China quer controlar ganhos dos streamers. Ganham dinheiro a mais e são um mau exemplo
Cada vez há mais mecanismos nas redes sociais para os utilizadores poderem criar conteúdos, seja ele criativo ou até só exibicionista, e, com isso, ganharem dinheiro. Esse valor ganho pode ser através de patrocínios de marcas ou, como agora está na moda, serem os próprios utilizadores a enviar esse dinheiro. Há streamers que fazem por dias milhares de euros na China e o governo não quer este "mau exemplo" para os seus jovens.
A China planeia novas restrições no seu crescente setor de transmissão ao vivo. Os reguladores preparam regras que limitam as "gorjetas virtuais". No entanto, por trás destas novas regras está a evasão fiscal na indústria de transmissão ao vivo.
Censurar conteúdos e impor limites nas gorjetas
Para quem está familiarizado com o TikTok, por exemplo, sabe que a rede social permite que os utilizadores produzam conteúdo e ganhem dinheiro quer de patrocínios de marcas promovidas nos vídeos, quer através de "gorjetas" que podem ser enviadas nas "lives" feitas com o mais variado conteúdo.
Há de tudo, pessoas a tocar instrumentos, pessoas a fazer sons de embalar o sono, pessoas que simplesmente exibem o seu corpo semi-nu, outros fazem habilidades, até utilizadores que contam coisas triviais da sua vida. Tudo, há de tudo nestas lives. E quem diz o TikTok diz muitas outras redes sociais.
Na China, que não tem o TikTok, mas tem a sua rede gémea, o Douyin (além de muitas outras), os streamers mais populares da ganham muito dinheiro. Uma parte destes enormes lucros vêm das tais comissão que eles recebem para promover e até vender produtos ao vivo, mas outra parte, a mais importante para muitos deles, é obtida com o dinheiro que os seus espetadores lhes dão diretamente.
Estes valores podem variar de alguns cêntimos a cerca de mil euros de uma só vez, segundo o Wall Street Journal.
China não quer que as pessoas recebam gorjetas online
Conforme podemos perceber, é neste ponto que o governo chinês não concorda. As autoridades consideram uma violação dos valores do país e um perigo para seus jovens que estes streamers possam ganhar milhares de euros por dia com as suas transmissões ao vivo.
Assim, o Estado planeia limitar tanto o gasto diário dos utilizadores com este tipo de pagamento digital quanto o rendimento que os influenciadores podem receber dos seus telespectadores.
Além disso, está também a ser pensada uma nova forma de censura, medidas mais rígidas para controlar o conteúdo partilhado.
De acordo com informações compiladas pelo WSJ, o limite de ganhos com que o governo chinês planeia definir para streamers é de 1.570 dólares por dia. Nenhuma informação foi divulgada sobre o limite que eles querem impor aos utilizadores.
Este é um mercado a crescer e que já gera milhões. De acordo com o site Channel News Asia, o negócio de streaming no país asiático gira em torno de 30 mil milhões de dólares por ano e a tendência é aumentar.
A CNA afirma que cerca de 70% dos chineses com acesso à Internet consomem este tipo de conteúdo, o que representa uma audiência de cerca de 700 milhões de pessoas.
Mas o que move o governo chinês?
Apesar da retórica oficial estar apontada ao mau exemplo, isto é, ganhar dinheiro online como streamer não motiva os jovens chineses a procurar um emprego que seja produtivo, na verdade há outras preocupações. O regulador de impostos da China disse nesta quarta-feira (30 de março) que vai reprimir a evasão fiscal na sua crescente indústria de transmissão ao vivo e começará a exigir que as plataformas online relatem as identidades, rendimentos e lucros das transmissões ao vivo a cada seis meses.
É verdade que a China já tomou outra decisão de natureza semelhante há alguns meses, quando colocou limites na quantidade de tempo que os menores poderiam jogar videojogos. Contudo, é uma realidade que a transmissão ao vivo aumentou em popularidade na China, com milhões de influenciadores a criar canais em redes tipo Douyin, o equivalente chinês do TikTok, Kuaishou e outras plataformas de vídeos curtos, onde falam sobre tópicos como estilo de vida, comida, jogos e viagens.
