China vai abrir a mais longa ponte do mundo com 55 km
A China tem já um grande historial no que toca a obras de engenharia que desafiam as leis da física. Agora será uma ponte com 55 quilómetros de extensão.
A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao (HKZM) está finalmente terminada e a China está a mostrar ao mundo do que é capaz quando o assunto são obras titânicas.
Após seis anos de planeamento e oito anos de construção, a ponte HKZM está quase pronta para abrir ao público e servirá para unir três das mais importantes regiões comerciais da Ásia: Hong Kong, Zhuhai, cidade da província de Guangdong, e Macau. Além disso, reduzirá os tempos de transferência de três horas para apenas 30 minutos.
Esta estrutura é uma obra de arte no que toca à complexidade de engenharia e tecnologia. Ao fazer os tabuleiros atravessar o Canal Lingding Ocidental, no centro do estuário do Rio das Pérolas, uma das áreas marítimas mais movimentadas do sul da China, os 55 quilómetros de comprimento, dos quais 6,7 quilómetros são subterrâneos (devido ao tamanho dos navios que viajam de e para os portos de Hong Kong), fazem desta ponte a mais imponente. Chega a ser quase 20 vezes maior que o Golden Gate de San Francisco, EUA, e a mais longa do mundo sobre o mar.
Aço que dava para construir 60 Torres Eiffel
Na sua construção foram necessárias 420 mil toneladas de aço, equivalentes a 60 Torres Eiffel, além de 1,08 milhões de metros cúbicos de betão.
Em termos de custo, este trabalho representou um investimento de 16,8 mil milhões de dólares. Um dos aspetos que recebeu uma atenção redobrada foi a segurança. O empreendimento, cuja construção teve início em 2009, foi concebido para aguentar um tremor de terra de grau 8 na escala de Richter, um super tufão com rajadas de vento entre 184 e 202 quilómetros por hora ou uma colisão com um cargueiro com arqueação bruta de 300 mil toneladas, além de garantir que a sua vida útil seja de 120 anos.
A Ponte é uma passagem... para outra margem!
A ponte estará ao serviço de uma das áreas mais movimentadas do mundo, com mais de 4000 barcos a navegar por baixo dos seus tabuleiros todos os dias e aviões descolando e aterrando a cada minuto no aeroporto de Hong Kong. Será também a primeira ponte a abranger dois sistemas sociais: socialismo e capitalismo.
Esta ponte, porque liga sistemas políticos diferentes e sociedades com as suas próprias características, está a juntar à mesa as entidades que estão a discutir as quotas de utilização, permissões de tráfego, serviços de transporte público, bem como serviços de emergência. Toda esta logística ainda deverá levar o seu tempo o que não permite ter, para já, uma data de abertura anunciada.
Mais informação: HZMB
Este artigo tem mais de um ano
Mas aquilo a certa altura parece que vai para debaixo do mar. Deve ser a parte que está a tracejado.
Sim, a ponte inclui um percurso por baixo de agua.
Só um ponto curioso, a ponte deverá ter custado 16,8 biliões de dólares, e não milhões. 😉
Era precisamente isso que ia dizer…custar apenas 17 milhoes de dolares…era brutal em termos financeiros!
Correto, obrigado pelo reparo. São de facto cerca de 16,8 mil milhões de dólares.
Era um verdadeiro negócio da China. :p
Asdrubal, boa noite. Mil milhões para os europeus são o “billion” americano e “bilhão” brasileiro. É a velha questão para os tradutores. O nosso bilião é o milhão de milhões. Por isso, 16,8 mil milhões (16.800.000.000) europeus são 16,8 “billions” americanos e 16,8 bilhões brasileiros.
Se fosse em Portugal, imaginem o preço das portagens de uma bisarma destas!
Se fosse no Brasil, já teriam consumido com esses 16 bilhões de dólares e a obra não teria saído do papel…
Boa tarde,
O custo de construção que mencionam no artigo não me parece estar correto para uma obra desta envergadura: 16,8 milhões de dólares.
