeram uma escolha (pacificar apenas com palavras….), agora arcam com as consequências (somos pau mandados dos EUA, Rússia e até da China….).
No caso português até Angola nos cospe na cara!!!!
Sim porque ficamos muito melhor servidos com a China, só queria que este pessoal que acha que estamos mal, fossem obrigados a ir trabalhar para a China, ou para não ser tão radical para uma loja chinesa, e lhe dissessem, ganhas o salário de lei mas trabalhas 12 horas por dia e ao fim de semana, e ganhas o mesmo… Os EUA não são santos, mas não conheces ninguém que trabalhe lá que fale mal, e a nível português também não temos mas relações, que mal é que te fizeram conta lá.
Não percebeste, eu quero dizer que a Europa também devia ter um sistema operativo próprio, baseado em Linux, nos sistemas governamentais.
E a Europa está a tratar de fazer um SO de próxima geracao, tu é que não sabes.
A ideia, não é a espionagem, nem poupar tostões, são outros quesitos que não vale a penar estar para aqui a explicar.
Quanto a app’s, quem quiser que as faça, não na problema de portar App’s para Linux para qualquer outra plataforma…
já ha muito que se esperava isto…e eles teem bons OSes e mão de obra não lhes falta…
a ver vamos…
PS:Hoje o linux faz 23 anitos não se canta os parabens??
cmps
Uso o SO Linux Manjaro (mate) por eleição, mas ainda tenho um pc com o velho windowns 7 e nada tenho a esconder, apenas não gostaria que ao acessar minha conta, o governo tivesse o quanto o meu saldo está negativo.(*_*).