Da mesma forma, Pequim também está preocupada com o rápido crescimento desse mercado de entretenimento, que, no momento, é muito menos regulamentado do que outros canais multimédia, bem como as denúncias de fraude, publicidade enganosa e conteúdo em volta do sexo que tem crescido imensamente.
Este artigo tem mais de um ano
Preocupam-se com a evasão fiscal mas ignoram patentes e direitos de autor. Preocupam-se com a moralidade dos streamers então impoe-se a taxa para “dar moralidade” á situação.
Enfim, China no seu melhor, evasão fiscal, sim sim, eles sabem muito, quando surge algo que não conseguem controlar, arranjam logo mil e uma desculpas, mas neste mundo fecham a porta abrem-se mil e uma janelas em alternativa façam o que fizerem.
O bom de ser autoridade na China é que se virem que está a sair das suas mãos, no limite fecham a plataforma, ou a própria Internet se outra forma não existir para que aconteça aquilo que eles querem.
Vives parado no tempo certo??? Então lê lá bem o que eu escrevi e pode ser que nessa cabeça se faça luz, e perceba que nos dias de hoje não há forma de conseguir parar nada no digital, existe sempre alternativas seja na China seja em qualquer outro lugar no mundo.
Mas na China, se for preciso tornam a coisa ilegal porque sim, e está resolvido o problema… e se não resolveu ilegalizam mais coisas, no limite cortam a Internet a toda a gente. Aquilo não é uma democracia, aquilo é uma ditadura… que dita o que quer e o resto tem de obedecer a bem ou a mal. É similar a uma democracia, mas em que o povo não tem opinião nenhuma no assunto em qualquer parte da discussão… e se houver revoltas vão para centros de “reeducação”.
Jasus. Um dia destes a mae ja nao pode dar ao filho “20€” para ir jantar, ha e tal so pode dar 2€
Onde estão os defensores “do regime”?
Jane, quando se fala de países ocidentais, os bons, os da verdade, os puros, fala-se ” os governos “.
Quando se fala dos outros, que não estão para acatar as nossas ideias, já não são governos, mas “regimes”…
É fantástico…
Entretanto, e falando de um outro post seu, sabe-me informar se o seu marido partiu alguma janela na embaixada?
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
E fazem bem.
Os governos no Ocidente mudam.
Na China é o Regime porque não há Liberdade que exista um partido que vá contra o o Partido Comunista. O Governo é sempre do Partido Comunista por determinação do regime Comunista.
AlexS, os governos no Ocidente pouco mudam.
Podem mudar as caras, mas de resto anda tudo na mesma, mais coisa menos coisa.
Quem está por trás é quem realmente manda.
Mas isso é outra história.
Já por aqui disse, variadas vezes, que o sistema político que temos na europa poderá não ser adequado para outros locais.
As pessoas são diferentes, culturas diferentes, passado histórico tb diferente.
A China é um país enorme, constituído por uma imensa variedade de etnias, com culturas e línguas próprias e que não gostam particularmente umas das outras.
O que mantém o país unido é o poder central forte, que esmaga imediatamente qualquer tentativa de rebelião.
Ah e tal, mas isso é contra os direitos dos povos serem independentes e etc, poderá ser, mas a alternativa será a guerra civil brutal em que as mortes serão de centenas de milhões e no final o que hoje é um país forte passará a não existir.
Portanto, qual alternativa prefere, diga-me lá o que faria nesta situação?
Se a China caísse num sistema político fraco como o nosso, começavam as províncias quase de imediato a quererem serem independentes e outras contra e no fim era tudo à mocada.
Vou dizer aqui novamente, já o disse antes, a minoria Uigur, que muita gente já ouviu falar e todos têm muita simpatia por ela, ai coitadinhos e tal e tal que estão a ser perseguidos, é muçulmana, falam árabe entre eles e mesmo fisicamente são diferentes dos chineses não Uigures.
A província deles, o Xinjiang, é enorme, várias Franças cabem lá dentro, e é maioritariamente desértica.
Bom, quiseram independência e qual a melhor maneira de serem independentes? É entrarem em estações de comboio em Shanghai ou Beijing cheios de espadas e toca de matar dezenas de pessoas inocentes.