Na vossa fonte é mencionado um custo de “RMB¥15.73 billion”. Não sei se estará correto mas o suspeito do costume, Google, diz que 15 000 000 000 Chinese yuan = 1.91598602 billion Euros
Cumprimentos.
O Custo não é de 16 milhões, mas sim 16 mil milhões de dólares.
Vocês têm a certeza do que estão a publicar? É que a maior ponte do mundo que também é chinesa tem 164.8km.
Claro que sim. Para informação, sobre a ponte que referiste, não estamos a falar de facto numa ponte. A Ponte de Danyang-Kunshan é a ponte mais longa do mundo, mas essa ponte, em abono da verdade, é um viaduto de 164,8 quilómetros de extensão na linha de Alta Velocidade Pequim-Xangai, destinada ao comboio rápido. Já a segunda mais extensa, a Grande Ponte de Tianjin é igualmente um viaduto que liga Langfang e Qingxian, como parte da Linha de Alta Velocidade Pequim-Xangai. É uma das maiores pontes viaduto do mundo, com um comprimento total de cerca de 113,700 m.
Mas ponte no real sentido da palavra, que está situada no centro do estuário do Rio das Pérolas, esta será a maior com 55 km, batendo a sua congénere, a Ponte Qingdao Haiwan que era, até agora, a maior ponte sobre água salgada existente na Terra. Localizada na cidade de Qingdao, na província de Shandong, na República Popular da China, foi construída em apenas quatro anos, com a construção iniciada em 2007 e a inauguração ocorrendo em 30 de junho de 2011.
A ponte tem 42 500 metros de extensão, superando a antiga recordista, a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, em, aproximadamente, cinco quilómetros.
Desculpa lá, mas o que é uma ponte no real sentido da palavra? Tem de ser sobre água salgada? Ou tem de ser apenas para automóveis?
Estão a dar a notícia num sentido que estão a induzir em erro os leitores, existem diversas pontes com mais de 55 km de extensão.
Em qualquer lado (excepto para o Pplware, que não sabia que era um blog de engenharia) a maior ponte do mundo é a de Danyang-Kunshan, tem inclusive o record do guiness.
Mas parece que todos os dias estamos a aprender há pontes e há outras que são mesmo pontes.
Como referimos está correto e foi esse o termo usado pela empresa responsável pela apresentação do projeto. Portanto, como está no artigo está correto, até porque na descrição das duas que deixei citadas está referido essa categoria de viadutos. 😉
17 milhoes custam certas casas, a ponte deve ter custado 17 bilioes
Mil milhões.
Em termos de custo, este trabalho representou um investimento de 16,8 milhões de dólares.
Não creio que este valor está correto. Poderiam verificar?
Obrigado
Obrigado pelo reparo Rafael. São de facto 16,8 mil milhões de dólares.
Aqui no Brasil, mais precisamente em Fortaleza/Ceará, um trecho de metrô (VLT), que nem mesmo é subterrâneo e com apenas 12km, que foi começado há mais de 20 anos, ainda não foi concluído e já custou mais de 3.4 bilhões de reais, o equivalente a mais de 1 bilhão de dólares. Prova maior de como a corrupção desenfreada pode acabar com um país.
Fonte: http://www.mobilize.org.br/noticias/3864/metro-da-linha-leste-de-fortaleza-passa-a-custar-r-343-bi.html
Foi corrigido para 16,8 mil milhões de dólares acho que é 16.8 bilhões. Fortaleza ta barato então.
Pode licitar mais uns 5 por favor.
Na escala que utilizamos em Portugal, essa obra já vai em mil milhões de dólares… realmente aí sim, no Brasil eles sabem fazer render uma obra para alimentar muitos bolsos. Cá em Portugal também há desses mágicos das derrapagens orçamentais e se olharmos às dimensões dos países, aqui então até não se rouba assim pouco. Mas isso dava pano para mangas. Na China, há dias, foram condenados à morte uns quantos funcionários públicos, ministros acusados de corrupção.
O mais engraçado é que em Hong Kong conduz-se tal como em Inglaterra à direita.Será que vão existir conflitos?