Bom, se isto acontecesse aqui, seria as manifestações do Je Suis Charlie, o amor vencerá, não à violência, temos que nos amar todos bláblábla as palhaçadas do costume até ao ataque seguinte.
Mas ali enganaram-se no número da porta, deviam pensar que as autoridades Chinesas reagiriam como os Europeus, pois, foram mal aconselhados.
O Estado reagiu de tal forma que os ataques terminaram.
É isto que se espera de um Estado, que proteja a sua população.
Em contraste, veja a pouca vergonha que se passa na Europa com ataques terroristas dia sim dia não.
Calma, tinha problemas mentais e estava a ser vigiado…
Saber quem foi, nome, origem, tá quieto….
Já sei, foi um carro…. o carro estava estacionado, ligou-se sózinho e foi contra as pessoas tb sem ninguém a conduzir.
Deve ser isto a condução autónoma…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
“Ah e tal, mas isso é contra os direitos dos povos serem independentes e etc, poderá ser, mas…”
Enough said. Não há mas. E também não devia haver em 2022, em Portugal, indivíduos a defender ditaduras, e no entanto, aí temos… Incrível!
“Os governos no Ocidente mudam.” mudam os porcos porque a pia é sempre a mesma, ou seja pouco ou nada muda. mas é fixe ter a sensação que podemos fazer muito em relação a isso
ervilhoid, epá, vc não diga uma coisa dessas.
Assim estraga a realidade alternativa anestesiante em que esses cérebros vivem.
Tem que ir com calma, vamos todos repetir, nós é que mandamos, o povo é quem mais ordena.
Nunca ouviu dizer que a ignorância é uma benção?
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
A verdade incomoda-te?
Jamais casaria com um comuna.
Depois de teres atirado pedras por causa da Portuga, foste arranjar a chinesa, foi?
Jane, quem luta aqui mais pela verdade, sou eu.
Por isso é que vou quase sempre contra o mainstream.
Não gosto de gente formatada.
Eu tb jamais casaria com uma comuna.
Quer dizer, se fosse votar no que quer e só isso e apenas isso, pronto, tem o direito de votar silenciosamente em quem quer.
Agora andar em listas e campanhas do PCP ou BE ou similar e chatear-me em casa com ideias malucas, era logo porta fora.
Eu não atirei pedras a ninguém, apenas disse que era uma peste e é a mais pura verdade.
Eu não arranjei a Chinesa, nós é que nos arranjámos um ao outro.
Fui de férias lá, onde já tinha ido muitas vezes, e as coisas aconteceram.
É que nem ia à procura duma coisa destas…
Só foi pena não ter acontecido mais cedo…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
“quem luta aqui mais pela verdade, sou eu.
Por isso é que vou quase sempre contra o mainstream.”
Porque a verdade não está no “mianstream”, porque a maioria das pessoas são burras e deixam-se enganar, porque só tu e meia dúzia de iluminados é que sabem a verdade, revelada em páginas manhosas, sem factos a fundamentar o que afirmam e que quando desmentidas desaparecem para dar lugar a outra semelhante com um nome diferente.
Vai mandando pedras à embaixada dos USA, que é lá que mora o diabo.
jana doe, lá é que mora o diabo. também mas na cabeça do formatado nada de mau vem de lá
Gosto muito da China e das Chinesas, até acabei por fazer vida com uma e estou super contente.
Comparada com a peste que tinha anteriormente ( portuguesa ), é do dia para a noite.
Mas estas gerações Chinesas mais novas já não são como as antigas, que eram tradicionais.
A cultura pop tb entrou lá em força e o que não falta por lá é bandas de raparigos e raparigas de calças largas e com o rabo ao léu a destilar imbecilidades .
Prova disto mesmo é essa Chinesa da foto, claramente usou a gorjeta virtual para comprar um compressor de ar para insuflar a peitaça…
E aquele cabelo ás cores tb lhe dá um ar de menina das boas maneiras e virtudes.
Gorjetas pela porta do cavalo é o que lhe não deve faltar, basta querer…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
ÉS muito tradicional, tens de sair mais á noite soltar a franga 🙂
Técnico, trabalho por turnos, noites incluídas.
Se há alguém que sai à noite, sou eu LOL..
Mas tb lhe digo, a noite está uma bela m#rda.
Comparar as noites de hoje com as dos anos 90, em que dormia de dia para sair à noite, não tem nada a ver.
Naquela altura não havia os problemas que há hoje.
Mas tinha os meus 20 e poucos anos…a idade hoje tb já pesa.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Bem, mais um desgraçado como eu nos turnos hehehhe
Sim, a noite degradou, no meu tempo era ao sopapo, depois acabam amigos no balcão a pagar á malta toda, hoje é facas, tiros, gangues, eu sei lá….
A sério??? O problema aqui não está na juventude, mas em ti que paraste de evoluir, larga o tradicional tens é de acompanhar as novas tendencias…
Supostamente faz vida com uma chinesa mas de certeza que mantém preconceitos racistas/machistas pois assume que não podem existir mulheres chinesas com peitos naturalmente grandes.
E não só, pois, por vezes, fazer comentários sem pesquisar (e também conta para o pplware) dá mau resultado pois a moça da foto é, supostamente, uma canadiana que publica no twitter como “lilchiipmunk” e que transmite vídeos em que joga em direto no Twitch TV
Links (para quem quiser mais “detalhes” da moça:
https: //www.celebtattler.com/biography/internet-personality/lilchiipmunk-twitch-reddit-age-banned-twitter-real-name/
https: //www.twitch.tv/lilchiipmunk
https: //twitter.com/itslilchipmunk?lang=en
https: //lilchiipmunk.tumblr.com/
É um exemplo de um streamer. Que interessa isso para o point? Nada verdade? O assunto são os streamers. Quer ele, quer tu, ambos apenas derivaram para a moça. 😉 em vez de falar do assunto em concreto.
RicM, supostamente faço vida com uma Chinesa, não, eu sou casado com uma Chinesa, nascida e criada pelas bandas de Shanghai que quando veio para cá não falava duas palavras de Português seguidas.
Hoje está muito melhor mas tb é com cada pontapé na gramática que até mete medo.
Mas desde que dê para perceber a ideia, serve…
Quem é que disse que não pode haver mulheres Chinesas com peitos grandes?
Já disse, adorei, a sério…Quem me dera que a minha as tivesse assim.
A moça pode ter nacionalidade Canadiana, mas é raça Chinesa.
Em relação ao Twitter, não acompanho apps que censuram verdades inconvenientes e fazem distinção do que é escrito baseado na cor da pele e orientações políticas…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
PorcoDoPunjab falta alguma coisa na tua vida… procura-a. És apenas um triste.
@lopes
a resposta era para o PorcoDoPunjab
sim eu percebi, sem stress…
lopes, sou muito para a frentex, garanto-lhe isso.
Eu só acompanho o que gosto.
Não vou atrás de tendências só porque vai tudo por ali.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Honestamente, digo-te já que nos teus comentários demonstras o inverso, estar muito agarrado ao passado e descontextualizado com atual realidade.
A mulher da foto nem é chinesa, é uma streamer canadiana. Boa tentativa.
Sim, a família dela deve ser tanto de origem Canadiana como a minha da Sibéria.
Pode obter a nacionalidade que quiser mas o passado da sua família vai sempre atrás de si.
É esse passado que diz quem vc é, e não um mero papel.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Comunismo acaba sempre em ditadura
São sinónimos.
Acho muito bem. Acaba se com a geração dinheiro fácil sem olhar a meios. Cambada de praga está de youtubers, influencers e streamers. 90% deles representam a autêntica prostituição virtual. Mas a culpa bem é deles… É sim de quem os suporta e das plataformas que não têm qualquer tipo de regras, bem controlos nem monitorização.
A sua escrita tbm deveria ter controlo e monitorização.
Dinheiro fácil, HAHAHAHAHAHA, Só demonstra que não tem mesmo conhecimento de como as coisas funcionam, o streamer para chegar a ganhar dinheiro consideravelmente tem de trabalhar para lá chegar e tem de estar sempre a inovar conteúdos, não é algo da noite para o dia leva o seu tempo, quando começa a ser reconhecido então é que as marcas começam a abordagem como forma de publicitar os seus produtos…
Infelizmente a era digital veio criar outros empregos que nada tem haver com os tradicionais e cada vez mais assim vai ser.