Já em Macau e o resto da China é à esquerda*
Acho que por causa disse (mas não só) há uns atrasos curiosos 😉
Ao contrário. Em Inglaterra, India, Japão, etc. conduz-se à esquerda. No resto do mundo à direita.
acho que ele queria dizer o lado do volante 🙂
Caro Vitor M.,
Faltou dizer que as partes complexas, desta obra têm por base o conhecimento e “know how” de empresas europeias, neste caso do grupo “Bouygues Construction”. As partes de engenharia complexa (incluindo as partes subterrâneas) foram asseguradas pelas subsidiarias “DRAGAGES HK” e “VSL”.
Temos que valorizar mais o que temos na nossa Europa. Digo mais, temos neste momento obras a decorrer na Europa, bem mais complexas e “titânicas” que esta.
Cumps,
As pessoas precisam ler melhor. A matéria não está falando que custa 16,8 milhões de dólares mas sim 16,8 mil milhões de dólares. Para quem não sabe 16,8 mil milhões de dólares é a mesma coisa que 16,8 bilhões de dólares.
O que esquecem de dizer é que esta ponte pode ter efeitos sobre a rotação da terra, pelo menos foi o que li num artigo quando ela estava a ser construída.
Está a confundir com a barragem das Três Gargantas, também na China, mas nada relacionada com esta ponte. A barragem já está em funcionamento penso que desde 2012. Não está provado que de facto possa interferir sobre a rotação da Terra.
Gosto da parte: “Chega a ser quase 20 vezes maior que o Golden Gate de San Francisco”
Sabiam que a Ponte 25 de Abril é MAIOR que a Golden Gate?
De qualquer forma, isto é uma verdadeira obra de engenharia
A comparação é para os EUA como sempre, curioso é que a ponte do infante e até nos EUA a que passa pelas keys (Florida) sao muito mais compridas que a Golden Gate
Proponho que o governo faça uma ponte da praia de Carcavelos ao Funchal na Madeira e depois continue com a ponte até ao arquipélago dos Açores passando pelas várias ilhas.Para ter apenas 2526 km de extensão.
Depois na fase seguinte poderia ser acrescentado uma pequena ponte do Funchal até ao Brasil, uns 5110 km.
E por último poderiam ainda acrescentar uma pequena ponte dos Açores até à Califórnia nos EUA, uns 4650 km.
Se cada km custa-se uns 100 milhões de euros, só até aos arquipélagos dos Açores e Madeira custaria uns 252 mil e 600 milhões, depois mais uns 511 mil milhões para fazer chegar até ao Brasil, e mais uns 465 mil milhões para fazer chegar aos EUA. No total a módica quantia 1228 mil e 600 milhões de euros. Parece-me perfeitamente realizável…
O problema nem será o dinheiro… mas sim a profundidade dos oceanos.
A profundidade poderia ser um ligeirinho problema, mas poderiam sempre tentar inovar e ser uma ponte flutuante… a inovação seria conseguir que mesmo com o oceano mais agreste a ponte se mantivesse intacta e em funcionamento… sim, não acho que tal seja fácil… talvez até nem seja realizável, mas se fosse seria interessante.
Nós moçambicanos faremo-la o apoi no fornecimento de mais matéria prima.
Perfeito, bora fazer o mesmo para ligar a Madeira ao Porto Santo, não chegam a 50 Kms!
Se ainda lá tivesses o jardim não me admirava que fizesse, depois passavam lá dois carros por dia, mas que interessa isso quando quem ia pagar eram os contribuintes do continente..
Até resolvia os problemas frequentes de inoperacionalidade do aeroporto Cristiano Ronaldo em que os voos são desviados para o aeroporto do Porto Santo e assim acediam à Madeira pela ponte em vez do Lobo Marinho, contribuindo para melhorar a mobilidade aérea e terrestre. Beneficiava todos, os locais, os continentais e os estrangeiros. Por isso acho que todos os contribuintes portugueses deveriam contribuir, caso fosse uma obra tecnicamente realizável obviamente.