És pouco invejoso, és.
Cada vez há mais gente a ganhar a vida sem “produzir” nada! Até um dia!
Acho muito bem. 95% dos streamers/youtubers não produzem nenhum, portanto na minha opinião devem estar na categoria de maior taxação, que não faço ideia como funciona na China. Muitos nem sequer devem declarar, ou seja não pagam impostos.
Isto do streaming na China é um fenómeno que cresceu exponencialmente, mais que em qualquer outro país, a China tem 1,3 mil milhões de habitantes ou mais. Existe uma grande exploração, ao ponto que, pessoas com conhecimento informático, alugam/compram casas e metem raparigas a fazer streaming de qualquer coisa, pagam-lhes um salário básico e recebem todos os lucros. E existem tb já grandes empresas a fazer o mesmo, embora neste caso, em principio são legais. Existem até empresas que recrutam e dão aulas de como fazer streaming e atrair o maior numero de pessoas para que vejam o seu stream.
Procurem na net, não faltam mini documentários acerca disso.
Amigo sempre houve esquemas desses já noutras eras não é algo de agora, a única coisa que mudou nesses esquemas foi a evolução acompanharam as novas tendencias, mas isso já são outros quinhentos…
Jane Doe, eu não defendo ditaduras, apenas disse e volto a dizer que o que temos para nós poderá não ser o indicado para os outros.
A China num espaço de 20 anos deu um salto incrível em desenvolvimento.
Os Chineses, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, ou são levados a pensar, não estão contra o sistema político actual, bem pelo contrário.
Agora se vc fosse dirigente de lá e decidisse deixar cair o país na guerra civil em que seriam todos a perder, bom, claramente vc tem condições para ser Presidente de Portugal ou outra República bananeira do género, mas não de um país forte que tem ambições de hegemonia mundiais enquanto nós por cá a nossa única ambição é sermos os mais pobres da UE e com a dívida pública das mais elevadas do mundo.
Há que deixar a ideologia de lado e ver as coisas como elas são.
É essa a fonte de muitos problemas, ver as coisas com pálas nos olhos.
Em relação ao mudar de nick, não deve estar a falar de mim.
O meu nick é sobejamente conhecido por aqui nem vejo necessidade de mudar.
Mesmo que aquilo que diga seja mal compreendido por alguns, eu tenho o direito de ter a minha opinião, do mesmo jeito que vc tem o direito de ter a sua.
Não sei onde fica a embaixada dos EUA.
Nunca tive necessidade de lá ir.
Pode perguntar ao seu marido, se não for incómodo, a morada da dita cuja?
Em relação a apoiar ditadores, mais uma vez, vc até há bem pouco tempo teve no governo português dois partidos claramente ditatoriais, durante uma série de anos.
Já reparou que se calhar boa parte da população portuguesa apoia ditadores?
E agora? O que vai fazer?
Vai rasgar as vestes e mudar de nacionalidade?
Atenciosamente, Porco Do Punjab.
Agora e sempre.
HL, tenho saúde, uma família feliz, não tenho créditos, não devo nada a ninguém.
Venho aqui para dar umas risadas ao ver como está a educação em Portugal.
Diga me lá vc o que devo procurar porque eu não ando à procura de nada.
Pokemons, talvez?
Ah olhe, se essa streamer Chinesa Canadiana vier a Portugal e quiser estadia à borla, eu tenho espaço em casa para mais uma.
Estou sempre pronto a ajudar streamers Canadianas.
Veja lá bem quem é o triste lol….
Já recebeu a mesada dos papás este mês?
Calma, vai chegar.
Percebendo aqui alguns pontos de vista diferentes válidos, em defesa de alguns youtubers, nem todos os streams são vazios de conteúdo. Eu farto-me de ver reviews, algumas também em directo / stream, de equipamentos diversos, eletromecânica, eletrónica, hardware, software, enfim, imensos, que ajudam imenso, e vão muito para além dos manuais de instruções que muitas vezes acompanham as compras…. Não penso que esses streamers devam ser penalizados ou sequer comparados com os putos e pitas a mostrar o “material” ou derivado. A PPware tem também um canal de reviews de equipamentos muito bom. Aqui: https://www.youtube.com/c/pplware
Lopes, eu não sou agarrado ao passado, o passado já lá vai e o que conta é o presente e o futuro.
Agora se me disser que muitas das coisas da actualidade metem me nojo e sou frontalmente contra, aí pode ter a certeza que lhe dou toda a razão.
Mas isso não é estar descontextualizado, é ter ideias próprias e não me deixar ir na onda.
Como vê, perspectivas diferentes…
Com a argumentação que costumo usar no que escrevo, mostro muito bem que estou informado e sei analisar onde estou e para onde quero ir.
Ser independente, ter pensamento próprio, ainda que por vezes contrário ao da maioria, não faz de mim um bicho do mato.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Ah e tal streamers/influencers etc… não produzem nada util para a sociedade e fogem ao fisco e cenas. Ok, não discordo…
Mas, já viram a nossa televisão nacional? É que aquilo não dá uma para a caixa também. E o pior é que parte dos meus subsídios lá vão parar sem meu consentimento.
PeFerreira, não é só a nossa televisão, infelizmente, a imprensa é outra porcaria.
Está tudo comprado, endeusam sempre o mesmo e diabolizam sempre pro mesmo lado.
É tudo tão mau, mas tão mau, que no meio de um autêntico chiqueiro aproveita-se muito pouco.
Tratam as pessoas como gado, destilam informação claramente doutrinária, enviesada, fora da verdade, e as pessoas engolem o peixe, a cana e até vai o pescador…
A minha tv é para ver filmes e concertos.
Noticiários Tugas eu não vejo.
Informação vou buscar a outros lados.
A coisa é feita de tal modo tão subtil que as cabecinhas das crianças papam tudo.
Querem exemplos?
Vou já dar dois…
Durante a crise dos imigrantes Hondurenhos e redondezas que estavam a entrar pelos USA adentro como se aquilo fosse deles, os campos de controle dos ditos imigrantes eram chamados pelo inenarrável Costa Ribas de campos de detenção.
Saíu o Trump, entrou o Bidé, os mesmos campos já os chamava de campos de retenção…LOl..
Enquanto lá estava o Trump era só notícias de biliões de mortos por Covid 19… entrou o Biden, milagre, acabou-se o Covid, os mortos…Milagre, milagre…
Com uma informação ( propaganda ) desta, depois não querem que cada vez haja mais gente que não acredita mas é em nada…
A mim não me enganam, mas os cérebros das “criancinhas” são facilmente manipuláveis.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Se não vez, como sabes que o que dizem é mentira?
“vês”
jota, vc é um exemplo perfeito da imbecilidade que reina nas escolas.
Apareça quando souber escrever Português.
Parabéns aos seus professores.
Vc deve ter tido notas muito boas a Cidadania, de resto é medíocre em tudo.
“Acredistas-te”…. realmente, tenha vergonha, não maltrate tanto a língua do pobre Camões.
Até aprender a escrever com um mínimo de decência, dispenso os seus comentários.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Jota, o não ver não quer dizer que não saiba o que lá é dito.
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
disseram-te e tu acredistas-te…
Mas percebeste a ideia, certo?
Esta coisa de “ser do contra” e passar para o insulto só porque coloquei um hifen onde não devia (sim, enganei-me), podia dizer que foi o corrector como na primeira observação que não coloquei o acento.
great reset, all aboard
deeppurple, essa do all aboard fez-me lembrar de imediato o Crazy Train, do Ozzy.
Randy Rhoads, uma pena ter morrido tão novo.
Um guitarrista genial…
jota, escreve-se Hífen, e não Hifen.
Tem que mudar de corrector.
Tem as costas largas, esse corrector…
Sempre pronto a ajudar e a trazer alguma Luz, PorcoDoPunjab
Mas porque é que uma “conversa” sobre a credibilidade das afirmações passou a aulas de Português?
Reparaste que não usei a desculpa do corrector a não ser na utilização dos acentos. Se vais passar e criticar comentários que se esquecem dos acentos boa sorte.